Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Maxvel

Lavando O Carro!!!

94 posts in this topic

Ha muito tempo li um texto bem interessante no Clube do Palio falando a respeito do produto ideal para lavar o carro, por isso resolvi compartilhar com vcs.

O texto fala no uso de shampoo de cabelo, para lavar o carro, parece bizarro, mas é curioso.

Testei na época e sigo até hoje, nunca tive problemas algum com a pintura.

Texto original foi tirado do Fórum Astra team (Please login or register to see this link. ) fora do ar.

E postado no Fórum do Clube do Palio (Please login or register to see this link. ) ainda online.

------------------------------------------------------

1) ODEIO lava-car. Nunca fica como eu quero e eles não cuidam do filhote. é como deixar o filho na creche. Vc acredita que tá bem, mas não vê o que fazem com ele,

2) Lavagem propriamente dita:

água, sabão e pano p/ secar. Simples ??? Não !!!!!

áGUA--> sem mistérios. Jogue MUITA água p/ tirar toda a sujeira da lataria como p.e. terra, barro, poeira, areia. Passe a mão p/ ajudar. Pequenas partículas de terra e areia podem riscar a pintura na hora que estiver esfregando com a a esponja ou pano.

SABãO--> aqui está a TOTAL diferença para cuidar do filhote.

SECANDO--> Depois disso, retire com água (na sombra) e seque com um pano de algodão!!! Camiseta de político é MARAVILHOSO, pois é algodão bom (barato). Mas tome cuidado com a tinta do nome do futuro corrupto pq risca a pintura!!!

Vamos "temperar" mais um pouco no que faz a diferença: COM O QUE LAVAR ???

Please login or register to see this image.

Detergente de cozinha: não use. Apesar de ser biodegradável, a formulação de alguns é mto alcalina para retirar a gordura e ataca o verniz da pintura. Você não nota logo.... mas um belo dia vai perceber que o brilho do carro tá fraquinho, fraquinho...

Please login or register to see this image.

Sabão em pó: NUNCA!!! JAMAIS!!! Esses produtos (ex OMO) têm uma formulação extremamente agressiva. Vc já lavou a mão com OMO ??? Experimente e sinta como sua pele fica estranha; pois muitos tem hidróxido de sódio (soda cáustica) que dá adeus ao verniz da pintura. Peças de plástico e borrachas ficam foscas e esbranquiçadas. São muito concentrados e por isso se vc não gastar litros de água no enxágue vão ficar resíduos. Se pegar sol depois, com o tempo vão ficar belas manchas na carroceria e mais desgaste em plásticos e borrachas.

Please login or register to see this image.

Produtos comercias para lavagens automotivas: (lava auto, vendido em postos, mercados, lojas): Serve ?!?!? sim, mas não aconselho. Por que??? Simples. Qualquer fabricante quer que seu produto funcione, agrade o consumidor e venda cada vez mais. Normalmente esses produtos tem agentes tensoativos fortes (aniônicos e sequestrantes) e concentrados para limpar fácil, tirar manchas, sujeira no menor tempo e esforço. Sendo assim, suas formulações são concentradas para facilitar o trabalho e limpar rápido. São agressivos ao longo do tempo. Atacam da mesma forma que o sabão em pó (omo) mas de uma forma mais lenta.

Então, sendo assim, o que devo usar ????

Eu usava um detergentezinho de cozinha, OMO (afffffffff) ou mesmo esses produtos p/ lavagem de carros

Na faculdade, qdo fiz uma matéria, Farmacotécnica, aprendi mta coisa e mto conhecimento dava p/ usar na área , um deles foi o shampoo. A diferença entre vc usar qquer produto e usar um shampoo é enorme, tanto estética como técnica. A estética vc lava e depois posta aqui o que achou ou já viu alguém que lava o carro com shampoo. Mas falando na parte mais técnica da coisa, ainda o shampoo:

1) NãO tem nenhum ponto negativo,

2) RARAMENTE o shampoo causa alergias; as formulações dos produtos de limpeza, vixi, nem comento...

