Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

luigibr

Amaciamento ou problema no motor?

24 posts in this topic

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Motor tá amarradinho ainda...

O meu tá andando bem, fiz uma viagem com ele agora e apertei na estrada, respondeu muito bem..

O meu único problema ainda é os barulhos....kkkk

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

 

 

luigibr likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah cara, nem me fale dos barulhos, que estao me enlouquecendo. O que ta me deixando preocupado é o lance da potência. Achei muito estranho, imigrantes nem é tao íngreme e o carro ta se matando pra manter os 100, o seu ta assim tambem? Ta com quantos rodado ja?

Motor tá amarradinho ainda...

O meu tá andando bem, fiz uma viagem com ele agora e apertei na estrada, respondeu muito bem..

O meu único problema ainda é os barulhos....kkkk

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu está com 1982 km. Quantos aos barulhos tem que fazer uma reclamação no reclame aqui e tambem no 0800 da Volkswagen. Vejo um monte de compradores declarem dos barulhos e também do barulho do airbag e plástico de cima do painel....bah que droga esses barulhos...

Ah cara, nem me fale dos barulhos, que estao me enlouquecendo. O que ta me deixando preocupado é o lance da potência. Achei muito estranho, imigrantes nem é tao íngreme e o carro ta se matando pra manter os 100, o seu ta assim tambem? Ta com quantos rodado ja?

Motor tá amarradinho ainda...O meu tá andando bem, fiz uma viagem com ele agora e apertei na estrada, respondeu muito bem..

O meu único problema ainda é os barulhos....kkkk

 

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

 

 

 Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

 

 

luigibr likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou tentar levar na Ccs pra ver se resolvem. O meu achei que fosse o airbag, mas acho que o barulho ta vindo do duto do lado do passageiro. Espero que resolva.

O meu está com 1982 km. Quantos aos barulhos tem que fazer uma reclamação no reclame aqui e tambem no 0800 da Volkswagen. Vejo um monte de compradores declarem dos barulhos e também do barulho do airbag e plástico de cima do painel....bah que droga esses barulhos...

Ah cara, nem me fale dos barulhos, que estao me enlouquecendo. O que ta me deixando preocupado é o lance da potência. Achei muito estranho, imigrantes nem é tao íngreme e o carro ta se matando pra manter os 100, o seu ta assim tambem? Ta com quantos rodado ja?

Motor tá amarradinho ainda...O meu tá andando bem, fiz uma viagem com ele agora e apertei na estrada, respondeu muito bem..O meu único problema ainda é os barulhos....kkkk

 

 

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk 

 

 

 

 

 Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk 

 

 

 

 Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
8 horas atrás, luigibr disse:

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Tenho um Fox Comfortline 1.6 8v, 2017. Peguei ele 0km, em julho de 2017 e já está com uns 18mil rodados. Tem inclusive aquele adesivo de connect na parte de trás da lateral. O meu chega aos exatos 3mil RPM exatamente aos 130Km/h na 5ª marcha.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Tenho um Fox Comfortline 1.6 8v, 2017. Peguei ele 0km, em julho de 2017 e já está com uns 18mil rodados. Tem inclusive aquele adesivo de connect na parte de trás da lateral. O meu chega aos exatos 3mil RPM exatamente aos 130Km/h na 5ª marcha.

Que estranho, porque meu antigo confortline, fazia 3100RPM a 120km/h e nossa, subia a serra que era uma blz. Conseguia retomar de 80 pra 100 em 5 marcha numa boa, agora esse, sem reduzir é impossível.

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , pelo que me consta, acredito que não seja nem problema de amaciamento, nem problemas no motor.

Parece que o Fox Xtreme teve seu diferencial alongado (3,882:1 contra 4,188:1 dos mais antigos) e fora isso, o câmbio possui outra relação de marcha, somado ao fato dos pneus 195/50 R16 serem 1% maior que 195/55 R15.

O que achei foi que os Fox 1.6 tinham a seguinte relação de marchas:
1ª 3,455:1
2ª 1,954:1
3ª 1,281:1
4ª 0,927:1
5ª 0,740:1
Ré 3,182:1
Diferencial 4,188:1

Já o Xtreme consta: fonte: Please login or register to see this link.

1ª 3,769:1
2ª 2,095:1
3ª 1,281:1
4ª 0,861:1
5ª 0,673:1
Ré 3,182:1
Diferencial 3,882:1

Acredito que isso explica a falta de fôlego do Fox Xtreme nas subidas, pois se mexeram no diferencial o carro ficou bem menos esperto, mas ficou mais econômico principalmente em rodovias.

