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Danrmp

Trocando O Coxim Do Amortecedor Traseiro

12 posts in this topic

Como disse em um tópico, meu carro apresentava um barulho seco muito incômodo vindo da roda traseira esquerda. Isso começou tímido por volta dos 18.000km, mas aos 20.000km era audível com a menor imperfeição do solo.

Depois de pesquisas e de isolar qualquer coisa de acabamento que poderia estar batendo (defletor de calor, banco, triângulo, tapetes), cheguei a conclusão que precisaria trocar o coxim superior do amortecedor traseiro.

A peça defeituosa é a número 10 do diagrama

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Peças necessárias:

Suporte (ou coxim) traseiro (n.10): 6QE 513 353

Parafuso inferior do amortecedor (n. 8): N905 173 04

Porca inferior do amortecedor (n. 9): N102 861 10

Porca superior do amortecedor (n. 13): N103 041 02

Parafuso do coxim (n. 11): N906 484 02 (2 unidades)

Esclarecendo a necessidade da troca de parafusos e porcas: Estas peças na suspensão são de uso único, porque possuem uma deformidade que fazem o papel de trava mecânica. Isso é perdido depois que é utilizada a primeira vez.

Ferramentas Utilizadas:

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- Macaco

- Chave de roda

- Soquetes 16 e 17mm

- Extensor 5"

- Catraca

- Chave inglesa

- Chave estrela 16/17mm

- Torquímetro

- Calços de madeira

- Balança de 20kg

Também é interessante ter um ajudante, ou na falta deste um peso para ser colocado no porta-malas. Eu usei dois galões de 20L cheios de água.

1- Usando um soquete 16mm com extensor, retire os dois parafusos do coxim

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2- Levante o carro um pouco. Não precisa levantar a roda do chão, apenas aliviar o peso sobre a suspensão traseira.

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3- Solte a porca inferior com duas chaves 16mm. Não retire o parafuso ainda.

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4- Apóie a parte inferior do amortecedor. Isso servirá para ele não descer demais ao remover o parafuso, dificultando a remoção.

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5- Comprima o amortecedor livrando a bucha inferior do suporte. Já pode ser removido totalmente.

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6- O próximo passo é retirar o coxim. Tire a tampa protetora e use uma chave estrela 17mm para soltar a porca enquanto segura a haste do amortecedor com uma chave inglesa. Um ajudante pode ser útil nessa hora.

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7- Peças removidas

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8- Peça usada e peça nova. Não há danos visíveis.

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9- Note como as porcas são ovaladas. Faz parte da função delas.

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10- Começando a remontagem. A porca superior deve ser apertada com torque de 25N.m. Como não é possível usar o torquímetro sem uma ferramenta especial (nºs T10001/9, T10001/11 e T10001/1), improvisei usando uma balança. Como a chave possui 23cm, para aplicar o torque requerido a força em sua extremidade será de 108N, ou seja, 10,8kg.

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11- Encaixe o amortecedor no lugar e coloque o parafuso na bucha inferior. Aperte a porca até encostar (não dê aperto ainda).

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12- Encoste os parafusos superiores

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13- Para dar os apertos finais, tive que retirar a roda. Aperte a porca inferior com 40N.m + 90º

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14- Para apertar os parafusos superiores, é necessário o peso de uma pessoa no veículo. Como só podia usar o torquímetro sem a roda, apoiei a parte inferior da suspensão em calços de madeira e coloquei 40kg no porta-malas (os dois galoões de 20L mencionados antes). Aperte os parafusos com 30N.m + 90º

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15- Em seguida recoloque a roda e aperte os parafusos em estrela com torque de 120N.m

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Tempo gasto: por volta de 1h 30min

Valor gasto com peças: por volta de R$ 90

Fonte: Bentley Repair Manual for Golf/Bora/Jetta 1999-2005

Espero que as informações sejam úteis.

Abs

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Ohhh.... Agora sim heim... Finalmente um tuto de qualidade feito inclusive com torquimetro. Parabens cara, muito bem feito o serviço heim. Agora...demorou pra disponibilizar esse catalogo de peças eletronico que voce tem ai com as vistas explodidas das peças..rsrsrs...

Mais uma vez parabens!!!

abraço

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Uauuu!!

nao sei nem pra onde vai isssuuuu, hashas...

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Bem lembrado. É um material online, vou colocar no post com links interessantes.

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O meu carro também precisou trocar o rolamento do coxim dianteiro... puta carro fragil, fala serio.. meu carro ta nos 19k agora...

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Vai da sorte do cabloco...o meu ta com 100.000 e na suspensão traseira soh troquei os amortecedores...em compensação na dianteira aos 50.000 tive que trocar tudo como: As bucha de balança, coxim do amortecedor, rolamentos da suspensão, bieletas, amortecedor com kit completo... Mas pelo menos já rodei ateh agora ta tudo beleza e não troquei mais nada. E antes que alguem pense alguma coisa não foi invenção de mecanico. Tive outros carros e sempre levei lá e com nenhum outro carro tive que trocar tantas peças de suspensão.

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Meu outro Fox também passou dos 100.000 sem reclamar nada na suspensão traseira. Vai do caboclo ser premiado mesmo.

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