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fkuhne

Instalando Um Aparelho De Som No Fox

16 posts in this topic

Bom pessoal, como combinado, este tópico mostra como instalei um aparelho de som no Novo Fox. É um procedimento bem simples, nunca tinha feito nada relacionado a isso, mas acho que consegui fazer tudo certo.

Depois de ler algumas coisas na internet e aqui no fórum, e também os manuais do carro e do aparelho de som (estes últimos com informações mínimas), tomei coragem e decidi instalar eu mesmo.

Este tópico vale para modelos do carro que já vêm com a fiação e os auto-falantes de fábrica, ou seja, ele envolve apenas a colocação do aparelho no painel e a ligação dos conectores. Algo muito simples, mas que pode gerar dúvidas para quem nunca fez, como foi meu caso.

O modelo do meu Fox é um Prime 2011 1.6 4 portas, e o aparelho de som é um Pioneer DEH-5280.

Vamos lá então...

Comprei o aparelho no site da Fast Shop por R$ 538,34. Paguei com cartão de crédito e ele chegou em cerca de 5 dias aqui na minha cidade (Porto Alegre). Vai uma foto de tudo o que vem na caixa:

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Detalhes dos cabos:

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Em uma ponta, o conector ISO, e na outra, o conector do som.

Aqui detalhe dos fios amarelho e vermelho, que fazem com que o rádio se deslige ao se desligar o carro e retirar a chave. Veio assim e não mudei.

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Aqui me surgiu uma dúvida: Reparei que o rádio perde toda a memória quando desligo o carro. Devo inverter estes dois fios para isto não acontecer?

Seguindo então, o primeiro passo para instalar o som no carro é retirar a tampa protetora do painel. fiz isso facilmente com um cartão de crédito. Inseri ele na parte superior esquerda e forçei como uma alavanca até a tampa desengatar do painel:

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Ao retirar esta tampa, reparem que os conectores da fiação do carro vêm presos nela. Cuidado ao puxar ela então para não danificá-los. Foi meio difícl remover os conectores da tampa, é preciso forçar uns pinos laterais dos conectores e como a fiação interna é bem curta, fica meio difícil.

Depois de remover a tampa completamente, repara que o conector ISO do carro na verdade está dividido em três. Um não será usado e é fácil de identificá-lo pelo tamanho. Acredito que este conector serve para os comandos do volante, nos modelos onde este opcional está presente.

Os outros dois conectores serão conectador ã fiação do som. Alguns pinos dos conectores não são usados e fica fácil perceber onde cada um tem que ser encaixado, através da fiação.

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Além dos conectores ISO, existe ainda o conector da antena, que vem envolto em uma espuma bem grossa, que deve servir para evitar ruídos no painel. Existe ainda um fio preto muito fino, soldado junto ao conector da antesna, que acredito ser um fio terra. Eu acabei deixando este fio desconectado, pois não achei informação nenhuma sobre ele, mas se alguém aqui puder confirmar isto, por favor. Acredito que ele deve ser preso à carcaça do aparelho, para melhorar a recepção do rádio.

O próximo passo é a colocação d o suporte do rádio dentro do painel. Este suporte é uma espécie de manga que serve para sustentar o rádio dentro do painel. Para removê-lo do rádio, force as linguetas laterais para fora:

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Estas linguetas vão depois servir para travar o som dentro do painel. Detalhe do suporte:

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Depois de juntar os conectores, envolvi eles com um velcro, para evitar ruídos no painel:

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Detalhes da instalação:

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O suporte externo do rádio vem com diversas linguetas para serem usadas a fim de fixá-la no painel e evitar a remoção "indevida" do aparelho. Não sabia qual usar, mas achei uma que parece que serviu bem:

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Tive que entortar esta lingueta par trás e depois para baixo, mas o suporte ficou bem firme. Depois disto, finalmente liguei a fiação no rádio e liguei ele pela primeira vez:

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E deu tudo certo até aqui. Testei os auto-falantes individualmente e pude verificar que a fiação estava corretamente conectada.

Agora é quem começam os problemas... Depois de conectar tudo, inseri o aparelho na gaveta e...