Atualmente, os motores novos de fábrica dificilmente tem problemas com relação a amaciamento devido a maior precisão no processo de usinagem das peças móveis do motor, inclusive brunimento dos cilindros. Praticamente os motores saem das fábricas com suas peças já ajustadas, ou sofrem menos com perdas por atrito.

edubhzfox, luigibr and sidarth like this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Please login or register to see this link. , pelo que me consta, acredito que não seja nem problema de amaciamento, nem problemas no motor.

 

Parece que o Fox Xtreme teve seu diferencial alongado (3,882:1 contra 4,188:1 dos mais antigos) e fora isso, o câmbio possui outra relação de marcha, somado ao fato dos pneus 195/50 R16 serem 1% maior que 195/55 R15.

 

O que achei foi que os Fox 1.6 tinham a seguinte relação de marchas:

1ª 3,455:1

2ª 1,954:1

3ª 1,281:1

4ª 0,927:1

5ª 0,740:1

Ré 3,182:1

Diferencial 4,188:1

 

Já o Xtreme consta: fonte: Please login or register to see this link.

 

1ª 3,769:1

2ª 2,095:1

3ª 1,281:1

4ª 0,861:1

5ª 0,673:1

Ré 3,182:1

Diferencial 3,882:1

 

Acredito que isso explica a falta de fôlego do Fox Xtreme nas subidas, pois se mexeram no diferencial o carro ficou bem menos esperto, mas ficou mais econômico principalmente em rodovias.

 

Atualmente, os motores novos de fábrica dificilmente tem problemas com relação a amaciamento devido a maior precisão no processo de usinagem das peças móveis do motor, inclusive brunimento dos cilindros. Praticamente os motores saem das fábricas com suas peças já ajustadas, ou sofrem menos com perdas por atrito.

Caramba, que resposta hein? Valeu mesmo, so pode ser isso mesmo. Que coisa, acho que vou ter que me adaptar. De fato, o consumo melhorou muito, infelizmente ao custo de potência.

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rodei mais um pouco com o carro e digo, se querem pagar por 1.6 e levar 1.0, comprem um Fox agora. É horrível ter um carro de 4 marchas, porque 5 marcha abaixo de 110, qualquer subida tem que reduzir. No meu caso, a imigrantes, o limite é 100 km/h e o carro nao segura de jeito nenhum. Eu acelero em quarta até 100, troco pra quita e rapidamente cai pra 95, 90, até pedir 4 marcha. Se isso for realmente culpa do estagiário bêbado que achou boa ideia mexer no diferencial de um carro, cuja a relação era perfeita e no limite por causa dos 104cv, não vai ter nada que eu possa fazer, além de alertar para que nao comprem essa bomba. Da vontade de pega meu confortline de volta, mesmo motor, mas andava pelo menos

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Julio.C.Correa likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Infelizmente parece que os engenheiros não acertaram a mão. Seria melhor ter colocado o câmbio de 6 marchas, mas parece que resolveram economizar.

Imagino que a VW deve ter feito isso para "readequar" o consumo e emissões do motor EA111 e utilizá-lo no Fox. Assim como fez a GM no Onix/Prisma/Cobalt/Spin, que incluiu o câmbio de 6 marchas e fizeram alterações no motor para poder continuar usando os antigos motores.
 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Infelizmente parece que os engenheiros não acertaram a mão. Seria melhor ter colocado o câmbio de 6 marchas, mas parece que resolveram economizar.

 

Imagino que a VW deve ter feito isso para "readequar" o consumo e emissões do motor EA111 e utilizá-lo no Fox. Assim como fez a GM no Onix/Prisma/Cobalt/Spin, que incluiu o câmbio de 6 marchas e fizeram alterações no motor para poder continuar usando os antigos motores.

 

Problema, que graças a isso, tenho um carro de 4 marchas. 5 marcha so 120,abaixo disso, qualquer subidinha, ja cai rapidamente. Nao sustenta a marcha, o carro é 1.6, ate a 4 marcha, disso pra frente, vira 1.0. Peguei estrada hoje e foi de chorar. Reclamei na CCS, falaram que vao ver o que podem fazer. Porque o carro ta um lixo, to passando vergonha. Um UP comum 3 cilindros me passou e nao tinha marcha que me fazia alcançar aquela coisa. Isso que não era o TSI. Meu confortline antigo, sim era bom de briga, podia ta o carro cheio, vazio, gasolina, etanol, mada importava, andava firme e forte sem reduzir.

