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Roberto Medeiros

Temperatura na estrada

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Olá, pessoal!

Tenho um Fox G1, e gostaria de esclarecer uma dúvida.

Antes da dúvida, vou relatar o histórico do carro.

Semana retrasada, através do display de informações que instalei no painel, notei que o carro estava demorando muito para chegar aos 90 graus (cerca de 30 minutos em marcha lenta). Além disso, na estrada, a temperatura estava caindo por volta dos 55 graus (sim, ficava muito baixa na estrada!)

Essa semana, realizei a troca da válvula termostática (por uma da marca MTE-Thomson) e do cavalete de água. De fato, a válvula anterior estava com o corpo plástico totalmente quebrado.
Após a troca, o carro voltou a esquentar rapidamente em marcha lenta, até mesmo pelas manhãs frias.

Entretanto, em dias frios na estrada, percebi que a temperatura não fica travada em 90 graus, mas sim oscilando entre 76 e 82 graus, mais ou menos. É possível perceber que a válvula termostática está funcionando porque não está mais esfriando o tanto quanto anteriormente.

Olhei as especificações técnicas da válvula que comprei diretamente no site da fabricante e notei que a abertura da válvula se inicia com 80 graus.

Esse valor é o ideal para a linha de motores EA111? Faço esse questionamento porque a maioria dos fóruns automotivos dizem que a temperatura ideal de trabalho dos motores é de 90 °C.
Além disso, mesmo com a válvula tendo sua abertura aos 80 °C, é aceitável que na estrada essa temperatura tenha uma leve oscilação (entre 76 °C e 82 °C)?

Acredito que o novo comportamento que o carro vem apresentando é normal. Mas gostaria que alguém me confirmasse algo sobre o assunto, pra não ficar com nenhuma pulga atrás da orelha.

Valeu, pessoal!

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