Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
ReNaN MaIN

Ruido Com Modulo Gps

15 posts in this topic

Amigos, estou com um problema, possuo um dvd Pioneer AVH-X8580BT, esses dias comprei um modulo gps, que liga na saída RGB (Please login or register to see this link. ) o modulo esta ligado junto ao modulo do som, que é um Taramps TL600 nele tem um duas vias selenium ligado, e dois triaxiais Bomber nas portas traseiras. 

 

As ligações estão o seguinte, o modulo esta ligado na caixa de fusível, é em um ponto de massa embaixo da tampa do porta luvas (meu carro não tem Air Bag) o Modulo do gps esta ligado no mesmo jeito, o modulo do gps esta ao lado do taramps, é o fio rgb passa por dentro do painel, perto dos fios do ar condicionado e chega no aparelho.

 

Porem ao ativar a entrada RGB o GPS funciona muito bem, porem faz um ruido, e conforme a aceleração vai aumentando o ruido tbm aumenta, como um zunido, não sei oque fazer, preciso de ajuda.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O som ligado também sofre interferência?

Normalmente esse tipo de "ruído" é causado ou por aterramento deficiente ou por interferência eletromagnética. Eu acredito que o problema maior seja na interferência causada por um cabo de má qualidade que liga o módulo GPS até o aparelho. Se o som do carro funciona perfeitamente, é mais um indício.

Tente fazer um teste: pegue o cabo RGB e em seu trajeto, enrole-o com papel alumínio (esses de cozinha mesmo) e veja se dá algum resultado. Eu fiz isso num cabo RCA do som do carro e sumiu o ruido. Pode ser uma alternativa...

Se a carcaça for de metal, também vale a pena testar um novo aterramento, puxando um novo fio. É conectar um fio em algum parafuso da carcaça e a outra ponta na lata do carro. Quem sabe também ajuda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode tentar o procedimento passado acima como também pode tentar mudar o aterramento do amplificador.

A maioria dos ruídos no sistema de som é causado por problemas no aterramento do módulo amplificador ou cabos RCA de baixa qualidade, sendo o ruído por deficiência de aterramento mais comum de acontecer.

Pode ser que o fio usado no aterramento do seu módulo seja de espessura inadequada para o consumo de energia. Tente isso, trocar o ponto de aterramento, prenda o terminal em um ponto da carroceria e use um parafuso para fixar fortemente. Se não der certo, tente trocar o fio de aterramento por um que tenha maior espessura caso ele seja fino demais. Para esse amplificador creio que um fio com espessura de 6 mm seja mais que suficiente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

O som ligado também sofre interferência?

Normalmente esse tipo de "ruído" é causado ou por aterramento deficiente ou por interferência eletromagnética. Eu acredito que o problema maior seja na interferência causada por um cabo de má qualidade que liga o módulo GPS até o aparelho. Se o som do carro funciona perfeitamente, é mais um indício.

Tente fazer um teste: pegue o cabo RGB e em seu trajeto, enrole-o com papel alumínio (esses de cozinha mesmo) e veja se dá algum resultado. Eu fiz isso num cabo RCA do som do carro e sumiu o ruido. Pode ser uma alternativa...

Se a carcaça for de metal, também vale a pena testar um novo aterramento, puxando um novo fio. É conectar um fio em algum parafuso da carcaça e a outra ponta na lata do carro. Quem sabe também ajuda.

