Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Édnei

Fox Bluemotion 1.0 2014 - Apresentação

19 posts in this topic

Olá pessoal, tudo bem ?

 

Bom, depois de muito tempo, finalmente, eu peguei o carro. Foram quase 4 meses para pegá-lo.

 

Sou de Porto Alegre e tinha um Fiesta 2001 GL, velho, velho e velho. Já estava com a lateria ruim, atuador de marcha lenta ruim, uma batida na traseira de um maldito motorista e com o AC estragado (e eu enfrentando o calor de POA). Eu estava louco para trocar, pois esse carro já estava apresentando vários problemas mecânicos e causando um prejuízo de 3 mil reais por ano. Por isso, minha motivação de trocar para um novo, estava cansado desse carro e precisava renovar. Queria carro com uma tecnologia mais novo e, principalmente, consumo (O fiesta estava fazendo 10 km/l). 

 

O fiesta foi um bom carro no início. Não apresentava problemas, tinha um custo de manutenção de mil reais por ano ( Óleo caro, peças paralelas com pouca durabilidade ) e enfrentava bem o trânsito, fazendo 11/12 km/l com AC ligado. Contudo, como todo carro velho (peguei com 80 mil ) e sendo um Ford, começou a ficar caro. Balança, coxim, correia poly-v, rolamentos, etc, itens que não são baratos num Ford. E com o tempo, o carro começou a apresentar muitos problemas, como ar condicionado estragar com frequência, barulhos em todo o carro, suspensão, água baixar com frequência e mechânicos ruins. Com o tempo, e por culpa minha, foi detonando cada vez mais o carro, até apresentar problemas mais graves como o atuador de marcha lenta apresentar problemas e o painel enlouquecendo.

 

A oportunidade de trocar de carro veio quando eu vendi o meu imóvel. Com essa perspectiva, fui atrás de informações de como estava o mercado automotivo. Pesquisei bastante, olhei Onyx, Uno, Ka, March, Os chineses (JAC e uma outra fabricante que não lembro), Etios e HB20. Quando cheguei no Up! e fiz o teste drive, bah, nossa, que Motor! Subia com facilidade uma rua ingrime aqui em POA e com AC, coisa que os outros carros citados não conseguia sem penar. Outro detalhe, o carro era firme, 5 estrelas em questão de segurança e muito ágil no trânsito. Quase me apaixonei pelo carro. Porém, minha mulher tinha odiado o banco do carro (ele é inteiro, junto com o apoio da cabeça) e o visual interno lembrava o Fusca, muito feio. Além disso, o carro não era completo. Não tinha vidros automáticos na parte de trás, não havia volante multifuncional (era o que eu mais queria, atender o telefone pelo carro, sem precisar pegá-lo!), não tinha uma iluminação decente ( De onde a VW tirou essa economia burra de remover a iluminação nos botões ?), sem espelhinho no quebra-sol, sem iluminação no porta-mala, porta-luvas, etc, enfim, faltava alguns detalhes que os outros concorrentes davam de lambuja. O Up! sem dúvida é um carro superior, mas o acabamento simples e a falta daquele "detalhe" me fez pensar na sugestão do vendedor: Fox!

 

É um Fox completo, versão anterior ao facelift de 2015 ( a chamada GII do bluemotion, já que temos um bluemotion 2013). Tem sensor de estacionamento, faróis de neblina, máscara negra no farol, computador de bordo, AC, espelhos retrovisores elétricos, Alarme com console para os vidros, som, iluminação por todos os cantos, volante multifuncional, espelhos no quebra-sol tanto para o motorista e carona (E iluminado!), porta-trecos para tudo quanto é canto, espelhos retrovisores grandes, carro alto e o banco é bem mais confortável do que o Up!. Enfim, era um carro que realmente foi pensado para um comprador mais exigente, sem economias. E o melhor de tudo, o mesmo motor do Up!. 

