Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

richardfrezza

Barulho Ao Arrancar Com Motor Frio

27 posts in this topic

Boa noite.

 

Quando ligo o carro com o motor frio e vou arrancar de 1ª marcha parece que há alguma coisa frouxa, faz BRUC BRUC e o carro não tem força... Se eu deixar o carro com o motor ligado por um ou dois minutos, arranca normal !!

 

1 - Não há barulho diferente no motor;

2 - Aceleração normal;

3 - Problema ocorre com gasolina, e atualmente com gasolina aditivada;

4 - Só na partida e após o carro estar parado de um dia para o outro;

5 - Barulho é bem semelhante de quando se coloca uma marcha alta para uma velocidade muito baixa, tuc tuc bruc bruc;

6 - Barulho vem da frente, parece ser lado esquerdo;

7 - Parece que vem da embreagem ou do próprio cambio;

8 - Marchas engatam suaves, não há ronco de rolamentos;

9 - Embreagem não patina, acionando a embreagem e soltando, o barulho é sempre igual;

10 - Consegui simular o barulho dando uns tranquinhos no carro, sem acelerar, soltando e acionando a embreagem de forma mais brusca, parece que há algo solto, bruc bruc troc troc, ferro com ferro...(se bem que dando tranco na embreagem todo carro deve fazer isso, ou não?)

 

Meu medo é que seja cambio, daí a coisa vai ficar séria. Mas problema no cambio manual, acho meio estranho, rodas e suspensão original, carro com 23 mil km.

 

Alguém tem uma ideia? grato...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

cara tava com esses sintomas qdo o meu tava com 20 k nos 21 Failll estourou o motor mesma coisa sempre abastecia com Gas Adtivada!! 

pode ser combustivel ou algum defeito de fabricação pois meu pai tem 12/13 faz este barulho quando entra na garage perde força e da umas engasgada! 

 

no meu troquei o motor atualmente rodei com ele em torno de 6 mil ja este barulho acontece de vez enquando!!

 

na minha opniao!! a Vw Cagaram no motor do novo fox ate onde sei os modelos 2010 a 2012 sempre apresentam uns probleminhas!!

 

o mais engraçado é o 1.6 é mesmo do polo!!

 

os Fox 2006 a 2009 nao vi reclamação!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O lokooo... espero que o destino do meu não seja o mesmo do teu cara... Meu motor parece rodar tão lisinho que nem pensei na possibilidade de ser ele... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@richardfrezza

 

Pelos sintomas que você descreveu parece batida de pino.

Infelizmente isso acontece com esses motores flex "atuais", pois esses motores são sobretaxados para queimar melhor o álcool. Isso combinado com a gasolina de baixa qualidade do Brasil resulta nessa batida de pino. O meu também faz isso se eu utilizo somente gasolina no tanque.

 

Faça um teste: Abasteça o carro com álcool e veja se esse barulho some. Se sumir era isso.

Para evitar isso eu sempre coloco uns 10~15l de álcool no tanque quando abasteço e completo com gasolina.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Massaki

Realmente andei pesquisando na net e há muito problemas semelhantes ao meu. Muitos falaram justamente na hipótese de ser a gasolina, e estão resolvendo com a adição de álcool no tanque. Assim que baixar um pouco a gasosa, vou colocar uns litros de etanol para ver no que dá. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Fox daqui também está assim, tem horas até com motor quente ele faz isso, perde as forças e fica estalando ai depois fica normal, perguntei o mecanico o que podia ser, ele disse que pode ser injeção eletronica, é muito chato isso, acho que não é gasolina não, pelo menos eu acho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se esta usando gasolina é certeza que é batida de pino. Até parei de usar gasolina pra não fazer esse barulho. E temos um tópico aqui no forum e inclusive com vídeo de um mecânico dando uma volta em um Voyage e com a explicação tecnica, só dar uma pesquisada que voces encontram.

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se esta usando gasolina é certeza que é batida de pino. Até parei de usar gasolina pra não fazer esse barulho. E temos um tópico aqui no forum e inclusive com vídeo de um mecânico dando uma volta em um Voyage e com a explicação tecnica, só dar uma pesquisada que voces encontram.

Abraço

Vlw Will, vou procurar o vídeo e ver a semelhança...

Share this post


Link to post
Share on other sites

A taxa de compressão cresceu bastante nos VHT, então quanto mais "pura" a gasolina ,menor a octanagem e como consequência vai detonar antes da vela faiscar.

