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Claudio Duarte

Eliminando / amenizando alguns focos de ruído

5 posts in this topic

Fala galera!

Recentemente estive trabalhando para identificar e eliminar (ou pelo menos amenizar) alguns focos de ruído do Fox, e venho aqui para compartilhar o que consegui fazer. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

 

Macaco

 

A parte do macaco que segura o monobloco do carro possui uma articulação e, com a vibração do carro, bate metal com metal e faz uma barulheira no porta-malas. Ele vem com um elástico para travar essa articulação, mas com o tempo o elástico vai esticando e fica folgado. O jeito é substituir esse elástico, ou dar duas voltas nele como eu fiz.

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Acabamento plástico interno da tampa da mala

 

Essa peça plástica, que serve de puxador interno, possui alguns pontos de contato com a tampa que acabam provocando ruído. Dê leves pancadas nessa peça para identificar esses pontos de contato e isole-os (eu utilizei massa de calafetar). Mas, antes disso, retire-a (ela possui um parafuso escondido no puxador e grampos nas extremidades) e verifique se não há nada solto internamente. No meu caso estava tudo nos conformes, aproveitei a peça retirada e apliquei pequenas tiras de feltro nos grampos de fixação, a fim de eliminar eventuais ruídos de contato com o metal da tampa da mala.

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Assento traseiro

 

O primeiro foco de ruído é muito comum para quem tem bancos com partes em vinil: a parte de trás do assento fica em atrito com uma peça metálica que o conecta ao encosto. Esse ruído só é percebido quando há alguém no banco traseiro, já que o peso da pessoa provoca a movimentação do assento conforme o carro balança. Para resolvê-lo, basta inserir algum material entre o assento e o metal, de preferência algum que não faça ruído quando em contato com os dois, no meu caso eu apliquei uma tira de feltro (foi necessário amarrá-lo para garantir que não se soltasse).

Semelhante ao item acima, identifiquei que o assento também atrita com o acabamento plástico que fica sobre a caixa de roda. Infelizmente esqueci de fotografar essa região, mas basta aplicar feltro no ponto de contato entre essas peças (utilizei feltro autoadesivo para facilitar o trabalho). Em uma foto de outro item mais a frente inseri uma seta vermelha no ponto em questão.

Existem outros dois possíveis focos de ruído nesse local, sendo um nos dois pinos que seguram o assento na carroceria (os envolvi com feltro para garantir uma fixação bem justa), e o outro nos mecanismos que liberam a trava do assento (para evitar a batida de metal com metal, usei massa de calafetar).

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Encosto traseiro

 

Aqui o encosto traseiro fica em atrito com o acabamento plástico lateral, fazendo ruído principalmente quando há alguém no banco traseiro. A Volks até tentou amenizar isso fazendo a lateral do banco de tecido ao invés de vinil, porém sem muito sucesso. Não há segredo, basta utilizar feltro autoadesivo nos pontos de contato e tudo ficará OK. Os principais pontos de contato são entre o pino que segura o encosto e a base, conforme as fotos.

Outro foco de ruído já muito conhecido é a folga existente no mecanismo que trava o encosto. Os pinos deveriam ser mais espessos, ou a trava mais justa. Mas basta enrolar feltro ou fita isolante nos pinos para deixar os encaixes justos e sem folgas.

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Cinto traseiro

 

Com o movimento do carro, o conector do cinto traseiro tende a balançar e bater no acabamento plástico que fica sobre a caixa de roda. A Volks amenizou a situação enrolando um pouco do próprio cinto atrás do conector, mas ainda sim há um certo ruído. Novamente o feltro autoadesivo nos ajuda aqui (infelizmente o ruído não cessará 100% pois o choque ainda ocorrerá, o ideal seria que o conector ficasse "flutuando" como os dianteiros).

Dica do colega FireMax: Para remover o barulho no cinto traseiro sempre o deixo afivelado.

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Encostos de cabeça traseiros

 

Aqui ocorrem dois problemas: a haste do encosto de cabeça fica encaixada com folga na bucha do encosto, e essa bucha fica presa com folga no encosto. Confesso que não identifiquei um método para resolver esse problema. Tentei aplicar massa de calafetar nas cavidades da haste, enrolar fita adesiva para tentar deixar o encaixe mais justo, mas sem sucesso. Pelo visto será necessário remover as buchas, mas sequer sei se elas saem dali. O jeito? Andar com os encostos totalmente abaixados, o que elimina totalmente os ruídos. Mas eventualmente, quando levar alguém no banco traseiro, a pessoa sentirá o incômodo do encosto abaixado, o levantará e os ruídos voltarão.