 

Saiu caro, eu sei. R$ 39400,00, mais 1079 de emplacamento, mais os juros de 550 (sim, para ficar com o carro e não deixar que a VW venda para outro, eu paguei isso ) e o IPVA 2015, em torno de 820 reais (Desconto de bom motorista, etc, etc...). Ah, e os vidros com insulfilm de 270 reais, cujo item eu achei que o vendedor ia me dar. Contudo, se eu não tivesse segurado esse carro, eu ia pagar uns 4 mil a mais num Fox 2015 no dias de hoje e eu não tinha essa grana. Foi arriscado, mas deu certo, acabei pagando barato no carro, em frente aos preços de hoje. (47 mil está um Bluemotion 2015)

 

Ao dirigí-lo pela primeira vez, foi demais. É absurdamente melhor do que um Uno, Fiesta 1.6 2013 (Dirigi por 900 km um modelo destes) e sem mencionar que é melhor que meu ex-fiesta. Esse motor Bluemotion é demais, é econômico, em 100 km, fez 13 com AC e sem se coordenar com os avisos de troca de marchas. O carro é muito ágil, uma leve pisada e esticando até 4 mil rpm, o carro fica nervoso e fica fácil alcançar as ruas e carros. E a sonoridade do 3 cilindros ? Gostoso ao pisar e ouvir aquele, como é que o Bob Sharp disse ? Porsche 911, não é ? Então, é demais ouvir, parece esportivo. Além disso, fiquei impressionado com a posição de dirigir, ajuste na altura do banco, ajuste dos espelhos e a direção leve, nem preciso fazer força. É só encostar o braço esquerdo na porta, colocar a mão no câmbio e pronto, tu dirige com o maior conforto. 

 

Agora, o que falar da tecnologia embarcada ? Nunca pensei que era fácil conectar o celular ao rádio, nunca imaginei que o som do meu fiesta era ruim. Como eu adoro escutar música eletrônica, liguei o BT do meu android, conectei no soundClound e botei a tocar as músicas do meu DJ preferido. Perfeito, som a toda altura (ok, eu tenho que ajustar algumas coisas no equalizador, o som não saiu perfeito), atendimento do telefone pelo volante ou troca de faixa pelo volante. Tudo ao alcance das mãos. Ah, sem falar do computador de Bordo. Pode parecer besteira, mas as dicas dadas pelo EconoMode são interessantes. Avisos de consumo, controle do tanque, Rádio, bah, jamais imaginei a praticidade disso tudo! Ahh, sem contar o Alarme que vem com o carro. Fecha num toque, abre o porta-mala num toque, sobe os vidros sem precisar usar nem o botão de fechar! Tudo na chave canivete...

 

Amigos, eu passei muito tempo longe da tecnologia, definitivamente....Foi caro ? Então, eu sempre comprei carro antigo, 1 gol, 1 fiesta e andei por um tempo num Uno 98. Eu sempre paguei bastante na manutenção deles e não tinham o que eu queria. Tinham AC, mas ou o rádio era velho (nos 3 eram toca-fitas), ou o motor batia pino, ou o carro falhava, etc.... Olhando para os benefícios de um carro novo: Manutenção barata, sem vícios de donos antigos, garantia de durabilidade pelos próximos 3 anos, JUROS baixo ( 0,99 contra 1.5 ou até 2.1, se fosse pelo banco itau) e, o melhor de tudo, tecnologia atual. Além disso, se eu fosse pegar um semi-novo, certamente não seria econômico como o bluemotion e não seria 4 estrelas ao mesmo tempo, ou não teria toda essa tecnologia. 

 

Enfim, comprei um Fox.

 

Hoje a noite eu coloco mais fotos....

 

Please login or register to see this image. /monthly_02_2015/post-18628-0-18427700-1423841103_thumb.jpg" data-fileid="4039" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-18628-0-18427700-1423841103_thumb.j">

Please login or register to see this image. /monthly_02_2015/post-18628-0-48885600-1423841846_thumb.jpg" data-fileid="4040" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-18628-0-48885600-1423841846_thumb.j">

Please login or register to see this image. /monthly_02_2015/post-18628-0-99852000-1423842123_thumb.jpg" data-fileid="4041" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-18628-0-99852000-1423842123_thumb.j">

Please login or register to see this image. /monthly_02_2015/post-18628-0-21037300-1423842266_thumb.jpg" data-fileid="4042" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-18628-0-21037300-1423842266_thumb.j">

Please login or register to see this image. /monthly_02_2015/post-18628-0-04464500-1423842269_thumb.jpg" data-fileid="4043" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-18628-0-04464500-1423842269_thumb.j">

 

The_Walrus and thiagot. like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns, Realmente é uma grande mudança. 

