Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Thyago Szoke

O Outro Integrante Da Garagem... Santana Cli 1.8 2P 1994

23 posts in this topic

Desde que me cadastrei estou devendo um tópico para o CLi, como chamo meu outro carro. É um Santana CLi 1.8 2 portas 1994, na cor Cinza Metálico Spectrus, desde 0km na família, e que está atualmente com 33 mil km originais.

Tudo começou no distante ano de 1994... no dia 23 de março pra ser mais preciso:

Please login or register to see this image.

Manual e cartão do código do rádio

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Dut: único dono!

Please login or register to see this image.

Primeiras imagens do CLi, cerca de 2 ou 3 semanas após ser tirado da concessionária:

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

A história deste Santana teve seu início há muito tempo, 19 anos atrás. Foi em março, pouco após o Carnaval, quando meu avô queria trocar o carro dele, um Santana CL 1.8 4p 1987, por um Santana zero quilômetro. O 87, branco, estava com cerca de 90.000 km e já precisava de manutenções, pois meu avô se limitava a fazê-las conforme iam surgindo.

Depois de muito pesquisar, foi encontrado na concessionária Hirai, no bairro Alto da Lapa, em São Paulo, um CLi 'em trânsito' (ou seja, ainda não tinha chegado na concessionária), completo, por um bom preço. Era um CLi, duas portas, na cor Cinza Metálico Spectrus e com o pacote de opcionais mais completo na época: direção hidráulica, vidros verdes com pára-brisas degradê, alarme ultrassom com acionamento na chave, rádio Volksline, ar quente e alto falantes dianteiros. Meu avô, empolgado, ligou para casa perguntando o que eu achava, e diante do meu 'manda bala!!!', fechou o negócio com o vendedor Pietro Fava.

A retirada do carro foi marcada para uma segunda-feira à tarde, na própria Hirai. Escolhida a placa, acertados os documentos e seguro, o carro estava pronto. Fomos pegar o carro e aguardamos cerca de uma hora até a liberação dele. Fiquei ansioso até o momento em que o vendedor telefonou para a oficina e disse: 'pode subir o Santana cinza'. Fomos para a área de entrega de veículos, e me lembro até hoje de ficar espiando a rampa em caracol para vê-lo chegar. Foi então que ouvi uma buzinada para alertar que um carro estava subindo, e seu capô surgiu fazendo a curva da rampa, revelando o carro por inteiro.

Estacionado, com plástico nos bancos e no carpete, o consultor técnico foi apresentando o carro, falando dos equipamentos, manutenção, etc. Quando entrei, a primeira coisa que reparei é que ele tinha um toca-fitas Volksline e caixas de som no bagagito! Questionado, o consultor disse que provavelmente os rádios haviam acabado na linha de montagem e colocaram um toca-fitas no lugar – e sua impedância pedia os falantes traseiros. Isso, sem custo adicional! Contou ainda que um Logus GLi teve o mesmo problema, e foi colocado um CD player com equalizador totalmente grátis!

Bem, a empolgação já começou aí. Saímos para a rua e, óbvio, a primeira coisa feita foi o enchimento do tanque – na reserva. Todos olhavam para nós, naquele carro novinho, cheirando a plástico, borracha e tecido, aquele cheiro característico.

Logo na Páscoa, fomos viajar com ele para a praia. Transmitia muita segurança, um carro realmente estável e muito confortável para a estrada.

Entretanto, em agosto do mesmo ano, meu avô veio a falecer, e o carro ficou parado. Ficava à disposição da minha avó, que não dirige, e que quando precisava sair ou viajar, ou recorria à motorista dela ou ao meu tio, a mim ou ao meu pai.

Hoje, quem cuida dele sou eu. Recentemente foi tirado o plástico do carpete, porque estava amarelado e feio, mas continua absolutamente original. O porta-malas, sem riscos, tem seu carpete também intacto, pela proteção de um pano. O bagagito também. Não possui riscos, e está impecável tanto por dentro quanto por fora. Não tem a famosa falha no carpete, abaixo do porta-luvas, tampouco o rangido das molas do porta-malas quando este se abre.

A manutenção até hoje deveu-se mais à idade do que ao uso, incluindo aí toda a suspensão, freios e uma limpeza geral na TBI, junto com troca de juntas e correia dentada. No momento, a única coisa a ser feita é o reparo no courvim das laterais de porta, que estão descolando (mal de Santana).

Já houve ofertas para compra, e nenhuma foi – e será – aceita.

Algumas fotos:

Estacionado

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Recém-encerado (Meguiar's):

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

De traseira:

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

Please login or register to see this image.

(Essa foi só pra encher o saco dos fotógrafos de plantão)

Capô encerado:

Please login or register to see this image.

Velocímetro e hodômetro:

Please login or register to see this image.

Interior à noite:

Please login or register to see this image.

Foto mais recente que eu tenho dele (da Noite Anos 90, do Matel Auto Show, no Sambódromo):

Please login or register to see this image.

É isso! Espero que gostem!

Abraços!

Rmts and Carlos like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tive o privilégio de ver ao vivo, duas ocasiões, e incrível, mas o que é visto nas fotos é exatamente o que é o carro, impecavelmente liso!

