Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

adenilson707

D.i.y.- Limpeza Do Corpo De Borboleta Ou Tbi

41 posts in this topic

Galera, fiz isso no gol g5, mas o procedimento é igual

O passo-a-passo agora é dessa forma

O que irá de fato precisar:

* Uma chave de fenda
* Uma lata de CAR-80 ou similar
* Conjunto chave Torx
* Uma lata de limpa-contato

O limpa-contato é pra limpar a tomada do acelerador eletrônico.
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Desplugue o fio do acelerador eletrônico com a chave de fenda. Tire com cuidado.
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Fora do lugar. Aproveite e jogue limpa-contato nessa tomada
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Depois, só puxar a mangueirinha que fica na peça. Puxe com jeitinho. Se seu carro for mono, pule esse passo, pois a TBi do mono não tem essa mangueira
 
Please login or register to see this image.
 
 
Vai precisar de uma chave Torx T30
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Desparafuse em X
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Mande ver no CAR 80 ou similares e limpa com a estopa(não tirei foto da mesma)
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
Depois, sentido inverso da montagem. E não esqueçam de reconectar o sensor do acelerador eletrônico, pois sem estar ligado, acusa "EPC" no painel
 
 
Achei esse produto
 
 
Please login or register to see this image.
 
 
O senão dele é o cheiro, que é forte. Mas o desempenho dele é muito superior ao do CAR-80 tradicional.
 
Acreditem se quiser, esse SK-80 tira BORRA de motor. Claro, vai gastar umas 20 latas, mas é bão.
 
Limpei a TBi com ele faz um mês. Fui conferir, acreditem, estava LIMPA. E olha que uso gasolina, álcool sem critério algum. Hoje gasola, amanhã álcool.
 
O custo é o mesmo do CAR-80, uns R$ 15,00. Mas tem um desempenho muito melhor.
 
Quando vi a primeira vez, torci o nariz até ver o que ele é capaz.
 
Quem produz:
 
Please login or register to see this link.
 
 
Fica ai a dica

Share this post


Link to post
Share on other sites

vou ver onde fica essa peça na minha raposa.. valeu...

Share this post


Link to post
Share on other sites

vou ver onde fica essa peça na minha raposa.. valeu...

 

Sabe o filtro de ar, que no 1.0 tem a tampa com o nome VHT? É no canto direito. Há duas mangueiras, a grande que é do respiro de óleo e a menor que não sei pra que serve. Basta puxá-las e puxar a caixa do filtro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No 1.6 tem uma mangueira grossa que sai duma caixa plástica meio trapezóide (filtro de ar) e vai pra TBI que fica em cima do coletor de admissão.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é necessário retirar o corpo de borboleta, correto? Apenas espirrando car 80 e acelerando ele limpa. Ou estou enganado?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é necessário retirar o corpo de borboleta, correto? Apenas espirrando car 80 e acelerando ele limpa. Ou estou enganado?

De preferência não retire, basta alguém acelerar e outra pessoa ir borrifando limpa tbi, no final do ano passado limpei do meu, como não tinha ninguém pra ficar acelerando empurrei o assento do motorista tudo para frente e peguei o aspirador de pó portátil prensei entre o assento e o acelerador.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não entope os picos posteriormente não?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não entope os picos posteriormente não?

A sujeira que estava na tbi não passa pelos bicos., vai direto pro motor.

FRANCISCO ALVES likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não é necessário retirar o corpo de borboleta, correto? Apenas espirrando car 80 e acelerando ele limpa. Ou estou enganado?

Desta forma, até limpa, mas dependendo da sujeira acumulada, vai só melar mais. A única coisa boa é que acelerando, vai limpar as válvulas de admissão que normalmente acumulam carbonização (ao menos vai derreter um pouco a sujeira das válvulas).

O ideal é desmontar e limpar na mão.

Só uma OBS.: No procedimento do post, na foto 2, usou-se chave de fenda para retirar o plugue. Isso NÃO é necessário e pode danificar o plugue.

Notem que existe uma lingueta no próprio conector, perto da saida dos fios. É apertar para baixo e puxar, que o conector sai.

FRANCISCO ALVES likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom o tópico ajuda muito, e evita ta gastado dinheiro em oficinas onde os caras só querem sugar o cara! Amigão só uma dúvida essa parte preta da TBI não abre ela? pra limpar só basta limpar essa parte da borboleta? gostaria de saber se o amigo não tem uma foto que mostre por baixo da TBI?

FRANCISCO ALVES likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Andre, essa parte preta é onde está o mecanismo elétrico de abertura da borboleta. Ela não precisa de manutenção.

Para limpeza é só limpar a parte interna do corpo e a borboleta, nada mais. Bem simples.

Uma imagem da TBI por baixo (retirado da internet)

Please login or register to see this image.

FRANCISCO ALVES likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Andre, essa parte preta é onde está o mecanismo elétrico de abertura da borboleta. Ela não precisa de manutenção.

Para limpeza é só limpar a parte interna do corpo e a borboleta, nada mais. Bem simples.

Uma imagem da TBI por baixo (retirado da internet)

Please login or register to see this image.

Ah valeu meu patrão! é muito simples mesmo! obrigado pela explicação! 

FRANCISCO ALVES likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bueno, fiz a limpeza do meu sem retirar do local. Ficou fino, 100%. Muito mais prático. Depois foi só passar o scanner e já era!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Jyvago, qual seria o motivo para passar scanner após a limpeza? Ou é porque tinha alguma outra anomalia?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Jyvago, qual seria o motivo para passar scanner após a limpeza? Ou é porque tinha alguma outra anomalia?

Após a limpeza do TBI é necessário limpar a memória adaptativa da central. Se não fizer isto o carro pode ficar, ainda, com a marcha lenta oscilando e alto consumo. Já ouvi dizer que deixar a bateria desconectada faz o mesmo resultado, mas não testei. Passei o scanner e zerou tudo.

P.S.: Não tinha nenhuma avaria registrada na central.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ADG, Dr. Carro, Dr. Macete e Diego Velocímetros sempre dando uma mãozinha hehehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opá!

 

Na última revisão que fiz notei que a manguei que vem do filtro de ar que se encaixa na tbi esta suja de óleo na conexão, aí pergunto acontece com vocês também? é normal?

 

 

Na próxima revisão vou mandar limpar a tbi, só não limpo antes porque não há nenhum sintoma anormal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opá!

 

Na última revisão que fiz notei que a manguei que vem do filtro de ar que se encaixa na tbi esta suja de óleo na conexão, aí pergunto acontece com vocês também? é normal?

 

 

Na próxima revisão vou mandar limpar a tbi, só não limpo antes porque não há nenhum sintoma anormal.

 

No antigo fox que eu tinha, quando eu fui limpar a tbi esta conexão também estava suja de óleo, qdo retirei a mangueira a tbi estava bem suja e após a limpeza senti uma diferença na aceleração, parece que o carro ficou mais "esperto".

É um processo bem simples.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na última revisão que fiz notei que a manguei que vem do filtro de ar que se encaixa na tbi esta suja de óleo na conexão, aí pergunto acontece com vocês também? é normal?

É normal. O vapor de óleo sobe pelo respiro do antichama e é meio que inevitável o acúmulo no tubo.

Limpei o meu esses dias por causa disso. O tubo estava sujo, a TBI não estava tanto. Limpei os dois.

Praticamente a cada 20 mil km vou ter que fazer a limpeza para evitar o acúmulo de óleo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link.

 

video canal hi torque dessa semana, falando sobre limpeza do corpo de borboletas. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu pelas informações!

 

Próxima revisão vou mandar limpar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now