 

 

Apesar de todos os problemas foi uma historia bacana com o Fiesta.

 

Seu Fox Bluemotion realmente tem um aproveitamento de combustível muito bom. 

Não achei que a sua compra foi cara, mas podiam ter oferecido e barganhado um pouco, alguns vendedores usam o jogo de cintura para ganhar um extra mesmo.

 

Agora só fazer seus UP's e curtir o carro, seja bem vindo!

Édnei likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

eai Édnei, seja bem vindo cara! parabéns demais pela compra, nota-se que você tá bem empolgado com o carro, ótimo relato mesmo, desejo muito sucesso ai com o bluemotion! mandou bem demais na escolha, tá de parabéns mesmo!

No aguardo das fotos do Fox! abração

Édnei likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns!

Acho que o UP maior já foi a troca do carro.

Curta o máximo do seu carro e mantenha as manutenções em dia que terá um carro pra mt tempo.

Abraço.

Édnei likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pela aquisição Édnei...

Estou a procura de um Fox Bluemotion 3 cilindros e o seu relato me empolgou de vez...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns pela aquisição Édnei...

Estou a procura de um Fox Bluemotion 3 cilindros e o seu relato me empolgou de vez...

Ahhh, a versão 2015 tem 2 coisas a mais que são ótimas: Sensor de estacionamento na frente e a coluna de direção é ajustável. Contudo, está mais caro....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ahhh, a versão 2015 tem 2 coisas a mais que são ótimas: Sensor de estacionamento na frente e a coluna de direção é ajustável. Contudo, está mais caro....

Não estou com toda essa bala na agulha não pra comprar um 2015

Vou comprar um seminovo 2014...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image. Please login or register to see this image.

thiagot. likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma observação...

 

Caraca, esse carro tem um motor, putz. Não sou a favor de correr, mas, se eu precisar de força, ele tem...Inacreditável, como falam, não é um 1.0....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tanque cheio, ostentação.

Parabéns! belo carro.

The_Walrus and Édnei like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Completinhoo em ?? parabénss 

Édnei likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fui a serra hoje. Esse carro é demais, fez 20 km/l com AC! E, quando precisei diminuir a força para ultrapassar, putz, sem noção, esse motor 3 cilindros parece um 1.6! A 3 mil rpm, ele anda muito, sobe o ponteiro rápido.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boaaa , esperava isso mesmo do consumo ... Sucesso com o carro !! parabéns 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fui a serra hoje. Esse carro é demais, fez 20 km/l com AC! E, quando precisei diminuir a força para ultrapassar, putz, sem noção, esse motor 3 cilindros parece um 1.6! A 3 mil rpm, ele anda muito, sobe o ponteiro rápido.

O motor de 3 cilindros realmente trepida muito como dizem, vc sentiu muito, pode falar sobre?

Outra coisa que dizem dos motores 3 cilindros é ao barulho do mesmo, ele muito acima do normal, é aceitavel, aceitavel ou é aceitavel, mas acima do normal? Passa muito ruido para a cabine?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Thiagot, o carro já andou 500 km e não trepida como dizem. Há uma trepidação ? Claro, mas é bem de leve, tu sente na direção bem de leve. Contudo, tu não escuta ele trepidar, tu não vê as coisas do carro trepidar. É bem de leve mesmo, mas é uma marca dos carros de 3 cilintros. Eu acho que, no futuro, se eu não cuidar desse motor, poderá ser um problema essa trepidação, ela poderá aumentar. 

 

Agora, esse motor de 3 cilindros não é barulhento, nem um pouco. O Bob Sharp mesmo já comentou sobre isso e elogiou muito o "barulhinho" que faz ao acelerar. Cara, é muito bom ouvir o carro desenvolvendo quando tu pisa de verdade nele. Ontem, eu dei um boa pisada. Eu esticava cada marcha só para ouvir aquele barulho "esportivo" que esse motor de 3 cilindros traz. É muito bom ouvir o barulho, porém, ele só aparece quando tu pisa....

