Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Brunão.

Do Que O Ea-111 É Capaz???

44 posts in this topic

EA-111 1.6 8v. Novo Gol aposenta o AP.

Please login or register to see this image.

Não teve como a VW continuar com o velho e bom AP. O consumidor mudou. Hoje em dia o consumidor de carros de passeio esta cada vez mais buscando por carros equipados com motor econômico e suave. Isso no segmento de carros popualres, compactos e médios. Então o velho AP já estava um pouco defasado em relação aos concorrentes. Claro que ele podia ser melhorado e atualizado. Mas as vezes isso não é viável comercialmente, por motivos de custo, marketing e padronização de linhas, de montagem, componentes etc. O motor EA-111 é uma versão mais moderna. Nem tanto assim, afinal de contas mantém algumas semelhanças com o AP.

Em primeiro plano muitos saíram falando que o EA-111 não é uma boa opção para quem buscar fazer alterações no motor, como turbo ou preparação aspirada. Talvez estes boatos infundados sejam de pessoas sem o rela conhecimento desse motor e suas virtudes.

Como todo motor moderno privilegia uma curva de torque plana e suave. Pela potência declarada de 104 cv a 5250 RPM e torque máximo de 15,6 kg a 2500 RPM dá para perceber que a engenharia conseguiu o que queria. Com torque máximo a menos da metade da rotação máxima de potência. Para os que estão querendo preparar este motor fica nítido que ele tem potencial para muito mais. Agora vamos ver como.

Este motor tem curso de 86,90 mm e diâmetro de 76,50 mm. Bielas com 138 mm e pistão com altura de compressão de 28,70 mm. Alguns vão falar em RL critico de 0,31. Mas somente analisar o RL de um motor não é o suficiente para determinar se é uma boa ou não base de preparação.

Quem quer mais nesse motor deverá trocar algumas peças e realizar algumas modificações.

1) Preparação aspirada.

-A troca de comando de válvulas é muito importante. A fabrica usa um comando extremamente “manso”. A Da Luz Racing BR disponibiliza vários modelos de comandos fabricados pela Cat Cams. Já testados e aprovados para suas respectivas aplicações. Um novo enquadramento já ajuda a elevar a faixa de giro de entrega do torque e potência.

-Trabalho no cabeçote com novos ângulos em sedes e válvulas pode gerar bons ganhos. Cuidado com modificações extensas em dutos, isso poderá prejudicar o rendimento.

-Coletor de escape original foi projetado para ser simples e barato de produzir, sem muito comprometimento com performance. Então um novo coletor em aço inox com cálculos precisos poderá despertar muitos cavalos sem ser barulhento.

-Na injeção não se deve fazer modificações sem um conhecimento profundo.

A preparação aspirada pode ser de nível leve a até projetos extensos mas que podem fazer este motor fornecer cerca de 220 cv a 8750 RPM. Para isso modificações em bloco, bielas e pistões especiais, cabeçote 16v, comandos especiais, coletor de escape, coletor de admissão com 4 borboletas e uma injeção totalmente programável são necessários. Para quem se interessar, a Da Luz racing BR tem esta receita pronta.

2)Preparação turbo.

Quem que instalar um kit turbo, poderá ter ótimos resultados se bem montado e regulado. Não aconselho mais que 0,6 a 0,7 bar de pressão. Caso contrário biela e pistões serão comprometidos. Isso se o coletor de admissão em “plástico” não estourar antes.

-A Da Luz Racing BR já desenvolveu bielas e pistões forjados para o EA-111.

Com a troca desses componentes e também do comando de válvulas, este motor vai mostrar do que é capaz. Espere no mínimo 280 a 300 cv.

Também aqui o limite é quanto se quer investir. Com preparação pesada poderá chegar a mais de 500 cv. Com modificações em bloco, cabeçote, comandos, bielas e pistões forjados, um turbo correto e como sempre sistema de injeção eletrônica de ultima geração. Insisto sempre em injeções totalmente programáveis, pois garantem máxima performance e durabilidade. Muitas pessoas gastam 20 / 30 / 50 mil num motor, câmbio, etc e fazem uso de injeções simples ou limitadas. O custo de um sistema profissional de injeção é mais baixo que muitos imaginam e garantem até muitos cavalos a mais que as injeções menos eficientes. Ou seja, é tudo de bom.

Please login or register to see this image.

A lista de peças especiais para o EA-111 é bem ampla e não se pode falar que não tem peças para ele.

-Comandos, válvulas em inox, molas, pratos e tuchos especiais.

-Bielas em vários modelos e comprimentos.

-Pistões em vários modelos.