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Este foi o máximo que consegui colocar o som. Simplesmente não tinha como encaixá-lo totalmente no painel!! Cheguei a desconfiar que o som era maior que o buraco :blink: e pra me certificar que isso não era verdade, removi o som, empurrei toda a fiação bem para dentro do painel de forma que o conector ISO ficasse em uma parte inferior da gaveta, e inseri o som. O mesmo entreou perfeitamente. Ou seja, estava claro que o que estava atrapalhando a inserção do som no painel era o conector!! Tentei muitas vezes, e não tinha como! Forcei bastante o som contra o painel, acho que algumas vezes até demais, correndo o risco de quebrar alguma coisa... Em um outro tópico um amigo aqui do fórum chegou a dar uma dica boa, de laçar a fiação com um barbante por trás do painel, por baixo do volante, e ir puxando a fiação enquanto o som fosse colocado. Tentei isso também mas o máximo que achei por baixo do volante foi um adesivo com o meu nome :P

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Bom, desisti desta estratégia. O que fiz para resolver este problema foi o seguinte: Empurrei toda a fiação para trás, de forma que o conector ISo ficasse encaixado em um buraco, bem no fundo do painel. Conectei o fio da antena, coloquei o som "de ladinho", encaixando apenas o lado direito na gaveta. Com muito cuidado e com a ponta dos dedos, estiquei a fiação d eforma a conectá-la ao aparelho, mas sem deixar que a bola formada pelo conector ISO e o velcro em volta saísse do seu buraco lááá atrás. Isso é meio difícil pois a fiação é realmente curta e deve ser pior ainda pra quem tem dedo curto e grosso :P. Tentei isso algumas vezes, até conseguir!! tive que forçar o som para trás ainda, até ouvir os cliques do grampos laterais. Verifiquei que o som estava bem firme, e coloquei a moldura do aparelho, e por último a frente destacável do som e.. voilá:

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Finalmente, tudo certo a princípio, mas ainda tenho dúvida quanto aos fios vermelho/amarelo e o fio terra da antena.

Aqui um aspecto geral do painel, mostrando que as luzes azuis dos instrumentos combinam com as do som:

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Acho que é isso pessoal B) Espero que eu ajude com este tópico.

Abração!!!

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Amigo, as tuas fotos do picasa não estão aparecendo pq estão como restritas...dá um conferida nisso...um abraço

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Boa iniciativa, fkuhne!

As fotos estão bloqueadas para mim, ainda.

Seguinte, os cabos amarelo (12V+) e vermelho (ACC) estão vindo invertidos nos Pioneers nacionais não sei por que motivo. O meu veio assim também, basta invertê-los e a ligação estará correta.

Quanto ao cabo da antena eu concluí que seria para amplificar o sinal da antena. Aterramento não faz muito sentido, pois a antena já está ligada à carcaça do veículo.

Eu liguei este cabo ao cabo azul do player (Remote) fazendo com que ele seja ligado quando o player estiver em uso.

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Mudei a configuração do álbum mas pelo jeito o problema continua se o link para a foto for o mesmo...

Me esmerei pra escrever o tópico e deixar ele organizado, é uma pena... Pra não precisar re-escrever tudo novamente, vai o álbum inteiro aqui:

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Boa iniciativa, fkuhne!

As fotos estão bloqueadas para mim, ainda.

Seguinte, os cabos amarelo (12V+) e vermelho (ACC) estão vindo invertidos nos Pioneers nacionais não sei por que motivo. O meu veio assim também, basta invertê-los e a ligação estará correta.

Quanto ao cabo da antena eu concluí que seria para amplificar o sinal da antena. Aterramento não faz muito sentido, pois a antena já está ligada à carcaça do veículo.

Eu liguei este cabo ao cabo azul do player (Remote) fazendo com que ele seja ligado quando o player estiver em uso.

Então, confirmando: amarelo é o 12V pós-chave, e o vermelho é o 12V da bateria?

Basta invertê-los mesmo? A fiação do rádio já vem preparada para esta necessidade: Please login or register to see this link.

E se invertê-los, não terei o problema de descarga da bateria com o carro desligado?

Valeu!!! B)

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Parceiro, nao precisa refazer o topico inteiro....

Clica em EDITAR no final do primeiro post, e muda so os links .... e ai salva as modificações e boa!!!

