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Will1

Consertando Botão De Neblina (Luz Indicadora Led De Funcionamento Não Acende)

64 posts in this topic

Bom pessoal, mais uma vez dando sequencia na saga dos DIY venho aqui postar a solução para o problema cronico do botão do farol de neblina que simplesmente para de funcionar. A principio eu achava que era por defeito do chicote que vem sendo comercializado. Hoje com ajuda do Bob que cedeu o botão do carro dele para teste pude ter a oportunidade de chegar o circuito interno do botão e achar a solução que todos esperavam. Alias, por falar em Bob fica ai o agradecimento a ele por ficar sem farol de milha enquanto eu arrumava. Sem mais delongas vamos ao que interessa.

Lista de Material

Ferro de Solda

Solda

Chave de fenda

1 Resistor de 22 ohms

Não vou postar fotos da retirada do botão pois cada um podera fazer como achar melhor. Nem preciso dizer que sempre que mexo nesses botões acima do Cd player eu sempre removo o som para retirar por tras os botões e não danificar o painel. Mas cada um faça como achar melhor.

Com o botão fora desmonte ele pela parte de tras utilizando uma chave de fenda fina, não precisa usar força, é jeito pois assim se consegue retirar a parte com o circutio sem danificar as travas de encaixe prejudicando a montagem novamente. O plastico do botão é relativamente mole não exigindo grande força para retirar o circuito.

Observe na foto abaixo o botão sendo desmontado.

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Feito a retirada do circuito, tome cuidado pois as travas laterais que prendem o botão ao painel estaram soltas. Fique atento para não perde-las. Inclusive após retirar o circuito, recomendo que retire tambem as travas da parte plastica e guarde-as para que não caiam ou acabem se perdendo.

Agora raspe o circuito na placa com uma chave de fenda o suficiente para expor o cobre do contato. Passe um pouco de pasta de solda nesse local onde foi raspado e aqueça com o ferro de solda. Feito isso solde uma das pontas do resistor nesse local. A outra ponta do resistor ficara soldada no ponto onde já existe solda.

Observe na foto abaixo a forma como o circuito foi raspado e onde o resistor foi soldado na placa.

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Observe na foto abaixo o resistor devidamente soldado na placa do circuito:

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* Pessoal, só gostaria de fazer uma pequena correção. Nas fotos acima onde é mostrado o resistor ja soldado na placa, não é o resistor correto. Quando eu estava fazendo os testes acabei soldando esse por engano que é de valor de 1kohm. O resistor correto é o Vermelho/ Vermelho/ Preto 22ohms. Como eu ja tinha montado o botão acabei não fotografando com o resistor correto. Porem o resultado ficou exatamente igual ao mostrado na foto com a diferença de estar com o resistor correto.

Feito todo o procedimento acima, monte tudo novamente, tomando cuidado para recolocar novamente as travas da lateral do botão. Se esquecer de recoloca-las voce tera que abrir novamente o botão para monta-las corretamente.

Agora é só colocar novamente no carro e ver o resultado como nas fotos mostradas abaixo.

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Nem preciso dizer que para executar esse serviço há necessidade de se ter um minimo conhecimento em soldagem de circuitos eletronicos. Voce não precisa ser expert mas uma pequena experiencia é bom ter.

Como todo reparo executado na parte eletro-eletronica, procure sempre ter calma e paciencia pois embora não pareça trata-se de um circuito relativamente delicado.

Não sei quanto a durabilidade do reparo, porem no ensaio que fiz aqui, deixei ele ligado por 1 hora aproximadamente, e ele continuou funcionando perfeitamente sem nenhuma falha de funcionamento nesse tempo.

Enquanto eu testava o circuito descobri que o componente utilizado pelo fabricante do botão (KOSTAL) é relativamente fragil. Ele queima com o tempo de utilização tornando o LED indicador inoperante. Acredito que os engenheiros da Kostal deveriam dar uma atenção melhor a isso visto que o preço cobrado por um botão desse varia mas hoje encontra-se por valores a partir de R$80,00. Ou seja, não é tão barato, pra não dizer logo que de barato não tem nada.

Bom é isso, espero ter ajudado o pessoal que esta com esse problema irritante a conseguir resolver.

Mais uma vez fica ai o agradecimento ao grande amigo Bob.mbb

Duvidas??

Mandem MP ou falem comigo nesse mesmo tópico.

Abraços

tOshi likes this

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Esse Will ai ta cada vez mais danado heim... só D.I.Y de qualidade e que poderão ajudar mtas pessoas!

Parabens pela iniciativa Will e por ajudar o pessoal do forum e que venhão mais D.I.Y por ai!

Abração

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Uia, mandou bem heim Will!

Parabéns e obrigado por mais um DIY.

Abraço!

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Show Will, parabéns por mais esse trampo pco, muito bom!

Mais um mistério desvendado pelo Will. ahahaha

abraço

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file demais esse DIY will :thumbsu:

vai ajudar muitos parceiros aewww!

abraço

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Booooooooooooa Mr. W !!!! hehehehe....

Mais um intrigante segredo revelado pelo nosso Mago da Eletronica!!! hehehe...

Eh isso ai, Will !! Valeu, meu amigo...

Abraço

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Muito obrigado Will, vc é o cara!!!

