Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

luigibr

Primeiro FOX 1.6 novo, isso é normal?

25 posts in this topic

Opa galera, sou novo no fórum, acabei de comprar um Fox Confortline 1.6. Eu to achando um pouco estranha a performance dele, nunca tive carro 1.6, esse é meu primeiro. As primeiras 2 marchas, o carro puxa muito bem e forte, já encarei subida em segunda que com meu rocam 1.0 subia fritando embreagem. O problema são as demais marchas, é só colocar terceira que o bicho senta, da impressão que meu carro é 1.6 até a segunda marcha e vira 1.0 da terceira em diante. Isso é o tal do amaciamento do motor, peguei o carro ontem, ou veio com problemas? Estou muito preocupado, porque o do test drive que rodei antes de comprar ele voava sem fazer força e a pesar de puxar bem nas duas primeiras, ainda sinto que falta força.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, luigibr disse:

Opa galera, sou novo no fórum, acabei de comprar um Fox Confortline 1.6. Eu to achando um pouco estranha a performance dele, nunca tive carro 1.6, esse é meu primeiro. As primeiras 2 marchas, o carro puxa muito bem e forte, já encarei subida em segunda que com meu rocam 1.0 subia fritando embreagem. O problema são as demais marchas, é só colocar terceira que o bicho senta, da impressão que meu carro é 1.6 até a segunda marcha e vira 1.0 da terceira em diante. Isso é o tal do amaciamento do motor, peguei o carro ontem, ou veio com problemas? Estou muito preocupado, porque o do test drive que rodei antes de comprar ele voava sem fazer força e a pesar de puxar bem nas duas primeiras, ainda sinto que falta força.

Muito vago seu relato, contudo, se percebe perda de potencia nas marchas citadas, ideal é levar o carro na concessionária pra uma avaliação. Peço pra andar de novo no carro de test drive e depois fale com o consultor pra andar com voce. Pode tanto ser só impressão sua de um defeito como tambem pode ser um defeito resolvido com algum acerto via scanner. Até onde eu sei, quando o carro ssai da fabrica ele não vem com a programação da central de injeção afim de evitar que no pátio até o transporte o carro seja dirigido apenas o suficiente para ser manobrado sendo que esse padrão de módulo impede que o carro rode normalmente. Somente na revisão de entrega é feito a programação correta antes da entrega para o cliente. Não digo com certeza que esse seja seu problema mas é uma hipótese. E pelo que vejo voce é de Maua, se tirou o carro na Vigo, considerando o péssimo serviço deles, me arrisco a dizer que se for isso é mais uma prova desse mau serviço.

luigibr likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
15 minutos atrás, Will1 disse:

Muito vago seu relato, contudo, se percebe perda de potencia nas marchas citadas, ideal é levar o carro na concessionária pra uma avaliação. Peço pra andar de novo no carro de test drive e depois fale com o consultor pra andar com voce. Pode tanto ser só impressão sua de um defeito como tambem pode ser um defeito resolvido com algum acerto via scanner. Até onde eu sei, quando o carro ssai da fabrica ele não vem com a programação da central de injeção afim de evitar que no pátio até o transporte o carro seja dirigido apenas o suficiente para ser manobrado sendo que esse padrão de módulo impede que o carro rode normalmente. Somente na revisão de entrega é feito a programação correta antes da entrega para o cliente. Não digo com certeza que esse seja seu problema mas é uma hipótese. E pelo que vejo voce é de Maua, se tirou o carro na Vigo, considerando o péssimo serviço deles, me arrisco a dizer que se for isso é mais uma prova desse mau serviço.

