Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

AmorimRJ

Problema Na Roda Fônica ????

6 posts in this topic

Boa noite, sou um feliz proprietário de um Fox Highline 15/16. Na terça feira, após um abastecimento, meu carro começou a falhar .. A principio, pensei ser problema com a gasolina, porém ao pegar um congestionamento, o carro começou a morrer muitas vezes, além de engasgar muito, ou quando nao morria, ficava com a rotação em torno de 200rpm e só voltava quando queria. Até que ele acendeu a luz de EPC e desligou o Controle de Tração. Rapidamente, pedi para a patroa ler no manual o que isso significava e como resolver isso .. Como recomendado, desliguei e liguei o carro e a luz desapareceu. Mas já estáva muito nervoso e acabei entrando em contato com o rapaz que me vendeu o carro e ele disse que eu poderia levar o carro lá, sem problemas.

Enfim, deixei o carro na concessionaria e no dia seguinte me ligaram falando de problema na roda fônica. Aqui vai minha pergunta: Algum de vocês ja teve problema com isso ? 

Eles me disseram que tiveram que mandar pra fábrica porque esse problema não é comum e tal ... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Incomum de acontecer mas não impossível, até porque o sensor da roda fônica tem posição e regulagem. Se estiver fora da posição ou mesmo tiver se deslocado por qualquer motivo, fará a leitura do ponto de forma incorreta, causando mau funcionamento do motor ou mesmo parada total.

Na própria polia (roda fônica) pode ter defeito, contudo, se fosse ela, o carro ja teria apresentado o problema logo que tivesse saido da linha de montagem.

Resta saber a explicação que vão dar pro ocorrido. Mais provável que na ocasião da montagem do motor no carro na linha de produção o sensor tenha ficado solto e com a movimentação e vibração do carro tenha saído da posição correta. Isso é meu palpite, aguarde pra ver o que irão apurar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi. O que mais me preocupou mesmo foi a luz do EPC ter acendido, pq a patroa disse que isso poderia indicar uma avaria. A gente pensa que, ao comprar um carro novo, estaremos livres de problemas kkkk ... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

A explicação que voces leram no manual sobre o EPC é bem generalizada. O fato dela ter acendido teoricamente sugere vários problemas que podem ocorrer e não necessariamente um específico. Nesse sentido o manual acaba não ajudando e sim trazendo mais dúvidas. A luz EPC poderia ter acendido por defeito no acelerador eletrônico, falha no TBI ou algum outro componente de funcionamento eletrônico do motor. A luz de injeção também, muitas vezes ela pode acender no painel indicando alguma anomalia no sistema, porem ela não indica exatamente qual o defeito ou mesmo componente de injeção que está causando o aviso. Quanto a isso me parece ser uma falha e diria até deficiência dos sistemas eletrônicos automotivos em geral, pois o sistema detecta o problema mas não indica a causa.

Mas o que voce falou é verdade, espera-se mais de um carro 0km. Mas se for comprovado é realmente um defeito incomum até mesmo para carros usados, resta aguardar a conclusão.

Abraço e bom final de semana...

sidarth, AmorimRJ and The_Walrus like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde.

Tenho um FOX 1.0 2009 54.000km. Nesse carnaval fui de Osasco/SP → Águas de Lindoia/SP e no retorno, meu carro começou engasgar proximo da minha residencia.

O carro estava sem forças, e engasgando muito porem nao chegou acender a luz EPC. Levei num mecanico de confiança amigo do meu sogro, ele escaneou o carro todinho e nao constou nenhuma anomalia, tudo ok com os bicos, TBI, Sensor de rotação, etc..

O mecanico disse que a única solução era essa tal de Roda Fônica. Na ultima quarta 02/03/2016 ele trocou e agora nesse exato momento ele disse que o carro melhorou mas nao estava 100% e que vai fazer mais uns ajustes.

Já não sei mais o que fazer rsrsrs...

quando o carro ficar pronto eu darei o ok dizendo se era mesmo esse problema.

 

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Pessoal, eu tenho um Fox 1.6 iMotion 2011 com 30.000km e estou passando exatamente pelo mesmo problema descrito nesse tópico! Eu estava andando com o carro normalmente e do nada ele começou a dar uns trancos e a perder potência. No momento em que os trancos começaram, eu senti um cheiro estranho do motor que durou poucos segundos. Após isso eu rodei cerca de 15km até chegar em casa, durante todo trajeto eu senti o motor falhando bastante (como se tivesse perdido um cilindro). No dia seguinte, o motor pegava com certa dificuldade, funcionava por cerca de 3 segundos e morria. Eu efetuei a troca das velas e cabos de vela, troquei a bateria (que já apresentava sinais de desgaste), e também efetuei a troca do filtro de ar. O resultado foi o mesmo, o carro pega (o barulho do motor funcionando aparenta estar redondo) e morre depois de cerca de 3 segundos. O que mais chama a atenção é que o motor sempre apaga depois de cerca de 3 segundos, como se fosse uma falha eletrônica e não mecânica. No painel, não fica nenhuma luz acesa relacionada ao imobilizador eletrônico ou ao alarme. Quando eu rodei os 15km até chegar em casa a luz de falha do sistema de ignição acendeu e apagou algumas vezes. Através de uma interface OBDII (ELM 327) eu fiz a leitura de alguns parâmetros da ECU e os sensores de temperatura aparentam estar trazendo os valores corretos. Alguém tem alguma luz?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now