Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
anferote

Dicas Para Enfrentar Alagamento

8 posts in this topic

Fala galera, achei essas dicas num site e trouxe pra compartilhar com a galera

Utilidade pública

12/1/2011 - 15:04 - RH - Carolina Pires Ferreira

Com o grande volume de chuva nesse verão, muitos motoristas têm enfrentado alagamentos nas vias que resultaram em danos aos veículos, e até mesmo situações de risco à vida. O CESVI BRASIL apresentou dez recomendações para o motorista preservar o veículo em áreas alagadas. Confira:

1. Caso o motor morra durante a travessia, jamais tente dar a partida, mantenha-o desligado e remova o veículo até uma oficina. Diante da possibilidade de admissão de água, essa prática reduz o risco de danos causados ao motor por um calço hidráulico.

2. Observe a altura do nível de água do trecho alagado, a maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias, não podendo exceder o centro da roda.

3. É prudente que o veículo, durante o alagamento, seja dirigido em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 RPM, o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo.

4. No caso de veículos equipados com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição "1". Dessa forma, o veículo não desenvolve tanta velocidade, sendo possível imprimir uma rotação maior ao motor. Outra possibilidade é manualmente alternar a troca de marchas entre "N" e "1", de modo a manter a velocidade do veículo baixa durante o trecho alagado, sem descuidar da rotação do motor, sempre em torno de 2.500 RPM.

5. Alguns veículos automáticos oferecem como opcional o ajuste da tração, conhecido como "WINTER" ou "SNOW". Embora sua função seja a de conferir maior segurança durante trechos de baixa aderência, como neve ou lama, evitando que o veículo patine graças ao bloqueio do diferencial, também deve ser utilizado durante alagamentos, pois beneficia o controle da velocidade do veículo e da rotação do motor.

6. Mantenha a calma nos casos em que, durante a travessia, sejam constatados sintomas como o aumento de esforço ao esterçar (direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luzes de anomalia da injeção eletrônica, bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 (veículos diesel), pois provavelmente todo esse quadro é causado pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo (veículo diesel), sendo, na maioria das vezes, um fato passageiro que não impede a dirigibilidade. Apenas reforce a cautela e mantenha o menor número possível de equipamentos ligados.

7. É recomendado desligar o ar condicionado, reduzindo assim o risco de calço hidráulico. Essa prática impede que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor. Veículos rebaixados e turbinados, na maioria das vezes, apresentam maiores riscos de sofrer calço hidráulico; por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. Se o veículo estiver nessas condições, redobre a atenção aos procedimentos sugeridos.

8. Para os casos mais sérios de alagamentos, é recomendado preventivamente fazer um check-up, corrigindo, por exemplo, possíveis alterações do sistema de injeção eletrônica, muitas vezes simples e imperceptíveis nessa fase, como maus contatos, mas que posteriormente podem gerar grandes transtornos.

9. Pode haver, entre outros, a contaminação do cânister, do óleo da transmissão, do(s) eixo(s) diferencial(is), no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por quatro, o que determina a redução da vida útil dos componentes integrantes desses conjuntos, além de riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e freios. Para combater os efeitos dessa possibilidade, é recomendável encaminhar-se rapidamente até uma oficina e solicitar a avaliação desses itens.

10. Havendo travessias consecutivas de alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois estará sujeito à contaminação por fungos, microorganismos e bactérias, demandando limpeza de todo o sistema para a utilização segura.

fonte: não copiei o link mas sei que foi no site do Yahoo!

abs

João Paulo SS likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

A maioria dicas indicam como atravessar um alagamento.

Já atravessei alguns trechos e graças a Deus nunca tive problemas (só o gol que umidece o distribuidor = ( ).

Minha dica é sempre que perceber uma chuva mais forte, fuja para locais altos. Principalmente se não conhece muito bem o local.

E as vezes é muito melhor esperar a água baixar do que tentar a sorte. :D

Além do mais, quando está alagado, vc não consegue enxergar buracos, profundidade, guias, obstáculos afundados, etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites

MTo legal as dicas ! Parabens Danado !

Gostaria de deixar aki uma dica mto legal .

Quando optar pela travessia de lugares alagados é de suma importancia perceber o comportamento da agua adiante. Procure redemoinhos, aglomeraçoes de sujeira , fluxo circular , tudo isso é sinal de boeiro na pista *evite tais lugares* passe com no minimo 1 metro de distancia .

Boeiro na chuva é uma caixinha de surpresa !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Deu uma bela de uma chuva aqui em Fortaleza outro dia..

Fui atravessar uma bela de uma poça e foi tudo OK. Quando fui olhar no dia seguinte, meu farol esquerdo estava scheio da agua. A "casa" do pisca estava inundada. Tive que levar numa oficina para abrirem o farol e tirarem a agua, já que devido ao xenon, eu perdi a garantia.

O serviço ficou mto bom e o cara instalou o xicote de xenon por um canto totalmente diferente, nunca tinha visto ninguem fazer desse jeito, acho que agora, nunca mais terei esse problema.

Fica a dica: Ao inves de furar a borracha de vedação, faça um pequeno furo no plastico do farol, ao lado da borracha e passe os cabos. Logo em seguida, passe um pouco de silicone e pronto! nunca mais..

Dor no coração:

Please login or register to see this image.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que doidera hein !! rsrs mas furo no farol é foda , vai ficar raspas de plastico dentro do farol.. Soh se o neguinho desmontar para fazer o trampo... ai fica foda :S

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito boa as dicas. Passei um pequeno aperto no interior de Minas com a raposa. Pelo fato dos pneus serem largos e o carro muito leve, se não tiver muito cuidado você perde a traseira muito fácil. A dica é manter a rotação entre 2.500 e 3.500 rpm e marter firme na direção.

Share this post


Link to post
Share on other sites

fonte: Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

fonte: Please login or register to see this link.

Valeu pco ;)

anferote likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0