Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

ENGFCOELHO

Protetor Do Cárter

28 posts in this topic

Fala galera!

Proprietários do Novo Fox, me tirem uma dúvida. O carro de vocês veio com protetor do cárter?

Acabei de verificar que no meu não veio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pesquisando sobre o item, acabei de achar esse questionamento no site da revista Auto Esporte:

"Gostaria de saber se é verdade que o protetor de cárter é prejudicial em caso de colisões frontais”. Walter Vitor Lança Júnior - Tocantins

Em alguns carros, quando ocorre uma colisão frontal, a estrutura é projetada para deixar o motor cair no chão e evitar que ele invada o habitáculo, atingindo as pernas do motorista. Nesses casos, quando o projeto do carro prevê um protetor de cárter, ele é feito de modo que não atrapalhe essa movimentação, sem comprometer a segurança dos passageiros.

Já os modelos que não têm o protetor de cárter instalado de fábrica podem oferecer risco se tiverem o equipamento colocado posteriormente, sem contar que isso também invalida a garantia do carro. “Isso explica porque algumas concessionárias não instalam o item”, diz Rubens Venosa, engenheiro mecânico proprietário da oficina Motor Max.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já nesse link, temos a informação de que a VW desaconselha o uso da peça:

Please login or register to see this link.

The_Walrus likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exato. Os carros da VW não vem com protetor de carter entre outras coisas para que o motor caia em caso se colisão frontal, em vez de invadir o habitáculo.

ENGFCOELHO likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu também veio sem o protetor e a vendedora me orientou a não colocar e me encaminhou um e-mail com uma circular que eles receberam.

Segue o texto:

 

Protetor de carter – Restrições para comercialização de produto

 

 

 

Temos recebido diversas consultas sobre a necessidade de instalação dos denominados protetores de carter em veículos da marca, particularmente nos modelos Novo Gol, Voyage e Nova Saveiro.

 

 

Desde o lançamento destes produtos no mercado, houve um questionamento à engenharia sobre a necessidade de se desenvolver um acessório que exercesse a função de protetor de carter, uma vez que este item já era comercializado para toda familia Geração IV.

 

 

Após a realização dos testes de desenvolvimento, onde estes veículos são exigidos em condições totalmente adversas, registrou-se que o novo posicionamento do motor EA-111 dispensou o uso de qualquer proteção adicional ao carter, assim como também não é necessário para os veículos da familia Fox.

 

 

Tendo em vista este embasamento técnico, e também levando-se em conta o fato do mercado paralelo oferecer livremente este acessório como se fosse um benefício dirigido ao consumidor, recomendamos no ato da venda do veículo 0 km, que os clientes sempre sejam orientados pela rede de que não é necessária a adoção de um protetor de carter aos modelos acima referidos.

 

 

Por fim, a instalação de tal componente do mercado paralelo com efeitos totalmente desconhecidos sobre o conjunto de propulsão do veículo, resguarda a Volkswagen sobre o direito de não oferecer cobertura de Garantia do Produto, bem como também de não se responsabilizar por consequências oriundas de tais instalações

ENGFCOELHO and The_Walrus like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu também veio sem o protetor e a vendedora me orientou a não colocar e me encaminhou um e-mail com uma circular que eles receberam.

Segue o texto:

 

Protetor de carter – Restrições para comercialização de produto

 

 

 

Temos recebido diversas consultas sobre a necessidade de instalação dos denominados protetores de carter em veículos da marca, particularmente nos modelos Novo Gol, Voyage e Nova Saveiro.

 

 

Desde o lançamento destes produtos no mercado, houve um questionamento à engenharia sobre a necessidade de se desenvolver um acessório que exercesse a função de protetor de carter, uma vez que este item já era comercializado para toda familia Geração IV.

 

 

Após a realização dos testes de desenvolvimento, onde estes veículos são exigidos em condições totalmente adversas, registrou-se que o novo posicionamento do motor EA-111 dispensou o uso de qualquer proteção adicional ao carter, assim como também não é necessário para os veículos da familia Fox.