3) pH. Do shampoo vc pode confiar; o chamado "pH fisiológico" (termo não mto correto pois vc não tem somente um pH no organismo.... mas deixa prá lá... ). O pH do shampoo gira entre 5,5 a 6,8 e não causa irritabililidade. Alguns produtos comercias "marcas menos conhecidas" tem valores bem diferentes. Para uma pessoa, a mão não vai cair, ou corroer os dedinhos ... pode nem notar algo, mas a pintura do carrinho, uma hora reclama. E nenhuma indústria (johnson & johnson por ex) vai querer um processo por causa de um simples pH errado na formulação... Esse pH NãO agride a pintura.

4) No banho: se vc não tirar todo shampoo do cabelo no banho e ficar resíduos, sem problemas. Não vai manchar sua cabeça ou cair seus cabelos. No caso de vc lavar o carro e NãO tirar todo o produto comercial, corre esse risco; manchar a pintura. E esses produtos NãO são recomendados p/ lavar o carro no sol. O shampoo sem problemas !!! Mas procure lavar na sombra, pois no sol a espuma seca no carro e a sujeira "gruda" novamente e dificulta a lavagem.

5) Produtos comerciais têm alguns tensoativos que são mais agressivos para tirar manchas mais complicadas... mas atacam a películas da pintura (verniz). O shampoo te deixa limpinho, novinho, e sua pele não reclama. Logo, a "pele" do carro tbm vai agradecer

6) PONTO FORTE!!!!! No caso de vc usar cera automotiva (PERFECT-IT, Grand Prix) e depois lavar o carro, com o shampoo vc tem uma durabilidade maior !!!!!!

Minha humilde dica: USE shampoo . ...Mas:

Não use shampoo infantil. Devido às formulações, eles são "bobinhos" e para essa finalidade não servem. (Vc já viu pele de bebê suja como a de um adulto ?? não...) ele lava, mas a estética, levaria nota 4 e limpeza, 3. E NãO retira totalmente a gordura, pois a pele do bebê precisa ficar hidratada, untada e eles não podem usar produtos de beleza para isso, então ficam com um pouco da gordura da pele. A "pele" do carro ficaria com um pouco de gordura tbm...

Dê preferência a shampoo com GLICERINA... aqui é mais técnico... não vem o caso, mas é melhor...

Essas frescuradas que os shampoos têm, p.e. QUERATINA, SILICONE, servem para vc e muitas vezes para seu carro. Muitos produtos agem CONTRA os raios U.V-A e U.V-B... como vcs acham que a pintura branca fica "amarelada" e a preta "fosca" depois de anos ??? ... mas tenha noção...extrato de camomila... rs, só p/ lavar mesmo, pois os cabelos do Astra não vão clarear mais...

------------------------------------------------------

Se quiserem mais informações é só acessar o link do Clube do Palio, o texto é bem extenso, fala ainda sobre limpeza interna, polimento e etc.

Mas só sigo mesmo a lavagem da lataria.

E ai, o que vcs acham?

wellosam likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

BOA IDÉIA,MAS DETERGENTE NEUTRO RESOLVE ,MAS LAVAR E SECAR EMBAIXO DE SOMBRA Á RECOMENDADÍSSIMO.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lembro que quando meu pai tinha uma Brasilia eu lavava com Omo já que não existia essa enorme variedade de shampoos para autos como hoje, atualmente uso da Pérola mas já usei Carnu, costumo experimentar de várias marcas conhecidas no mercado e da próxima vez vou comprar Meguiar's, só lavo o carro mesmo quando está muuuito sujo, normalmente só passo um pano úmido 1 vez por semana assim também economizo água e cera 1 vez por mês.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu pai tinha um Monza e meu irmão um Mille EP, a pintura deles não era mais a original. A gente usava shampoo automotivo (que não era Grand Prix, tão pouco 3M) durante uns 4 anos, sensivelmente percebi a perda do brilho, pode ser coincidência, claro. Mas o que me incomodava mesmo, era as manchas que ficava na pintura. Nunca lavei sob o sol, nem na sombra, sempre lavo no fim de tarde, mas o shampoo secava logo e manchava a pintura.

Toda vez tinha que passar um pano de novo, era um saco.

Já tem mais de 6 anos que uso shampoo (cabelo) nos meus carros, meu irmão também.

Limpa direitinho, tenho certeza que não agride a pintura, passo no carro todo de uma vez, mesmo secando não mancha.

Pra mim é o ideal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Lava o carro com sabão em pó kkkkkkk! Se for assim as raposas albinas usaram Vanish!? kkkkkkkkkk

Osmar Scarpini likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

E depois é sempre bom colocar amaciante.

