Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
richardfrezza

Motor Ferveu - Problemas

29 posts in this topic

No final de semana, estava com o carro parado e quando vi, o motor estava fervendo, o ponteiro quase chegou no vermelho, fez muita fumaça, pois a água saiu do reservatório e caiu em partes quentes(chamou bastante atenção das pessoas que estavam perto). Desliguei o carro no mesmo momento. Esperei esfriar e fui embora, estava perto de casa. O carro está normal, não está falhando e não misturou água com óleo, primeiro sinal de que não queimou a junta do cabeçote.

 

Ele só esquenta se ficar parado, andando mantem a temperatura de trabalho, por isso desconfiei da ventoinha, confirmei isso pois liguei o ar condicionado e a ventoinha não armou! (Será que era por isso que me AC não estava gelando, pode ser??)

Está desde segunda feira na mecânica. Hoje conversei por telefone com o mecânico, ele disse que irá fazer toda limpeza no sistema de arrefecimento(realmente está precisando a água está bem enferrujada), e disse que o sensor de temperatura queimou, morreu !!! E os conectores da fiação da ventoinha literalmente derreteram...  

 

Estranho heim!!!

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando lia seu topico ja vinha na minha cabeça, o sensor, ai vc confirmou no final do topico... que bom deu para ir embora sem problema...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sensor de temperatura trocado e tudo voltou ao normal, inclusive o ar condicionado que estava parando de gelar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Richard, você não utiliza aditivos no sistema de arrefecimento? Eles evitam oxidação (ferrugem) das partes metálicas por onde o líquido troca calor com o motor.

Digo isso pois tenho um Fox G1 2009 e o líquido sequer apresenta indícios de oxidação.

Nunca troquei nenhum componete do sistema....

Flws

Share this post


Link to post
Share on other sites

Richard, você não utiliza aditivos no sistema de arrefecimento? Eles evitam oxidação (ferrugem) das partes metálicas por onde o líquido troca calor com o motor.

Digo isso pois tenho um Fox G1 2009 e o líquido sequer apresenta indícios de oxidação.

Nunca troquei nenhum componete do sistema....

 

 

Richard, você não utiliza aditivos no sistema de arrefecimento? Eles evitam oxidação (ferrugem) das partes metálicas por onde o líquido troca calor com o motor.

Digo isso pois tenho um Fox G1 2009 e o líquido sequer apresenta indícios de oxidação.

Nunca troquei nenhum componete do sistema....

Flws

Cara. Na verdade quando eu peguei o carro ele tinha 16mil km, e havia acabado de sair da revisão da CC. Nunca me preocupei com o reservatório, achei que ainda estava com aditivo de fábrica, porém, confesso que achava o reservatório muito escuro, porém meu antigo peugeot também era assim e estava com aditivo. Porém, quando o motor ferveu, daí que vi que a ferrugem tinha tomado conta. O mecânico mandou eu voltar mais 2x para limpar bem, só assim, ele irá trocar o reservatório e colocar o aditivo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link.

Há exatamente duas semanas atras, estava eu minha esposa e nenem no carro no centro da cidade que moro, quando paramos em uma vaga na rua e uma pessoa avisou que estava vazando agua, na mesma hora olhei no painel e vi a temperatura acima dos 90º, então desliguei o carro saimos do carro e chamamos o guincho.

O meu ar condicionado nesse dia tb não estava gelando.

Quando fui buscar o carro no mecanico ele me passou que no motor estava tudo normal nem sensor de temperatura estava com problema, mais sim a parte eletrica o fusivel estava derretido, e ainda com aperagem errada, ele trocou os fios e fusivel, fez limpeza e tudo voltou a funcionar normalmente.

Quando perguntei o motivo disso acontecer ele falou que GERALMENTE é quem usa o ar direto ligado, mais não seria meu caso, então fiquei com essa "?" na cabeça ainda pois o que causou isso só God para responder.

kkkk

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Reavivando o post, aconteceu comigo ontem novamente a ventoinha não ligou na fila do Drive through do Habbib's a luz de temperatura acendeu e e temperatura lá em cima, desliguei o carro na hora, e só ligava quando a fila andava, quando chegou na hora de pegar o pedido liguei o carro pra sair da fila e a temperatura baixou normal.