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

edubhzfox likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comprei um FOX Connect semana passada e estou sentindo a mesma coisa que você

o carro é muito fraco

parece 1.0

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, edubhzfox disse:

Comprei um FOX Connect semana passada e estou sentindo a mesma coisa que você

o carro é muito fraco

parece 1.0

Aqui também. Abaixo de 100km/h, só sobe ladeira de quarta para baixo. A quinta só sobe o carro numa pista de médio aclive a partir de 110km/h. Meu antigo Citroen C3 1.4 de 82CV subia a mesma pista de referência até de quinta se começasse a subida a a partir dos 85-90 km/h. Supondo que isso seja incorrigível, vou ter de conviver com isso até trocar por um carro de melhor motorização.

edubhzfox likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 09/07/2018 at 21:05, luigibr disse:

Problema, que graças a isso, tenho um carro de 4 marchas. 5 marcha so 120,abaixo disso, qualquer subidinha, ja cai rapidamente. Nao sustenta a marcha, o carro é 1.6, ate a 4 marcha, disso pra frente, vira 1.0. Peguei estrada hoje e foi de chorar. Reclamei na CCS, falaram que vao ver o que podem fazer. Porque o carro ta um lixo, to passando vergonha. Um UP comum 3 cilindros me passou e nao tinha marcha que me fazia alcançar aquela coisa. Isso que não era o TSI. Meu confortline antigo, sim era bom de briga, podia ta o carro cheio, vazio, gasolina, etanol, mada importava, andava firme e forte sem reduzir.

Que tipo de solução a concessionária aventou fazer para resolver/minimizar esse problema? Estaria também interessado nisso.

edubhzfox likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Será que tem como desfazer essa mudança e a potência voltar o que era antes?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para desfazer essa mudança, mais fácil é trocando a caixa de câmbio completa. É tirar uma e colocar a outra.
Porém estamos falando de Fox 0km e o melhor seria colocar um câmbio novo também, mas ele é caro demais (muito caro mesmo). Agora se colocar um usado, em bom estado, fica economicamente viável.

Outra opção não tão barata e trabalhosa é abrir a caixa e trocar apenas o diferencial e colocar a relação 67x16 (4,188:1). Teria trocar eixo secundário (02T311205E) e a caixa satélite com a coroa (02T409021BA), fora retentores, selantes, e mão-de-obra. Não sei se compensa. Ao menos, utilizando peças novas, o câmbio continuaria o mesmo e praticamente original.

Outra opção que talvez melhoraria e é fácil de fazer é trocar o par de engrenagem da 5ª marcha pelo modelo antigo, que é levemente mais curto. Mas isso vai fazer a 4ª marcha ficar muito próxima da 5ª. Certo mesmo seria trocar o par da 4ª e da 5ª, mas novamente acho trabalhoso demais (pois para mexer na 4ª marcha, tem que desmontar a caixa. Só a 5ª que fica na tampa lateral e não precisa abrir a caixa toda).

São algumas opções, mas vai de cada um...

 

luigibr, edubhzfox and wilsonrbueno like this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Problema, que graças a isso, tenho um carro de 4 marchas. 5 marcha so 120,abaixo disso, qualquer subidinha, ja cai rapidamente. Nao sustenta a marcha, o carro é 1.6, ate a 4 marcha, disso pra frente, vira 1.0. Peguei estrada hoje e foi de chorar. Reclamei na CCS, falaram que vao ver o que podem fazer. Porque o carro ta um lixo, to passando vergonha. Um UP comum 3 cilindros me passou e nao tinha marcha que me fazia alcançar aquela coisa. Isso que não era o TSI. Meu confortline antigo, sim era bom de briga, podia ta o carro cheio, vazio, gasolina, etanol, mada importava, andava firme e forte sem reduzir.

Que tipo de solução a concessionária aventou fazer para resolver/minimizar esse problema? Estaria também interessado nisso.

A solução foi deixar o carro la o dia todo e pegar de volta do mesmo jeito, com o pessoal alegando que esta tudo normal. A questão foi o que postaram acima, diferencial. Esticaram a quarta e a quinta pra diminuir o consumo, realmente, tenho que admitir que isso melhorou e muito. O jeito agora é não ter vergonha de usar a quarta, pelo site acima, em 4 da pra chegar a 180. É um saco, mas fazer o que, proxima vez que comprar um carro, test drive.

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Para desfazer essa mudança, mais fácil é trocando a caixa de câmbio completa. É tirar uma e colocar a outra.

