Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Bruno Barreto

Barulho Feio Do Nosso Motor

32 posts in this topic

Fala galera, beleza?

Ando meio sumido.

Algo que eu noto desde antes de comprar a minha Raposa foi: o barulho do motor funcionando parece de carro velho!

Certa vez eu estava passando por uma saída de estacionamento e vi o fox q eu queria comprar: branco 1.6. Parei um pouco pra ficar namorando ele e, quando ele começou a andar eu tomei um susto com o barulho que mais parecia um Fusca(claro q mto mais sutil)! hahaha! E o pior, comprei o meu fox e notei que o barulhinho horroroso também estava no meu.

A impressão que dá é que escapa um pouco de "barulho" em algum lugar mal vedado no motor que deveria escapar na descarga ou sei lá onde(sou leiguíssimo em mecânica). Quando em baixa rotação, basta você dar um tapa no acelerador com o pé que você ouve o seu motor BUFAR literalmente. Barulho embolado, parecendo que tá afogado. Façam repetidamente isso e verão o motor roncar bem estilo Fusca - tem que ouvir de vidro ABERTO, pois o barulho é externo.

O motor do Fox n é o mesmo do Polo!?? Mas esse barulho só notei até hoje nos Fox. Outro dia na CC vi um cara testando aceleração de um Polo, e no início da aceleração(rotação baixa), quando faz o barulho de bufa no fox, não fez barulho nenhum no Polo. Ele foi limpo na aceleração.

Volta e meia eu experimento desligar o arcondicionado, abrir os vidros dianteiros e dirigir ouvindo os barulhos do motor - arrancadas, reduções, passagens etc. E sempre que estou em ruas mais estreitas, onde o som é rebatido de volta e dá pra ter noção do real barulho, eu fico meio desempolgado com o barulho meio "afogado borbulhando" q o motor faz. N sei como descrever aqui, mas façam o teste.

Quanto à potência, não tenho NADA a reclamar... passa com LOUVOR!

Alguém mais com essa impressão??

Abraço!

Bruno.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não.

A minha raposa eh bem silenciosa na minha opinião.

Esses barulho q vc descreve não ocorre com a minha não.

abs

anferote likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, o meu é 1.0, e tem apenas 09 dias de "nascido" e desde o começo percebi o barulho q vc relata, meio engasgado, afogado... apesar de achar o carro muito silencioso!

A princípio imaginei q fosse apenas por ser motor novo. Mas vou ficar observando pra ver se para...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não.

A minha raposa eh bem silenciosa na minha opinião.

Esses barulho q vc descreve não ocorre com a minha não.

abs

A mesma coisa com a minha prime, silenciosa e sem barulho, uma seda de silêncio....

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu nunca me toquei nesse barulho não... na verdade nunca ouvi... a minha raposa tb é silenciosinha, um tezão.

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, peguei meu fox 1.6 há dois dias e parece que você descreveu o meu carro referente a este barulho, eu levei na concessionária e no começo também disseram que o barulho estava diferente mas deixei o carro lá e depois quando fui pegar disseram que o motor está perfeito nos testes e é porque o motor é novo, mas pediram pra quando chegar a 1.000 Km rodados pra levar lá para nova análise, mas porque uns fazem e outros não né? Bom como tem 3 anos de garantia vou levando deste jeito mas que o barulho incomoda, ah se incomoda, eu percebi este barulho também quando engata e ré e vai saindo bem devagar, parece que é em uma rotação específica que ele dá uma rajada sabe? Estou cabreiro mas vou aguardar pra ver. Depois poste aqui se conseguiu resolver pois já ouvi que pode ser problema de lubrificação ou falta de pressão na mangueira de combustível mas também sou leigo no assunto...rs...é osso!!!

Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou passando pelo mesmo desgosto... fox prime com barulho de motor de fusca mesmo, muito estranho... vou levar na CC em breve pra ver isso... é exatamente como falaram...

"sempre que estou em ruas mais estreitas, onde o som é rebatido de volta dá pra ter noção do real barulho"

estou ficando com ódio mortal do barulho desse motor... se alguem tiver alguma noticia boa em relação a esse problema, por favor, avisem aqui no tópico!

no mais não tenho do que reclamar do carro.

