Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

adenilson707

D.i.y.- Limpeza Do Corpo De Borboleta Ou Tbi

41 posts in this topic

Please login or register to see this link.

 

video canal hi torque dessa semana, falando sobre limpeza do corpo de borboletas. 

Deu uma espetada no Diego Velocimetros eheheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, estou pensando em limpar a TBI em casa usando um Limpa TBI da Koube que é indicado pelo ADG. Se fizer a limpeza da TBI sem desmontar é necessário passar o Scanner, ou o SpaceFox ou Fox 2012 faz o aprendizado sozinho??? Se não passar o Scanner acende a luz de injeção no painel?

 

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, estou pensando em limpar a TBI em casa usando um Limpa TBI da Koube que é indicado pelo ADG. Se fizer a limpeza da TBI sem desmontar é necessário passar o Scanner, ou o SpaceFox ou Fox 2012 faz o aprendizado sozinho??? Se não passar o Scanner acende a luz de injeção no painel?

 

Obrigado.

Fiz a limpeza do meu e não tive nenhum problema, não acendeu a luz da injeção muito menos tive que passar o scanner.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz a limpeza do meu e não tive nenhum problema, não acendeu a luz da injeção muito menos tive que passar o scanner.

 

Fez a limpeza sem desmontar, usou qual produto? Chegou a fazer algum procedimento p/ o aprendizado depois da limpeza? Muitos falam que se não passar o scanner acende a luz da injeção e o consumo vai nas alturas!

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Marcio, realmente existe este procedimento com o scanner. Mas lendo um pouco sobre o sistema E-GAS (acelerador eletrônico) não vi nada esclarecedor sobre a necessidade de scanner para realizar a limpeza.

Pelo que entendi, normalmente usa-se esta função do scanner em caso de troca do TBI ou em casos de anomalia.

No meu entendimento, a limpeza pode ser feita, desmontando ou não. O fato de desmontar não afetaria qualquer parâmentro, a não ser que exista sujeira o suficiente para causar estrangulamento do fluxo de ar ou para limitar o movimento da borboleta (situação praticamente impossível de se acontecer).

Essa de acender a luz, imagino eu, que deve ser por um conjunto de fatores e não apenas por ter desmontado o TBI e desconectado o plug. Tem muita gente que se esquece de conectar o plug na hora de remontar e liga a ignição, aí nesta hora, provavelmente é gerado um código de erro e um scanner pode ser necessário.

Eu normalmente limpo montado mesmo, com um pano e com o motor desligado, pois a abertura do TBI dos 1.6 é grande o suficiente. Mas já soltei o conector e nada aconteceu (só faltava soltar os parafusos).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for limpar removendo a tbi é só não deixar a ignição ligada.

 

Normalmente não é para acender a luz de injeção

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fez a limpeza sem desmontar, usou qual produto? Chegou a fazer algum procedimento p/ o aprendizado depois da limpeza? Muitos falam que se não passar o scanner acende a luz da injeção e o consumo vai nas alturas!

 

Abraços

No meu caso tinha pouca sujeira e não havia necessidade de soltar o corpo, se estiver muito sujo a tendência é da borboleta abrir mais nesse caso pode ser que haja necessidade de fazer o aprendizado depois da limpeza. Só borrifei limpa tbi da Wurth nada mais. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá amigos!

 

Eu realizo a limpeza da TBI utilizando descarbonizante (recomendo KOUBE, WURTH e o Ultra LUB) e com alguma pessoa auxiliando para manter o carro acelerado (o ideal é que mantenha em no mínimo 2.000rpm e com toques constantes para o carro não morrer). Ao aplicar o produto, é ideal borrifa-lo em toques e sempre nas bordas, cuidando o eixo da borboleta (se aplicado produto em excesso nesta parte, é possível que escorra para dentro do gerenciador eletrônico da peça, ocasionando no mal funcionamento).

 

O ideal é fazer com o carro em funcionamento e não desmontado (exceto em casos de extrema necessidade), pois a probabilidade de escorrer produto para o gerenciador é muito maior.