Porém estamos falando de Fox 0km e o melhor seria colocar um câmbio novo também, mas ele é caro demais (muito caro mesmo). Agora se colocar um usado, em bom estado, fica economicamente viável.

 

Outra opção não tão barata e trabalhosa é abrir a caixa e trocar apenas o diferencial e colocar a relação 67x16 (4,188:1). Teria trocar eixo secundário (02T311205E) e a caixa satélite com a coroa (02T409021BA), fora retentores, selantes, e mão-de-obra. Não sei se compensa. Ao menos, utilizando peças novas, o câmbio continuaria o mesmo e praticamente original.

 

Outra opção que talvez melhoraria e é fácil de fazer é trocar o par de engrenagem da 5ª marcha pelo modelo antigo, que é levemente mais curto. Mas isso vai fazer a 4ª marcha ficar muito próxima da 5ª. Certo mesmo seria trocar o par da 4ª e da 5ª, mas novamente acho trabalhoso demais (pois para mexer na 4ª marcha, tem que desmontar a caixa. Só a 5ª que fica na tampa lateral e não precisa abrir a caixa toda).

 

São algumas opções, mas vai de cada um...

 

 

Valeu a dica aí, boa explicação. Acho que o jeito vai ser se conformar, porque achar mao de obra pra fazer isso sem acabar com o carro vai ser dureza. Nao sei porque foram mexer nisso, era ao vender o carro e pronto, nao sei que foi o sequelado que achou que isso seria boa ideia. Ou talvez seja jogada pra afastar os consumidores do Fox e comprar o Gol Premium, opa, quer dizer, Novo Polo.

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 26/06/2018 at 10:17, luigibr disse:

Pessoal, peguei um Foz Xtreme, to com uns 1200km rodados. Eu vim de um confortline tambem 1.6 8v. To achando estranho o motor. O anterior aos 120km/h ficava na cada dos 3100rpm, esse fica en 2800rpm. Isso é normal? Mori na baixada santista e nao consigo subir a imigrantes, que com o outro subia de boas em 5 marcha, so sobe de quarta. Me pergunto se é isso mesmo

 

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk

 

 

Bom dia, Amigo! Sobre a quinta marcha e o giro baixo é o seguinte: Nosso Xtreme tem a 5ª marcha alongada. Isso propicia economia na estrada, eu aqui no RS consigo fazer 15km/l sem esforço. Neste caso tu pode subir a serra em 4ª sem medo, a quinta marcha é mais pra velocidade de cruzeiro e no plano. Tu consegue obter velocidade máxima em 4ª, justamente pelo câmbio ser overdrive, outros chamam de 4+E. . Eu gostei assim, na cidade tu mal usa a 5ª marcha. O carro berra menos, mas tens que saber utilizar pra não achar que o carro é fraco! Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caros, amigos,

lendo os relatos, e tambem a explicacao em detalhes do nosso amigo @Please login or register to see this link.  nao tem muito o que eu agregar em relacao a esse "problema"...

mas eu concordo com o amigo Please login or register to see this link.que informa que tinha o confortiline e andava muito mais.

eu nao sei que ano era o CL dele, porem eu tinha um 17/17 CL....e ele era um capetinha....voava em subidas..retomadas..comprei com 22mil km rodados....e me roubaram com 24k... 

eu comprei um CL 2018.. com 10k rodados..... achando que tinha feito um melhor negocio...mas pelo jeito comprei um carro "manco"... que apanha das subidas...

a principio... pensei que fosse amaciamento..ou entao combustivel...eu todo 90% do tempo no Etanol... 

mas depois do relato explicando as mudancas.....vejo que tenho um carro que em subidas vai apanhar de UP..

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu está mesma situação! 😣

Obrigado pelos esclarecimentos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Peguei o meu na quinta e já  na saída da cc vi que era manco. Tenho um prime 2012 1.6 que passei para minha esposa e peguei um conect. Hoje peguei uma ladeira que com meu prime subia em terceira de boa e com muita virtude, com o conect tive que subir em segunda. Pensei que fosse amaciamento, mas lendo esses relatos vi que a coisa é mais séria. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 26/06/2018 at 19:04, Venicius Souza disse:

Tenho um Fox Comfortline 1.6 8v, 2017. Peguei ele 0km, em julho de 2017 e já está com uns 18mil rodados. Tem inclusive aquele adesivo de connect na parte de trás da lateral. O meu chega aos exatos 3mil RPM exatamente aos 130Km/h na 5ª marcha.

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now