Entendeu?

Qualquer duvida, pergunte....

Abraço

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Parceiro, nao precisa refazer o topico inteiro....

Clica em EDITAR no final do primeiro post, e muda so os links .... e ai salva as modificações e boa!!!

Entendeu?

Qualquer duvida, pergunte....

Abraço

Sim, eu saquei isso, mas teria que ver novamente, foto por foto, o novo link... OK vou fazer isso uma hora, mas agora não hehe... Abraço.

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Então, confirmando: amarelo é o 12V pós-chave, e o vermelho é o 12V da bateria?

Basta invertê-los mesmo? A fiação do rádio já vem preparada para esta necessidade: Please login or register to see this link.

E se invertê-los, não terei o problema de descarga da bateria com o carro desligado?

Valeu!!! B)

Ehr...

É o contrário. O vermelho é o ACC (Pós chave) e o Amarelo o 12V+.

Pelo que vc relatou, do player perder as configs ao desligar a chave, eles estão invertidos mesmo.

A única coisa que pode drenar a bateria com o carro desligado é se os 2 cabos estiverem ligados ao 12V+ do carro.

Agora que vi as fotos notei que você instalou o player com as espumas que vieram em volta dos cabos. Por isso você não conseguiu encaixar o player facilmente. Essas espumas são muito volumosas e servem somente para os cabos não gerarem ruídos quando ainda não estiverem instalados, pode removê-las para facilitar a instalação.

Quanto ao outro conector, é isso mesmo, ele faz a ligação com o volante multi-funcional e possivelmente com o I-System também.

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Então, confirmando: amarelo é o 12V pós-chave, e o vermelho é o 12V da bateria?

Basta invertê-los mesmo? A fiação do rádio já vem preparada para esta necessidade: Please login or register to see this link.

E se invertê-los, não terei o problema de descarga da bateria com o carro desligado?

Valeu!!! B)

e isso ai e se vc quiser com que o radio fique ligado mesmo sem a chave, é só ligar juntos os fios vermelho e amarelo.no meu caso eu fiz assim sem a chave , pois eu tenho som no carro, ai quando paro para trocar uma idéia com a galera eu abro a mala e fico curtindo um som. kkkkk. abs

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Então, inverti os fios amarelho e vermelho, e também retirei a espuma que estava em volta do fio da antena.

Dois problemas resolvidos!

1 - Consegui encaixar o rádio facilmente dentro da gaveta

2 - E agora não perco mais as configurações do rádio quando desligo a chave. Ainda, se desligo o carro, sem retirar a chave, o rádio fica ligado. O rádio se desliga apenas ao remover a chave completamente.

Valeu pessoal!! Abraços. ;)

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Tó com dor de cabeça para você meu amigo,

Mais disposição é disposição,quando eu chuto o balde faço a mesma coisa,

Parabens pelo trabalho de informar a todos nos pelo que fez,,,,

Isto não tem preço......B)

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Então, inverti os fios amarelho e vermelho, e também retirei a espuma que estava em volta do fio da antena.

Dois problemas resolvidos!

1 - Consegui encaixar o rádio facilmente dentro da gaveta

2 - E agora não perco mais as configurações do rádio quando desligo a chave. Ainda, se desligo o carro, sem retirar a chave, o rádio fica ligado. O rádio se desliga apenas ao remover a chave completamente.

Valeu pessoal!! Abraços. ;)

Maravilha!

É assim mesmo que funciona.

Quando gira-se a chave até a primeira posição liga-se somente o sinal do rádio na segunda posição liga-se o painel do carro.

Após ligar o sinal do rádio ele só desliga se retirar a chave do contato. ;)

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Olá pessoal, tudo bem........!?

Sou novo no Clube e gostaria de tirar uma pequena dúvida, aproveitando que o tópico se faz pela instalação de um aparelho no fox.

Eu tenho um Prime que já veio com som, mas vou trocar por um DVD 2 din, eu sempre instalei os aparelhos dos carros q tive e de amigos também, mas nunca me deparei com um aparelho original. Gostaria de saber se há alguma chave específica para sacar o mesmo do painel ou se só conseguirei na concessionária.

Obrigado pela ajuda.

Abraços.

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