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GSFreitas

Ar Condicionado - Não Ligar Com O Motor Em Alta Rotação

13 posts in this topic

Por mais óbvio que pareça, eu nunca tinha me ligado neste assunto.

Recebi um e-mail falando a respeito, achei interessante e resolvi compartilhar.

 

Trata-se da recomendação para não ligar o ar condicionado quando o motor estiver em altas rotações (acima dos 3.000rpm). Segundo o autor (não pesquisei a fonte) o mecanismo de acionamento do compressor do ar condicionado funciona por intermédio de um acoplamento ao motor do carro, semelhante a uma embreagem. Desta forma, se ligarmos o ar condicionado com o motor em alta rotação, submeteremos o compressor a um "tranco" que certamente diminuirá sua vida útil, causando danos a médio e longo prazo.

 

A dica é sempre ligar o ar condicionado em baixa rotação. E, caso precise ligar o ar condicionado quando o veículo estiver em velocidade, numa rodovia por exemplo, a sugestão é acionar a embreagem ou deixar o carro em ponto morto e deixar a rotação baixar um pouco a rotação antes de ligá-lo.

 

Como eu disse, parece óbvio. Talvez muitos já saibam disso. Mas eu confesso que nunca me liguei neste detalhe. Por outro lado, nem sei ao certo se a recomendação e a explicação procedem mesmo (desconheço o funcionamento do ar condicionado em detalhes), mas acho que toda dica que tenha por objetivo preservar o carro vale a pena!

 

 

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Você tem a fonte desse teste? Como foi feito, que tipo de carro usaram?

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Existe uma embreagem magnética que conecta o sistema do ar condicionado com o motor, assim que acionado, ela se acopla ao motor. Essa dica faz sentido....

Obs.: Vi sobre essa embreagem no manual o.O

Flws

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Pode até fazer sentido, mas se assim for, os sistemas mais modernos estão condenados, pois o compressor desacopla no momento em que o motor é exigido numa viagem ou ultrapassagem na estrada p.ex., e dificilmente roda-se abaixo de 3mil RPM no caso de um veículo 1.0.

Na minha opinião, acho um pouco exagerado o cuidado.

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Como eu ligo o ar ainda na garagem, não preciso me cuidar tanto.. kkkkkkkkkkkkk

rafaelmindingo likes this

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Você tem a fonte desse teste? Como foi feito, que tipo de carro usaram?

 

Não tenho. Vou procurar saber mais. Se eu encontrar a fonte e mais detalhes sobre esta recomendação eu trago.

 

 

Pode até fazer sentido, mas se assim for, os sistemas mais modernos estão condenados, pois o compressor desacopla no momento em que o motor é exigido numa viagem ou ultrapassagem na estrada p.ex., e dificilmente roda-se abaixo de 3mil RPM no caso de um veículo 1.0.

Na minha opinião, acho um pouco exagerado o cuidado.

 

Eu não conheço os sistemas, mas realmente, se o próprio equipamento realiza acoplamento e desacoplamento com o motor em rotações maiores, não faz muito sentido tanto cuidado. Talvez seja um preciosismo ou algo que condiz com a realidade de sistemas mais antigos.

 

 

Como eu ligo o ar ainda na garagem, não preciso me cuidar tanto.. kkkkkkkkkkkkk

 

Por isso que até hoje eu não precisei saber dessa dica, rsrsrsrsrsrs.

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Vi no canal do Dr Carro essa semana (estranho que ia postar o link, mas nao achei mais), uma série de vídeos sobre Ar. O especialista falou que não tem nada a ver esse papo de "fazer mal ao motor", o sistema foi projetado pra acionar e desacionar a qualquer momento, em qualquer regime de rotação. O cara é dono da Please login or register to see this link.

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Parece fazer sentido, mas não faz se for pensar com calma...

 

Ele desgasta prematuramente? QUANTO prematuramente? De 20 anos para 18 anos de durabilidade?

 

Como fazer no automático? Não dá para colocar no ponto-morto...

 

E outra, o ar liga e desliga N vezes durante uma viagem... se fosse para estragar já teria estragado em carros mais usados...

 

A embreagem é exigida muito mais e dura dezenas de milhares de km... e também tem a questão do acoplamento dela e tal..

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Se isso é real também não sei, mas no meu AC estragou a tal de 'bobina magnética que aciona o compressor', o cara da especializada disse que isso normalmente acontece quando acionamos o AC em altas rotações e a bobina é submetida ao 'tranco'. Bom, depois de gastar R$180,00 agora só ligo o ar na suavidade...hehehe

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O conjunto é projetado para aguentar qualquer regime de rotação no acoplamento. É natural quebras em alguns componentes, até porque em mecânica sempre haverá desgaste natural, principalmente nos rolamentos. A quebra pode ter sido uma peça defeituosa desde a produção, falaram muito dos VHT safra 2009, aqui tem um G5 dessa época que está chegando aos 60 mil km vendendo saúde... Meu Fox tem mais de 60 mik km e o ar está firme e forte, ligo em qualquer regime, dificilmente já saio da garagem com ele funcionando, primeiro espero sair o ar mais quente da cabine com o carro em movimento quando saio do trabalho (muito sol no carro o dia todo) para depois ligar o AC. Se pestarem atenção, o acoplamento não é automático quando se liga o botão, depois de alguns segundos que se ouve o CLICK.

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O conjunto é projetado para aguentar qualquer regime de rotação no acoplamento. É natural quebras em alguns componentes, até porque em mecânica sempre haverá desgaste natural, principalmente nos rolamentos. A quebra pode ter sido uma peça defeituosa desde a produção, falaram muito dos VHT safra 2009, aqui tem um G5 dessa época que está chegando aos 60 mil km vendendo saúde... Meu Fox tem mais de 60 mik km e o ar está firme e forte, ligo em qualquer regime, dificilmente já saio da garagem com ele funcionando, primeiro espero sair o ar mais quente da cabine com o carro em movimento quando saio do trabalho (muito sol no carro o dia todo) para depois ligar o AC. Se pestarem atenção, o acoplamento não é automático quando se liga o botão, depois de alguns segundos que se ouve o CLICK.

Concordo, existem muitos boatos por ai afora que acaba confundindo o pessoal. A queima da bobina não indica carga excessiva no compressor por conta da rotação. A bobina nada mais é que um componente elétrico que serve de ponte para o acionamento da embreagem eletromagnética do compressor.

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Observando os comentários, acho que o diagnóstico é claro!  :)

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Opa, esse youtube ta meio louco. Achei o vídeo de novo:

 

GSFreitas and rafaelmindingo like this

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