O fogo é depois passar condicionador,kkkkkkkkMais eu uso shampoo com cera (segundo o fabricante) mais quando eu passo no carro sinto que desliza mesmo,muito bom e na sombra depois seco com pano tipo frauda,agora tó precisando passar uma cera e sera este fim de semana !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caraca, loção pós banho tb é bom, deixa o carro cheiroso! lol

Só aqui mesmo...!

Eu uso o Next Gen da Meguiars...

Nossa, por falar nisso tenho q pagar! hahahaha

Amplexos.:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caraca, loção pós banho tb é bom, deixa o carro cheiroso! lol

Só aqui mesmo...!

Eu uso o Next Gen da Meguiars...

Nossa, por falar nisso tenho q pagar! hahahaha

Amplexos.:

kkkkk dia 03/03 rsrsrsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

So uso detergente NEUTRO.... brilha quié uma belezaaa

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , O pior é que não pode lavar as brancas junto com as vermelhas KKKKKKKKKKKK

Bem que eu queria arranja um jeito mais prático de "centrifuga" o carango kkkk

Ricardooliver likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uso apenas Lava Auto Carnu, a cada 3 lavadas uso cera spray 3M e a cada 6 meses aplico 3M PasteWax. Nunca tive problema com a pintura.

E alguns cuidados com respingos de asfalto, fezes de passaros e ovos de libélula, limpo o mais rapido possível com papel ou pano úmidos, sem esfregar!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se essa ondar pegar realmente, daqui a pouco vai ter cara fanático pelo carro passando creme nivea no acrílico do painel, nas partes plasticas, hidrata, refresca, indicado para partes ultra sensíveis kkkk!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se essa ondar pegar realmente, daqui a pouco vai ter cara fanático pelo carro passando creme nivea no acrílico do painel, nas partes plasticas, hidrata, refresca, indicado para partes ultra sensíveis kkkk!

Voce ta brincando, ne? Mas eu passo creme no couro do volante...e pros que tem no carro todo, o Nivea é um dos melhores, pelo que eu ja soube....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tou brincando sim... passar creme em COURO, é uma coisa... se não resseca, parte, fica rachado... estou de pleno acordo... mesmo pq como não tenho... não posso falar quais cremes são os melhores... mas agora passar creme em parte PLÁSTICA, parte "rústica" coisas assim que eu me refiro entendeu?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tou brincando sim... passar creme em COURO, é uma coisa... se não resseca, parte, fica rachado... estou de pleno acordo... mesmo pq como não tenho... não posso falar quais cremes são os melhores... mas agora passar creme em parte PLÁSTICA, parte "rústica" coisas assim que eu me refiro entendeu?

A propósito...o que é recomendado passar nas partes plÁsticas, pois como nos pneus que tem gente que passa até borra de café (!?), eu jÁ vi diversas dicas mas sem muito embasamento...

O que vocês usam?

Share this post


Link to post
Share on other sites

A propósito...o que é recomendado passar nas partes plÁsticas, pois como nos pneus que tem gente que passa até borra de café (!?), eu jÁ vi diversas dicas mas sem muito embasamento...

O que vocês usam?

Nunca passei nada... só flanela úmida e seca, mas pretendo comprar algo específico para plÁsticos! Abrazz

Share this post


Link to post
Share on other sites

A propósito...o que é recomendado passar nas partes plÁsticas, pois como nos pneus que tem gente que passa até borra de café (!?), eu jÁ vi diversas dicas mas sem muito embasamento...

O que vocês usam?

Não gosta de brilho - Refresh 3M, "este é o meu produto preferido para o painel e peças de couro"

Brilhante - Restaura PlÁstico - Meguiar´s

Somente limpeza - Acabemento de Interiores Quick Detailer - Meguiar´s

Gosta de Brilho e não quer gastar muito - Protetor UV Grand Prix - Johnson&Johnson

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não gosta de brilho - Refresh 3M, "este é o meu produto preferido para o painel e peças de couro"

Brilhante - Restaura PlÁstico - Meguiar´s

Somente limpeza - Acabemento de Interiores Quick Detailer - Meguiar´s

Gosta de Brilho e não quer gastar muito - Protetor UV Grand Prix - Johnson&Johnson

Voce sabe de alguma loja física aqui em Sp capital que posso encontrar esses produtos com preço bom?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gostaria de saber também rsrsrs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

grand prix protetor uv no painel e partes plasticas, limpa tudo por fora com agua e um pano, depois pega shampoo com cera da grand prix, joga um pouco num balde com agua e passa no carro todo, depois nao enchagua, so secar, sempre faço isso, e encero de vez enquanto, feriado dia 6 devo da uma encerada

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não concordo muito com o texto postado no primeiro post.

