Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Vinícius Lee

Nível Do Líquido De Arrefecimento Baixando Muito Rápido

31 posts in this topic

Pessoal estou com um problema desde semana passada. Estava rodando com o carro e de repente a temperatura começou a subir aí parei o carro, o reservatório do líquido de arrefecimento estava quase vazio!

O grande problema é, eu troquei o líquido do reservatório tem 2 meses apenas. Logo, nesse dia completei o nível com água, rodei por mais 3 dias e o nível denovo estava muito baixo, abaixo do mínimo. Completei com água novamente no domingo, coisa de 250ml de água. E hoje o nível estava abaixo do mínimo novamente! completei com água denovo.

Minha dúvida é o que pode estar causando isso, visto que não existe nenhum vazamento aparente...

alguem me aconselha alguma coisa?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa ver se o mecanico que fez o serviço, tirou o ar do sistema quando foi repor a agua que trocou. Outra hipótese embora seja mais remota por eu acreditar que seu carro seja novo, é o radiador do ar quente, se ele apresentar qualquer tipo de quebra ou fissura a agua vai sumindo sem explicação até voce sentir o carpete ensopado. Esse radiador fica por tras do painel e utiliza a mesma agua do sistema de arrefecimento, é tudo interligado. Mas seu carro nem deve ter quilometragem pra isso ou tempo de uso pra que aconteça algo do tipo. O mais provavel foi alguma besteira na hora de repor a agua do sistema. Melhor parar de rodar e levar pra arrumar, pois nessa de ficar aquecendo por falta de agua vai acabar por queimar a junta do cabeçote ou mesmo acabar por estragar o próprio cabeçote por falta de agua......

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, realmente está muito estranho, se fosse vazamento, o que poderia ocasionar este vazamento? e qual seria o local mais provável do vazamento? pq o carro tá com 29 mil km rodados, muito estranho estar acontecendo isso...

Matheus S likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Vinicius!

Cara, nao fique achando que é isso ou aquilo e pior completando com com água da torneira, leva logo em um mecânico de confiança para ele achar o suposto vazamento e colocar o líquido indicado pela VW ou equivalente (se for concentrado deve ser diluido com água destilada, nunca água da torneira) na proporção correta para não comprometer teu sitema de arrefecimento e conseguientemente seu motor no futuro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, realmente está muito estranho, se fosse vazamento, o que poderia ocasionar este vazamento? e qual seria o local mais provável do vazamento? pq o carro tá com 29 mil km rodados, muito estranho estar acontecendo isso...

O defeito começou depois que trocou a agua do radiador né?1 Então não deve ser vazamento e sim o ar que o cara deixou na tubulação, melhor levar logo la pra ele mexer antes que comprometa outras peças do motor e o conserto fique mais caro....

Share this post


Link to post
Share on other sites

As vezes o vazamento é pequeno e a água evapora não deixando rastro, seria bom injetar uma pressão com o motor frio no sistema de arrefecimento.

Dá uma olhada nesse vídeo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, muito muito mesmo o vídeo. Mas ainda não descobri, fui na concessionária mas nao pude deixar o carro lá, pois na segunda feira tenho que levar minha vó ao médico que ela vai fazer uma cirurgia muito delicada nos olhos e não posso ficar sem o carro. Devo levar lá na terça feira, o cuidado que eles mandaram eu ter é sempre verificar o nível de água até a terça feira, que eu deixo lá e eles vão verificar o porque disso estar ocorrendo. Vamos ver o que é né...=/

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema no seu carro foi casionado pelo mecanico que fez a troca do líquido,pode ser sim tudo que os demais membros falaram,mais deve-se verificar se ha ar no sistema ou se foi vedado (fechado) o sistema na qual se tira este mesmo ar do sistema,se houver ar no sistema tende-se sim a baixar e muito o nível de agua ate que se normalize.o meu já esta com 2 aninhos e não vou por enquanto efetuar a troca por estar visivelvente perfeito ainda,rsrsrsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só não entendi o motivo de ter trocado o líquido de arrefecimento em 2 meses, uma coisa que se troca em média a cada 2 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só não entendi o motivo de ter trocado o líquido de arrefecimento em 2 meses, uma coisa que se troca em média a cada 2 anos.