-Coletor de admissão em alumínio para aspirado e turbo

-Coletor de escape em inox.

-Velas especiais.

-Virabrequim forjado.

-Cabeçotes especiais.

-Kit turbo.

-E até no cambio tem muitas opções.

Please login or register to see this image.

Este motor na propria VW tem uma versão 1.4 com turbo e supercharger gerando 170cv a 6000 RPM e 24,5 kg de torque entre 1750 a 4500 RPM. So para lembrar o corte aconte a 7300 RPM .Um absurdo. Que para isso usa 2,5 bar de pressão de turbo e 10 : 1 de taxa de compressão. Ainda falam que este motor não é boa base para preparação.

Ou seja, o motor é bom e pode ser muito explorado, basta querer.

Na Europa existe blocos especiais que foram projetados para operar em longo periodo de temo com até 21,7 bar de pressão media efetiva na camara de combustão.

Please login or register to see this image.

Retirei do forum Volkspage.net

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ótimo trabalho, vc aprende rápido !!!hehehehehehe :lol::lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Gostei do Turbocharger... 170 cv... muita coisa pra 1.4.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Show de bola!!! Começa a dar mta coceirinha! saUshauHsuAs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ueh se meu 1.0 fosse pra um turbo charger 1.4 eu animava rsrs . Gastando uns 3 mil animo facil ahehae

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom o material

Soh queria saber se alguem consegue remapear o modulo do nosso Novo Fox 1.0

Pq o motor eh bom, mais este modulo eh o grande vilão da historia

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ueh se meu 1.0 fosse pra um turbo charger 1.4 eu animava rsrs . Gastando uns 3 mil animo facil ahehae

²... Mas será q ficaria bom...? Mesmo sendo feito pela cc...?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom o material

Soh queria saber se alguem consegue remapear o modulo do nosso Novo Fox 1.0

Pq o motor eh bom, mais este modulo eh o grande vilão da historia

Abraços

Vai na NascarChips Rafa, não tem melhor! Jah fizeram ateh iMoton Turbera lah... eles reprogramam testando no Dyno... o meu logo logo vou levar lah, parece q sai uns R$500

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vai na NascarChips Rafa, não tem melhor! Jah fizeram ateh iMoton Turbera lah... eles reprogramam testando no Dyno... o meu logo logo vou levar lah, parece q sai uns R$500

Entao ninguem consegue remapear esse modulo, nem a Nascar. Se vc quiser ligar la eles vao te falar. Agora o 1.6 sai R$ 650,00 agora o seu que eh imotion eu não sei.

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entao ninguem consegue remapear esse modulo, nem a Nascar. Se vc quiser ligar la eles vao te falar. Agora o 1.6 sai R$ 650,00 agora o seu que eh imotion eu não sei.

Abraço

Como assim? Vc diz o do 1.0?

O meu o cara falow que dava, eu keria unichip mas ele flw q não valia a pena, era melhor fazer direto, e que no iMotion era a mesma coisa, n tinha problema...

O seu não conseguiram remapear? oO'

Vou perguntar pro camarada que fiz lah na CC, ele eh chefe dos serviços lah, ele vai ateh passar meu carro no pc qndo eu colocar o CAI pra reajustar a injeção! E flw que ia ver se dava pra reprogramar o mapa do acelerador, ou deixar mais sensível.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como assim? Vc diz o do 1.0?

O meu o cara falow que dava, eu keria unichip mas ele flw q não valia a pena, era melhor fazer direto, e que no iMotion era a mesma coisa, n tinha problema...

O seu não conseguiram remapear? oO'

Vou perguntar pro camarada que fiz lah na CC, ele eh chefe dos serviços lah, ele vai ateh passar meu carro no pc qndo eu colocar o CAI pra reajustar a injeção! E flw que ia ver se dava pra reprogramar o mapa do acelerador, ou deixar mais sensível.

Isso mesmo. O problema esta no 1.0!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, pra fazer dá muita coisa nesse motor, mas o $$ investido e o quanto você vai ganhar é outra coisa..

Estou montando um projeto aspro e ate agora ja fiz:

coletor 4x1 e escape dimensionado sem catalisador + intermediario + abafador de 3'.. coloquei um filtro K&N inbox e abasteço somente com alcool.. e um sprint booster..

recentemente adquiri um jogo de bicos de astra flex, unichip, velas e cabos mais frias da NGK e a proxima aquisição é o comando de valvulas, que ja foi encomendado!!

o esperado de ganho é de 140 a 150cv, sem mexer em cabeçote, pistoes e bielas.. somente o mencionado e rodando no alcool.. o giro será aumentado com o auxilio de um modulo que tabalha junto com o unichip...

as fotos vou atualizando no meu topico na garagem.

