Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Iran Rodrigues

Existe Método Caseiro Para Apagar Erros Da Central?

10 posts in this topic

Bom dia pessoal,

Tenho um Fox 09/09 (geração 1) adquirido há uma semana. Há uns 3 dias, percebi que a luzinha da injeção estava permanentemente acesa no painel (aquela com desenho de motor). Passei numa auto elétrica e, após passar o scanner, o rapaz lá constatou que havia erros da bomba de gasolina da partida a frio e mais outros dois componentes que não consigo lembrar, mas que, segundo ele, poderiam ter sido gerados caso alguém tivesse desconectado a bateria incorretamente (não sei bem como seria isso, mas considerei essa possibilidade). Então, ele sugeriu apagar os erros através do próprio scanner e, caso o problema persistisse, eu deveria retornar lá para uma análise mais aprofundada.

Então, acontece que o dono anterior colocou um "segredo" que, por ora, decidi manter: é aquele que desliga algo do carro (ainda não sei exatamente o quê) após 60 segundos de alguma porta ter sido fechada - para evitar isso, temos que pressionar um pushbutton escondido. Pois bem, eu tinha uma suspeita dessa luzinha ter relação com esse segredo, porque ela retornou a acender no exato momento em que o carro "morreu" por eu ter esquecido de apertar o botão. Depois que apertei e voltei a ligar o carro, a luz continuou acesa.

Após toda essa conversa, o que gostaria de saber é: existe alguma forma de se zerar esses erros da central sem ter que levar o carro pra passar o scanner (e desembolsar R$ 20)? Gostaria só de confirmar mais uma vez se a luz só volta a acender caso eu deixe o carro morrer ou se ela vai retornar do nada... vi algumas soluções genéricas como desconectar a bateria por X horas ou tirar o fusível da central, girar a chave por X minutos e recolocar o fusível, mas não sei se isso funciona com o Fox.

Agradeço desde já!

Iran

Share this post


Link to post
Share on other sites

Iran,

Essa luz acesa é coisa séria, pode ter relação com esse segredo sim, já que ele mexe com a parte elétrica do carro. Ou, às vezes pode ser um simples fio solto ou fora do lugar. Pode ser que o reset do sistema adiante sim, mas pra te ajudar mesmo só um bom auto elétrico. Ou poderá levar sua raposa em uma concessionária, mas nesse caso prepare o bolso. Abraço!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom o fato dele ter zerado e 'resetado" o defeito não indica que o problema foi resolvido. Toda vez que voce liga um carro com injeção eletronica, principalmente os com sistemas mais novos, o modulo faz um check list de todos os componentes a ele conectados para ver se esta tudo ok. Se voce ta dizendo que o carro ao cortar o motor por conta desse "segredo" que voce tem instalado voltou a acender a luz de injeção, não precisa ser muito esperto pra saber que ele que esta causando as falhas. Pode ser por conta de uma baixa corrente gerada pelo proprio rele desse segredo. É interessante voce pedir pra tirar e zerar de novo pra ver o que acontece. Mas se ele voltou devido ao corte do motor ocasionado pelo modulo de bloqueio provavelmente o problema esta nele.....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Provavelmente tem a ver com o segredo (bloqueador, daqui em diante).

O bloqueador pode cortar ou a bomba de gasolina ou a ignição do carro, de forma que o carro vai morrer.

Acontece que as centrais modernas fazem testes em vários sensores e motores, bombas etc, testando se existe continuidade, ou seja, se o fio não soltou.

Mas o bloqueador quando bloqueia, faz exatamente um "corte" nesse fio, portanto provavelmente tem relação com o bloqueador.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agradeço pelas respostas.

Bom, hoje à tarde a luz apagou-se sozinha. Vou ficar mais esperto para não ativar o bloqueador desnecessariamente e observar se a luz volta a acender. Se ela realmente tiver relação com o bloqueador, irei retirá-lo, pois não quero correr o risco de danificar algo na parte elétrica. Além do mais, na pior das hipóteses, se um ladrão levar meu carro, tenho o seguro para me ressarcir... :)

Obrigado!