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu também apresenta o mesmo barulho, pelo que vi não é do motor e sim da transmissão e acontece quando se esta em primeira ou segunda marcha em baixa rotação ou seja no inicio de aceleração da marcha. Levei na CC e o cara de teste após uma volta disse que é normal quando se anda em baixa rotação e é originado pelas engrenagens satélite do diferencial do câmbio.Percebe-se o barulho quando o som reflete na parede ou muro em uma rua estreita como disse o nosso colega acima, dentro do carro com os vidros fechados não se ouve. Este tipo de ruído eu ja percebia em outros vw que tive porém não tão acentuado como neste Fox. Quando passo nesta condição de baixa rotação em segunda marcha em um buraco ou lombada escuto o barulho como se fôsse a engrenagem solta batendo dentro do câmbio. Penso que existam folgas normais no projeto e montagem das engrenagens do câmbio mas talvez estejam a maior do que deveriam estar no meu caso e também nos carros dos colegas que também estão verificando o problema.O Carro é dez mas este barulho está me perturbando. Na revisão do 10 K que devo fazer em breve vou questionar na CC para uma solução.

Walter

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, eu já tava achando que poucos achariam isso... mas, pelo visto é geral mesmo da Raposa!

Aos que falaram que o carro é silencioso, ele realmente é quando está parado e sem aceleração. O barulho de bufa q me refiro é PRINCIPALMENTE no inicio da aceleração - por isso q eu indiquei fazer o teste de dar umas apertadas rapidas no acelerador pra notar as bufas de fusca! hehe

Deve ser algum ajuste especifico do Fox que tá com esse barulho de carro velho. Pois, como eu disse, na CC eu vi um cara fazer essas acelerações em um Polo 1.6 e era SUPER LIMPA! um "vruum" perfeito sem ruídos como a raposa é cheia!!

Isso me dói o coração quando estou passeando sem o ar, de vidros abertos. Para mim parece que estou em outro carro!!

Vamos postando aqui as possíveis soluções. Eu vou ver isso na minha revisão de 6 meses tbm. Tenho 5000 rodado e o barulho não mudou nada.

valeu! Abs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo! Também acho que o tem um barulho feio! hueauhea. Mas estou acostuamdo.. O carro é silencioso e tal, mas o ronco do motor é meio aspero, meio roco! Hoje dirigi um Uno novo, com esse motor 1.0 Evo.. gostei do som do motor! uhaeuhae

Ontem ouvi um opala 6 cilindros passando em frente ao bar que eu estava com os amigos... Que maravilha! Podiamos ter roncos como antigamente.. carro silencioso é bacana. Mas custa lançar versões esportivas com escapamentos e sistema de exaustão diferentes com um barulho diferenciado? O do Civic por exemplo eu acho uma maravilha acelerar fundo, ainda mais o Si!

Share this post


Link to post
Share on other sites

parece carro a disel!

se vc deixar o carro a uns 40km/h ou menos e pisar td de terceira...é um barulho terrivel q faz...conforme o giro vai aumentando o barulho vai diminuindo...

eu achei feio demais esse barulho tbm...

Share this post


Link to post
Share on other sites

hahahahaha!

É... então acho que é geral mesmo! Ou seja, difícil de resolver uma característica que parece ser nativa da raposa! :(

O motor pode ser o mesmo q o polo, mas a qualidade da montagem pelo visto deixou a desejar né?

É meio que óbvio que a CC falará: "este é um barulho comum". Como é que vamos provar o contrário e obrigar a eles fazerem nosso motor ficar menos afogado?

E repito: é torturante dirigir a raposa em ruas mais estreitas que rebatem o som do motor pra mim!

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

tbm acho um barulho zuado....! fora os barulhos internos q ja estao irritando...

Share this post


Link to post
Share on other sites

tbm acho um barulho zuado....! fora os barulhos internos q ja estao irritando...