 

Faz um teste amigo, usa etanol ou  manda podium neste motor. Seu carro é 2011, portanto deve estar dentro da garantia de 3 anos de motor e cambio, então se o motor está para estourar é melhor que seja agora.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para resolver este problema eu coloco a cada 50 reais de gasolina, 10 reais de alcool, o motor roda lisinho....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem problema usar álcool ou gasolina JUNTOS? No meu eu só uso a gasolina comum desde quando comprei e sempre escuto esse barulho de pino bater. Dizem que o certo, para vc trocar de combustível é rodar pelo menos uns 10 km com o outro combustível para que o motor "se acostume" com tal combustível. Fiquei meio bolado de misturar os dois e rodar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não tem problema usar álcool ou gasolina JUNTOS? No meu eu só uso a gasolina comum desde quando comprei e sempre escuto esse barulho de pino bater. Dizem que o certo, para vc trocar de combustível é rodar pelo menos uns 10 km com o outro combustível para que o motor "se acostume" com tal combustível. Fiquei meio bolado de misturar os dois e rodar.

Edson não tem problema nenhum em misturar o combustivel, o carro é flex foi feito para isso, sempre fiz isso no meu, o que eles falam de rodar 10 km é se voce estiver rodando somente na gasolina e quando acabar o tanque encher somente de alcool, ai sim tem que rodar os 10 km para o motor fazer a leitura, agora para misturar não tem problema. E o motor para de bater pino.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. 

 

Esclarecendo.... 

 

1 - O barulho de motor batendo pino desapareceu, pois não deu mais frio.

2 - A parte péssima é que descobrimos de onde bem o barulho de bruc bruc bruc bruc 

quando damos uns trancos na embreagem, CAIXA DE CÂMBIO está com folga.

 

Não da para saber em qual componente é a folga, mas de certeza que o barulho de bruc bruc vem dali, erguemos 

o carro no elevador e conseguimos simular o barulho mexendo na caixa.

Não sei se notei a folga só agora pq fiquei tentando descobrir de onde vinha a batida de pino, ou se realmente

a folga apareceu agora, ou mais, se o fox tem mesmo uma folguinha na caixa(acho meio difícil).

Mecânico não sabe se a folga pode estourar a caixa ou não, só abrindo, que é o processo mais caro e trabalhoso.

 

Obs: Carro já está fora de garantia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. 

 

Esclarecendo.... 

 

1 - O barulho de motor batendo pino desapareceu, pois não deu mais frio.

2 - A parte péssima é que descobrimos de onde bem o barulho de bruc bruc bruc bruc 

quando damos uns trancos na embreagem, CAIXA DE CÂMBIO está com folga.

 

Não da para saber em qual componente é a folga, mas de certeza que o barulho de bruc bruc vem dali, erguemos 

o carro no elevador e conseguimos simular o barulho mexendo na caixa.

Não sei se notei a folga só agora pq fiquei tentando descobrir de onde vinha a batida de pino, ou se realmente

a folga apareceu agora, ou mais, se o fox tem mesmo uma folguinha na caixa(acho meio difícil).

Mecânico não sabe se a folga pode estourar a caixa ou não, só abrindo, que é o processo mais caro e trabalhoso.

 

Obs: Carro já está fora de garantia.

Você perdeu alguma revisão? pois a garantia de motor e cambio é de 3 anos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia. 

 

Esclarecendo.... 

 

1 - O barulho de motor batendo pino desapareceu, pois não deu mais frio.

2 - A parte péssima é que descobrimos de onde bem o barulho de bruc bruc bruc bruc 

quando damos uns trancos na embreagem, CAIXA DE CÂMBIO está com folga.

 

Não da para saber em qual componente é a folga, mas de certeza que o barulho de bruc bruc vem dali, erguemos 

o carro no elevador e conseguimos simular o barulho mexendo na caixa.

Não sei se notei a folga só agora pq fiquei tentando descobrir de onde vinha a batida de pino, ou se realmente

a folga apareceu agora, ou mais, se o fox tem mesmo uma folguinha na caixa(acho meio difícil).

Mecânico não sabe se a folga pode estourar a caixa ou não, só abrindo, que é o processo mais caro e trabalhoso.

 

Obs: Carro já está fora de garantia.

Não acho que seja o cambio, não que seja impossivel de acontecer, mas acho dificil, ao que me parece, pelo teste que voce fez, pode ser o atuador hidraulico e não o cambio propriamente dizendo. Até porque, se fosse folga no cambio o cambio estaria roncando principalmente quando voce tira o pé do acelerador no efeito freio motor. Mas estou escrevendo isso baseado na descrição do teste que voce fez, pois pela quilometragem que voce diz que seu carro tem ainda não deu tempo de estragar o atuador hidraulico da embreagem...

