Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Will1

Consertando Botão De Neblina (Luz Indicadora Led De Funcionamento Não Acende)

64 posts in this topic

Acho estranho o resistor queimar com facilidade pois os leds consomem pouquissima energia.

A questão aqui não é somente o fato do consumo de energia ser causador de queima do resistor.Considerando que o resistor é um tipo de resistencia, logo ele "segura" uma voltagem de 12 Volts. Se voce me perguntar se é realmente o resistor que queimou não vou saber te dizer por não ter equipamentos suficientes aqui pra testar e chegar a uma conclusão exata do que realmente pode estar causando esse problema. Cheguei a essa solução pensando de forma lógica. Pois jogando o sinal positivo vindo de uma ponta do circuito sabendo que este seria alimentado ao pressionar o botão, logo ele acenderia o LED se ele não estivesse queimado, e foi o que aconteceu. Eu fiz esse DIY não visando solucionar problemas de projeto nem tão pouco de engenharia eletronica, que de fato, são muito complexas e envolvem muitos fatores. Não sei o motivo tambem do fabricante ainda não ter resvisto esse projeto, pois provavelmente alguem esta arcando com os custos dos botões trocados em garantia. E provavelmente esta sobrando para a Kostal esses custos de falha de fabricação. Mas reafirmo que eles deveriam atentar para isso sobretudo visando o consumidor final que acaba tendo prejuizo com isso. O fato do LED indicador não acender não implica em mal funcionamento dos faróis propriamente dizendo mas incomoda voce olhar para o painel e não ver o LED aceso. Ao menos para mim incomodaria, assim como incomoda a muitos por aqui que pelo mesmo motivo tiveram que trocar esse botão em garantia ou na pior das hipoteses tiveram que arcar com os custos para adquirir um novo com preços a partir de R$80,00. Essa placa de circuito do botão é inteira com componentes SMD dificultando o reparo quando a falta de ferramentas apropriadas. Observe que nenhum reparador quer saber de abrir pra ver o que aconteceu e se abrir vai olhar e pensar, não vou me matar com isso, e logo vai dizer ao proprietario que a solução sera a troca completa. Sendo assim quando fiz esse DIY não foi visando a extrema perfeição em solucionar o problema, tanto que citei no inicio da postagem das fotos que não posso afirmar sobre o tempo de durabilidade desse reparo e que havia feito um teste de 1 hora ligado e funcionou perfeitamente. Fiz o DIY visando ajudar o pessoal a economizar com o custo de um botão novo e a titulo de diversão de quem se aventurar a fazer e no final ter a satisfação de ter resolvido o problema. Agora quem estiver afim de procurar onde esta exatamente o problema e postar aqui uma solução melhor, fique a vontade, pois o forum é livre e feito tambem para ajudar o pessoal que esta com duvidas e problemas, trazendo as soluções e trocando experiencias entre si. Criticas são bem vindas desde que construtivas. Bom é isso. Espero que o pessoal coloque ai os resultados feitos em seus carros....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, hoje fui na eletronica aqui vizinha (uma merda de eletronica), e o resistor mais proximo que ele tinha lá era 38R 1/8W.

Comprei ele, e vou jaja soldar lá no botão, ver se dá certo.

Então Elias eu tentei usar primeiramente um resistor de 1kohm mas nem deu sinal de vida o LED. Usei mais outros dois modelos até chegar a solução com esse. Mas posta ai os resultados dos seus testes. Acho interessante trocar informações a respeito disso....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

É pessoal, tinha ficado um zombido no botão, acho que era algum mal contato, tirei a solda e coloquei de novo, ficou normal, deixei o botão ligado, só que o mais importante q é o farol de neblina não acendeu, já estava com problema com ele e estava achando que o problema era no botão, porque o led não acendia, e agora acende o led mas o neblina não, alguém tem uma sugestão diferente de levar em uma auto-elétrica?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já são muitos com este problema,se der reparo na certa,agora alguem tem a foto dele ai ,ou sabe me falar com soltar ele?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, soldei direitinho e tudo, mas quando liguei fez um zumbido do relé atracando e desatracando muito rapidamente, provavelmente o mesmo zumbido que o isac falou...

E agora? rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Will, soldei direitinho e tudo, mas quando liguei fez um zumbido do relé atracando e desatracando muito rapidamente, provavelmente o mesmo zumbido que o isac falou...

