Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

nandooliveira

Crossfox Morrendo Ao Reduzir (Ar Condicionado Ligado)

24 posts in this topic

Bom dia

 

Tenho um Crossfox 2010/2011 com 50.000km e nos últimos 10.000km ele vem apresentando um problema grave (de certa forma perigoso) e nenhum mecânico conseguiu solucionar.

 

Ao pressionar a embreagem quando o carro está em 3.000 rpm mais ou menos com o ar condicionado ligado para fazer uma redução (por exemplo, estou em uma via em terceira marcha e vou entrar em outra via, piso na embreagem para reduzir para segunda) a rotação acaba caindo (volta ao normal rapidamente, mas gera um estalo metálico no motor) e as vezes o carro morre.

 

O carro já morreu algumas vezes em curvas, por pouco já não aconteceram acidentes.

 

Se alguem poder me dar uma luz fico grato.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ixi. Nada com nada, mas parece quando se ligam 2 chuveiros juntos em certas casas. Rs. Desabam todas as chaves. Esse problema ai é "interessante".

Edited by KidMAIS

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mistério!

 

Chuto atuador de marcha lenta
TBI suja
Combustível de péssima qualidade faz isso também!
 

Hipóteses..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Melhor levar pra fazer uma revisão no sistema de injeção, sobretudo pra darem uma olhada no TBI (corpo de borboleta). Sujeira pode estar influenciando como tambem o citado pelo ademirelx acima, pode ser o atuador de marchar lenta ou outro sensor.

Adicionalmente peça pra dar uma olhada no sistema do ar condicionado pra ver se esta tudo certo, não pelo fato da refrigeração estar afetada mas pelo fato do ar condicionado estar afetando o funcionamento do motor.

 

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

É. "Leigamente" dizendo, quando você aciona o ar, é normal o carro cair de rendimento? Parece que ele desacelera?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, só uma pequena correção: os carros com acelerador eletrônico não possuem mais atuadores de marcha lenta, vulgo "motor de passo". Assim, é a própria borboleta que controla o fluxo de ar na marcha lenta.

Nandooliveira, nos dê mais detalhes sobre o que acontece (se é apenas com A/C ligado ou se em outros momentos o defeito também ocorre; se o consumo está normal; se o A/C funciona normal) e o que já foi mexido pelos mecânicos e o que eles já relataram. Já vi problemas semelhantes em outros carros que foram parcialmente solucionados com a limpeza de TBI. De qualquer forma, aparentemente parece que o sistema de compensação de rotação não está funcionando. Penso eu que seria necessário entender quais são os componentes envolvidos para fazer testes e eliminar possíveis defeitos. Como sou leigo no assunto, não saberia dizer, mas vamos trocando idéias e quem sabe achamos uma solução...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tive um problema igual com o outro fox que eu tinha (ano 2005). O carro morria com o ar ligado, principalmente quando o motor estava frio.

Eu notei que, quando eu abastecia com alcool, acontecia isso.

Na gasolina não acontecia. Certa vez abasteci com alcool num posto de qualidade, e isso não aconteceu.

 

A conclusão que cheguei é que o problema era o combustível.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vamos lá

 

- se eu acionar a embreagem com a rotação abaixo de 1.500 rpm o carro não morre

- quanto maior a rotação a partir de 1.500 rpm maior o risco do carro apagar

- isso só acontece com o ar condicionado ligado

 

O que já foi feito

 

- limpeza da TBI

- limpeza dos bicos

- troca do filtro de combustível

- verificação completa no sistema de injeção e ar condicionado

- troca de combustível e posto

- troca de algum sensor que fica no pedal da embreagem ou acelerador. No momento não me recordo qual é o sensor exatamente.

 

O problema foi amenizado, mas volta e meia o carro apaga. No momento o carro não está comigo, meu mecânico de confiança fica em Blumenau/SC e despachei o carro até lá.

Foi checado tudo novamente e desta vez foi trocada a TBI. Pedi para meus familiares testarem o carro e por enquanto está ok.

 

Nos links abaixo constam 2 vídeos que mandei para meu mecânico antes do carro ir de guincho até a oficina

 

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

 

No próximo final de semana vou buscar o carro e volto para contar se o problema foi resolvido ou não com a troca da TBI.

 

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente a queda na rotação está bem brusca. O sintoma é bem estranho e parece que algo "corta" a rotação de uma vez e o pior é que apenas com o ar ligado. Parece muito problema de gerenciamento eletrônico, mas não dá para ter certeza de nada.

