Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Mari Ingridy Ribeiro

Vazamento de óleo - Fox Imotion

13 posts in this topic

Bom dia a todos! Gostaria que me ajudassem com um parecer de acordo com as experiências e conhecimento de vocês... 

A um tempo atrás o meu Fox 1.6 Imotion começou a vazar óleo na parte de baixo, não foi um vazamento significativo no chão era apenas algumas gotas de óleo que caiu abaixo dele foi ai que levei em um mecânico e o mesmo me disse que era problema no cárter... Como ele não tinha elevador para suspender o veículo ele apenas olhou em baixo e disse que o problema estava na junta do cárter! Pois bem, paguei pelo serviço e não demorou muito tempo e o vazamento continuou e neste final de semana que troquei os pneus e o carro estava no elevador fui abaixo dele verificar o que talvez poderia ser e observei que este vazamento está próximo ao anti-chamas e na caixa de câmbio não possui nenhum vestígio de óleo, porém não sei de fato se não é problema na embreagem!! Vou levar no mecânico esse final de semana para tentar resolver e gostaria de ver com vocês possíveis possibilidades do que pode ser pois como sou mulher a maioria dos mecânicos gostam de lograr por falta de conhecimento... 

Se possivel, me ajudem dando a opnião de vocês por favor!! 

 

Detalhe: o nível de óleo do veículo não baixou desde quando começou o vazamento e além disso o cambio não apresenta falhas, não pisca a luz e funciona normalmente! Será realmente o anti-chamas ou algum problema proveniente do cambio? E os custos alguém sabe uma média de valor deste problema? 

Desde já sou grata :)  

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mari! Crônico de nossas raposas esse vazamento no antichamas... Do meu 1.6 2009 inclusive ja substitui... 
Se for no antichamas, a peça é super barata, ai vai do valor da mão de obra. 
 

Pra identificar legal o vazamento pode ser interessante antes de ir ao mecânico ir a um bom lavador e solicitar a limpeza do motor, inclusive por baixo... ai fica fácil de matar a charada... 

Mas, o anti chamas tem esse vazamento sim, junta do carter é mais raro, mas também pode ser... Ai basicamente é tirar, passar silicone para alta temperatura, colocar no lugar e pronto(a muito grosso modo) , filtro de óleo mal apertado também vaza... bujão do carter espanado, vaza...

Enfim, tudo bem simples de verificar... E se o motor estiver limpo, ai vê na hora onde é

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também tenho um fox imotion, no meu também parecia ser vazamento na junta do cárter, mas levantando no elevador vimos que era no anti-chama. Coloquei silicone, mas como era uma peça de plástico havia empenado, continuou vazando. Troquei por uma nova resolveu. Quando é vazamento no imotion, suja todo o câmbio principalmente na parte superior, a junta do cárter fica seca. Já tive a infelicidade de ter os dois problemas. No seu caso como pareceu ser junta do cárter, dificilmente será o câmbio. Bem provável ser o anti-chama, como o amigo disse acima olha o filtro de oleo também. 

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa Tarde!! Muito obrigada pelo parecer de vocês.. ja me ajudou muito... Por eu ser mulher a maioria dos mecânicos tentam lograr em cima, então todas essas informações ja me ajudara... 

De fato é o anti-chamas, sabado agora fará a substituição para um novo original... e sobre o câmbio, fiquei um pouco preocupada com a referente do #ClauSant pois eu o meu carter não está seco, como vazou oleo ele está úmido porém o cambio não apresenta defeito ou algo que eu estranhe, será que sujou tbm essa parte do cambio? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dê preferência a uma mecânica equipada, sempre olho antes como é a organização e a limpeza do lugar antes de deixar o carro afinal se não são caprichosos com a oficina imagina com carro de cliente e o mínimo de uma mecânica é ter um elevacar. Quanto ao vazamento de preferência ao anti chamas original é menos de R$100,00 e a mão de obra é bem simples para trocar, serviço de 15 minutos. Quanto a sujeira do vazamento se sujou muito recomendo levar em uma lavagem que tenha agua quente e mandar lavar por baixo e o motor.

