Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

nataliarm

Embreagem cheirando a queimado!

11 posts in this topic

Olá pessoal, boa tarde! Tudo bem?

Sou nova aqui no grupo e entrei em busca de pessoas que tenham passado pelo mesmo problema, ou parecido, que estou passando com o meu Fox.

Sou segunda proprietária de um FOX GII 1.6 itrend 2012, que adquiri no início desse ano com 32 mil km rodados.

De alguns dias para cá todo controle de embreagem que eu faço, seja na reta, subida ou descida, dá aquele cheiro característico de amianto queimado quando se "queima" embreagem em uma subida. O problema é que não está havendo nenhuma força para fazer o controle! Parece que o pedal da embreagem deu uma subida significativa desde que começou a dar o cheiro, quase não estou pisando no pedal para realizar a troca de marcha e o consumo de combustível também aumentou. Mas não estou tendo problemas de encaixe de marcha, nem de engasgo, patinar, trepidar... a primeira marcha em algumas ocasiões demora mais para encaixar, mas nada que tenha me deixado na mão. Bom, não é normal! 

Levei em uma mecânica especializada em embreagem aqui em Belo Horizonte. O rapaz que me atendeu se recusou a trocar ou fazer qualquer manutenção, alegando que a quilometragem ainda estava muito baixa (atualmente 39.800km rodados) para fazer a troca do conjunto, e que a embreagem da VW eu deveria aguardar seu esgotamento completo para realizar a troca do conjunto e que eu deveria ter "mais cuidado" com o controle para não subir o cheiro... ele nem olhou o carro... Levei na CSS original (MILLA), o pessoal fez o teste e detectaram que o conjunto já apresenta desgaste e enforcamento e que eu deveria trocar, mas o orçamento ficou absurdo (1300 reais). Levei em um terceiro mecânico que me foi recomendado, e ele se recusou a fazer o orçamento, disse que era para eu agendar uma revisão completa, pois era um problema além da embreagem. 

Concordo que a quilometragem ainda está muito baixa. Tive um Celta 1.0 e troquei a embreagem com mais de 120 mil rodados. Tive um Punto 1.4 que foi roubado antes que eu pudesse fazer a troca, rs, mas que já la ia para os 50 mil com embreagem ótima. Me disseram que por ter atuador hidráulico o Fox tem um regime diferente de Fiat e Chevrolet. O problema é que não dá pra ficar rodando com esse cheiro até desgastar, pode acabar comprometendo o motor, e também já tentei todas as posições possíveis do pé pra fazer o controle, não adianta, o cheiro vem com a mínima pressão, e é pior no engate da primeira. 

Alguém já passou por algo parecido? É normal o desgaste com quilometragem baixa? Devo insistir na troca do conjunto ou é realmente necessário aguardar o esgotamento? Alguém pode me indicar um bom lugar em BH para realizar um orçamento?

Obrigada por qualquer esclarecimento! 

Um abraço,
Natália
 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Natália,

Realmente o problema parece ser de "enforcamento" da embreagem. Ou seja, o atuador (rolamento) está pressionando o conjunto a ponto de fazer o disco patinar e gerar este cheiro característico.

Primeiramente, evite andar com o carro assim. Embora seja possível o uso, o fato de estar com o disco patinando, certamente acelerará o desgaste e o pior, comprometer o volante do motor, podendo causar micro trincas e fissuras por superaquecimento. Não aguarde o "esgotamento" pois o prejuízo será maior.

A quilometragem pode não ser uma boa referência quando o carro é comprado usado, pois não se sabe como foi usado anteriormente. Mas a princípio é pouco para haver desgaste com o uso normal.

Primeiramente, tente sempre o mais barato para o mais caro.
Como o sistema é hidráulico, peça para sangrarem o sistema. É simples e rápido. Basta apenas completar o fluido de freio depois (ou aproveitar e trocar o fluido de freio sangrando o sistema de freios). Assim, se houver ar no sistema, ou algo estranho, pode ser que resolva.

Caso não resolver, o problema pode ser o atuador do platô ou até mesmo o cilindro atuador do pedal de embreagem.
Se for o primeiro, recomendo a troca do kit de embreagem completo, pois a mão-de-obra para a troca será a mesma e evita-se pagar pelo serviço duas vezes (a não ser que o $$ esteja curto demais, troque apenas o atuador). Se for o atuador do pedal, a troca é mais tranquila e não há a necessidade de desmonte do sistema.

Procure uma quarta oficina, pois pelo relato não tem muito segredo e o problema existe e você não levaria o carro para ser examinado se estivesse tudo ok. (lamentável estes profissionais...).

nataliarm likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
16 horas atrás, nataliarm disse:

Olá pessoal, boa tarde! Tudo bem?

Sou nova aqui no grupo e entrei em busca de pessoas que tenham passado pelo mesmo problema, ou parecido, que estou passando com o meu Fox.

Sou segunda proprietária de um FOX GII 1.6 itrend 2012, que adquiri no início desse ano com 32 mil km rodados.