Bota barulho interno nisso... Continuo sofrendo com os barulhos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sem barulhos internos,mais o motor vou verificar !!!:huh:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comigo acontece o mesmo , pricipalmente ao sair com o carro ... tem que subir um pouco a rotação quando for sair com a primeira senão ele vibra e faz um "pruuuu" ... No meu Corsa eu só soltava a embreagem e saia devagar e só depois acelerava , mas no Fox tem que acelerar um pouquinho para não tremer e fazer esse barulho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei de fato o carro muito silencioso. Peguei o meu Fox Prime 1.6 no final de janeiro e sempre curti o som interno do carro. Achei mais silencioso do que o modelo antigo. Porem, percebi um som estranho no motor quando ele esta SEM aceleraçao. Certa vez saí do carro e o deixei ligado. Percebi um barulho meio "arranhado" e feio diga-se de passagem. Ainda nao percebi esse som estranho que é refletido quando se anda em ruas estreitas em baixa rotação. Mas como disse, com o carro ligado, sem aceleracao, se eu descer e colocar o ouvido na frente do carro, tem sim um barulho "arranhado". Meu carro tem 670km rodados, é um motor novo... veremos mais adiante.

Abraços.

Share this post


Link to post
Share on other sites

o meu é meio barulhento tb o motor. mas o pior memso sao os barulhos internos vindo de tras. qdo passo por irregularidades parece uma esocla de samba ja tentei de tudo e nao tem como tirar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Percebi duas vezes esse barulho de carro "a diesel" apos ligar a ignição em dias frios. Qdo ligo faz um "tec-tec-tec" junto com o barulho normal do motor. E essas duas vezes aconteceram quando de manhã a temperatura ambiente estava baixa, em torno de 13 graus C. Ao sair com o carro esse barulho foi sumindo. Será esse barulho devido ao motor estar muito frio e no ir esquentando, sumir? Em dias quentes, ligo o carro e o som do motor é limpo e esse evento não ocorre.

Alguem já percebeu essa mesma característica em dias frios?

Share this post


Link to post
Share on other sites

a minha raposa tbm, não tem barulho nenhum, só do som!!!kkkkk, brincadeiras de lado, é muito estranho, algumas raposas fazem esse barulho e outras não!!!!!:unsure:

estranho mesmo, será que é um defeito de fabricação da raposa em determinados lotes? vou até ficar de olho para ver se a minha charranga começa a fazer isso tbm.abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu também apresenta o mesmo barulho, pelo que vi não é do motor e sim da transmissão e acontece quando se esta em primeira ou segunda marcha em baixa rotação ou seja no inicio de aceleração da marcha. Levei na CC e o cara de teste após uma volta disse que é normal quando se anda em baixa rotação e é originado pelas engrenagens satélite do diferencial do câmbio.Percebe-se o barulho quando o som reflete na parede ou muro em uma rua estreita como disse o nosso colega acima, dentro do carro com os vidros fechados não se ouve. Este tipo de ruído eu ja percebia em outros vw que tive porém não tão acentuado como neste Fox. Quando passo nesta condição de baixa rotação em segunda marcha em um buraco ou lombada escuto o barulho como se fôsse a engrenagem solta batendo dentro do câmbio. Penso que existam folgas normais no projeto e montagem das engrenagens do câmbio mas talvez estejam a maior do que deveriam estar no meu caso e também nos carros dos colegas que também estão verificando o problema.O Carro é dez mas este barulho está me perturbando. Na revisão do 10 K que devo fazer em breve vou questionar na CC para uma solução.

Walter

o meu faz esse barulho também...logo pensei q era um defeito no sistema de embreagem...mas na CC falaram q é típico da montagem no Fox...andei reparando em outros Fox nas ruas e tbm tinha o bendito barulho....

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu tb faz esse barulho, não digo de Fusca, mas faz!

O pior mesmo, é o barulho q ele faz quando liga! Putz, q barulho feio! Parece q tá batendo lata!

