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fox16

Arrefecimento: Triste Constatação

7 posts in this topic

Pessoal,

Em função da necessidade de trocar o líquido de arrefecimento do meu Fox, consultei especialistas, mecânicos em geral, a própria rede SAC da VW. Realmente tive boas fontes, e vi os procedimentos ao vivo em uma oficina especializada. Vi o radiador cortado, por dentro, as válvulas, mangueiras e etc que compõem esse sistema...

Cheguei ao seguinte resultado: na verdade, quando se diz fazer "troca do líquido de arrefecimento", na verdade apenas conseguimos substituir a porção que está no reservatório de expansão (aquele vasilhame "bola") e do interior do radiador. Isso se faz normalmente soltando as mangueiras que unem esses reservatórios...(no fox 1.6 isso dá 3 litros).

No entanto, há também uma grande quantidade de líquido dentro do motor, e também em uma "serpentina" que serve para fornecer ar aquecido aos passageiros (o oposto do ar condicionado).

Isso porque há uma válvula de retenção, que segura parte do líquido dentro do bloco do motor para o aquecimento do mesmo, e somente se abre próximo aos 100 graus, permitindo que o líquido  circule para o radiador, dando continuidade ao ciclo de arrefecimento. Quando chega aos 92 graus ela volta a fechar, interrompendo o sistema e prendendo a água no motor.

Dessa forma, somente conseguiriamos trocar TODO o líquido se soltássemos essa válvula, o que é muito complexo (e no fim ninguém faz, nem a concessionária). Ainda, quando fazemos a troca, claro que o motor está frio. Dessa forma a válvula está FECHADA, e o líquido do motor fica preso dentro dele.

Minha constatação é a seguinte: então, quando trocamos o líquido (revisão, por exemplo), há uma grande mistura do novo aditivo com o velho líquido que está preso no motor. No fim, nunca temos uma troca 100% efetiva.

Não sou expert no assunto; apenas foi o que obtive nessa "pesquisa". Peço desculpas se estou falando bobagem...Inclusive por isso publiquei esse tópico! Me digam: minha conclusão é certa ou errada? Obrigado!

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é verdade! no entanto o fluído é concentrado, havendo uma diluição prevista pelo fabricante justamente por conta dessa agua que fica retida nesses pontos.

 

Claro que nunca será dentro do que recomendam os fabricantes de fluido pq cada motor tem seu tamanho, radiador, bomba, serpentina, etc...

 

Espero ter ajudado... 

 

Aliás ainda nao me apresentei no forum de boas vindas e este é meu 1o post.... desculpem ai a quebra de protocolo :)

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Pessoal,

Em função da necessidade de trocar o líquido de arrefecimento do meu Fox, consultei especialistas, mecânicos em geral, a própria rede SAC da VW. Realmente tive boas fontes, e vi os procedimentos ao vivo em uma oficina especializada. Vi o radiador cortado, por dentro, as válvulas, mangueiras e etc que compõem esse sistema...

Cheguei ao seguinte resultado: na verdade, quando se diz fazer "troca do líquido de arrefecimento", na verdade apenas conseguimos substituir a porção que está no reservatório de expansão (aquele vasilhame "bola") e do interior do radiador. Isso se faz normalmente soltando as mangueiras que unem esses reservatórios...(no fox 1.6 isso dá 3 litros).

No entanto, há também uma grande quantidade de líquido dentro do motor, e também em uma "serpentina" que serve para fornecer ar aquecido aos passageiros (o oposto do ar condicionado).

Isso porque há uma válvula de retenção, que segura parte do líquido dentro do bloco do motor para o aquecimento do mesmo, e somente se abre próximo aos 100 graus, permitindo que o líquido  circule para o radiador, dando continuidade ao ciclo de arrefecimento. Quando chega aos 92 graus ela volta a fechar, interrompendo o sistema e prendendo a água no motor.

Dessa forma, somente conseguiriamos trocar TODO o líquido se soltássemos essa válvula, o que é muito complexo (e no fim ninguém faz, nem a concessionária). Ainda, quando fazemos a troca, claro que o motor está frio. Dessa forma a válvula está FECHADA, e o líquido do motor fica preso dentro dele.

Minha constatação é a seguinte: então, quando trocamos o líquido (revisão, por exemplo), há uma grande mistura do novo aditivo com o velho líquido que está preso no motor. No fim, nunca temos uma troca 100% efetiva.

Não sou expert no assunto; apenas foi o que obtive nessa "pesquisa". Peço desculpas se estou falando bobagem...Inclusive por isso publiquei esse tópico! Me digam: minha conclusão é certa ou errada? Obrigado!