 

Com o som ligado também tem um chiado, porem bem pequeno, bem pequeno mesmo, coisa de só se notar se estiver no MUTE, porem ao ligar o RGB, e um zunido agoniante, vou tentar passar papel alumínio, essa seria a melhor forma de isolar? o cabo do RCA e um fio de plastico mesmo ( esse anuncio possui uma foto do cabo Please login or register to see this link. )

 

 

Pode tentar o procedimento passado acima como também pode tentar mudar o aterramento do amplificador.
A maioria dos ruídos no sistema de som é causado por problemas no aterramento do módulo amplificador ou cabos RCA de baixa qualidade, sendo o ruído por deficiência de aterramento mais comum de acontecer.
Pode ser que o fio usado no aterramento do seu módulo seja de espessura inadequada para o consumo de energia. Tente isso, trocar o ponto de aterramento, prenda o terminal em um ponto da carroceria e use um parafuso para fixar fortemente. Se não der certo, tente trocar o fio de aterramento por um que tenha maior espessura caso ele seja fino demais. Para esse amplificador creio que um fio com espessura de 6 mm seja mais que suficiente.

 

Esse amp da taramp ele nao possui RCA, o chicote e de fios normais mesmo, talvez isolar os mesmo com papel alumínio seja uma boa ideia, quanto ao aterramento, esta aterrado no parafuso que prende o painel no bloco do carro

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse amp da taramp ele nao possui RCA, o chicote e de fios normais mesmo, talvez isolar os mesmo com papel alumínio seja uma boa ideia, quanto ao aterramento, esta aterrado no parafuso que prende o painel no bloco do carro

Mesmo assim, o ruido na maioria das vezes é causado no aterramento do módulo, eu olharia primeiro isso pra ver se resolve, e outra coisa seria tentar afastar o cabo do sinal do módulo do GPS dos outros fios do módulo. Mas de uma olhada no fio do aterramento e tente usar outro ponto para aterrar de preferencia somente o módulo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Renan, se com o som ligado também aparece o chiado, faz um teste: pegue um fio qualquer, ligue na carcaça do AMP e a outra ponta na carroceria e veja se muda alguma coisa. Como o seu AMP usa sinal de saída do rádio, não vai adiantar muito o teste com o papel alumínio. No máximo verifique se as emendas foram soldadas.

Ao ver o cabo no link que você postou, sugiro outro teste, antes mesmo de isolar os fios com papel alumínio: Pegue um fio fino mesmo e conecte ele na carcaça do DVD. Ele servirá como um aterramento. Com a outra ponta, teste encostando:
- na carcaça do amplificador
- na carcaça do módulo GPS

E verifique se o ruído some.

Veja que eu estou sugerindo apenas testes e nem sei se isso vai funcionar. Mas uma vez ao usar o iPBUS como AUX em um Pioneer, tinha um chiado que só sumia com um contato na carcaça do player.

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Mesmo assim, o ruido na maioria das vezes é causado no aterramento do módulo, eu olharia primeiro isso pra ver se resolve, e outra coisa seria tentar afastar o cabo do sinal do módulo do GPS dos outros fios do módulo. Mas de uma olhada no fio do aterramento e tente usar outro ponto para aterrar de preferencia somente o módulo.

 

Vou fazer os testes e posto os resultado.

 

 

Renan, se com o som ligado também aparece o chiado, faz um teste: pegue um fio qualquer, ligue na carcaça do AMP e a outra ponta na carroceria e veja se muda alguma coisa. Como o seu AMP usa sinal de saída do rádio, não vai adiantar muito o teste com o papel alumínio. No máximo verifique se as emendas foram soldadas.

Ao ver o cabo no link que você postou, sugiro outro teste, antes mesmo de isolar os fios com papel alumínio: Pegue um fio fino mesmo e conecte ele na carcaça do DVD. Ele servirá como um aterramento. Com a outra ponta, teste encostando:
- na carcaça do amplificador
- na carcaça do módulo GPS

E verifique se o ruído some.

Veja que eu estou sugerindo apenas testes e nem sei se isso vai funcionar. Mas uma vez ao usar o iPBUS como AUX em um Pioneer, tinha um chiado que só sumia com um contato na carcaça do player.