  Então, o que eu estou achando estranho é que o carro não está andando tão rápido como deveria, estou efetuando as trocas em média à 3000 rotações, vicio de carro 1.0, não se se estou fazendo o certo, geralmente eu sigo as orientações do indicador de troca de marchas.O que eu estranho é que peguei um UP de um amigo meu emprestado e notei que o carro tá andando mais rápido que o meu, principalmente nas arrancadas. Sei que o UP é mais leve que o FOX, mas a diferença de pontência também é bem diferente, só que o UP dele está com 1100km rodados. Todo carro até os 1000km tem esse tipo de problema, de parecer um pouco fraco e o consumo alto? Sim peguei o meu na vigo motors da minha cidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, luigibr disse:

  Então, o que eu estou achando estranho é que o carro não está andando tão rápido como deveria, estou efetuando as trocas em média à 3000 rotações, vicio de carro 1.0, não se se estou fazendo o certo, geralmente eu sigo as orientações do indicador de troca de marchas.O que eu estranho é que peguei um UP de um amigo meu emprestado e notei que o carro tá andando mais rápido que o meu, principalmente nas arrancadas. Sei que o UP é mais leve que o FOX, mas a diferença de pontência também é bem diferente, só que o UP dele está com 1100km rodados. Todo carro até os 1000km tem esse tipo de problema, de parecer um pouco fraco e o consumo alto? Sim peguei o meu na vigo motors da minha cidade.

Esse Up! não é TSI né? Mesmo sendo 1.0 irá andar bem mais pois além de turbo tem 4hp a mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, PhucDen disse:
1 hora atrás, PhucDen disse:

Esse Up! não é TSI né? Mesmo sendo 1.0 irá andar bem mais pois além de turbo tem 4hp a mais.

Esse Up! não é TSI né? Mesmo sendo 1.0 irá andar bem mais pois além de turbo tem 4hp a mais.

Pior que não. Era um up normal, só se o sistema de troca de marcha ta me trollando. Vou andar um pouco mais com o carro. Poe ser a baixa quilometragem. Espero que seja.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não parece correto. Tive dois Celta 1.0 antes do primeiro Fox 1.6 e a diferença sempre foi nítida em todas as marchas e situações.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas a pergunta é, esse período até os 1000km o carro não desenvolve 100% da potência? Ou não tem nada a ver? Ou eu to achando que não to trocando marcha adequadamente. Em média, quantos giros vocês trocam a de vocês? Eu estou vindo de um 1.0 e costumava trocar à 3000 Giros.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Todo carro 0 km nos primeiros mil km(não  só nos mil iniciais) é amarrado ,pelo menos com todos que tive foi assim. Motor tem q amaciar!   

Esse up deve ser tsi com certeza ! É uma bala de arrancada , tem torque máximo com 1500 rpm (tá louco) .  O fox tem torque máximo com 2500 rpm só pra você ter uma idéia.

Relaxa , vai melhorar com certeza.

Só uma dica : evita trocar a marcha com 3000 rpm, ao menos que você precise de potência .

luigibr likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, é fato que precisa-se amaciar bem e então notará uma bela diferença, mas não o faça antes dos mil Km, conforme o próprio manual. Tirei o meu zero e hoje depois de 3 anos e 3 meses e mais de 106MKm rodados a Raposinha tá bem mais esperta, nem parece o Fox amarrado que pequei zero e o consumo tá muuuuuito bom ainda!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu sigo.o indicador de troca de marchas. Em media entre 2000 e 2600RPM.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, The_Walrus disse:

Eu sigo.o indicador de troca de marchas. Em media entre 2000 e 2600RPM.

O indicador de trocas de marcha é mais para otimização da economia do carro. Se quiser amaciar bem sua Raposa (isso depois dos 15MKm pra garantir), terá que otimizar todas as marchas fazendo as trocas antes do giro alcançar as altas rotações do contador (é claro, nunca entre na faixa vermelha, pois assim otimizará também a vida útil) e aproveitar os trechos de retas compridas para extrair bastante da última marcha, que geralmente é a marcha menos usada em altas rotações, assim aos poucos otimizará também o consumo da Raposinha. Já ouvi de muitos proprietário esse comentário que no início o consumo não é muito bom, o que não foi o meu caso, embora comigo o carro era nitidamente mais amarrado.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Eu sigo.o indicador de troca de marchas. Em media entre 2000 e 2600RPM.

O indicador de trocas de marcha é mais para otimização da economia do carro. Se quiser amaciar bem sua Raposa (isso depois dos 15MKm pra garantir), terá que otimizar todas as marchas fazendo as trocas antes do giro alcançar as altas rotações do contador (é claro, nunca entre na faixa vermelha, pois assim otimizará também a vida útil) e aproveitar os trechos de retas compridas para extrair bastante da última marcha, que geralmente é a marcha menos usada em altas rotações, assim aos poucos otimizará também o consumo da Raposinha. Já ouvi de muitos proprietário esse comentário que no início o consumo não é muito bom, o que não foi o meu caso, embora comigo o carro era nitidamente mais amarrado.