Me parece que o carro dele esta com 40 mil km e por isso pediu pra trocar. Apesar de ser melhor usar o manual do carro como referencia para a trocas e revisões, depois do caso dos discos e pastilhas e das velas do meu carro, fiquei com o pé atras em relação aos prazos estipulados pelo manual. Mas fica uma coisa para pensarmos. Se não usarmos o manual como referencia para essas revisões, como poderemos saber o tempo certo a se fazer as manutenções???....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu troquei com 25 mil KM rodados o líquido, cerca de 1 ano e meio com o carro. Agora não estou realmente entendendo o motivo desse desnivelamento do líquido de uma hora pra outra...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu troquei com 25 mil KM rodados o líquido, cerca de 1 ano e meio com o carro. Agora não estou realmente entendendo o motivo desse desnivelamento do líquido de uma hora pra outra...

motivos descritos acima !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, deixei o carro na garagem da casa da minha namorada hoje, da noite pro dia parado por mais de 12 horas, qnd fui ver tinha líquido rosa no chão embaixo do carro. =/ Havia vazado durante a noite, pouca quantidade, mas parecia que estava gotejando aos poucos, parece estar escorrendo de algum lugar até a parte debaixo do carro, o líquido parecia que estava meio escorrido ali perto do Cárter, veio escorrendo pela parte de fora desde algum lugar lá por cima...

Estranho que até então não havia notado nenhum vazamento e qnd deixo na casa da minha avó, não tinha visto o chão molhado ainda...Então deve ser pelo fato de estar quente, não estar vazando, mas talvez evaporando por alguma rachadura ou furo em algum lugar...Estranho isso acontecer, será mangueira rachada, ou furada? muito novo pra estar ocorrendo isso.

Só poderei levar na terça feira ou na quarta feira na concessionária denovo, desde que eu não deixe rodar com o nível de água baixo, tem algum problema eu andar com ele mais dois dias?

abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, deixei o carro na garagem da casa da minha namorada hoje, da noite pro dia parado por mais de 12 horas, qnd fui ver tinha líquido rosa no chão embaixo do carro. =/ Havia vazado durante a noite, pouca quantidade, mas parecia que estava gotejando aos poucos, parece estar escorrendo de algum lugar até a parte debaixo do carro, o líquido parecia que estava meio escorrido ali perto do Cárter, veio escorrendo pela parte de fora desde algum lugar lá por cima...

Estranho que até então não havia notado nenhum vazamento e qnd deixo na casa da minha avó, não tinha visto o chão molhado ainda...Então deve ser pelo fato de estar quente, não estar vazando, mas talvez evaporando por alguma rachadura ou furo em algum lugar...Estranho isso acontecer, será mangueira rachada, ou furada? muito novo pra estar ocorrendo isso.

Só poderei levar na terça feira ou na quarta feira na concessionária denovo, desde que eu não deixe rodar com o nível de água baixo, tem algum problema eu andar com ele mais dois dias?

abraços

Galera, deixei o carro na garagem da casa da minha namorada hoje, da noite pro dia parado por mais de 12 horas, qnd fui ver tinha líquido rosa no chão embaixo do carro. =/ Havia vazado durante a noite, pouca quantidade, mas parecia que estava gotejando aos poucos, parece estar escorrendo de algum lugar até a parte debaixo do carro, o líquido parecia que estava meio escorrido ali perto do Cárter, veio escorrendo pela parte de fora desde algum lugar lá por cima...

Estranho que até então não havia notado nenhum vazamento e qnd deixo na casa da minha avó, não tinha visto o chão molhado ainda...Então deve ser pelo fato de estar quente, não estar vazando, mas talvez evaporando por alguma rachadura ou furo em algum lugar...Estranho isso acontecer, será mangueira rachada, ou furada? muito novo pra estar ocorrendo isso.