De alguns dias para cá todo controle de embreagem que eu faço, seja na reta, subida ou descida, dá aquele cheiro característico de amianto queimado quando se "queima" embreagem em uma subida. O problema é que não está havendo nenhuma força para fazer o controle! Parece que o pedal da embreagem deu uma subida significativa desde que começou a dar o cheiro, quase não estou pisando no pedal para realizar a troca de marcha e o consumo de combustível também aumentou. Mas não estou tendo problemas de encaixe de marcha, nem de engasgo, patinar, trepidar... a primeira marcha em algumas ocasiões demora mais para encaixar, mas nada que tenha me deixado na mão. Bom, não é normal! 

Levei em uma mecânica especializada em embreagem aqui em Belo Horizonte. O rapaz que me atendeu se recusou a trocar ou fazer qualquer manutenção, alegando que a quilometragem ainda estava muito baixa (atualmente 39.800km rodados) para fazer a troca do conjunto, e que a embreagem da VW eu deveria aguardar seu esgotamento completo para realizar a troca do conjunto e que eu deveria ter "mais cuidado" com o controle para não subir o cheiro... ele nem olhou o carro... Levei na CSS original (MILLA), o pessoal fez o teste e detectaram que o conjunto já apresenta desgaste e enforcamento e que eu deveria trocar, mas o orçamento ficou absurdo (1300 reais). Levei em um terceiro mecânico que me foi recomendado, e ele se recusou a fazer o orçamento, disse que era para eu agendar uma revisão completa, pois era um problema além da embreagem. 

Concordo que a quilometragem ainda está muito baixa. Tive um Celta 1.0 e troquei a embreagem com mais de 120 mil rodados. Tive um Punto 1.4 que foi roubado antes que eu pudesse fazer a troca, rs, mas que já la ia para os 50 mil com embreagem ótima. Me disseram que por ter atuador hidráulico o Fox tem um regime diferente de Fiat e Chevrolet. O problema é que não dá pra ficar rodando com esse cheiro até desgastar, pode acabar comprometendo o motor, e também já tentei todas as posições possíveis do pé pra fazer o controle, não adianta, o cheiro vem com a mínima pressão, e é pior no engate da primeira. 

Alguém já passou por algo parecido? É normal o desgaste com quilometragem baixa? Devo insistir na troca do conjunto ou é realmente necessário aguardar o esgotamento? Alguém pode me indicar um bom lugar em BH para realizar um orçamento?

Obrigada por qualquer esclarecimento! 

Um abraço,
Natália
 

Natalia, bom dia!

 

como nosso amigo disse pode ser o rolamente, eu trocaria o kit completo, voce pode comprar na Itacuan peças que é a concessionaria online sai bem mais em conta o kit, e eles entregam na sua casa, ai voce vai até uma oficina e manda trocar, se o mesmo se recusar procure outra, pois voce que decide se troca ou nao, não é o mecanico se ele se recusa é pq esta rejeitando serviço e nao precisa de $ o meu fox eu tive que trocar o kit pois peguei agua e começou a subir cheiro de queimado, estragou o rolamento, optei por trocar o kit completo, sou de SP porem levei o carro até MG em um mecanico de confiança meu para fazer a troca ao todo gastei 480 reais entre kit e mao de obra, Se voce poder levar o carro até a cidade de Cambui - MG la tem a oficina do Puff. Procure por junior (dono da oficina) e diga que foi o allyson filho do Leval que lhe indicou ele dara uma verificada no carro todo, e não cobra caro, confio muito no trabalho dele. qualquer coisa pode me chamar no whats 11-98200-4093

 

espero ter ajudado .

nataliarm likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sekiya e Allyson, agradeço muito pela paciência e pela ajuda! Estou com o carro sem rodar por não ter ainda conseguido uma solução, e só conseguirei ter tempo de resolver no fim de semana...mas já procurarei um profissional para sugerir a sangria dos fluidos, ou a troca do conjunto. Já fiz alguns orçamentos com peças originais da VW, o assalto é mesmo só na CSS, rs.
Acho que o primeiro "profissional" estava de má vontade porque cheguei durante o horário de almoço (único horário que eu podia fazer algo mais urgente), mas ai era só mandar voltar depois, não entendi a postura.

Muito obrigada! Retorno assim que resolver para que os colegas possam acompanhar a solução. 

Um abraço,
Natália

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, nataliarm disse:

Sekiya e Allyson, agradeço muito pela paciência e pela ajuda! Estou com o carro sem rodar por não ter ainda conseguido uma solução, e só conseguirei ter tempo de resolver no fim de semana...mas já procurarei um profissional para sugerir a sangria dos fluidos, ou a troca do conjunto. Já fiz alguns orçamentos com peças originais da VW, o assalto é mesmo só na CSS, rs.
Acho que o primeiro "profissional" estava de má vontade porque cheguei durante o horário de almoço (único horário que eu podia fazer algo mais urgente), mas ai era só mandar voltar depois, não entendi a postura.

Muito obrigada! Retorno assim que resolver para que os colegas possam acompanhar a solução. 