Antigamente, como citaram anteriormente, dava muito problema de sujeira no atuador de marcha lenta e o sintoma era semelhante, mas independente de ar ligado ou não. Quem já teve um Tempra 16V pode compartilhar comigo a experiência de ter que limpar a peça frequentemente ou aguentar o motor morrendo a todo momento.

Tomara que o problema seja solucionado com a troca.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sou totalmente leigo, mas como só acontece com o ar ligado.. chutaria algo relacionado ao acoplamento do Ar condicionado.

 

O meu carro cai levemente a potencia e a rotação quando o ar liga.

 

Nem se compara, pois é muito leve a caída, mas acontece exatamente quando o motor acopla.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aconteceu isso sabado passado com meu Fox 2008, estou andando no Alcool pois na gasolina hoje em dia é só pra ostentar....kkkkkkk

 

Mais falando sério agora, eu comecei usar alcool novamente quando foi anunciado o ultimo reajuste de 20 cents para a gasolina, desde que eu coloquei alcool o Fox não esta tão macio quanto na gasolina, mesmo com motor quente ele esta mais fácil de afogar nas saídas, em marcha lenta 1000 giros normal sem variação mais quando acelero pra sair parece que o delay esta maior então quando vai sair ou trocar de marchas dá uns tranquinhos incomodos para os passageiros principalmente com AC ligado.

Fiz uma viagem daqui da minha cidade para Ubatuba - SP na estrada andou muito bem, mais força e com AC ligado puxando normalmente, mais na cidade é onde acontece o que falei acima.

 

Sábado passado estava chovendo então liguei o AC duas vezes que tive que parar o PARE no momento que pisei na embreagem para engatar primeira o carro morreu.

 

Levei no meu mecanico ele passou o scanner e não esta acusando nada, inclusive apontou uso de alcool, mais mesmo assim ele selecionou Alcool como combustivel para desencargo, não mudou nada, continua dando os trancos de antes, morrer não pois como esta meio frio desde então, não usei o AC.

 

Minha desconfiança é o combustivel mesmo assim como o


rgmartins
citou.

 

To quase colocando gasolina novamente pra ver se melhora, mais tenho que tomar coragem pois tá facil pagar R$3,22/l de gas kkkkkk.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não resolveu com a troca da TBI  :(

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu não fiz mais nada ainda, só que não morreu mais com o AC ligado, foi só no meu post anterior mesmo que acontreceu isso, mais ainda esta dando uns tranquinhos....

 

Vai postando ai seu testes nandooliveira.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só uma observação...

Ao acionar a embreagem, sempre a rotação vai cair.

Todos os carros que tive fazem isso, ao engatar nova marcha e retirar o pé da embreagem, ele volta a rotação normal.

Tem certeza que o problema esta relacionado à rotação/embreagem?

 

Me parece algum sistema de segurança que ta cortando a alimentação do motor.

Ele deve estar girando com dificuldade com o ar condicionado acoplado.

 

A galera que entende mais do que eu vai saber falar, mas se não me engano, o motor girando alimenta todo o sistema, e quanto maior a rotação, maior a alimentação.

Pisando na embreagem, teoricamente(eu acho) você reduz essa alimentação, pois corta o giro do motor. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esqueci de comentar uma coisaPlease login or register to see this link. , o seu problema pode não ser o mesmo que acontece no meu carro como relatei ai pra cima.

 

Quando o meu Fox deu problema a primeira vez no compressor do ar(travando) ele ficava tão pesado que chegava matar o motor, isso mesmo ele afogava o motor, solução foi trocar o compressor, mais só soube do problema levando em um tecnico em AC, vc já tentou passar em um?

Please login or register to see this link. , você me deu essa luz, kkkkk...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema não foi resolvido, percebi que para a rotação cair (ou morrer) preciso estar com o pé no freio.

Por exemplo, ao entrar em uma já vou freando e reduzo a marcha, nesse momento a rotação cai ou morre.

Para não acontecer isso preciso reduzir a marcha primeiro e depois frear.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema não foi resolvido, percebi que para a rotação cair (ou morrer) preciso estar com o pé no freio.

Por exemplo, ao entrar em uma já vou freando e reduzo a marcha, nesse momento a rotação cai ou morre.

Para não acontecer isso preciso reduzir a marcha primeiro e depois frear.

