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Rburiti

Acionar Ar-Condicionado Em Alta Rpm

13 posts in this topic

Nao sei se devo colocar nesse setor de "Problemas & manutenção" mas vai lá.

Ouvi uma história de um vendedor de ar-condicionados que, deve-se evitar ligar o ar-condicionado em altas rpm (4-5mil pra cima) pois pode estragar um disco. Dei uma pesquisada rápida e acho que ele se referia a embregem do compressor de ar. Entao fica a dúvida: isso é mito ou verdade?

Na rápida pesquisa que fiz, não achei nada conviencente quanto a isso, por isso ficou a dúvida.

Fontes rápidas:

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(titulo foi ideia de silverfox XD)

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Acho que é mito isso ai. Creio que eventuais quebras devem ser por desgaste natural da peça ou defeito mesmo. Na teoria essas peças são dimensionadas acima das condições normais de uso.

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poh, eu nem sabia que o AC tinha uma embreagem. :huh:

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É uma embreagem bem simples. São duas polias, em uma vai a correia que é ligada a rotação do motor, portanto sempre que o motor esta funcionando essa polia está girando. Quando o botão do AC é acionado, essa polia se acopla com a outra, que estava parada, e então começa a girar o compressor, colocando-o em funcionamento.

Agora quanto ao problema, acredito eu que quando em alta rotação esse acoplamento repentino possa gerar alguma quebra somente em caso de defeito ou desgaste das polias do compressor. Eu ja tive carro que tive que trocar o compressor inteiro devido ao travamento dessas polias...

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Sim, é isso mesmo. Quem tem uma "embreagem" é o compressor que vai na correia externa.

Quando o AC está desligado a polia gira em falso. Quando ligado ela gira o compressor.

Pode ser que seja mito, mas eu evito ligar o AC em rotações altas por esse motivo.

Já vi sair faísca quando liga-se o AC em alta rotação numa Blazer. HUAhUAhA

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Levando em consideração o que massaki disse que viu sair a faísca. E o fato dessa peça ser feita para resistir mais que uso normal (bulgareli). Posso considerar isso plausivel??

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Pessoal, se é mito ou não, ainda não sabemos. Mas vamos combinar que tirar o pé do acelerador por 10 segundos ou menos pra ligar o AC, não faz mal algum faz?? hehe

Melhor evitar né!!!

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Ah tah, valeu ai pela explicação galera. Agora eu entendi.

abs

anferote likes this

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Olha ja liguei em alta em baixa daqui um tempo aviso vocês se danificou alguma coisa.. caso contrario acho que e mito e automático ele ja gira em falso para sempre estar na rotação so ativa quando e ligado por isso da uma segurada no carro, mas acho que nao prejudica nada não

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Esses ar-condicionados mais novos não possuem aquele sistema que desliga o AC quando o motor é muito exigido voltando a religá-lo quando normaliza a necessidade de potência? Pelo menos ocorrem em vários modelos de várias marcas, não sei se ocorre no NF...

Mas diante desse argumento eu acredito ser mito essa questão. Até porque uma montadora não colocaria um produto no mercado sabendo que existe a possibilidade de estragar um de seus componentes com o uso normal (afinal de contas atingir 4, 5mil rpm é coisa normal, pelo menos pra mim, mas mesmo que não seja normal é uma situação compatível com o que o produto pode oferecer).

Creio que esse pensamento venha dos primeiros AC que por serem mais simples tinham um desgaste mais acentuado quando acionado em alta velocidade.

Bom, sou leigo no assunto, mas imagino que isso seja mito.

Abraço a todos...

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Pessoal, se é mito ou não, ainda não sabemos. Mas vamos combinar que tirar o pé do acelerador por 10 segundos ou menos pra ligar o AC, não faz mal algum faz?? hehe

Melhor evitar né!!!

Boa esta,ou ate mesmo pisar na embreagem por 5 segundos e tal o importante é o giro estar baixo ! Agora sera que quanto mais se aumente a velocidade da ventoinha mais se perde potencia do carro ou a perda é uma só independe da velocidade do ar ????

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Sabia dessa não hahahah

Altas vezes já liguei o ar acima dos 4000 rpm e nada, melhor evitar!!!

Faz parte

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Esse é um assunto que divide opiniões, mas a verdade é que nem cabe mito e sim fatos mecanicos. E vem de longa data, pois acreditava-se que ao ligar o ar por conta do esforço do motor em acionar o compressor prejudicaria tanto o motor do carro quanto o compressor por conta do "peso" de acionamento. O que de fato acontece é uma queda na rotação do motor por conta desse compressor que ativa para circular o gas do ar condicionado por todo o sistema. Alias é até interesante salientar que não só o compressor do ar condicionado "rouba" essa potencia do motor mas o alternador tambem. Observem que quando se aciona o farol alto por exemplo, ha uma ligeira queda na rotação que é automaticamente percebida pelo sensor de rotação que envia o sinal de queda de rotação do motor para a central de injeção, isso em um tempo de milisegundos, que faz a correção da rotação do motor e estabiliza a marcha lenta. Esse efeito ocorre tambem com a bomba da direção hidraulica, que ao esterçar a direção a rotação do motor cai e automaticamente é compensada. No compressor do ar condicionado acontece a mesma coisa, ao se ligar o ar a rotação cai por conta do esforço, a marcha lenta é corrigida automaticamente em segundos. Só que andando com o carro em alta ou média rotação é nitida a queda de força do motor por conta desse esforço para circular o gas então dai vem esse "mito mecanico" de que acionar o ar condicionado a determinada rotação estraga o motor ou compressor....

abraço

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