Só poderei levar na terça feira ou na quarta feira na concessionária denovo, desde que eu não deixe rodar com o nível de água baixo, tem algum problema eu andar com ele mais dois dias?

abraços

Desde que deixe no nível ideal, mas fique esperto quando o motor está quente o vazamento é maior devido a pressão, como citei acima seria bom fazer o teste de pressão, o vazamento pode ocorrer por vários motivos desde mangueira rachada, defeito no radiador, juntas, etc. defeitos de fábrica acontecem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parceiro ideal vc não rodar com esse veículo, pois pode ser uma pequena fissura, rachado, etc inicialmente... agora em movimento vale ressaltar que pode romper de uma vez ou consideravelmente podendo causar sérios danos, eu não arriscaria...!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pronto pessoal, deixei o carro na concessinária hoje de manhã. Não ia ficar rodando mais com o carro assim. Visto que este é um problema que não deveria ocorrer normalmente, e que eu fiz a revisão tem 1 mês será que eles ainda podem me cobrar alguma coisa? -.-" Este deveria ser um assunto relacionado a garantia do carro né , penso eu.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pronto pessoal, deixei o carro na concessinária hoje de manhã. Não ia ficar rodando mais com o carro assim. Visto que este é um problema que não deveria ocorrer normalmente, e que eu fiz a revisão tem 1 mês será que eles ainda podem me cobrar alguma coisa? -.-" Este deveria ser um assunto relacionado a garantia do carro né , penso eu.

Se ainda está na garantia eles não tem o que cobrar desde que o defeito seja de fábrica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muitos motivos fazem o ocorrido deste nível abaixar rápido assim e todos já ilustraram muito bem, ecom certeza eles tem que garantir que foi falha do sistema !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Avisaram pra mim que a garantia deste tipo de problema é só do primeiro ano de uso, os outros 2 é só de motor e câmbio, achei isso um absurdo VISTO que o sistema de arrefecimento faz parte do motor e NÃO é um sistema de desgaste natural....Bando de fdp, só quero ver, falou que estão esperando aprovação da fábrica pra realizar o serviço em garantia. Do que adianta paga-se uma fortuna pelo carro e pelas revisões e na hora que dá uma merda com menos de 2 anos que não deveria dar em menos de 5, eles ainda querem cobrar....foda cara, foda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Avisaram pra mim que a garantia deste tipo de problema é só do primeiro ano de uso, os outros 2 é só de motor e câmbio, achei isso um absurdo VISTO que o sistema de arrefecimento faz parte do motor e NÃO é um sistema de desgaste natural....Bando de fdp, só quero ver, falou que estão esperando aprovação da fábrica pra realizar o serviço em garantia. Do que adianta paga-se uma fortuna pelo carro e pelas revisões e na hora que dá uma merda com menos de 2 anos que não deveria dar em menos de 5, eles ainda querem cobrar....foda cara, foda.

Mesmo se a garantia acabou e você pagou pelo serviço, a empresa é obrigada a dar garantia de no minimo 3 meses.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo, independente da garantia do veículo, a prestação de serviço possui sua garantia!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tirando as peças de desgaste natural(como eles chamam) todos os demais na minha opinião tambem,faz parte do conjunto motor e câmbio e deveriam por obrigação estar dentro da garantia de tres anos como foi proposto....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo plenamente, estou esperando a resposta da concessionária para a liberação do serviço em garantia ainda...pra piorar descobri um grilo, quando eu piso bem FUNDO no freio escuto um estalo como se fosse um pino ou um ferro batendo na parte traseira do carro, parece o freio da um estalo , não sei o que é também vou ter que reclamar disso, mas aí no sistema de freio a garantia já não cobre, nem sei o que pode ser. -.-"

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, a questão do sistema de arrefecimento, com certeza o infeliz que trocou deixou ar no sistema.

Pra o ar sair todo, demora bastante, e você vai ficar louco de tanto colocar agua + aditivo que vai perder a proporção correta.

Por experiencia propria, o melhor que você pode fazer, SE NÃO FOR VAZAMENTO, é zerar novamente o reservatorio, encher umas 3 ou 4 garrafas de 2 litros com a proporção correta

de Aditivo e Agua DESMINERALIZADA. A proporção correta é 40% a 50% de aditivo. Ou seja, coloque 1 litro de aditivo e 1 litro de agua desmineralizada por garrafa de 2 litros.