E belíssima história! me fez relembrar 1997, ano em que meu pai pegou um 1997, que até hoje, é o carro que me fez gostar de carro!

E parabéns pela milionésima vez Thyago, não há forma melhor de manter viva a memória do teu vô com esse carro ai, nesse estado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

parabens!! inteiro!! esses ai é mosca branca ainda mais bem cuidado!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu pai tbm tem um Santana 2.0 GLI 96, único dono, 76.000KM original ,estepe está sem uso, na cor vinho, ele não vende por nada nesse mundo, quanto a manutenção foram...( Correia dentada, velas e cabos, óleo, aditivo radiador, pneus, freios, escapamento ). Por ser um carro antigo, acho que é um carro super resistente, anda muito,  e manutenção barata.

 

Abraço !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Thyago, que história bacana! Parabéns! O carro está impecável....

É bem capaz da revista quatro rodas querer fazer uma matéria com ele, do quadro "Grandes Brasileiros", o carro está perfeito e original!

Meus parabéns novamente! Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gosto de ver obra de arte !!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

OOoooooooooo...  Animal heim !! Show de bola por demais!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu, pessoal! Eu (e o Santana, hahaha) ficamos muito agradecidos! Procuro cuidar bem dele! :D
 

Thyago, que história bacana! Parabéns! O carro está impecável....

É bem capaz da revista quatro rodas querer fazer uma matéria com ele, do quadro "Grandes Brasileiros", o carro está perfeito e original!

Meus parabéns novamente! Abraços

 
Assim?  :lol:

 

Please login or register to see this image.

 

Please login or register to see this image.

 

Ele saiu na edição de Novembro de 2010!

 

Abração!

Carlos likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gosto de ver obra de arte !!!!

 

Disse tudo, que obra de arte, meus parabéns Please login or register to see this link. , um dia minha raposa vai ser assim, lendária rs rs.

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meus parabéns por essa relíquia e pela belíssima história, realmente impressionante!

 

Eu sou um apaixonado por Santana, paixão adquirida através do meu pai que já teve 6  e com a chegada do modelo 2014 será o 7º Santana adquirido se Deus quiser!!

 

Gosto tanto de Santana que tenho no nome de verdade e até no nick!haha

 

Obrigado pela garagem e a história! :)

 

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns Thyago, está muito lindo esse Santana, também não venderia se tivesse um desses, tenho um Gol 93 desde 0km que era de meu pai, comprei um Fox com a intenção de vender o Gol mas no final acabei desistindo, hoje cuido dele com muito carinho, não vendo e não troco por nada.

Sobre o estepe, o meu Gol também estava com o original que nunca foi usado mas semanas atrás resolvi substituir por um novo, o dono da loja de pneus até se assustou com a relíquia do estepe.

Esse motor é um AP? É bem parecido com o do meu, só que no meu caso é carburado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Heheheh boa Thyago!

Esse carro tá impressionantemente bem cuidado, logo pensei na materia da quatro rodas hehe, inclusive devo ter essa revista!

Meus parabéns mais uma vez!

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mosca branca dos olhos azuis! 

Parabéns pela relíquia e com o cuidado que tem com o carro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lindo demais e MTO bem cuidado! Parabens!

 

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Belo carro... Tb tive um santana em 2001, só que 1986 monocromático (marrom por dentro e por fora) e foi um excelente carro...

 

Tenho até umas fotos dele...

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1368216669__phto0103.jpg" alt="pre_1368216669__phto0103.jpg">

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1368216657__phto0102.jpg" alt="pre_1368216657__phto0102.jpg">

 

Please login or register to see this image. /uploads/imgs/pre_1368216645__phto0101.jpg" alt="pre_1368216645__phto0101.jpg">

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nota 10 cara...!! Parabens, tinhamos um Monza Hatch SR 1.8, 1986, Álcool, mas infelizmente era utilizado pelo meu pai no dia a dia e o tempo acabou judiando com os "desgastes do dia a dia", bem como encostadas de porta etc... mas estava show tbm... aerofólio, rodas, bancos recaro originais, etc...! Muito Bacana!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,

 

uia, TOP tbm eim seu santana quadrado! 

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

vlw GPlease login or register to see this link. , estava muito inteiro mesmo, tanto que qdo vendi, peguei 850,00 a mais que a tabela, anunciado no velho Primeira Mão, o primeiro que viu levou...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caramba amigo, sensacional ... Parabéns é carro pra toda vida. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

nossa duas reliquias!!

 

show!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parabéns muito bonito e CONSERVADO!! E ele ainda é mais bonito do que a nova versão que será (ou já foi?) lançada na China com provável retorno ao mercado brasileiro...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu, galera! Procuro cuidar o máximo possível! :D

 

Fiz um pequeno upgrade:

 

Please login or register to see this image.

 

Faróis de neblina originais Arteb, de estoque antigo. A instalação foi feita seguindo o esquema elétrico original, com conectores originais, botão original, tudo original, e de forma reversível. Assim, caso amanhã ou depois eu queira voltar para o original, não ficará nenhuma "cicatriz". As tampas do pára-choque são removíveis e estão guardadas; a lanterna traseira teria de ser furada para a instalação da luz de neblina traseira e assim foi feito, mas numa Arteb original que comprei para isso. Assim, guardei a original do carro intocada.

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0