- Passar a mão na pintura quando está jogando água? Só serve pra criar swirls.

- Shampoo para cabelo? A utilidade do shampoo é além da limpeza a lubrificação, a qual os shampoos para cabelo não tem. Essa lubrificação evita a criação dos famosos swirls. No meio dos grandes profissionais, falo profissional e não pofecionau, um bom shampoo diz muito numa lavagem, não basta ser cheiroso, barato, tem que LUBRIFICAR, pois uma esponja, flanela ou luva auxilia na limpeza, o shampoo não faz nada sozinho a lubrificação ajuda diminuir o atrito entre a luva e a pintura.

- Pano de algodão para enxugar? É bom usar toalha mágica, pano de microfibra ou chamois, no Carrefour tem uns pacotes com 4 ou 5 por R$ 9,90. Isso é um basicão, existem toalhas de qualidade que custam mais de 40 libras mas você só passa uma única vez e seca uma Spacefox sem precisar torcer, poder de absorção fantástico.

- Ceras Grandprix e Carnu por exemplos, possuem agentes muito fortes de limpeza e um certo grau de abrasividade, se utilizado com frequência por longos prazos ajuda a fosquear a pintura e deixar o verniz cada vez mais fino, o que combinado a uma grande exposição do sol (diária por alguns anos) o verniz queima muito mais fácil. Procure usar ceras apenas de proteção, sem agentes de limpeza, evite as importadas com Cleaner no nome, essas são mais pra limpar a pintura, assim como massa n2. Uma boa cera que tem uma durabilidade média de 45 dias de fato seria a Meguiars NXT. A 3M Paste Wax dura uns 15 dias, se bem cuidado chega a uns 20 dias. A nacional que mais durou comigo foi a Lincoln Carnaúba Premium já passa dos 4 meses e ela ainda está lá. A forma de aplicar diz muito sobre a durabilidade, pintura limpa, fria, sem contaminação, o que garante boa fixação do produto e é bom respeitar o tempo de cura e a forma como o carro é lavado.

Se seu carro com o passar do tempo perde o brilho que tinha quando você tirou da concessionária, não é porque tinha uma camada especial que protegia algo, nada disso, tudo isso são os swirls agindo no carro, alguns carros tem com maior intensidade e outros com menos, a criação dos swirls vai desde a forma errada de lavar, até quando o carro está sujo, coberto com poeira e lama e alguém encosta, se esfrega, etc.. A única forma de remover os swirls é com polimento com máquina, não precisa de lixa, nada agressivo como massa n2 e boina de lã (se não houver riscos fundos). É possível restaurar aquele brilho (com um pouco de debaste da camada danificada do verniz), proteger e manter, basta ter um pouco de condição $ para comprar os produtos certos e paciência pra você mesmo lavar seu carro.

Exemplo de carro com swirl (nem sempre é tão evidente assim, esse efeito foi dado sob holofote com lampada halogenea de 500W, mas sob o sol todos os defeitos aparecem).

Please login or register to see this image.

O mesmo carro sob o sol após a correção e aplicada a devida proteção, nesse caso AQuartz.

Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Show de bola o post! Carro preto assim dá gosto de se ver! t+

Share this post


Link to post
Share on other sites

meu carro só viu água de chuva desde novembro de 2011 , não tenho tempo para lavar e não curto deixar em posto para lavar, quando sobra um tempo denovo eu lavo cera apliquei um mês depois que tirei da concessionaria, uso sabão em barra neutro LUX LUXO .................huahuahuahua

Share this post


Link to post
Share on other sites

meu carro só viu água de chuva desde novembro de 2011 , não tenho tempo para lavar e não curto deixar em posto para lavar, quando sobra um tempo denovo eu lavo cera apliquei um mês depois que tirei da concessionaria, uso sabão em barra neutro LUX LUXO .................huahuahuahua

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now