Muito bom este DIY, e quem agradece mais uma vez sou eu.

Vc ja me quebrou o galho varias vezes.

E precisando de mais alguma peça pros DIY, é só avisar!!!

Parabens por mais esse DIY, e muito obrigado por me ajudar mais uma vez amigo.

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Por acaso era o resistor queimado? o original é do tipo SMD?

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Por acaso era o resistor queimado? o original é do tipo SMD?

Provavelmente sim. Pois enquanto eu testava eu usei esse valor de resistencia e acabou funcionando de pronto...

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Will quando você vai fzer isso no meu ? AEHAHUAEHUAEHUAEUHE

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Will quando você vai fzer isso no meu ? AEHAHUAEHUAEHUAEUHE

Só combinar e marcar...rssrsrsrs.....

abraço

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Uia, mandou bem heim Will!

Parabéns e obrigado por mais um DIY.

Abraço!

Valeu Math. O que importa é estar sempre ajudando e colaborando....

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Will, leva uma bateria, um ferro de solda, ferramentas e varios desses resistores no encontro...hauhauhauhauahuahua....a galera vai a loucura!!! kkkk

Eu mesmo vou te pedir pra arrumar meu LED quando der....sem pressa...mas seria legal.

Ou entao vou passar esse topico pro meu amigo da loja de som, e ele faz pra mim aki em Atibaia mesmo... hehehe...

Abraço

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Boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Fiquei muito feliz quando ví esse topico, amanha mesmo vou por em pratica.

Meu carro está todo desmontado, todo mesmo, pra instalação do som que estou

fazendo desde quinta passada... então ja aproveito pra tirar o botão fora, comprar

o resistor e fazer a troca.

Mas o valor do resistor é esse mesmo? 22 ohms?

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Mais um DIY para a galera!

Parabéns e muito obrigado, Will!

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Boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Fiquei muito feliz quando ví esse topico, amanha mesmo vou por em pratica.

Meu carro está todo desmontado, todo mesmo, pra instalação do som que estou

fazendo desde quinta passada... então ja aproveito pra tirar o botão fora, comprar

o resistor e fazer a troca.

Mas o valor do resistor é esse mesmo? 22 ohms?

Resistor vermelho/vermelho/preto 22ohms 1/4 ou 1/8W...

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Hoje desmontei o botão, mas o dia foi bem corrido na montagem do som...

Amanha vou tentar comprar o resistor, e posto resultados!

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Will cara, o resistor que vc usou na foto é de 1k ohms. Marrom/Preto/Vermelho

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Will cara, o resistor que vc usou na foto é de 1k ohms. Marrom/Preto/Vermelho

Sim voce esta certo. Ja postei o texto com a explicação acima do que aconteceu pra eu ter fotografado com esse resistor, O valor do resistor utilizado é o de 22ohms mesmo....

abraço

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Provavelmente sim. Pois enquanto eu testava eu usei esse valor de resistencia e acabou funcionando de pronto...

Acho estranho o resistor queimar com facilidade pois os leds consomem pouquissima energia.

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Will, hoje fui na eletronica aqui vizinha (uma merda de eletronica), e o resistor mais proximo que ele tinha lá era 38R 1/8W.

Comprei ele, e vou jaja soldar lá no botão, ver se dá certo.

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Acho estranho o resistor queimar com facilidade pois os leds consomem pouquissima energia.

Muitas vezes o defeito não é o resistor, mas sim uma solda fria ou algo do tipo.

Na industria, acontece muitas vezes de termos uma pequena falha no projeto que se repete durante

o projeto de produção, e que nunca foi percebido ou relatado ao fabricante.

Vou só dar um exemplo do que pode acontecer, pela minha experiencia com industria:

As vezes, o desenho do PCB (Placa de circuito impresso, onde os componentes são soldados),

é falho, e faz com que uma solda feita em uma maquina não fique bem feita, e isso com o tempo, a

vibração e tudo mais, faz com que haja essas falhas constantes.

A HP se não me engano, tem um problema muito serio com uma serie de notebooks, onde um defeito

deste tipo no PCB faz com que o notebook pare de funcionar com pouquissimo tempo.

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Muitas vezes o defeito não é o resistor, mas sim uma solda fria ou algo do tipo.

Na industria, acontece muitas vezes de termos uma pequena falha no projeto que se repete durante

o projeto de produção, e que nunca foi percebido ou relatado ao fabricante.

Vou só dar um exemplo do que pode acontecer, pela minha experiencia com industria:

As vezes, o desenho do PCB (Placa de circuito impresso, onde os componentes são soldados),

é falho, e faz com que uma solda feita em uma maquina não fique bem feita, e isso com o tempo, a

vibração e tudo mais, faz com que haja essas falhas constantes.

A HP se não me engano, tem um problema muito serio com uma serie de notebooks, onde um defeito

deste tipo no PCB faz com que o notebook pare de funcionar com pouquissimo tempo.

É verdade, solda fria e trilhas de cobre tricadas podem ser um dos motivos também, isso as vezes acontece com produtos eletro eletrônicos, já consertei a tv de casa com problema de solda fria, ainda bem que vc citou sobre a HP, nem vou comprar :lolu:

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Guest
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