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em quantos Hp vc aumentaria e por quanto sairia (+ ou -) pra fazer uma melhoria signifi8cante no motor 1.0?

Share this post


Link to post
Share on other sites

opa o leque se abriu já da pra pensar em alguma modificações.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Em quantos Hp vc aumentaria e por quanto sairia (+ ou -) pra fazer uma melhoria signifi8cante no motor 1.0?

cara, honestamente, no 1.0 ou se coloca logo um turbo e tu vai gastar na faixa de 5k a 8k.. ou faz o simples: chip, filtro, coletor e escape.. nao espere um rendimento de 1.6 mas vai melhorar bastante o que vc tem e vc vai gastar em torno de 2k a 2,5k

opa o leque se abriu já da pra pensar em alguma modificações.

sim, e isso é so o inicio.. está nos planos futuros fazer o cabeçote tb.. e de repente um NOS.. só arranjar espaço na mala!! rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu, Bruno, vou pensar nisso daqui um tempo, o problema vai ser na hora de vender, né?

Nem todo mundo gosta de ter carro mexido, mesmo q se tenha tirado as alterações, se isso for possível.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ô Bruno seu vi***, atualiza o topico lá na VP pô, to ansioso!

rs.

@Bruckn,

Cara, pra 1.0 com o o Bruno falou, vale mais a pena meter logo um turbo.

Acontece que aspro é o caminho mais caro pra se obter potencia. A facilidade de conseguir potenica no aspro é maior em motores

com maior cilindrada. Já motores de menor cilindrada, é muito complicado.

Existe por ai muito kitzinho turbo que te custa uma merreca, mas não vale a pena.

Turbo bom é turbo bem feito.

Turbina boa, coletor de admissão e escape bem feitos.

Bico extra + Fueltech gerenciando...

Nada de bicos reabertos ou coisa do tipo.

E pra esse turbo bem feito você gasta facil 6k~8k.

Mas pode esperar 100% de ganho de potencia facilmente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ô Bruno seu vi***, atualiza o topico lá na VP pô, to ansioso!

rs.

@Bruckn,

Cara, pra 1.0 com o o Bruno falou, vale mais a pena meter logo um turbo.

Acontece que aspro é o caminho mais caro pra se obter potencia. A facilidade de conseguir potenica no aspro é maior em motores

com maior cilindrada. Já motores de menor cilindrada, é muito complicado.

Existe por ai muito kitzinho turbo que te custa uma merreca, mas não vale a pena.

Turbo bom é turbo bem feito.

Turbina boa, coletor de admissão e escape bem feitos.

Bico extra + Fueltech gerenciando...

Nada de bicos reabertos ou coisa do tipo.

E pra esse turbo bem feito você gasta facil 6k~8k.

Mas pode esperar 100% de ganho de potencia facilmente.

Cara, obrigado pelas dicas, mas se for gastar isso, eu pego outro carro!!! rs

Ou então teria pego o 1.6, não vale a pena pra mim, queria sim mais potência, mas coisa de 20 cv, no máximo... coisa pouca e barata!

Valeu.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu, Bruno, vou pensar nisso daqui um tempo, o problema vai ser na hora de vender, né?

Nem todo mundo gosta de ter carro mexido, mesmo q se tenha tirado as alterações, se isso for possível.

po, todas as modificações que eu falei, são totalmente reversiveis!!! pra vender só trocar tudo pelo original.... guarde todas as peças..!

Ô Bruno seu vi***, atualiza o topico lá na VP pô, to ansioso!

rs.

@Bruckn,

Cara, pra 1.0 com o o Bruno falou, vale mais a pena meter logo um turbo.

Acontece que aspro é o caminho mais caro pra se obter potencia. A facilidade de conseguir potenica no aspro é maior em motores

com maior cilindrada. Já motores de menor cilindrada, é muito complicado.

Existe por ai muito kitzinho turbo que te custa uma merreca, mas não vale a pena.

Turbo bom é turbo bem feito.

Turbina boa, coletor de admissão e escape bem feitos.

Bico extra + Fueltech gerenciando...

Nada de bicos reabertos ou coisa do tipo.

E pra esse turbo bem feito você gasta facil 6k~8k.

Mas pode esperar 100% de ganho de potencia facilmente.

Po elias, nem sei a ultima postagem que fiz lá.. mas nao tenho novidades nao!! rs

só fiz o coletor e escape, sprint booster e filtro mesmo...