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo, entendi! Ainda tem essa parte de lavar... Bom, a princípio levei em um mecânico que me indicaram e o mesmo me disse que existem 2 anti-chamas, um entorno de R$ 125,00 e outro de R$ 430,00 e precisaria ver no sábado qual é o modelo que o meu fox utiliza! Ja fiquei com o pé atrás pois, vejo por aqui e na internet que um modelo normal sai entorno de R$ 125 mesmo e não R$400,00... Neste sábado vou ver se procuro outros mecânicos perto da minha região (Osasco/Carapicuíba)... Muito obrigada a todas as respostas, estão me ajudando muito :) Assim não fico totalmente perdida!! 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite !!!! Até onde eu sei o fox 1.6 sendo 8 válvulas só tem um tipo de anti-chama. Como o seu também é imotion e até onde eu sei o 16 válvulas não saiu com câmbio imotion, o anti-chama do seu seria esse de R$125 reais. Em relação ao vazamento do câmbio imotion eu quis dizer que quando ele vaza ele não suja a junta do cárter. Como o seu está sujando a junta do cárter é muito provável que não seja o câmbio. O meu vazou quando a embreagem chegou no limite, aí o atuador começou a forçar e deu vazamento. O robô e o atuador fica na parte superior do câmbio. No seu caso é bem provável que seja o anti-chama do motor 1.6 8v que custa em torno de R$100 reais, se o câmbio está funcionando ok só alegria.

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 15/10/2020 at 20:02, clausant disse:

Boa noite !!!! Até onde eu sei o fox 1.6 sendo 8 válvulas só tem um tipo de anti-chama. Como o seu também é imotion e até onde eu sei o 16 válvulas não saiu com câmbio imotion, o anti-chama do seu seria esse de R$125 reais. Em relação ao vazamento do câmbio imotion eu quis dizer que quando ele vaza ele não suja a junta do cárter. Como o seu está sujando a junta do cárter é muito provável que não seja o câmbio. O meu vazou quando a embreagem chegou no limite, aí o atuador começou a forçar e deu vazamento. O robô e o atuador fica na parte superior do câmbio. No seu caso é bem provável que seja o anti-chama do motor 1.6 8v que custa em torno de R$100 reais, se o câmbio está funcionando ok só alegria.

Ahhh ta! Agora entendi... aproveitando que você mencionou sobre a embreagem, é comum os i-motion trocar a embreagem né? tem um colega de trabalho que também trocou porém o cambio vazou óleo e travou... 

De fato há algum prazo para a trocar a embreagem? Referente ao cambio, quais as manutenções e os itens do cambio que eu devo sempre observar para evitar maiores danos? Dizem que, acima de um certo km tem que trocar o "robozinho" é correto afirmar isso? 

Novamente sou grata. 

:* 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Apesar de não ter o imotion, acredito que realmente há de trocar sim, haja visto que ele é automatizado, ou seja, um câmbio comum que faz as trocas pra você, então, apesar do desgaste ser relativo, na casa dos 90, 100km certamente ele já vai estar pedindo outra. 

 

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
14 horas atrás, mcarvalhos1 disse:

Apesar de não ter o imotion, acredito que realmente há de trocar sim, haja visto que ele é automatizado, ou seja, um câmbio comum que faz as trocas pra você, então, apesar do desgaste ser relativo, na casa dos 90, 100km certamente ele já vai estar pedindo outra. 

 

Entendi... Vou dar uma verificada nisto também! Vou me atentar pois estou na casa dos 117km... Mais do que na hora de ver isso né? Muito obrigada pela dica... 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 19/10/2020 at 13:07, Mari Ingridy Ribeiro disse:

Ahhh ta! Agora entendi... aproveitando que você mencionou sobre a embreagem, é comum os i-motion trocar a embreagem né? tem um colega de trabalho que também trocou porém o cambio vazou óleo e travou... 

De fato há algum prazo para a trocar a embreagem? Referente ao cambio, quais as manutenções e os itens do cambio que eu devo sempre observar para evitar maiores danos? Dizem que, acima de um certo km tem que trocar o "robozinho" é correto afirmar isso? 

Novamente sou grata. 