Deixa guardada essas garrafas por enquanto.

Você vai secar o sistema de arrefecimento, existem duas maneiras, uma é usando uma bomba de sucção, que poucas oficinas tem, mas que evita que se mexa em mangueiras e abraçadeiras, evitando colocar um novo defeito (vazamento) no sistema. Essa bomba de sucção gera um vácuo no sistema de arrefecimento, e já puxa o novo liquido de arrefecimento para o reservatorio.

A outra maneira, é soltar a mangueira de agua mais baixa do sistema, no caso é uma mangueira larga que fica na parte inferior do radiador. Você usa um alicate ajustavel para soltar a abraçadeira, e puxa a mangueira. Antes de remover a mangueira abra a tampa do reservatório.

Recomendo que faça isso com o carro desligado e FRIO. Pois caso esteja quente, essa agua vai estar a 90ºC, e VAI te queimar.

Outro detalhe, é bom que você depois ligue o carro por algum tempo até a valvula termostatica abrir, pois senão toda a agua que tem dentro do bloco vai ficar presa lá.

Depois que escorrer toda a agua, desligue o carro, recoloque a mangueira do radiador, recoloque a abraçadeira.

Vá colocando aos poucos agua no reservatorio. O nosso carro tem capacidade total do sistema de 4 Litros. Ou seja, 2 litros d'água desmineralizada, e 2 litros de aditivo.

Quando você for colocando agua, vai perceber que não vai entrar quase nada, pois o ar do sistema impede.

Aí é que tá a dificuldade, você tem que ligar o motor, deixar esquentar um pouco para a valvula termostatica abrir, com a tampa do reservatorio aberta. Muito cuidado pois

a agua vai esquentar, e o ar e vapor tentando sair vai acabar empurrando a agua para sair pelo reservatorio, borbulhando. Então nesse momento você desliga o motor, deixa o nivel do

reservatorio descer até estabilizar. E repete o procedimento até que entre os 4 litros de fluido de arrefecimento que você preparou.

Eu pedi para preparar 3 garrafas, pelo seguinte motivo: No momento que a agua borbulha, acaba derramando bastante agua até você desligar o motor e o sistema esfriar.

Então na verdade vai pegar uns 5 a 6 litros de fluido de arrefecimento no final das contas, pois mesmo depois que você achar que está 100%, com alguns dias rodando no carro

o nivel do fluido vai abaixar um pouco, aí você completa, SEMPRE usando a proporção correta de agua/aditivo.

!!! Esse procedimento acima, descreve apenas a TROCA da agua. Recomendo que antes de se fazer a troca da agua, faça a limpeza do sistema, que é feita fazendo agua comum circular pelo sistema. Para tal basta remover a mangueira de retorno de agua para o reservatorio, e direciona-la a um balde, onde você vai ver se a agua está suja ou não. E no lugar onde a mangueira de retorno encaixa no reservatorio, você encaixa uma mangueira de agua da torneira. Não tem problema usar agua da torneira neste caso, pois após esse procedimento você vai jogar toda essa agua fora. !!!

Existem na internet alguns videos que explicam melhor o procedimento que expliquei acima, recomendo que assistam alguns antes de tentar executar.

-----------

Atenção:

Esse procedimento não é difícil de ser executado, mas envolve um certo perigo ao lidar com agua quase fervendo, e deve ser feito com cautela para não danificar a tubulação e nem o radiador ao remover o mangote na parte inferior.

Faça por sua conta e risco, eu fiz, estou vivo e meu carro já rodou mais de 20.000 km após tal procedimento, sem vazamento.

Use SEMPRE a correta proporção de AGUA/ADITIVO, e aditivo correto para seu carro, no caso dos FOX e todos EA111, deve-se usar o aditivo proprio da VW, ou aditivo de coloração rosada com especificação VW recomendada no seu manual.

O não uso do aditivo, ou uso do aditivo errado, vai causar oxidação em todo seu sistema, incluindo radiador, valvula termostatica, bloco do motor, cabeçote, selos do motor, entre outras peças.

Por isso recomendo fortemente que se faça a manutenção correta do sistema de arrefecimento.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0