Prefiro seguir as orientações do fabricante.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, The_Walrus disse:

Prefiro seguir as orientações do fabricante.

Certo! Até porque não estou te obrigando a nada! Não estou aqui pra obrigar alguém a fazer alguma coisa e sim pra contribuir com minha parte e isto não podes me impedir. Deste modo descrevo minha experiência, de um indivíduo que há mais de 14 anos estuda física, concomitantemente com mecânica de aeronaves e afins e que tem um Fox há mais de 3 anos. Até porque também dar ouvidos à fabricante não é de todo mal, mas é perceptível que não entendeu o que quis dizer quanto a questão das trocas de marchas pelo painel ser apenas uma forma de otimizar a economia, ou acha que ao realizar as trocas de marcha a 3000RPM vai estragar o carro ou diminuir drasticamente a vida útil de algum componente, ou que vai conseguir amaciar a Raposa trocando de marcha a vida inteira a 2000RPM!?!? Afinal, o senhor mesmo falou ali em cima "Motor tem que amaciar!". Não é porque o ápice do torque está nesta faixa de giro que conseguirá amaciar uma máquina dando apenas giro suficiente para alcançar o torque máximo brevemente e já diminuí-lo prontamente toda vez. Desta forma não estará se exigindo elasticidade suficiente para amaciá-lo. Ao alcançar o torque máximo, não se está nem perto da velocidade máxima daquela marcha. Não basta rodar para amaciar. Se fosse assim nunca teria pego carros usados bem rodados e que ainda estavam bem amarrados.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prefiro seguir as orientações do fabricante.

"Certo! Até porque não estou te obrigando a nada! Não estou aqui pra obrigar alguém a fazer alguma coisa e sim pra contribuir com minha parte e isto não podes me impedir. Deste modo descrevo minha experiência, de um indivíduo que há mais de 14 anos estuda física, concomitantemente com mecânica de aeronaves e afins e que tem um Fox há mais de 3 anos. Até porque também dar ouvidos à fabricante não é de todo mal, mas é perceptível que não entendeu o que quis dizer quanto a questão das trocas de marchas pelo painel ser apenas uma forma de otimizar a economia, ou acha que ao realizar as trocas de marcha a 3000RPM vai estragar o carro ou diminuir drasticamente a vida útil de algum componente, ou que vai conseguir amaciar a Raposa trocando de marcha a vida inteira a 2000RPM!?!? Afinal, o senhor mesmo falou ali em cima "Motor tem que amaciar!". Não é porque o ápice do torque está nesta faixa de giro que conseguirá amaciar uma máquina dando apenas giro suficiente para alcançar o torque máximo brevemente e já diminuí-lo prontamente toda vez. Desta forma não estará se exigindo elasticidade suficiente para amaciá-lo. Ao alcançar o torque máximo, não se está nem perto da velocidade máxima daquela marcha. Não basta rodar para amaciar. Se fosse assim nunca teria pego carros usados bem rodados e que ainda estavam bem amarrados."

Não quero lhe impedir de nada. Você deu a sua opinião respondendo ao meu comentário e eu, a minha. É obvio que o indicador de troca de marchas visa à economia. Não quis fazer relação entre ele e amaciamento; apenas respondi a pergunta do colega sobre a quantas rotações fazemos a troca de marchas.

Embora seja óbvio que existe o período de amaciamento e recomendações a seguir, foi outro usuário que escreveu a frase que voce atribuiu a mim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Diz ai Walrus! Você não curtiu minha piada do triplex (foi fraca mesmo) em um outro tópico. O país anda sensível Walrus... precisamos amaciar o país.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo, com relação ao "Motor tem que ser amaciado" foi realmente outro usuário que mencionou. Sua menção em questão era apenas em relação aos RPMs mesmo.