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Colunas dianteiras

 

O principal problema aqui é que o acabamento que reveste as colunas dianteiras fica em atrito com o painel do carro. Resolver isso é um pouco complicado e trabalhoso, já que o espaço é muito justo para colocar espuma, e mesmo conseguindo talvez ela fique visível. O jeito que encontrei foi colar feltro onde ocorre o atrito, tomando bastante cuidado com a parte estética pois é uma área muito visível do carro (no meu caso ainda ficou um pequeno pedaço visível, mas como as colunas são pretas fica discreto). Pode ser utilizada cola branca, ela adere muito bem ao feltro e razoavelmente bem ao plástico, e quando seca permite que os excessos sejam removidos facilmente.

Aproveite para remover o revestimento das colunas e averiguar se está tudo em ordem, já que ali residem muitos possíveis pontos de ruído, como fixadores de fio frouxos ou quebrados, tweeter solto, inclusive o próprio forro pode estar batendo na coluna (no meu caso isso ocorria em alguns pontos e resolvi colando pequenas tiras de espuma). Substitua eventuais presilhas que estejam quebradas ou com fixação deficiente, inclusive uma boa dica aqui é aplicar pequenas tiras de feltro nas presilhas no intuito de acabar com o contato entre o plástico da presilha com o metal da coluna, que pode ocasionar ruídos em vibrações.

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Painel

 

Esse é o principal foco de ruído no painel do Fox. O que ocorre é que o plástico superior do painel (que vai da saída de ar do motorista e vai até as saídas de ar centrais) é unido ao plástico que envolve o painel de instrumentos de forma bem porca, basicamente derretendo um plástico ao outro, causando barulho só de olhar. O jeito definitivo de resolver isso é bem difícil, desmontando bastante coisa no painel para remover esse plástico e trabalhar. Para quem quiser se arriscar, aqui no fórum há um ótimo tutorial. Particularmente não tive coragem, até porque a chance de criar novos focos de ruído é bem alta.

O que cito aqui é um paliativo bem fácil de executar, basta aplicar WD40 na junção dos plásticos, movimentando o plástico para cima e para baixo com as mãos para fazer com que o produto adentre a junção. Como o WD40 é um redutor de atrito, o ruído será amenizado, mas ainda estará lá. Caso o acrílico do seu painel esteja com riscos, aproveite e aplique um pouco com um pano macio, o WD40 irá disfarçar estes riscos.

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Porta-luvas e porta-objetos

 

Aqui a dica é revestir tudo com feltro, a fim de evitar os ruídos do choque entre os objetos e o plástico do carro. Um detalhe especial é que na tampa do porta luvas há dois engates (que utilizo para fixar uma caneta) que vibram, aplique massa de calafetar nas pequenas cavidades entre eles que ficarão mais firmes.

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Tampa do porta-luvas

 

A tampa fechada não fica totalmente firme, mesmo com as borrachas laterais já existentes ela possui um certo movimento e acaba batendo. Fixe algumas tiras de EVA com fita dupla face a fim de deixar a tampa firme quando fechada (mas não abuse, caso contrário terá dificuldades em fechar a tampa).

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Tampa da caixa de fusíveis interna

 

Aqui o problema é semelhante à tampa do porta-luvas, mas tive mais facilidade em aplicar o feltro autoadesivado (sobraram uns pedaços picotados de outra aplicação).

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Painel batendo com o vidro / parede corta-fogo

 

Em pisos que fazem o carro vibrar (como estradas de pedra) o painel fica batendo com o vidro / parede corta-fogo, fazendo um barulho muito chato. A solução é simples, basta encaixar aquelas espumas para vedar ar condicionado na fresta existente, indo de uma coluna à outra, de preferência de cor escura para não ficar visível. Utilize uma chave philips para deixar a espuma mais encaixada o possível, evite utilizar objetos cortantes como faca e tesoura para não danificar a espuma. Na foto anexada a espuma está bastante visível de propósito, mas na verdade ela fica totalmente escondida (se for uma espuma muito larga, remova o excesso). 

