Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Julius Cesar

Mapeamento Do I-Motion

34 posts in this topic

Gente, não querendo exaltar animos... mas eu reduzo marchas parando o carro (economiza freio) e troco marchas a 2000 rpm ou menos quando a situação permite. Ir mais longe gasta mais combustível a toa. Se bem que desconfio que se voce estiver apertando o pé com mais vontade ele vai automaticamente trocar as marchas mais tarde.

Pelo o que li aqui o i-motion está dirigindo "nas melhores práticas". Pra evitar o tranco na descida, se eu puder sugerir, batam na alavanca "+" duas vezes no volante para ele engatar a segunda, assim ele sai de segunda na descida e não da tranco. Depois de alguns segundos o cambio deve voltar normalmente a operação automática, sem precisar mover a alavanca pro M.

 

Pelo menos era assim no test drive que fiz no fox 2015.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acontece comigo também !! Para minimizar, eu jogo em "M" e quando acelero já aperto o + na borboleta, quando engata a 2• aí não da o tranco (na verdade é como ser jogado para trás né?). O cambio deveria ter um sensor de inclinação e engatar a 2 para a saída...

 

ahahahah eu faço a mesma coisa!!! as vezes tem descida que eu esqueço de acelerar pra sair... chego a por 3° sem ele engatar, ai quando engata não da tranco... Sair na subida também é ruim, parece que o cambio fica hesitando com medo do carro parar, parece que só fica firme mesmo depois que você sai acelerando bem, se sair  devagarinho ele fica dando uns socos

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gente, não querendo exaltar animos... mas eu reduzo marchas parando o carro (economiza freio) e troco marchas a 2000 rpm ou menos quando a situação permite. Ir mais longe gasta mais combustível a toa. Se bem que desconfio que se voce estiver apertando o pé com mais vontade ele vai automaticamente trocar as marchas mais tarde.

Pelo o que li aqui o i-motion está dirigindo "nas melhores práticas". Pra evitar o tranco na descida, se eu puder sugerir, batam na alavanca "+" duas vezes no volante para ele engatar a segunda, assim ele sai de segunda na descida e não da tranco. Depois de alguns segundos o cambio deve voltar normalmente a operação automática, sem precisar mover a alavanca pro M.

 

Pelo menos era assim no test drive que fiz no fox 2015.

 

Eu nem chego a colocar em M, só através a borboleta ele ja cambeia e ja eras...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complicado isso, paga-se bem mais caro por um carro pra ter conforto e mesmo assim dá raiva, pq o engate em todas as situações deveria ser bem suave....Aposto que nos modelos mais caros isso não acontece !!! É Braseeeeeelllll meu povo !!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complicado isso, paga-se bem mais caro por um carro pra ter conforto e mesmo assim dá raiva, pq o engate em todas as situações deveria ser bem suave....Aposto que nos modelos mais caros isso não acontece !!! É Braseeeeeelllll meu povo !!!!

 

Cara, eu tive pensando e acredito que houvesse a função que faz o carro andar pra frente ao soltar o pé do freio esses problemas de saída em subida / descida seriam imediatamente resolvidos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

@AG22 esses sintomas também ocorrem no modelo G2?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho as trocas suaves. Não são tão suaves quanto nos carros automáticos com conversor de torque, mas são suaves (pelo menos na versão Highline 15/16 eu achei suave). Em descidas, ainda não reparei esse "tranco", vou ver se observo quando tiver numa situação dessas.

 

Sobre o fato do carro começar a andar sozinho ao tirar o pé do freio, essa função é chamada de Creeping, se não me engano. No câmbio Dualogic Plus da Fiat tem. Porém essa foi uma escolha da VW em não usar essa função no i-Motion pois preserva mais a embreagem.

 

O que ajudaria seria o Hill Holder ser padrão nesse tipo de câmbio, aí seria show de bola. Infelizmente você tem que pagar mais por uma função que facilitaria o dia a dia em ladeiras.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho as trocas suaves. Não são tão suaves quanto nos carros automáticos com conversor de torque, mas são suaves (pelo menos na versão Highline 15/16 eu achei suave). Em descidas, ainda não reparei esse "tranco", vou ver se observo quando tiver numa situação dessas.

 

Sobre o fato do carro começar a andar sozinho ao tirar o pé do freio, essa função é chamada de Creeping, se não me engano. No câmbio Dualogic Plus da Fiat tem. Porém essa foi uma escolha da VW em não usar essa função no i-Motion pois preserva mais a embreagem.

 

O que ajudaria seria o Hill Holder ser padrão nesse tipo de câmbio, aí seria show de bola. Infelizmente você tem que pagar mais por uma função que facilitaria o dia a dia em ladeiras.

 

 

Da uma olhada, para o carro numa descida, e só solta o pé do freio e veja o que acontece... A troca de marchas é suave mesmo, no meu também não incomoda a não ser esses pontos específicos...

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu vejo da seguinte forma. Automatizado é um manual com embreagem e trocas automáticas.

Ou seja, ele vai dar os mesmos trancos de carro manual. A diferença é que no manual como é o motorista que dá o tranco, não sente. Agora como é o carro que dá o tranco, voce não tá esperando e sente e se incomoda. Os passageiros percebem esse desconforto tanto quanto o motorista?

 

Já a função de o carro andar sozinho como no dualogic ou no powershift (fiat e ford) chama creep e realmente dá um conforto muito maior no transito e aclives e declives.
A parte ruim disso é que em todas as situações que o carro está fazendo isso, ele está fazendo "meia embreagem" e o desgaste é maior.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now