 

Levei para o mecânico hoje cedo e novamente o fusivel da ventoinha estava derretido, mas dessa vez não detonou fiação(que fica em cima da caixa da bateria), a pergunta do mecânico foi, tem usado muito o Ar condicionado, a resposta foi, sim todos os dias, ele falou então é isso, a ventoinha com o ar ligado fica o tempo todo ligada então torra mesmo.

 

Agora vem a pergunta:

 

Será isso normal, sendo culpa de má engenharia elétrica da VW nesse componente ou mecânico que não sabe o que falar?

 

 

Alguem arisca um chute?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Reavivando o post, aconteceu comigo ontem novamente a ventoinha não ligou na fila do Drive through do Habbib's a luz de temperatura acendeu e e temperatura lá em cima, desliguei o carro na hora, e só ligava quando a fila andava, quando chegou na hora de pegar o pedido liguei o carro pra sair da fila e a temperatura baixou normal.

 

Levei para o mecânico hoje cedo e novamente o fusivel da ventoinha estava derretido, mas dessa vez não detonou fiação(que fica em cima da caixa da bateria), a pergunta do mecânico foi, tem usado muito o Ar condicionado, a resposta foi, sim todos os dias, ele falou então é isso, a ventoinha com o ar ligado fica o tempo todo ligada então torra mesmo.

 

Agora vem a pergunta:

 

Será isso normal, sendo culpa de má engenharia elétrica da VW nesse componente ou mecânico que não sabe o que falar?

 

 

Alguem arisca um chute?

cara acho que o mecanico ta falando besteira pois se o carro ja veio com ar a estrutura dele foi projetada para suportar aquilo meu pai tem uma parati g3 2004 segunda seria ja chagamos a rodas 600 km num dia com o ar ligado direto e nao deu B.O nenhum 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , eu já rodei mais de 1200 km com esse meu Fox logo que comprei fui para Parati/RJ e voltei ar ligado quase que o tempo todo e não tinha dado tb, esse ano que começou dar isso, por isso acho que o mecânico pode estar chutando.

 

Alguém que tem o manual de proprietário do fox G1 sabe me dizer de quantos amperes é o fusível da ventoinha?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso que esse mecânico ta falando ai é idiotice. Se fosse isso todo Fox com ar teria problema crônico com isso.

Da uma olhada no sensor que fica na parte de baixo do radiador a esquerda dele. Quando esse sensor estraga ele não ativa a ventoinha e o carro ferve. Acontece com frequência em Polo mas isso em carro com mais de 100.000 km rodado.

Leva seu carro em um eletricista e pede pra ele revisar a parte elétrica da ventoinha e explica o problema.

amazuti likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguém que tem o manual de proprietário do fox G1 sabe me dizer de quantos amperes é o fusível da ventoinha?

Pelo que consultei no meu manual (2008) o fusível do 1º estágio é de 30A e o do 2º estágio é de 50A (aquela em forma de chapa).

Mas qual foi o fusível que derreteu?

Se for o do 1º estágio e o corpo do fusível estava derretido é porque os conectores dele estão criando resistência (assim como a de um chuveiro) por mau contato. Somado a isso, a corrente do sistema é alta demais, trabalhando sempre no limite (o sistema nunca é projetado com larga tolerância).

Se o conectore do fusível estiver em bom estado e com boa pressão, dá para manter o mesmo sistema. Se eles estiverem com problemas, ou você coloca um porta fusível externo ou um disjuntor, iguais aos usados em som automotivo.

amazuti likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , eu já rodei mais de 1200 km com esse meu Fox logo que comprei fui para Parati/RJ e voltei ar ligado quase que o tempo todo e não tinha dado tb, esse ano que começou dar isso, por isso acho que o mecânico pode estar chutando.

 

Alguém que tem o manual de proprietário do fox G1 sabe me dizer de quantos amperes é o fusível da ventoinha?

Alias, só pra constar, provavelmente voce rodou todo esse tempo e não deu nada por conta de o motor estar refrigerando com o carro em movimento. Peça ao eletricista pra dar uma olhada pra voce nesse sensor que com certeza é o acionamento da ventoinha que esta dando problema, O fato dos fusiveis estarem derretendo é por conta do rele estar sem  funcionar corretamente ou mesmo não funcionando.

 

Da uma olhada no link do tópico abaixo que tem a tabela com os fuisveis da versão G1 do Fox bem como a amperagem.

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas qual foi o fusível que derreteu?

É o do 1º estágio de 30A que fica sobre a caixa da bateria.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Da uma olhada no link do tópico abaixo que tem a tabela com os fuisveis da versão G1 do Fox bem como a amperagem. Please login or register to see this link. ... g1#entry127262

Will nesse topico não tem o da ventoinha pois ele fica na caixa da bateria.