E agora? rs

Bom, ha que se considerar que voce mesmo disse que usou um resistor de modelo e equivalencia diferente do que eu usei. Seria interessante voce comprar o modelo que eu utilizei...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não acho que tenha a ver com o resistor em sí, afinal é o resistor do led, talves eu tenha provocado alguma falha no circuito durante a solda. Vou

tentar identificar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não acho que tenha a ver com o resistor em sí, afinal é o resistor do led, talves eu tenha provocado alguma falha no circuito durante a solda. Vou

tentar identificar.

Bom é como escrevi nos posts anteriores, antes de dar certo esse que usei os outros resistores que eram de valores diferentes não davam nem sinal no LED do botão. Posta uma foto ai do que voce ta fazendo pra eu dar uma olhada caso voce não consiga....Uma foto do circuito eu digo. Assim consigo dizer se tem algo errado ai ou não,,,,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então will, eu fiz exatamente como você postou lá, só mudei o valor do resistor.

O problema é que assim que eu dou a chave, o botão começa a fazer um barulho, aparentemente o

relé que tem nele tá atracando e desatracando bem rapidamente.

Vou verificar mais uma vez no carro se eu liguei tudo certo, sei lá né.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então will, eu fiz exatamente como você postou lá, só mudei o valor do resistor.

O problema é que assim que eu dou a chave, o botão começa a fazer um barulho, aparentemente o

relé que tem nele tá atracando e desatracando bem rapidamente.

Vou verificar mais uma vez no carro se eu liguei tudo certo, sei lá né.

Ligar errado voce não ligou. Pois se tivesse ligado errado o maximo que aconteceria é o botão não funcionar. Talvez o valor de resistencia desse resistor que esteja interferindo no funcionamento do rele. Pode ser que o valor de resistencia seja muito alto. Nâo tem nenhum lugar ai onde voce mora em que voce possa comprar esse resistor na equivalencia que usei???

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for resistência é só levar em uma casa de eletrônica que eles vão identificar pelas cores ou números é fácil d mais,agora faça um teste fora antes de montar,pco

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém mais fez esse diy e deu certo?

Hoje mechi mais um pouco para ver se tinha alguma solda errada, tirei o resistor e o barulho do relé sumiu.

Infelizmente não tive tempo ainda de ir numa eletronica descente comprar o resistor de 22R, mas estou achando que não vai

resolver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

resistor comprado hoje...

foi meio embaçado de achar perto de casa, então tive que ir até o centro aqui de Osasco e comprei 2 resistores de 22ohms !!

amanhã tentarei efetuar o diy !! =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

testei hoje galera + não conclui o trabalho pq na minha casa ta sem tomada de 220v e meu ferro de solda é 220 !! kkkkkkkkkkkkk

+ desmontei o botao e fiz tudo como o will disse... encostei só o resistor nas duas pontas e a luz verde acendeu !! percebi que o resistor esquentou um pouco... é normal will o resistor esquentar ou fiz algo de errado ?

lembrando q não coloquei a solda ainda pq preciso arrumar uma tomada 220v !!

Valeu Will + uma vez !!

e pra quem quiser, no próximo encontro aqui no pacaembu eu vou estar levando alguns resistores então dá até pra rolar um diy lá msm kkkk

abraçoo

Share this post


Link to post
Share on other sites

testei hoje galera + não conclui o trabalho pq na minha casa ta sem tomada de 220v e meu ferro de solda é 220 !! kkkkkkkkkkkkk

+ desmontei o botao e fiz tudo como o will disse... encostei só o resistor nas duas pontas e a luz verde acendeu !! percebi que o resistor esquentou um pouco... é normal will o resistor esquentar ou fiz algo de errado ?

lembrando q não coloquei a solda ainda pq preciso arrumar uma tomada 220v !!

Valeu Will + uma vez !!

e pra quem quiser, no próximo encontro aqui no pacaembu eu vou estar levando alguns resistores então dá até pra rolar um diy lá msm kkkk

abraçoo

Se aquecer tenta colocar 2 resistores Leozera que assim ele divide a caloria e diminui o aquecimento...Tipo voce junta a ponta de 1 no outro e as duas que sobrarem voce solda nos pontos que tem na foto. Posta o resultado ai depois....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

ae will consegui arranjar uma tomada 220v e fiz tudo certinho, soldei e coloquei certinho...

só que quando liguei os fios, qndo eu ligo a lanterna e acende as duas luzes vermelhas do botao, fica um barulhinho sem parar estralando na placa/sistema... assim que eu ligo o primeiro estágio (luz verde) a luz verde realmente acende e o barulhinho de estalos simplesmente para !!

eu fiz mtus testes, pra ver se o resistor tinha lado certo ou não, pra ver se tinha soldado no lugra certo... pra ver se a solda nao tinha pego um outro lugar na placa... e nao mesmo, e smp cpntinuava os estalos...

até que em vez de soldar o resistor naquela solda que ja tinha, eu soldei no pontinho de solda de cima !!! Funcinou ok o botao e sem estalos, a luz verde acendendo e tudo...

porém depois de uns 40 min a luz foi ficando fraca e aapagou dnv... cheguei em casa, abri o botao, o resistor está no seu lugar + o led verde ficou meio amarelado e nao acende mais...