Se tu deixares no ponto morto, a única característica que aparecerá do motor é a leve trepidação no volante SE tu colocares as mãos. Senão, tu nem saberá se o carro está realmente ligado.

 

Enfim, esse carro surpreende, aliás, o motor surpreende. É forte ( a RS 122  e a BR 116 que o digam!), é bom acelerar, ele é muito ágil e desenvolve rápido. Contudo, ele cobra seu  preço no consumo caso tu queira "puxar" o motor.

thiagot. likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mandaram MP perguntando sobre o carro. Vou repassar aqui para todos tomaram conhecimento de mais detalhes do carro:

 

 

Bom dia.

 

 

Então, eu tinha um fiesta 2001, logo, quase tudo é mil maravilhas. O consumo é superior ao meu antigo fiesta e 2x mais econômico na estrada. Exemplos:

 

Na Cidade com gasolina: 10 à 13 km/l ( Com AC )

Na estada com gasolina: 19-20 km/l ( Com AC )

 

Com 780 km, até agora, a média pelo CB está em 13,8 km/l. Agora, na cidade, a média pode ser melhor, já que eu ainda estou aprendendo a dirigir o carro. Vou tentar explicar como é dirigir com ele...

 

É um carro que aproveita MUITO a rodagem. É incrível o aproveitamento da força aplicada no pedal, ele roda bastante, com o mínimo aplicado no acelerador. Contudo, se tu pisa, ele come gasolina, é inevitável. Logo, uma direção agressiva, tu fará 8 ou 9 na cidade. Com isso, tenha em mente que, se tu queres chegar aos 13 ou 14 km/l, precisa andar como uma velhinha, aproveitando as descidas, as sinaleiras fechadas e pisando quando tu precisa. Trechos curtos, como o meu, 10 km, eu venho pegando uma mescla. Na maioria das vezes, na volta do trabalho, eu pego trânsito pesado, com trajeto curto, parando em sinaleiras e pegando subidas longas. Neste caso, eu estou tentando melhorar, mas, geralmente, pego 10 ou 11 km/l. Na ida, eu estou pegando 12-13 km/l.

 

Porém, como falei, o carro é eficiente na rodagem, aproveita bastante se tu é esperto no uso correto da força do motor, acelerando com precaução e respeitando o indicador de troca de marchas.

 

 

Agora, falando de desempenho. Se tu quer, ele tem, é entregue a força. Contudo, há um ponto de atenção nesse torque distribuído. Uma coisa que venho notando é que o motor não tem força abaixo de 2250-2500 rpm. Isso tu só notará se tu fizer o seguinte. As vezes, eu pego lombas íngremes ao sair de uma rua, ou seja, saindo de uma rua plana na primeira marcha (convertendo) e entrando numa lomba íngreme. Ao trocar da primeira e segunda marcha e acelerar, tu subirá lentamente a lomba, tudo por causa do pouco torque tu terás aos 2, 2.500 rpm. Como resolver isso ? Estica um pouco mais na primeira para entrar quase nos 3k na segunda marcha. 

 

O carro realmente é forte quando chega perto dos 3k rpm, é muito perceptível na estrada a força do motor bluemotion e, melhor de tudo, a capacidade de economizar gasolina é superior, mesmo que tu dê uma pisada mais forte para subir uma serra ( é muito bom ouvir o motor trabalhar nessas situações), pois ele vai compensar na descida ou numa reta.

 

Agora, sobre o conforto. Como falei, eu vim de um Fiesta, logo, o Fox é mil maravilhas perto dele. Contudo, há ressalvas. O carro não é silencioso, tu escuta a rodagem, tu escuta os tuc-tuc da suspensão ou amortecedores ao passar por irregularidades do chão e escuta o motor também. Não é incomodativo contudo, mas é interessante falar que um Fit é melhor nesse aspecto. Os bancos são muito bons, a posição de dirigir é perfeita para mim (1,72 m), pois o encosto do braço é perfeito, a direção ( sem ajuste)  está num lugar perfeito e o banco tem ajuste de altura. Além disso, o carro é mais alto do que um fiesta, tornando ótimo dirigir e, ah, o AC é excelente, refrigera muito bem a cabine. 