 

Mais vlw pela dica da auto eletrica, vou levar pra eles conferirem o sensor, pq não quero que o carro ferva denovo não vai acabar detonando o cabeçote se ferver.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Resolveste teu problema ?

Cara não tive tempo de levar na auto-eletrica ainda mais como o tempo deu uma amenizada e não tenho usado o ar, o fusivel esta intacto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

ja verificou a valvula termostatica o meu tive que trocar ai ficou blz de novo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, esses problemas de super aquecimento quando dá geralmente não fácil de descobrir, e nunca é uma coisa só.

Comece eliminando item a item como a válvula termostática, sensores (antigo cebolão), bomba d'Água, veja se não tem nenhuma mangueira furada e como você disse que a cor da água está com uma cor de ferrugem é muito provável que ele esteja com os dutos obstruídos o que também pode causar o super aquecimento já que a água quente fica mais tempo no sistema do que deveria.

Meu pai teve 03 carros que tinham esse problema e quase todos tivemos que trocar todo o sistema de arrefecimento o que não é barato.

Boa sorte!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fala ai galera, reativando o post, descobri o motivo do problema de ter fervido e até hoje se usando o AC por muito tempo o fusível da ventoinha derrete.

 

Vamos lá então.

 

Domingo passado dia 17/01 fui almoçar na casa de uns amigos com minha família(esposa e neném) quando fomos pra ir embora sai antes deles e fui abrir o carro e ligar o ar pra resfriar(tava um sol de estalar mamona como dizia minha avó, kkkk) e podermos colocar o neném no cadeirão.

Deu 10 min o carro não gelou eu dei uma acelerada subiu uma fumaça do motor e um cheiro parecido com fio queimado, olhei temperatura, OK, desliguei o motor e fui ver, a fumaça saiu da polia do compressor do AC.

 

Então na segunda levei em um cara que dá manutenção em AC, reclamei que o AR não estava gelando com muita eficiência e que havia saído fumaça da polia.
Inicialmente fez uns testes e me mostrou que a carga de gás estava baixa, mais o compressor não tinha nada mais ele ia colocar um pouco de óleo para ajudar na lubrificação.

 

Então mandei ele fazer a higienização tb, quando fui buscar veio a notícia que o AC do meu carro é o kit original da VW mais não saiu de fabrica com o carro e o cara que instalou simplesmente não puxou fiação para o segundo estágio da ventoinha, ou seja, a ventoinha só operava no 1º estágio e por isso que super aquecia o fusível a ponto de derreter ele e o fio e também fazer com que a pressão do gás não diminua e force o compressor fazendo ele dar umas travandas e com isso escapa gás e lubrificante.

 

Que blz né, agora marquei para semana que vem ele já fazer essa ligação do 2º estágio da ventoinha e com isso vou matar dois problemas que era do AC não gelar corretamente e do derretimento do fusível da ventoinha.

 

Semana que vem posto o que resultado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eita nóis...É incrível como tem gente que faz m* com os carros...

Pelo menos, tu descobriste...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , ctz, o pior é que eu já troquei o compressor faz 1 ano e meio +/-, e essa outra empresa que fez a troca não viu isso tb, ou viu e ficou quieto para ele estourar novamente e eu voltar lá, pois por mais que coloquei um 0 ele tinha somente 3 meses de garantia.

Édnei likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Putz cara, meu pai quase caiu na besteira de instalar no celta dele,  hahahaha vetei na hora, inclusive mostrei esse post .

ele desistiu de cara kkkkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, tu até podes instalar, porém, instale numa empresa com referências né ou reconhecidamente profissional na área. Não podemos condenar todas, não é ?

amazuti likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Condernar não , mas tem coisas que mexem demais com o carro , a instalação ficaria em R$ 3000,00 .

Share this post


Link to post
Share on other sites

É concordo com o Édnei, tem que levar em um profissional conceituado, pois se não vai acontecer porcaria mesmo, no caso eu tb não curto esse tipo de serviço, se for pra comprar carro zero então já compra com os opcionais de fabrica.

 

Mais eu nem sabia que o ar do meu Fox havia sido instalado fora pela antiga dona, se não pensaria ao comprar o carro, pois não estaria tendo essa dor de cabeça.

 

Mais é vivendo e aprendendo né.....kkkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0