 

 

Tendo em vista este embasamento técnico, e também levando-se em conta o fato do mercado paralelo oferecer livremente este acessório como se fosse um benefício dirigido ao consumidor, recomendamos no ato da venda do veículo 0 km, que os clientes sempre sejam orientados pela rede de que não é necessária a adoção de um protetor de carter aos modelos acima referidos.

 

 

Por fim, a instalação de tal componente do mercado paralelo com efeitos totalmente desconhecidos sobre o conjunto de propulsão do veículo, resguarda a Volkswagen sobre o direito de não oferecer cobertura de Garantia do Produto, bem como também de não se responsabilizar por consequências oriundas de tais instalações

Ou seja, deixa quieto! :)

Fiquei na dúvida porque quando adquiri meu carro anterior, um Novo Palio, a concessionária instalou o protetor gratuitamente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ao comprar o e efetuar a troca de óleo constatei isso, eu optei por instalar, hoje em dia está mais fácil cair em um buraco ou bater uma pedra no assoalho do carro do que a colisão frontal (Quando tomando os devidos cuidados)

marcão1972 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essa também foi uma preocupação minha, a CSS tentou me empurrar como acessório (120 dilmas), mas andei pesquisando e vi exatamente isso que a galera comentou no tópico, a VW desaconselha a utilização e inclusive não homologa nenhum protetor de cárter.

 

Vou deixar o meu sem mesmo, se a própria VW diz que não é necessário, quem sou eu pra desobedecer?! hehe

Share this post


Link to post
Share on other sites

O jeito é tomarmos cuidado por onde passamos para evitar que o assoalho do carro seja danificado. :phew:  

Share this post


Link to post
Share on other sites

o meu tem e a 130 essa tranqueira faz um barulho danado de vibração.... alguem tbm???

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, o Fox não tem protetor original. Qualquer peça instalada na região pode refletir em ruídos e também (em alguns casos) provoca dificuldade na troca de calor do cárter. Corre-se o risco do óleo "cozinhar" demais e perder ou reduzir algumas de suas características.

 

O Projeto do Fox, assim como do Novo Gol, contempla motores um pouco mais elevados, prevenindo situações de possíveis impactos inferiores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

protetor de carter é usado em carros off road e.... em carros brasileiros. 

Nao faz parte do projeto da maioria dos carros.. Que eu me lembre, só vem de fabrica em alguns carros da Peugeot, Renault, linha adventure/locker da Fiat e em carros mais baixos, tipo Punto e Bravo T-Jet e obviamente, os off roads

O que falaram do protetor de carter atrapalhar o motor a nao invadir o habitaculo é verdade, mas numa colisao que o motor possa vir a ferir as pernas do motorista, suas pernas serao o menor dos seus problemas kkkk

Ja sobre o protetor de carter atrapalhar a troca de calor, depende muito de qual protetor é instalado.. se bem instalado, a chance de super aquecer é de 1 em 1.000.000

O peito de aço do fox achei baixo demais em relaçao ao da maioria dos carros, mas ainda sim acho indespensavel considerando as estradas tupiniquins..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, uma coisa é fato, o projeto não contempla nem pontos de fixação adequados para se fixar um protetor de cárter, então qualquer coisa instalada no local, com certeza será de certa forma, uma gambiarra. É justamente por isso que não se consegue garantir que não haverá ruído ou situações piores.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rapazes com tudo ainda tenho dúvida entre deixar sem ou colocar.....

As ruas da cidade do Guarujá estão em condições horríveis!!!! No meu antigo carro, um celta, o protetor me salvou varias vezes. No entanto era um carro bem mais baixo comparado com o Fox.