 

Por conseguinte, falando do sistema multimídia e da tecnologia, também é bom, o Bluetooth funciona, o Som é regular e o Alarme é integrado aos vidros, porta-malas, ou seja, tu podes abrir porta-malas, vidros possuem console (fecham ao acionar o alarme) e o legal é que tu podes abrir por completo os vidros pelo controle também! Além disso, O sensor de estacionamento é bem útil e preciso. O ajuste dos espelhos é elétrico e isso é bem legal, não precisa alcançar a alavanca para ajustar. 

 

Enfim, é esse meu sentimento atual com o carro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah, e um probleminha acabou aparecendo semanada passada:

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E começaram os ruídos:

 

Please login or register to see this link.

 

Sobre o consumo, eu ainda não consegui um consumo fantástico na cidade, contudo, na estrada foi muito bem:

 

Porto Alegre - Garopaba (389 km) : 15 km/l ---- Várias vezes ultrapassei os 120 km/l e mantive velocidades altas na BR 101. Não recomendo fazer isso, é perigoso, o carro fica muito leve, sem contar que a noite correr nessa velocidade não é seguro. Só corri porque ia levar um multa maior do que a velocidade.

 

Garopaba - Porto Alegre: 19 km/l ---- Sempre andando no limite de velocidade, 100/110 km, o carro foi bem econômico.

 

Ambas médias com AC.

 

 

Um detalhe a comentar, esse carro tem bastante força para subir a velocidade. É notável quando tu baixa a marcha e alcança rapidamente a velocidade de ultrapassagem. Contudo, como já falei, ele come gasolina ao fazer isso, baixando para menos de 10 km/l.

 

 

 

Até agora, num total de 1500 km ( aproximado ), o carro está com uma média total ( Computador de Bordo ) em 14,2 km/l, misturando estrada e cidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, 4 mil km depois, já dá para tirar uma segunda impressão.

 

 

O carro continua fazendo a média de 12 km/l na gasolina e na cidade, mas com pouco uso do AC. No etanol, a média é sempre 9-9,3 km/l. É um carro com excelente desempenho em estrada e cidade, com torque invejável para carros 1.4. É pisar que consigo aumentar a velocidade rapidamente. Não é um 1.6, entretanto, Direção elétrica mais torque bom aos 2 mil rpm dá uma boa agilidade no carro. Além disso, tenho que acrescentar elogios ao volante multifuncional, é bom ter o atendimento no volante e rádio. Não houve nenhum tipo de problema, até agora, no uso. Outro ponto, é o meu acerto em pedir pegar um carro completo. O sensor de estacionamento é uma mão na roda, é muito fácil estacioná-lo e se adiciona a direção leve e suave na condução do carro. O AC é forte e refrigera com facilidade a cabine e, impressionante, o motor sente pouco! E, por último, a chave canivete. Fecha carro num toque, abre carro num toque e abre porta-malas. Fácil.

 

Porém, probleminhas já começam a aparecer. Estou tendo problemas com o limpador de para-brisa (simplesmente se arrasta pelo vidro, piorando minha visão da rua em dias de chuva) e barulhos no interior do carro, com painel, botões do painel, porta e alguma coisa no banco de trás. Não esperava o carro começar a chacoalhar tão cedo, isso é irritante as vezes. A suspensão/amortecimento do carro não é silenciosa, é audível o tuc-tuc na suspensão, isola pouco o as imperfeições do terreno. Tenho a impressão que o carro, por utilizar pneus de calibragem maior, necessitava de um trabalho maior no isolamento acústimo ou na suspensão. E, por último, as vezes, no primeiro start do dia, o carro dá uma chacoalhada no início e, as vezes, apaga. Tenho que ver isso na autorizada...

 

Uma coisa que eu tinha esperança de não sentir no Fox: Desconforto em viagens longas. Achava que o carro possuia assento confortável para viagens, mas não foi assim. Em viagens acima de 2h, é desconfortável o banco, dói o traseiro...

 

Enfim, resumo:

 

Pontos Positivos:

 

- Motor potente;

- Economia (ainda pode ser mais, mas vejo que ainda há espaço para ser mais econômico)

- Agilidade;

- AC eficiente

 

 

Pontos Negativos:

 

- Honra o nome de sambeiro dos seus irmãos mais antigos;

- Não é confortável para viagens longas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0