 

Muito Obrigado, irei testar e divulgo aqui, porem para aterrar a carcaça do modulo GPS e só encostar em qualquer lugar dele? se eu quiser tentar aterrar o player pode ser em qualquer lugar tbm?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Procurei aqui no meu celular, e encontrei uma foto, nessa foto da pra ver aonde esta sendo feito o aterramento de ambos os módulos.

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, mas tem que ser em locais onde é de metal.

Pela foto esse aterramento não está adequado. O olhal do conector está com o contato no plástico. O certo seria ele abaixo do acabamento, com maior contato.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom pessoal, após 4h mechendo nisso, refiz tudo, passei manta de alumínio e nada, uma coisa que diminuiu um pouco o barulho, foi ligar um fio negativo em um parafuso do módulo GPS, porém, a caixa de abelhas ainda continua lá, e depois de já estar desisitindo após longas 4h mechendo, resolvi colocar a mao nos tweeters do kit duas vias da selenium, é? Acabou, tirando a mão, voltou, resumindo, esses tweeters são muito agudos, é com isso até uma pequena interferência normal acaba chiando muito, então oque fazer? Colocar um feltro no tweeter pra ele não sair mais Som? Ou tem um geito de resolver isso? Alguem ajuda? Ficando muito aborrecido já =/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não usaria esse artifício para diminuir o ruido Renan e até acho que não iria resolver.

Essa questão de interferências são chatas mesmo.

Uma pergunta: esse módulo GPS tem saída de áudio?? (possui voz)
Se sim, por um acaso você tem ou encontrou algum esquema do conector RGB? Pois se você descobrir quais são os fios de saída de áudio (são pelo menos 2), teste usando uma agulha com um fio na ponta aterrado e veja se o ruido some. TESTE apenas se você descobrir quais são os dois fios, pois se tiver algum com sinal + pode dar curto.

Eu digo isso pois eu usava a entrada AUX pelo ipBUS de um Pioneer e ficava um chiado forte. Só resolveu quando eu aterrei no player o fio de saída de áudio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não usaria esse artifício para diminuir o ruido Renan e até acho que não iria resolver.

Essa questão de interferências são chatas mesmo.

Uma pergunta: esse módulo GPS tem saída de áudio?? (possui voz)

Se sim, por um acaso você tem ou encontrou algum esquema do conector RGB? Pois se você descobrir quais são os fios de saída de áudio (são pelo menos 2), teste usando uma agulha com um fio na ponta aterrado e veja se o ruido some. TESTE apenas se você descobrir quais são os dois fios, pois se tiver algum com sinal + pode dar curto.

Eu digo isso pois eu usava a entrada AUX pelo ipBUS de um Pioneer e ficava um chiado forte. Só resolveu quando eu aterrei no player o fio de saída de áudio.

 

Então, ele tem saída de voz sim, tipow vire a esquerda e tals, eu acho ate desnecessário, ai pensei em cortar os fios do áudio, porem os fios são muito finos, e não sei quais são os de áudio, ai se cortar errado, vai ser quse impossivel remendar, sobre aterrar o player, eu liguei um negativo na carcaça, nos parafusos, em tudo quanto e canto, e não mudou nada, to meio perdido agora

Share this post


Link to post
Share on other sites

Renan, se tem saída de áudio, vale a pena testar mais essa.

Esse terra que citei agora é no fio de áudio. Por isso que falei pra fincar uma agulha no fio e testar. Pelo conector no lado do GPS parece que dá para testar também (se tiver como tocar no conector metálico). Se você tiver um multímetro dá para descobrir quais conectores tem sinal positivo (+) e assim, testar o terra nos demais.

O fato é que o problema maior, pelo que deu para entender, é o próprio sistema da Pioneer. Vi uns relatos de problemas com o mesmo player que o seu, utilizando o conector RGB.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, apos tentar e tentar, e tentar de novo, o maximo que consegui de melhora foi diminuir um pouco o zunido igual de aviao, aterrando o modulo, porem ando com a entrada rgb desligada, e so ligo se for usar o gps, esta dando pra suportar

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0