Cara vi exatamente esse problema em um vídeo do Dr.Carro, onde o corpo de borboleta estava tão sujo que ocasionava isso que você relata! E para este caso a solução foi a compra de uma lata de Car 80 R$15,00 e a limpeza do corpo de borboleta sem a remoção do mesmo, apenas tirando o duto que levar o AR para o corpo, isso vai expor ele, com alguém acelerando o carro em um RPM constante de uns 3k vai jogando o limpador até que não fique mais nenhuma sujeira, não tem problema da sujeira que vai cair ali, pois será queimada e expelida. Após a limpeza deixa o carro ligado por algum tempo para que ele não acumule nenhuma sujeira. Se ainda não fez esse procedimento, recomendo fortemente pois é muito barato, não trás nenhum tipo de dano para o carro e você faz em casa, é muito melhor que levar o carro para um especulador, e a pessoa muitas vezes ficar mirabolando coisas que não tem nada a ver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Infelizmente já foi feito, limpeza e troca da tbi. Problema persiste

tiagodm19 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Somente com ar ligado... isso esta cheirando compressor do ar mais pesado que o normal, quando vc pisa na embreagem logicamente vc tira o pé do acelerador, esse excesso de carga no motor mais a falta de aceleração pode diminuir tanto a rotação que ele morre, apenas uma hipótese.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já vi um caso parecido em uma Parati de um vizinho... Não havia nada de errado com o carro, mas toda vez que pisava na embreagem com o carro em movimento e muitos acessórios ligados ele morria. O problema era na BATERIA que estava um pouco ruim.. após a troca o carro ficou 100%.   Não entendo nada de mecânica, mas no caso dele foi isso. Imagino que o barulho metálico que você ouve é o motor apagando e "pegando" no tranco em seguida... 

 

Faz um teste, pede pro seu mecânico trocar a bateria.

 

Acabei lembrando agora que uma certa vez, num Palio, eu percebia que toda vez que eu fazia uma curva ou passava por ondulações na pista o carro perdia a potencia... fiquei meses com esse problema até que na revisão do ControlarSP foi visto que a mangueira do duto de ar do motor estava rasgada, por isso nas curvas o rasgo se abria e entrava mais ar que o normal e o carro quase morria de tão fraco que ficava.

 

Boa sorte!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, estou com exatamente o mesmo problema. Nandooliveira, conseguiu solucionar o problema?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguem conseguiu resolver esse problema...?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 06/03/2015 at 11:09, nandooliveira disse:

Bom dia

 

Tenho um Crossfox 2010/2011 com 50.000km e nos últimos 10.000km ele vem apresentando um problema grave (de certa forma perigoso) e nenhum mecânico conseguiu solucionar.

 

Ao pressionar a embreagem quando o carro está em 3.000 rpm mais ou menos com o ar condicionado ligado para fazer uma redução (por exemplo, estou em uma via em terceira marcha e vou entrar em outra via, piso na embreagem para reduzir para segunda) a rotação acaba caindo (volta ao normal rapidamente, mas gera um estalo metálico no motor) e as vezes o carro morre.

 

O carro já morreu algumas vezes em curvas, por pouco já não aconteceram acidentes.

 

Se alguem poder me dar uma luz fico grato.

Boa noite à todos!

Não sei se vc conseguiu resolver amigo,mas o meu Fox 2013 1.0 adquirido a 1 mês tem este mesmo problema.

Depois de buscar em tudo quanto é lugar algo a respeito,vi uma pessoa falar sobre ar-condicionado instalado de forma incorreta,sem comunicação com a central e pensei em tudo o que vc fez e pelo fato de só dar este problema com o ar ligado.

Fiz vários testes sem o ar ligado,o carro funciona normal.

Com o ar ligado e depois de quente,vez em quando o carro cai de giro,vai pra 400 ou até 200 rpm.Às vezes até morre se deixar.

Passei no meu mecânico hoje,e via scanner foi visto que com o ar-condicionado ligado,na central consta compressor desligado.

Assim achamos a causa do problema.Falta de comunicação entre compresor do ar-condicionado e a central.Pra resolver isso eu aindo vou ver se é um eletricista automotivo ou especializado em refrigeração automotiva.

Depois que eu olhar preço e se vai resolver eu volto à postar aqui👍👍👍

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 25/04/2020 at 15:46, Yudi disse:

Alguem conseguiu resolver esse problema...?

Dá uma olhada na resposta que eu fiz em cima deste tópico.

Falta de comunicação entre o compressor do ar e a central

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now