Quando eu arranco, faz um barulhinho, depois de tal rotação ou marcha, para! Fica silencioso, mas quando eu ligo o carro de noite na garagem, parece q tô ligando uma máquina de 1900 e vovó virgem! rs

Ontem eu andei devagar (até demais), passando marchas a cada 2,5K RPM (q desespero, rs), tava testando a desenvoltura do Fox, rendeu bem, subi um morrinho de 3ª, na manha... Mas o barulho tava muito irritante!

Por dentro do carro, nada de barulho, tudo bem encaixado e sem vibrações, mas o motor, parece q, por ele ser preso de forma mais "segura", para caso de batida, deve ser um adicional para o "trrrrrrrrrec-trec"!

Share this post


Link to post
Share on other sites

AINDA BEEEEEM!! pensei que fosse so o meu!!

porra eu acho ridiculo um carro do nivel do novo fox, um carro 2010, fazer tal barulho.

O meu carro com motor ligado, parado, parece um fusca, "tec tec tec tec", barulho de correia girando.

Eu perguntei na cc se era assim mesmo e disseram que era normal, fazer o que né...

Quando eu tinha o 206, eu nem sentia que o carro estava ligado, de tao silencioso que ele era...

Mas quando a rotação aumenta, o barulho do novo fox fica ok.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguem que tava com esse problema ja levou na cc e conseguiu resolve???? To achando q no meu esse barulho ta exagerado...

To com raiva desse barulho, ta certo que é so em baixas rotações, mas mesmo assim incomoda qndo to com os vidros abertos.

Ja ate perguntaram se meu motor tava ruim...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom tenho a meu minha raposa a 5 meses e tem 3000km e estou com o mesmo problema no meu carro. Fui até a CC e me disseram a mesma coisa que seria pq o carro é zero e que o motor tinha que amaciar, além de jogar a culpa no combustivel (oque realmente pode aconter mude de posto para fazer um teste),...., ahh mais o tecnico que me atendeu disse para colocar alcool e testar o carro. Bom realmento o carro parou de fazer o barulho com o alcool, inclusive fiz um teste na rampa de casa. Na gasolina somente soltanto a enbreagem o carro fazia o maldito barulho "batendo pino" ja no alcool não. A desculpa da CC que esses motores flex são melhores para o alcool, até ai tudo certo pois essa parte realmente está correta a taxa de comprenssão é bem alta 12:1, dando mais vantangem pro alcool poia tem maior octanagem e quando usamos gasolina comum no carro flex o sistema de injeção atrasa ou adianta o ponto para que o carro possa andar com o tal combustivel. Outra hipótise é que o sensor de detonação esteja com problemas (isso foi meu professor de mecânica que disse).

Aqui uma explicação que achei muito boa,pelo qual motivo o professor disse que poderia ser o sensor de detonação!!!

Voce abastece com gasolina comum e parte pra arrancada...o que acontece??

Ao pisar fundo no acelerador o módulo de injeção "entende" que voce está desejando dar uma "boa arrancada" e neste

instante, ele ( o módulo ) promove as seguintes alterações:

a) avança "eletronicamente" o ponto de ignição ( **)

B) altera ( aumenta ) o tempo de abertura dos bicos injetores ( "tempo de permanência" ) para enriquecer a mistura;

So que..... avançando o ponto de ignição e enriquecendo a mistura...o motor vai "bater pino" ...e então, entra em cena um dispositivo chamado "sensor de detonação" , que fica colado no bloco do motor e literalmente "ouve" esse som característico e IMEDIATAMENTE, atraza novamente o ponto de ignição para reduzir a "batida de pino" ....

Porém, ao atrazar o ponto de ignição o carro PERDE DESEMPENHO e a arrancada será prejudicada....

"Esse serio o motivo dos carros flex na gasolina serem mais mancos que na gasolina"

"SENSOR DE DETONAÇÃO - Instalado no bloco do motor, o sensor de detonação converte as vibrações do motor em sinais elétricos. Estes sinais permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor."

Na proxima vez que for a CC vou pedir para passar um scaner para ver se não tem nenhum problema no sensor de detonação. Vendo que mais pra frente isso ira me causar grandes problemas (R$$$), pois se continuar desse jeito vai haver o desgaste prematuro de algumas peças.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now