Pô Filipe, o maior erro mesmo do país é continuar cometendo as mesmas atitudes de outrora.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Diz ai Walrus! Você não curtiu minha piada do triplex (foi fraca mesmo) em um outro tópico. O país anda sensível Walrus... precisamos amaciar o país.

Cara, tá tão sensível que eu ando evitando curtir as piadas dos dois lados! 😁

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que pode ser 2 coisas: Troca prematura de marcha, ou amaciamento do motor. Tenho um FOX HIGHLINE 1.6 MSI 120HP e tem menos de 9000km rodados, sinto a potência em todas as marchas, mas nem sempre eu troco a marcha quando o computador de bordo pede! Tendo em vista que o Computador de Bordo não sabe se você está subindo uma via ou descendo.. ou seja, em uma subida forte você pode estar de 2º marcha e estar chegando a 3mil rpm e o computador de bordo vai pedir a 3º marcha, porém se você engatar a 3º marcha o rpm vai abaixar e o carro não vai aguentar subir o morro ingrime! Então nem sempre você deve acompanhar o que o computador de bordo pede! Eu faço isso, quando estou na reta eu coloco as marchas de acordo com o computador de bordo, se estou em uma descida longa eu coloco a 6º! Então vê isso ai porque pode ser só impressão sua, tenta arrumar um fox do mesmo modelo que o seu e da uma volta pra ver, não pega de test driver não por que carro de teste driver é feito para "agradar" as pessoas, ou seja, pode ser que ele tenha algumas modificações para melhorar o desempenho dele e fazer com que o cliente goste e compre um carro igual!

luigibr likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu nunca uso esse indicador de marcha. Já acostumei a dirigir sem ele. Mas muito estranho essa questão de potência x marcha do seu carro. Aconselho a levar na concessionária e verificar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 20/03/2016 at 08:12, djandrefreestyle disse:

Todo carro 0 km nos primeiros mil km(não  só nos mil iniciais) é amarrado ,pelo menos com todos que tive foi assim. Motor tem q amaciar!   

Esse up deve ser tsi com certeza ! É uma bala de arrancada , tem torque máximo com 1500 rpm (tá louco) .  O fox tem torque máximo com 2500 rpm só pra você ter uma idéia.

Relaxa , vai melhorar com certeza.

Só uma dica : evita trocar a marcha com 3000 rpm, ao menos que você precise de potência .

  Opa fiquei mais tranquilo, sempre tive carro 1.0 que não anda e me traumatizei forte com meu Rocam, que de todos os que eu tive foi o mais fraco, já cheguei a chorar de raiva dirigindo em estrada. Então, geralmente estou seguindo o que o computador sugere, mas quando precisa de um pouco mais de arrancada eu to trocando nos 3mil, principalmente em subida, agora nunca fui além disso, li que tem que tomar cuidado, principalmente o meu que nem 100km chegou ainda. O consumo até que tá legal, por incrível que pareça gasta menos que meu rocam que tava com 30mil já, isso que abasteci com Etanol.

Share this post


Link to post
Share on other sites
21 horas atrás, Lucashenriquebjj disse:

Acho que pode ser 2 coisas: Troca prematura de marcha, ou amaciamento do motor. Tenho um FOX HIGHLINE 1.6 MSI 120HP e tem menos de 9000km rodados, sinto a potência em todas as marchas, mas nem sempre eu troco a marcha quando o computador de bordo pede! Tendo em vista que o Computador de Bordo não sabe se você está subindo uma via ou descendo.. ou seja, em uma subida forte você pode estar de 2º marcha e estar chegando a 3mil rpm e o computador de bordo vai pedir a 3º marcha, porém se você engatar a 3º marcha o rpm vai abaixar e o carro não vai aguentar subir o morro ingrime! Então nem sempre você deve acompanhar o que o computador de bordo pede! Eu faço isso, quando estou na reta eu coloco as marchas de acordo com o computador de bordo, se estou em uma descida longa eu coloco a 6º! Então vê isso ai porque pode ser só impressão sua, tenta arrumar um fox do mesmo modelo que o seu e da uma volta pra ver, não pega de test driver não por que carro de teste driver é feito para "agradar" as pessoas, ou seja, pode ser que ele tenha algumas modificações para melhorar o desempenho dele e fazer com que o cliente goste e compre um carro igual!