Amanha eu irei fzer uns testes e escrevo aqui, + vc imagina o pq dos estalos ?

o problema de ter parado o led, foi provavelmente de ter soldado o resistor no outro ponto de solda.. vamo9s ver amanha oq eu faço !!

valeuu will !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

ae will consegui arranjar uma tomada 220v e fiz tudo certinho, soldei e coloquei certinho...

só que quando liguei os fios, qndo eu ligo a lanterna e acende as duas luzes vermelhas do botao, fica um barulhinho sem parar estralando na placa/sistema... assim que eu ligo o primeiro estágio (luz verde) a luz verde realmente acende e o barulhinho de estalos simplesmente para !!

eu fiz mtus testes, pra ver se o resistor tinha lado certo ou não, pra ver se tinha soldado no lugra certo... pra ver se a solda nao tinha pego um outro lugar na placa... e nao mesmo, e smp cpntinuava os estalos...

até que em vez de soldar o resistor naquela solda que ja tinha, eu soldei no pontinho de solda de cima !!! Funcinou ok o botao e sem estalos, a luz verde acendendo e tudo...

porém depois de uns 40 min a luz foi ficando fraca e aapagou dnv... cheguei em casa, abri o botao, o resistor está no seu lugar + o led verde ficou meio amarelado e nao acende mais...

Amanha eu irei fzer uns testes e escrevo aqui, + vc imagina o pq dos estalos ?

o problema de ter parado o led, foi provavelmente de ter soldado o resistor no outro ponto de solda.. vamo9s ver amanha oq eu faço !!

valeuu will !!

Esses estalos teve um usuario que relatou eles nos testes que fez. Quando eu fiz a ligação em nenhum momento houve esses estalos. O ideal seria testar os pontos com o multimetro pra ver se todos estão passando corrente. Tente testar com outro resistor, talvez esse que voce usou tenha queimado. Mas não sei qual o resultado caso voce use outro ponto de solda diferente do que eu usei. Até por eu não lembrar se nesse ponto de solda que voce usou tem corrente positiva ou negativa. O que eu usei eu sei que tem corrente positiva quando o botão esta ativo. Mas tente trocar o resistor e soldar novamenente. Essa situação do rele do botão ficar ligando e desligando em nenhum momento comigo aconteceu enquanto fazia os testes. O que se pode observar ai com isso é que existem situações de defeitos diferentes nesses botões. Mas leozera, vc ta virando um tecnico em eletronica heim...rsrsrsr...

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esses estalos teve um usuario que relatou eles nos testes que fez. Quando eu fiz a ligação em nenhum momento houve esses estalos. O ideal seria testar os pontos com o multimetro pra ver se todos estão passando corrente. Tente testar com outro resistor, talvez esse que voce usou tenha queimado. Mas não sei qual o resultado caso voce use outro ponto de solda diferente do que eu usei. Até por eu não lembrar se nesse ponto de solda que voce usou tem corrente positiva ou negativa. O que eu usei eu sei que tem corrente positiva quando o botão esta ativo. Mas tente trocar o resistor e soldar novamenente. Essa situação do rele do botão ficar ligando e desligando em nenhum momento comigo aconteceu enquanto fazia os testes. O que se pode observar ai com isso é que existem situações de defeitos diferentes nesses botões. Mas leozera, vc ta virando um tecnico em eletronica heim...rsrsrsr...

abraço

Então will, hoje eu vou comprar alguns resistores e vou voltar no botao...

o meu medo é ter queimado o led, ai já era né + vamos ver...

eu testei o resistor de 22 de tdu quanto é jeito... e testei com uns 3 ou 4 resistores (22)

vamos ver oq consigo fzer hj e dpois posto resultados kkkk

abraço will e vamo fuçando q dá certo kkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leo, se o led ficou amarelo, é muito capaz de ter queimado ele.