:* 

Boa noite!!! Em relação a embreagem quando ela fica gasta vc percebe que na saida de ladeiras o painel trepida e vibra um pouco o carro. Aliás eu sempre uso o freio de mão se a ladeira é muito íngreme para não forçar a embreagem. Puxo e vou acelerando e solto aos poucos conforme o carro vai saindo. Quando começa a trepidar é sinal que ela está no fim aí força o atuador onde ocorre o vazamento do óleo, se vazar todo o sistema trava, o que deve ter ocorrido com seu amigo. Em relação ao robô,  não há necessidade de trocar, caso tiver algum vazamento é só consertar o mesmo.  Nos imotion o maior vilão é a embreagem e sempre verificar se  não tem vazamento. Se não faltar óleo no robô dificilmente ele vai dar problemas.  O reservatório fica abaixo do filtro de ar, em cima do câmbio.  É difícil de ver, como eu já localizei sempre dou uma verificada,  não precisa soltar nada, com a lanterna do celular e uma pequena balançada no carro vc ver o nível se mexendo. Como o seu não apresenta problemas deve estar tudo ok. Só preste atenção nas ladeiras se não há trepidações e depois que arrumar o vazamento  do anti-chama, sempre dá uma olhada onde o carro fica se não tem mancha de óleo. Um detalhe que quando fui consertar a embreagem do meu carro o consultor técnico da VW me aconselhou  foi que ao parar o veículo no farol ou trânsito totalmente parado colocar o câmbio no N. Pois se fica no D com o carro parado a embreagem fica acionada o tempo inteiro, desgastando o conjunto (rolamento, atuador e platô ) . Tomando esses cuidados é tranquilo, tenho o meu desde 0km é 2012 está de boa.

Mari Ingridy Ribeiro likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 21/10/2020 at 20:14, clausant disse:

Boa noite!!! Em relação a embreagem quando ela fica gasta vc percebe que na saida de ladeiras o painel trepida e vibra um pouco o carro. Aliás eu sempre uso o freio de mão se a ladeira é muito íngreme para não forçar a embreagem. Puxo e vou acelerando e solto aos poucos conforme o carro vai saindo. Quando começa a trepidar é sinal que ela está no fim aí força o atuador onde ocorre o vazamento do óleo, se vazar todo o sistema trava, o que deve ter ocorrido com seu amigo. Em relação ao robô,  não há necessidade de trocar, caso tiver algum vazamento é só consertar o mesmo.  Nos imotion o maior vilão é a embreagem e sempre verificar se  não tem vazamento. Se não faltar óleo no robô dificilmente ele vai dar problemas.  O reservatório fica abaixo do filtro de ar, em cima do câmbio.  É difícil de ver, como eu já localizei sempre dou uma verificada,  não precisa soltar nada, com a lanterna do celular e uma pequena balançada no carro vc ver o nível se mexendo. Como o seu não apresenta problemas deve estar tudo ok. Só preste atenção nas ladeiras se não há trepidações e depois que arrumar o vazamento  do anti-chama, sempre dá uma olhada onde o carro fica se não tem mancha de óleo. Um detalhe que quando fui consertar a embreagem do meu carro o consultor técnico da VW me aconselhou  foi que ao parar o veículo no farol ou trânsito totalmente parado colocar o câmbio no N. Pois se fica no D com o carro parado a embreagem fica acionada o tempo inteiro, desgastando o conjunto (rolamento, atuador e platô ) . Tomando esses cuidados é tranquilo, tenho o meu desde 0km é 2012 está de boa.

Entendi! Maravilha, já esta me programando pra trocar o robo porque um dia ligando para um mecanico de cambio ele mesmo disse que em uma certa quilometragem tinha que trocar!! Graças a Deus esta tudo tranquilo, não esta apresentando estes problemas não, mais vou me ligar mais nessa parte de vazamento para nao correr os riscos! 

O vazamento era realmente o anti-chamas, ja foi trocado e esta tudo ok! Muito Obrigada novamente pelo apoio viu?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Problema resolvido sobre o vazamento... realmente era o anti-chamas que deu ruim!! Foi trocado e agora esta tudo certo!!! 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now