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ShamanBR

Lavagem a Seco - Experiência Positiva

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Amigos, boa noite!

Sou novo por aqui e tenho acompanhado alguns assuntos diversos e gostei bastante desse forum.

Gostaria de trazer minha experiência recente com a lavagem a seco e quem sabe encorajar outras pessoas a fazer o mesmo, pois o resultado é muito bom.

Estado de sujidade: O Fox estava medianamente sujo, com duas semanas de sujeira de trânsito urbano, chuva e poeira de garagem.

Produtos utilizados: Depois de pesquisar, escolhi os produtos da AutoShine, primeiro pois as avaliações na internet eram boas e também mais baratos.
- AutoShine Lava Seco / 500ml - R$12,90 (usei menos que a metade, acredito que rende 3 lavagens)
- AutoShine Rodas & Motor / 500ml - R$14,90 (usei menos que 1/5, deve render umas 6 lavagens)
- Pérola Limpa Pneus / 500ml - R$10,90 (usei bem pouco, deve render umas 10 lavagens)
- Toalhas de Microfibra - 4 unidades por R$16,90 (uma para a aplicação do lava seco, outra para remoção do lava seco, outra para lustro final da pintura e outra para aplicação e remoção do limpa rodas)
- Esponja usada (para aplicação do pretinho)

Método de lavagem: Com o carro frio, na garagem do prédio comecei o trabalho, lembrando que foi a primeira vez que lavo o carro a seco. Comecei borrifando o produto no teto do carro, na sequência também borrifei no capô, para deixar o produto agir por uns dois minutos. Seguindo as instruções do Lava Seco, umedeci levemente um dos panos e fui retirando o produto do teto, em movimentos retos, de trás pra frente e sem colocar pressao no pano. Depois que terminei de retirar o produto do teto, usei o segundo pano seco para remover o restante do produto, já deu um brilho bacana mas o acabamento vem no final com o terceiro pano seco, aconselho utilizar esse somente quando o carro inteiro estiver limpo. Na sequência do teto virei o lado do pano e fiz o capô do carro da mesma forma. Finalizando a remoção do produto, lavei o primeiro pano pois estava bem preto, torci bem e continuei borrifando o Lava Seco nas laterais na "metade de cima" dos dois lados. Novamente deixei agir por dois minutos e com movimentos de trás pra frente removi o produto e limpei com o segundo pano seco. Importante notar que ao borrifar o produto na lataria os vidros tambem acabam sendo atingidos, o que nao tem nenhum problema pois o produto também limpa vidros e plasticos muito bem, basta tirar o produto com o segundo pano seco e no final passar o terceiro pano. Da mesma forma borrifei e removi o produto no parachoque dianteiro / faróis / plásticos e também na tampa traseira / parachoque / lanternas e plásticos. Depois finalizei a "metade de baixo" das laterais do carro da mesma forma, sempre virando, lavando e torcendo bem o pano conforme vai ficando saturado de produto e sujeira. Antes de passar para as rodas, lavei bem o pano e passei o Lava Seco diretamente no pano e passei em todos os vidros do carro, removendo com o segundo pano. Chegou a hora das rodas, borrifei bastante o Limpa Rodas nas quatro rodas de uma vez, aguardei uns minutos para o produto agir e fui limpando com o quarto pano na mesma sequência que havia borrifado. O produto realmente removeu toda aquela borra cinza que costuma acumular principalmente nas rodas da frente. A cada duas rodas precisei lavar bem o pano pois ficou bem sujo, depois de remover o produto das quatro rodas, lavei e torci bem o pano e passei novamente em todas as rodas pra tirar alguma sobra de produto e também limpar a lateral do pneu para o pretinho que passei na sequência. Para finalizar usei o terceiro pano de micro fibra no carro inteiro para dar o lustro final, virei o pano e dei o acabamento final nos vidros também.

Observações: O primeiro pano precisa ser bem lavado e torcido assim que ficar sujo dos dois lados para garantir que o excesso de poeira nao arranhe a pintura, não arranhou nada, também não remove as "teias de aranha" que todos carros tem. Os dois panos de remoção e lustro do lava seco devem estar sempre secos, aconselho ir usando e deixar aberto "secando" entre uma parte e outra da limpeza. O quarto pano, o da roda, vai ficar bem preto e saturado, por isso precisa ser lavado quase a cada roda, dependendo da sujeira acumulada. Depois da lataria "externa" é bom limpar a parte de dentro das portas e do acesso ao porta malas. A única água usada é para lavar os panos, acredito que um balde com uns 3 litros de água são suficientes, se tiver acesso a uma torneira é melhor.

Conclusão: Com cerca de quarenta minutos de trabalho e pouco investimento o resultado foi surpreendente, o carro ficou limpo e com ótimo brilho. As partes plásticas não ficaram esbranquiçadas e os vidros ficaram limpos.

Aconselho a experiência pois além de prático e eficiente, economizar água é uma missão de todos!

Agradeço se alguém puder indicar outros produtos ou modo de realizar limpeza a seco.

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