O meu aconteceu o mesmo problema, mas não cheguei a testar ligar o resistor em outro pino não.

Mas pelo que você falou, provavelmente o led queimou por excesso de corrente.

Para um led destes, se não houver nenhum outro resistor em série no circuito, devemos colocar pelo

menos um resistor de 1k em série...

Vou fazer o teste ligando um resistor de 1K no ponto que você falou...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leo, se o led ficou amarelo, é muito capaz de ter queimado ele.

O meu aconteceu o mesmo problema, mas não cheguei a testar ligar o resistor em outro pino não.

Mas pelo que você falou, provavelmente o led queimou por excesso de corrente.

Para um led destes, se não houver nenhum outro resistor em série no circuito, devemos colocar pelo

menos um resistor de 1k em série...

Vou fazer o teste ligando um resistor de 1K no ponto que você falou...

Resistor de 1K eu testei e não acende. Agora não testei no ponto que o leozera usou. Derepente se usar de 1k nesse que ele usou pode ser que de certo...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resistor de 1K eu testei e não acende. Agora não testei no ponto que o leozera usou. Derepente se usar de 1k nesse que ele usou pode ser que de certo...

Então, no ponto que ele usou, funcionou sem problemas mas o led não durou muito tempo. Se o led queimou, é excesso de corrente, um led desses de alto brilho

normalmente só suportam 20mA (0,020A). Pra conseguir 20mA com 12 volts, basta usar um resistor de 600R. Mas como 20mA é o limite, e temos uma variação de 10~20% na tensão do carro, sugiro usar 1KOhms por segurança, e um resistor de 1/8W...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, no ponto que ele usou, funcionou sem problemas mas o led não durou muito tempo. Se o led queimou, é excesso de corrente, um led desses de alto brilho

normalmente só suportam 20mA (0,020A). Pra conseguir 20mA com 12 volts, basta usar um resistor de 600R. Mas como 20mA é o limite, e temos uma variação de 10~20% na tensão do carro, sugiro usar 1KOhms por segurança, e um resistor de 1/8W...

Foi exatamente esse valor que usei do resistor de 1k Elias. Mas o ideal tbm é ir testando com o multimetro. No caso do botão que mexi, o que deu pra entender é que o circuito foi interrompido em algum lugar. Quando coloquei o resistor o LED voltou a funcionar. Mas não da pra usar qualquer valor de resistor justamente por conta da corrente que o LED suporta. Se usar um resistor diferente de 1k sem nenhuma redução da energia que é 12V é certeza que o LED vai queimar. Não da pra saber o que o leozera fez no dele no que diz respeito a valores exatos visto que ele esta fazendo na base do acerto e erro. Contudo é como voce falou, o certo é usar o resistor de 1k pra não comprometer a durabilidade do LED...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leo, se o led ficou amarelo, é muito capaz de ter queimado ele.

O meu aconteceu o mesmo problema, mas não cheguei a testar ligar o resistor em outro pino não.

Mas pelo que você falou, provavelmente o led queimou por excesso de corrente.

Para um led destes, se não houver nenhum outro resistor em série no circuito, devemos colocar pelo

menos um resistor de 1k em série...

Vou fazer o teste ligando um resistor de 1K no ponto que você falou...

Então eu imaginei isso que deve ter queimado por excesso de corrente, então comprei uns resistores novos hoje de 600 e de 1k + já era tarde mesmo, o led queimou...

amanhã eu vou comprar um botão novo lá em moema pq preciso ir trocar o botao de abertura do porta-malas...

+ se zuar o led denovo, abrirei e fuçarei denovo kkkk

Obs: Lembrando que não possuo um conhecimento em eletrônica, somente em fuçar e soldar direito kkkk

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então eu imaginei isso que deve ter queimado por excesso de corrente, então comprei uns resistores novos hoje de 600 e de 1k + já era tarde mesmo, o led queimou...

amanhã eu vou comprar um botão novo lá em moema pq preciso ir trocar o botao de abertura do porta-malas...

+ se zuar o led denovo, abrirei e fuçarei denovo kkkk

Obs: Lembrando que não possuo um conhecimento em eletrônica, somente em fuçar e soldar direito kkkk

abs

Eh leozera, na sexta feira eu liguei na concessionaria la de Moema a Brasilwagen e eles não tem o botão. Tem um la que ta com a luz queimada. O botão do milha eles tem com certeza. Se for só pelo botão do porta malas voce vai dar viagem perdida heim...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest
This topic is now closed to further replies.