Um abraço,
Natália

Joia, Fico contente em poder ajudar, e creio que você atrapalhou o horario de almoço do mecanico kkkkkk por isso ele nao quis trocar kkkk e com a crise que esta ele pelo jeito tem muito $ para recusar serviço kkk

mas é isso ai assim que tiver a solução poste aqui para vermos o que era

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Poizé,

Tenho um Rock in Rio 13/14, comprado 0km e com cerca de 37.000 km.

Nunca tive que trocar embreagem de carro algum antes e todos rodaram mais de 100.000 km.

Certa vez, ao tentar subir de ré uma ladeira com grama, começou a queimar embreagem (o tal cheiro) do nada.

Noutra vez, com a frente encostada numa guia (não rebaixada) o carro não conseguiu subir, dando trancos e patinando.

Pelo meu histórico, não era para a embreagem estar gasta ainda.

Afinal, o tal atuador não serviria mais para "desacoplar" o câmbio/motor ? e o "chapéu chinês" fazer a força contrária ?

Ou ele (atuador) poderia ficar preso e não soltar toda a embreagem ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tecnicamente Helio, você está correto quanto ao atuador e o "chapéu chinês". Eventualmente pode ser que o atuador fique travado, não voltando a sua posição inicial e assim pressionando levemente a mola do platô. É que o se chama de embreagem enforcada.

No seu caso eu acredito que seja problemas prematuros no kit de embreagem, principalmente o platô com perda de carga. Não é normal a embreagem durar tão pouco, ainda mais levando-se em conta que o carro foi comprado 0km e pelo seu histórico. O fato é que os produtos atuais estão com a qualidade cada dia pior, mesmo originais.

Só pra citar: no meu caso, um Fox 1.6 com 62 mil km, o pedal da embreagem está bem alto e sinto que não aguentará mais 20 mil km.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa Tarde Pessoal,

 

Lendo os comentarios referente a este post gostaria de compartilhar o meu relato.

 

Tenho um fox route 1.6 e a semana passada o mesmo começou a gerar um cheiro de embreagem queimada. O carro esta funcionando normal nada de estranho porem levei no meu mecanico e ele andou no carro e fez uns testes e disse que pode ter ocorrido uma queima momentânea da embreagem durante uma troca de marcha ou parado em semáforos com pés no freio e embreagem (não vou  negar que as vezes acontece estas duas coisas). So que ele disse que mesmo assim a embreagem esta boa e não precisar trocar. Ai eu perguntei do cheiro e ele respondeu que o cheiro vai sumir em breve. 

Fiquei meio assim pois como vou saber se o mesmo esta queimando embreagem ainda ou é o cheiro que ainda não foi embora.

O que voces acham?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sheik new,

Eu acho que o jeito é esperar. O cheiro mais forte some rápido. Às vezes fica um pequeno resquício no cofre do motor.

Agora se quiser testar a embreagem para ver se está patinando: pare num lugar aberto; puxe o freio de mão; engate a terceira marcha; acelere e mantenha acelerado em 2000 rpm e tente sair soltando a embreagem normalmente. Se o carro morrer, é provável que esteja boa ainda. Se o carro não morrer, é sinal que está patinando.

É um teste genérico. Leve em conta também a km do kit de embreagem, o peso no pedal, presença ou não de trepidação nas arrancadas.
 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Pessoal, por favor, me ajudem se puderem.

Tenho um Fox Trend 1.0 , ano 2009.

Há 1 mês mais ou menos, fui a casa de uma amiga e ela quis que eu colocasse o carro na sua garagem.

Coloquei, mas na hora de sair foi um transtorno, pois era um corredor super estreito e com uma rampa bem íngreme.

Tive que sair de ré, subindo a rampa e acertando o carro para não bater nas paredes.

Forcei muito o carro pisando no freio e acelerando pra não deixar o carro descer, isso durou uns 10 minutos.

O começo a sair fumaça do motor e um cheiro de queimado muito forte, mas a temperatura do carro ficou em 90° como sempre

Quando consegui sair da garagem, desliguei  carro e abri o capô, estava saindo bastante fumaça e um barulho de fritura.

Passei em um mecânico e ele disse que tinha queimado a embreagem um pouco, mas que logo o cheiro passaria.

Hoje saí normalmente, fui ao mercado e na volta quando cheguei, estava com um cheirinho (fraco) de queimado, mas tinha o barulho como se algo estivesse fritando dentro do motor, porém o termômetro não informava aquecimento. fica em 90°.

Levei novamente ao mecânico mas ele não viu defeito, não teve o barulho, acho que pq o carro já estava frio...

O que pode ser?

Embreagem ou o motor esta queimando?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Suenogueira, pelo relato, realmente a embreagem foi forçada e por isso o cheiro de queimado. Se chegou a sair fumaça, é sinal que superaqueceu muito e pode ter danificado o disco de embreagem (molas amortecedoras ou até mesmo ter soltado os rebites por desgaste) ou o rolamento, por isso o barulho de "fritura" que eu acho que pode ser algo parecido com um ruído de chocalho.

Se o pedal já estiver pesado, a embreagem provavelmente já se foi. E caso for trocar, lembre-se que é provável que haja a necessidade de retificar o volante do motor.

Quanto ao motor, não parece que tem algo de errado com ele. Pelo menos a partir deste relato.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now