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Barulho metálico no console central

 

No meu caso esse ruído somente ocorria com a temperatura do ar no mais frio. Ao mudar rapidamente de quente para frio o ruído também ocorria. O problema é o mecanismo que regula a temperatura do ar, ele possui uma espécie de conduíte metálico que fica batendo em uma peça metálica próxima. A solução é aplicar um pedaço de espuma do tamanho de uma esponja de cozinha de modo a evitar que o conduíte entre em contato com essa peça metálica. A espuma fica bem firme e não se movimenta ao regular a temperatura.

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Acabamento do console

 

Esse acabamento fica próximo aos pedais, e mesmo bem fixo faz um bocado de barulho em pisos ruins. Identifiquei dois focos de ruído: na presilha e no próprio acabamento.

Para resolver o ruído da presilha, basta aplicar um pedaço de feltro entre o acabamento e a peça metálica onde se fixa a presilha, fazendo um furo no meio do feltro para o pino da presilha passar, de modo a ficar um sanduíche de acabamento-feltro-metal, com a presilha fixando tudo.

O barulho do acabamento também é simples de resolver, basta aplicar um pedaço de espuma grande e espesso mais ou menos na região do círculo, de modo a evitar que o acabamento fique batendo nas partes internas do console.

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Caso alguém tenha mais dicas de como remover esses e outros pontos de ruído, comente que irei incluir nesta postagem, com os devidos créditos naturalmente.

Valeu!

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Para remover o barulho no cinto traseiro sempre o deixo afivelado.

 

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk

 

 

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Em 07/09/2018 at 12:31, FireMax disse:

Para remover o barulho no cinto traseiro sempre o deixo afivelado.

 

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk

 

 

Também é uma ótima solução, valeu! Editei o post incluindo a sua dica com os devidos créditos.

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Tópico legal.

Eu queria aprender a desmontar as portas, as 2 dianteiras estão sacolejando absurdamente por dentro. Alguém já fez isso? Eu até comprei ferramentas para remoção, mas ainda não me aventurei.

Preciso ver a suspensão também. Troquei os amortecedores dianteiros, mas acho que os rolamentos dos amortecedores e mais algumas outras coisas precisam ser trocadas.

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Em 12/09/2018 at 21:41, sidarth disse:

Tópico legal.

Eu queria aprender a desmontar as portas, as 2 dianteiras estão sacolejando absurdamente por dentro. Alguém já fez isso? Eu até comprei ferramentas para remoção, mas ainda não me aventurei.

Preciso ver a suspensão também. Troquei os amortecedores dianteiros, mas acho que os rolamentos dos amortecedores e mais algumas outras coisas precisam ser trocadas.

Desmontar o forro das portas é relativamente simples, basta ter um pouco de cuidado.

Você começa removendo o acabamento da maçaneta interna, o ideal é com uma espátula de plástico mas pode ser com uma chave de fenda fina enrolada em um pano, tomando muito cuidado para não machucar o plástico nem o tecido/vinil da porta (não se preocupe se quebrar uma ou duas travinhas desse acabamento, isso é bastante comum, no meu caso cheguei a quebrar três haha, ele tem muitas presilhas e mesmo com algumas quebradas ainda fica bem firme, caso queira colar as que quebraram, recomendo usar araldite pois possui uma certa elasticidade, superbonder irá quebrar novamente logo ao reinstalar o acabamento). Depois disso, você remove alguns parafusos torx, um fica escondido atrás do acabamento que acabou de retirar, mais dois próximo do puxador da porta e mais dois ou três na parte de baixo do forro (na dianteira são três, na traseira são dois). Depois disso basta puxar o forro com as próprias mãos que as presilhas irão se soltar. Quando o forro já estiver bem solto com apenas uma presilha fixa, cuidado para não afastá-lo muito da porta ao soltá-lo, já que o conector do vidro elétrico estará plugado e poderá se romper pois o fio é curto, mantenha o forro próximo à porta e retire o conector com a ajuda de uma chave de fenda fina. Depois disso basta retirar o cabo de aço que fica ligado à maçaneta interna (bem simples) e a retirada do forro estará concluída.

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