 

Após fazer a limpeza, recomendo deixar o carro ligado por (+-) 2 minutos em lenta. Também costumo desligar o negativo da bateria antes de ir dormir e conecta-lo ao amanhecer (alguns dizem que a memória do módulo reseta os parâmetros originais passadas 4 horas sem energia).

 

Com todos estes procedimentos, nunca acendeu luz de avaria no painel e o carro sempre respondeu muito bem ao toque no acelerador.

 

Espero ter ajudado! Abraços!

Osmar Scarpini likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos de todos!!! Vou pesquisar os preços do Limpa TBI e em breve comprar o produto p/ fazer a limpeza. Depois das respostas fiquei mais tranquilo e vou fazer a limpeza sem remover, e acredito que não vou ter problemas em não passar o scanner.

 

Percebi tbm assim como ja foi citado por outros aqui no fórum que tem uma mangueira que conecta naquele tubo da passagem de ar que está melada de óleo....parece ser comum, mas tem como fazer alguma limpeza p/ evitar que fica melada de óleo?

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos de todos!!! Vou pesquisar os preços do Limpa TBI e em breve comprar o produto p/ fazer a limpeza. Depois das respostas fiquei mais tranquilo e vou fazer a limpeza sem remover, e acredito que não vou ter problemas em não passar o scanner.

 

Percebi tbm assim como ja foi citado por outros aqui no fórum que tem uma mangueira que conecta naquele tubo da passagem de ar que está melada de óleo....parece ser comum, mas tem como fazer alguma limpeza p/ evitar que fica melada de óleo?

 

Abraços

Márcio,esse óleo é do anti chama e sempre vai sujar o corpo, se estiver sujando demais é porque o anti chama deve estar saturado, nesse caso é melhor mandar trocar. O meu troquei esse ano, comprei um da marca AJE ótimo custo benefício.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz a limpeza do corpo no domingo usando o Limpa TBI da Koube. Não estava muito sujo, era mais nas bordas e foi facilmente removido com o produto.

A limpeza foi feita com o carro ligado e uma pessoa acelerando. Porém percebi no mesmo dia que o consumo aumentou bastante, e hoje ainda estou percebendo o consumo maior que antes da limpeza. Antes da limpeza no etanol estava fazendo na cidade 7Km/l e agora esta fazendo 5Km/l.

 

O consumo vai voltar ao normal com o tempo ou será necessario algum procedimento?

 

Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, estou voltando aqui p/ falar que o consumo voltou ao normal. No mesmo dia que perguntei sobre o consumo eu desliguei o negativo da bateria por durante 2 horas, depois liguei novamente e virei a chave sem dar partida (só até as luzes do painel acenderem) e deixei assim por volta de 3 minutos e então liguei o carro. O carro ficou ligado por cerca de 20 minutos em marcha lenta.

Depois desse procedimento, no mesmo dia o consumo melhorou passando de 5Km/l para 6Km/l e nos 2 dias seguintes normalizou para os 7Km/l que fazia antes da limpeza. No sábado fiz uma viagem curta e na estrada tudo normal com o consumo tbm.

 

Não posso afirmar que foi o procedimento de desligar a bateria, mas funcionou e está tudo normal com o carro.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

É só apertar as duas pontas com um alicate, ela vai alargar aí vc puxa esse duto, não precisa retirar ela do local, aperte e puxe.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 12/06/2015 at 11:45, Marcio L disse:

Pessoal, estou pensando em limpar a TBI em casa usando um Limpa TBI da Koube que é indicado pelo ADG. Se fizer a limpeza da TBI sem desmontar é necessário passar o Scanner, ou o SpaceFox ou Fox 2012 faz o aprendizado sozinho??? Se não passar o Scanner acende a luz de injeção no painel?

 

Obrigado.

Amigo,

Fiz a limpeza no meu fox 2006 com car 80 e limpou Tudo, tinha muito oleo na tbi,o motor ficou Sereninho e silencioso, e não acendeu nenhuma luz no painel.depois da limpeza Abasteci e vou ver se deu resultado no consumo e te falo Abçs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now