E aí o que acham??? Vale a pena perder a garantia em troca de um melhor cuidado?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Didi, não creio que vc perca a garantia em função da instalação do protetor. Normalmente a instalação não afeta em nada o produto original

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, no Fox 2013 que eu tinha frequentemente eu fazia viagens que incluíam mais de 100km em estrada de terra, com direito a atoleiros, pedras, buracos, etc. Não foram poucas as vezes em que algo raspou ou bateu em alguma parte de baixo do carro. Não estou dizendo que o carro é adequado pra esse uso, mas eu não tive nenhum tipo de problema. Eu pensava em.colocar o protetor porque afinal a probabilidade de bater por baixo era muito maior do que de bater de frente, mas como nada aconteceu, concluí que é melhor ficar sem como recomenda a fábrica.

Oliv3 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, no Fox 2013 que eu tinha frequentemente eu fazia viagens que incluíam mais de 100km em estrada de terra, com direito a atoleiros, pedras, buracos, etc. Não foram poucas as vezes em que algo raspou ou bateu em alguma parte de baixo do carro. Não estou dizendo que o carro é adequado pra esse uso, mas eu não tive nenhum tipo de problema. Eu pensava em.colocar o protetor porque afinal a probabilidade de bater por baixo era muito maior do que de bater de frente, mas como nada aconteceu, concluí que é melhor ficar sem como recomenda a fábrica.

The_Walrus, entao no teu 2015 tbm não colocou?

Share this post


Link to post
Share on other sites

The_Walrus, entao no teu 2015 tbm não colocou?

Não. E também me mudei e não rodo mais em estrada de terra.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Coloquei em dois dos cinco Polos que tive. Nos ultimos não coloquei e não vou colocar neste Fox. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tambem nunca coloquei protetor , e nunca tive problemas... Fica a critério do cliente, mas nas CC eles não recomendam 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o carter for atingido por uma pedra e estragar o motor com certeza a senhora VW vai alegar que não poderá arrumar em garantia por que foi um agente externo que causou o estrago. Por isso para maior segurança nas viagens optei em colocar e paguei R$45,00 na Bororó em Jundiaí. A instalação é simples e tem os locais para instalação sem precisar de nenhuma adaptação. em breve postarei fotos .

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu tbm pedi para colocar, pois em São Paulo não tem como ficar sem protetor de cárter

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o carter for atingido por uma pedra e estragar o motor com certeza a senhora VW vai alegar que não poderá arrumar em garantia por que foi um agente externo que causou o estrago. Por isso para maior segurança nas viagens optei em colocar e paguei R$45,00 na Bororó em Jundiaí. A instalação é simples e tem os locais para instalação sem precisar de nenhuma adaptação. em breve postarei fotos .

pra atingir o carte do fox vc tem que passar por uma montanha pq nao pega facil o carter nao

Share this post


Link to post
Share on other sites

No meu Fox 2008 eu coloquei, mas foi fora da CC, e tive que retornar porque estava fazendo um barulho que foi solucionado (não me lembro se era homologado, mas acredito que não). Essa peça me livrou de várias, lembro que uma vez, indo de SP para MG, caiu uma peça de um ônibus que estava na minha frente, e foi parar debaixo da raposa, e aí ficou quicando no asfalto e no assoalho... Até parei no posto para dar uma olhada por baixo, pois o barulho foi bem forte.

 

No meu novo 2015 não vou colocar, já que a CC e VW não recomendam. É torcer para não pegar uma pedra solta ou um buraco no meio do caminho... Rsrs

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

No meu Fox 2008 eu coloquei, mas foi fora da CC, e tive que retornar porque estava fazendo um barulho que foi solucionado (não me lembro se era homologado, mas acredito que não). Essa peça me livrou de várias, lembro que uma vez, indo de SP para MG, caiu uma peça de um ônibus que estava na minha frente, e foi parar debaixo da raposa, e aí ficou quicando no asfalto e no assoalho... Até parei no posto para dar uma olhada por baixo, pois o barulho foi bem forte.

 

No meu novo 2015 não vou colocar, já que a CC e VW não recomendam. É torcer para não pegar uma pedra solta ou um buraco no meio do caminho... Rsrs

 

Abraços!

 

Rapaz, eu tinha uma Corolla 2003 com carter de aluminio e nunca bati em nada, e olha que eu ando em estradas de chão que faziam medo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now