Tô esperando o bendito comando ainda!!! pra instalar todo o restante e calibrar com o unichip...

o bom é qe agora a multiturbo tem um modelo que trabalha junto com o unichip e que mexe no giro, alterando ele juntamente com o comando, melhorando ainda mais o ganho...

tô ancioso demaRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!! :D

Share this post


Link to post
Share on other sites

po, todas as modificações que eu falei, são totalmente reversiveis!!! pra vender só trocar tudo pelo original.... guarde todas as peças..!

Bruno, o problema é q não sei se isso pode afetar de algum modo no motor, mesmo depois de tirar... não sei se valeria a pena tirar e deixar com "marcas"!

Tipo um carro q já teve GNV... depois q tira, nunca volta a ser como original.

Share this post


Link to post
Share on other sites

po, todas as modificações que eu falei, são totalmente reversiveis!!! pra vender só trocar tudo pelo original.... guarde todas as peças..!

Po elias, nem sei a ultima postagem que fiz lá.. mas nao tenho novidades nao!! rs

só fiz o coletor e escape, sprint booster e filtro mesmo...

Tô esperando o bendito comando ainda!!! pra instalar todo o restante e calibrar com o unichip...

o bom é qe agora a multiturbo tem um modelo que trabalha junto com o unichip e que mexe no giro, alterando ele juntamente com o comando, melhorando ainda mais o ganho...

tô ancioso demaRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!! :D

Cuidado mano, nossos pistões e bielas não vão suportar muito além dos 6500 giros não.

Tem planos de por pistões e bielas forjados?

Eu vou provavelmente trilhar o caminho oposto do seu, no fim do ano.

O papai noel vai me dar um turbo de natal. Coisa top. Ainda estou estudando, mas provavelmente

dê certo. Minha meta são os 200cv sem quebras.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cuidado mano, nossos pistões e bielas não vão suportar muito além dos 6500 giros não.

Tem planos de por pistões e bielas forjados?

Eu vou provavelmente trilhar o caminho oposto do seu, no fim do ano.

O papai noel vai me dar um turbo de natal. Coisa top. Ainda estou estudando, mas provavelmente

dê certo. Minha meta são os 200cv sem quebras.

Caraca... mas precisa subir aos 7K RPM pra se ter o rendimento esperado?

Q Papai-Noel bonzinho, hein... deve trabalhar o ano todo pra conseguir te dar esse presente! lol

200 cv num carro 1.6 q não é turbo de fábrica!? Muita coisa... Quantos gramas/kg...?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bruno, o problema é q não sei se isso pode afetar de algum modo no motor, mesmo depois de tirar... não sei se valeria a pena tirar e deixar com "marcas"!

Tipo um carro q já teve GNV... depois q tira, nunca volta a ser como original.

Velho, deixar marcas depende da forma que foi instalado e desinstalado as coisas... tinha um 206 mexido, vendi como original... don't worry..

o unico conselho que te dou, é sempre mexer no carro em um unico mecanico, pois ele vai ter sempre um historico do que foi feito.. e assim evita as gambiarras!!

Cuidado mano, nossos pistões e bielas não vão suportar muito além dos 6500 giros não.

Tem planos de por pistões e bielas forjados?

Eu vou provavelmente trilhar o caminho oposto do seu, no fim do ano.

O papai noel vai me dar um turbo de natal. Coisa top. Ainda estou estudando, mas provavelmente

dê certo. Minha meta são os 200cv sem quebras.

Pensando eu estou sim Elias, mas beeem pr frente!! o investimento é muito pesado.. qnd fizer, ja queria fzr tudo junto.. pistão, biela e cabeçote..

Papai noel generoso esse hein!!! Acho que um presente desse vai ser só pra daki uns 2 anos ainda, qnd eu vender o fox e comprar a minha tão amada Saveiro G5.. :D

Caraca... mas precisa subir aos 7K RPM pra se ter o rendimento esperado?

Q Papai-Noel bonzinho, hein... deve trabalhar o ano todo pra conseguir te dar esse presente! lol

200 cv num carro 1.6 q não é turbo de fábrica!? Muita coisa... Quantos gramas/kg...?

O comando ele trabalha em altas rotações.. pra se ter um ganho relativamente alto, o ideal é jogar o giro pra cima mesmo, e se puder, mexer no câmbio.. coisa que nao farei..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bruno, vou ver isso direito ainda, mas não sei se compensa por agora...

Tenho q ver se meu mecânico tb teria capacidade de mexer no motor desse jeito! Ele faz coisas mais simples como trocas de óleo/peças.

Eu só ando nos 5 - 6K RPM, mas só até 6K km rodados, depois vou andar mais suave, tô amaciando o motor ainda e tá surtindo efeito!

O q me preocupade andar "alto" assim, é o consumo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now