  É eu to achando que é como já falaram, deve ser o período de amaciamento, as duas primeiras marchas o carro responde muito bem, principalmente em subidas. Teve subida que meu Rocam chorava pra subir em primeira e o Fox subiu rindo em segunda pedindo terceira. O que não to gostando muito é da terceira em diante, parece que o carro perde o folego um pouco mas anda muito bem, mas não como eu esperava. Sobre os test drive, não dúvido não que o pessoal faça modificações pra convencer.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom galera, estou com quase 3 mil rodados, melhorou bastante, mas ainda assim acho que falta alguma coisa ou estou exigindo demais do bicho. Hoje rodando em estrada com algumas subidas mais fortes, senti que o carro perde muita forca, estava a 115 e a subida o fez cair pra 99, isso é realmente o maximo que o fox pode fazer, ou eu deveria procurar a cc e rever a programação da injetora? O carro esta abastecido com gasolina e ar ligado, teve situações que tive que apelar e reduzir para quarta marcha, as vezes ate por indicação do computador, to bem decepcionado, tomei ate empurrão de c3 que sei que e bem mais fraco.

Sent from mTalk

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, luigibr disse:

Bom galera, estou com quase 3 mil rodados, melhorou bastante, mas ainda assim acho que falta alguma coisa ou estou exigindo demais do bicho. Hoje rodando em estrada com algumas subidas mais fortes, senti que o carro perde muita forca, estava a 115 e a subida o fez cair pra 99, isso é realmente o maximo que o fox pode fazer, ou eu deveria procurar a cc e rever a programação da injetora? O carro esta abastecido com gasolina e ar ligado, teve situações que tive que apelar e reduzir para quarta marcha, as vezes ate por indicação do computador, to bem decepcionado, tomei ate empurrão de c3 que sei que e bem mais fraco.

Sent from mTalk

Olha 3MKm ainda é muito pouco pra exigir a elasticidade máxima que o motor pode alcançar. Tenho um 1.0 12/13 e no começo dava raiva de tão amarrado que o carro era, mas hoje aos 110MKm a raposa é completamante outra. Anda demais e ainda é muito econômico mesmo com suspensão toda original ainda. Quanto ao C3 não se engane, já tive um e posso dizer que o motor da citröen é beberrão, mas muuuito forte. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, PhucDen disse:

Olha 3MKm ainda é muito pouco pra exigir a elasticidade máxima que o motor pode alcançar. Tenho um 1.0 12/13 e no começo dava raiva de tão amarrado que o carro era, mas hoje aos 110MKm a raposa é completamante outra. Anda demais e ainda é muito econômico mesmo com suspensão toda original ainda. Quanto ao C3 não se engane, já tive um e posso dizer que o motor da citröen é beberrão, mas muuuito forte. 

  Vish, acho que dever ser isso então, vou rodar mais um pouco, é que não tiro a cabeça a performance do test drive, ele deve ter recebido uma programação diferenciada e otimizada. Tava na pegada de ir atrás disso. Agora vou abastecer com cana deve dar uma diferença, ele anda bem, mas sinto que poderia rodar um pouco melhor Valeu.. 

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, luigibr disse:

  Vish, acho que dever ser isso então, vou rodar mais um pouco, é que não tiro a cabeça a performance do test drive, ele deve ter recebido uma programação diferenciada e otimizada. Tava na pegada de ir atrás disso. Agora vou abastecer com cana deve dar uma diferença, ele anda bem, mas sinto que poderia rodar um pouco melhor Valeu.. 

Amacia bem o menino a partir de agora pra ver a cavalaria que vai ser. Dá uns esticão na estrada algumas vezes, passando as marchas antes do vermelho no conta giro. Garanto que vai sentir a diferença. A maioria dos proprietários não nota muita a diferença pois roda pouco e daí é como ver o filho crescer, não notamos, mas quem vê de fora depois de não ver algum tempo, nota altas diferença. No meu caso notei muito a diferença, pois o meu não tem nem 3 anos e meio e já tá com quase 111MKm. Dá uma olhada nas melhores médias que consegui fazer aos 97MKm

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now