Iran

Share this post


Link to post
Share on other sites

Iran, esse "segredo / bloqueador / corta-corrente / anti-furto" é muito usado em carro antigo, pq não tinham como vir com alarme de fárica e esse dispositivo saia mais em conta.

Mas uma dúvida...? Vc acha q esse "segredo" vai trazer algum benefício ao carro...??? rs

Bom, não sei, pra mim isso é pior. Pq se alguém te pedir emprestado o carro, (não q vc o empreste, pq como dizem, carro e mulher a gente não empresta) a pessoa vai ter q saber sobre o dispositivo e isso só traz desagrado, é chato demais (eu acho)!

Agora, espero q NUNCA aconteça com vc ou quem estiver no carro, mas em caso de assalto seguido de roubo (tá amarrado em nome de Jesus, amém!), se o carro acionar ou estiver acionado o dispositivo, o cara voltará até vc e pode ser pior... tipo ele pode ficar ainda mais nervoso com a situação, não sei, pra mim é só pior deixar isso! E além do mais, como vc mesmo disse, o carro tem seguro pra isso! Quer mais segurança, coloca um alarme, pelo menos fica fazendo barulho e tem o corta-corrente no mesmo...! rs

Porém, há uma dúvida, depois de ter colocado, será q se tirar o carro volará "ao normal", será q não alterou nada muito à fundo não?

Amplexo e boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites

metodo caseiro foi ótimo, lembrei daquela propaganda q passava na tv ensinando a fazer soro caseiro hiahaihaiuahaaa

Share this post


Link to post
Share on other sites

O carro também tem alarme. Ele veio com um Pósitron básico, acho que Cyber PX. O problema todo é que eu peguei o carro numa loja (e não direto com o antigo proprietário), então o pessoal não me passou as informações direito... a única instrução que me deram foi: "quando o carro morrer, aperte esse botãozinho". Pesquisando na internet (e depois comprovando na prática) foi que descobri que o bloqueio tem relação com o abrir/fechar das portas... antes eu achava que bastava apertar uma vez quando o carro fosse ligado e pronto. Tudo bem que me perguntaram se eu queria manter esse dispositivo ou retirá-lo, aí, por comodismo, optei por deixá-lo. Ainda não procurei a fundo pra ver onde ele está instalado, até mesmo pra saber o modelo do dispositivo, mas vi na internet que muitos possuem uma função para desabilitá-lo sem removê-lo (que seria pressionando o botão por 5-6 segundos), ainda vou verificar se o meu também tem isso. Em caso positivo, não preciso mostrar onde fica o botão quando deixar o carro no lava-jato, por exemplo. Desabilitaria, deixaria no lava-jato e depois reabilitaria. Ou, posso ainda desabilitá-lo por tempo indeterminado (e acho que assim o farei).

Analisando friamente, esse dispositivo não vai impedir um ladrão determinado de levar o carro. Nem mesmo o alarme. Enquanto eu, há pouco mais de uma semana, não sabia nem que esse tipo de equipamento existia, qualquer ladrão com o mínimo de instrução na matéria roubo de carro deve saber desabilitá-lo rapidinho... e, realmente, o feitiço pode virar contra o feiticeiro, caso optem por levar o condutor junto com o carro... Deus me livre! :)

A minha dúvida sobre o "método caseiro" era apenas para apagar os erros da central para ver se eles retornariam. Chamei de "caseiro" porque queria algo simples, que pudesse ser feito sem levar ao mecânico/eletricista, mais ou menos como aquele truque para tirar o aviso de revisão... mas até hoje lembro que o soro caseiro é feito com um punhado de açúcar e uma pitada de sal! :)

Mais uma vez, obrigado a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigo,

Ranca esta merda de butãozinho e coloca a carro no seu original,esta coisa de apos alguns........já é coisa do passado,eu mesmo já tirei do meu carro anterior ao fox,é menos um para te dar dor de cabeça !!!

Boa sorte !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu tinha um instalado num Corsa, se quiser posso te mandar o esquema elétrico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now