Acredito que esta troca pode sim ser feita 100%, no fox nunca troquei, mas num gol GIII que eu tinha fui fazer essa troca e o mecanico procedeu da seguinte forma.

- retirou as mangueiras para retirar toda a água do radiador e da bola conforme voce relatou.

- com as mangueiras ainda desengatadas para retirar a agua interna do bloco do motor  ele colocou uma mangueira com água na bola com o carro ligado e deixou a água correr até o motor aquecer e ligar a ventoinha, é nessa hora que esta valvula que voce falou se abre e libera a água do bloco fazendo a troca pela que esta entrando pela mangueira. qaundo a água estiver saindo toda limpa é porque toda a agua do bloco já saiu, ai é so misturar o aditivo e jogar no reservatorio até ela começar sair da cor do aditivo embaixo.

 

acompanhei todo este serviço quando foi realizado, mas não sei se é o ideal, uma vez que as concessionárias não fazem isso como vc falou....abraço

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Acredito que esta troca pode sim ser feita 100%, no fox nunca troquei, mas num gol GIII que eu tinha fui fazer essa troca e o mecanico procedeu da seguinte forma.

- retirou as mangueiras para retirar toda a água do radiador e da bola conforme voce relatou.

- com as mangueiras ainda desengatadas para retirar a agua interna do bloco do motor  ele colocou uma mangueira com água na bola com o carro ligado e deixou a água correr até o motor aquecer e ligar a ventoinha, é nessa hora que esta valvula que voce falou se abre e libera a água do bloco fazendo a troca pela que esta entrando pela mangueira. qaundo a água estiver saindo toda limpa é porque toda a agua do bloco já saiu, ai é so misturar o aditivo e jogar no reservatorio até ela começar sair da cor do aditivo embaixo.

 

acompanhei todo este serviço quando foi realizado, mas não sei se é o ideal, uma vez que as concessionárias não fazem isso como vc falou....abraço

Obrigado pela resposta. Esse método nunca ouvi falar, mas parece, apesar de "artesanal", eficiente. Entretanto pelo que procurei saber nas oficinas (e autorizadas), imagino que seja difícil encontrar algum mecânico que se proponha a fazer isso. Esse tempo esperando para a ventoinha ligar, com o carro parado, tendo que ficar na maior atenção para liberar a água limpa na "bola" conforme e "demanda",  e depois, ir colocando o volume de mistura de aditivo preparado até que saia pela mangueira inferior, etc... Tem realmente que achar um mecânico disposto. A maioria não se propõe a fazer... Coisa rara mesmo...

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Obrigado pela resposta. Esse método nunca ouvi falar, mas parece, apesar de "artesanal", eficiente. Entretanto pelo que procurei saber nas oficinas (e autorizadas), imagino que seja difícil encontrar algum mecânico que se proponha a fazer isso. Esse tempo esperando para a ventoinha ligar, com o carro parado, tendo que ficar na maior atenção para liberar a água limpa na "bola" conforme e "demanda",  e depois, ir colocando o volume de mistura de aditivo preparado até que saia pela mangueira inferior, etc... Tem realmente que achar um mecânico disposto. A maioria não se propõe a fazer... Coisa rara mesmo...

Perguntei sobre isso ao mecanico que faz serviço pra mim e ele disse que é assim mesmo que ele faz. Não acredito que seja dificil de encontrar um mecanico que faça dessa forma e sim um mecanico que saiba que o procedimento a se fazer é esse.

No entanto existe equipamento apropriado que faz essa troca do liquido de arrefecimento, perguntei a ele sobre isso e ele disse que a Radiex tem esse equipamento e que utiliza ele em alguns pontos de venda. 

É um equipamento parecido com uma bomba de combustivel de posto, vi essa maquina na Voli autopeças perto de casa a algum tempo atras e ao procurar pelo valor do aditivo descobri que la fazem o uso dessa maquina para troca de aditivo para quem compra produtos para limpeza e manutenção do sistema de arrefecimento. Só não sei como é o funcionamento daquela maquina, mas sei que o reparador abastece a maquina com a quantidade de agua desmineralizada e aditivo na quantidade a ser utilizada no sistema de arrefecimento do carro e essa quantidade obvimente, muda de carro para carro. Mas procure se informar melhor pois derepente existe algum ponto de venda dessa marca onde exista a maquina proximo de onde voce mora ou algo do tipo....

 

abraço

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Vi no ML um máquina que faz a limpeza do sistema, porém se usa água da torneira o que não é aconselhável.

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Alguém saberia onde, no Rio de Janeiro, do endereço de algum mecânico que faça essa substituição do arrefecimento  "dentro dos conformes?"  Obrigado!

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