Voce conseguiu encontrar o video que citei no post acima?

Se não encontrou...segue o link pra voce dar uma olhada, mas no caso do video é o caso de batida de pino. Mas dai o mecanico dizer que seu cambio esta para estourar...acho muito dificil...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não acho que seja o cambio, não que seja impossivel de acontecer, mas acho dificil, ao que me parece, pelo teste que voce fez, pode ser o atuador hidraulico e não o cambio propriamente dizendo. Até porque, se fosse folga no cambio o cambio estaria roncando principalmente quando voce tira o pé do acelerador no efeito freio motor. Mas estou escrevendo isso baseado na descrição do teste que voce fez, pois pela quilometragem que voce diz que seu carro tem ainda não deu tempo de estragar o atuador hidraulico da embreagem...

Voce conseguiu encontrar o video que citei no post acima?

Se não encontrou...segue o link pra voce dar uma olhada, mas no caso do video é o caso de batida de pino. Mas dai o mecanico dizer que seu cambio esta para estourar...acho muito dificil...

Boa tarde.

 

Já tinha visto o vídeo sim, obrigado por postar. Realmente o barulho era bem parecido com este.  

A respeito do cambio, fiquei bastante intrigado mesmo... Consegui simular o barulho para o mecânico, 

ele mexeu com a mão na caixa do cambio e fez o barulho. Se é atuador hidráulico daí eu já não sei.

 

Andando com o veículo não se nota nada, troca de marchas normais., retomada normal, sem ronco de rolamento.

Mas ao dar uns trancos na embreagem faz muito claro o barulho de ferro com ferro, bruc bruc bruc, tác tác tác, vou ver se 

consigo fazer um vídeo para mostrar aqui.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ta mas....seu mecânico ja considerou ser coxim do cambio????

richardfrezza likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

O fox daqui tá dando isso direto, até mesmo com motor quente, ele fica sem força e fica fazendo barulho aí pega depois fica normal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ta mas....seu mecânico ja considerou ser coxim do cambio????

Não. A única coisa que ele me disse é que o barulho vem de dentro da caixa de câmbio. E precisaria abrir a caixa para ver de onde vem a folga. Se fosse coxim o barulho não viria da parte externa? To pensando em levar em outro mecânico para uma segunda opinião.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não. A única coisa que ele me disse é que o barulho vem de dentro da caixa de câmbio. E precisaria abrir a caixa para ver de onde vem a folga. Se fosse coxim o barulho não viria da parte externa? To pensando em levar em outro mecânico para uma segunda opinião.

Se for o coxim, no momento da saida com o carro vai fazer o barulho. Mas, tambem tem o fato do seu carro estar pouco rodado, é dificil um carro tão pouco rodado ja ter o coxim de cambio danificado. Contudo, ja que estamos falando de defeitos de fabrica, é possivel tambem que o coxim esteja com algum defeito desse tipo. E de fato seria interessante uma segunda opinião a respeito do problema. Leve em outro mecanico e não comente nada sobre o diagnósitco que o atual mecanico deu. Assim voce sabera o que fazer dependendo do que estiver acontecendo....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje a tarde levei o carro em outro mecânico, esse me surpreendeu... não quis nem botar o carro no elevador!! Só simulei o barulho, ele olhou, botou a mão em algumas peças e disse que não tinha nada... Falou que estava tudo normal, os coxins estavam trabalhando e me deu algumas explicações(não entendi direito o cara é muito técnico) e disse que já viu esse barulho em outros fox's(Alguém se arrisca simular?? hehe), falou que dando os trancos dessa forma na embreagem é natural algo fazer barulho.

 

Realmente fiquei novamente encabulado, será que preciso de uma terceira opinião??hehehe....  Perguntei se não podia ser embreagem, câmbio, ou algo assim, ele respondeu convicto que não !!

 

Já tenho então duas opiniões de mecânicos, um diz que minha caixa de câmbio está com folga, e outro que o carro está normal...

Em conhecimento técnico o último mecânico é mais experiente, já fez diversos motores vht, e conhece muito bem a mecânica e elétrica deles, porém o primeiro

conseguiu simular o barulho apenas mexendo com a mão a caixa de câmbio. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, minha situação é bem parecida. Meu fox, quando ligo pela manhã após um tempo parado, o motor falha ao dar partida e depois que pega fica engasgando e ou morre ou continua dando falha até normalizar. Isso geralmente acontece umas 2~3x pela manhã e depois normaliza e não faz mais. Ou seja, depois que esquenta, para. Quando dou partida com o motor quente não faz.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, minha situação é bem parecida. Meu fox, quando ligo pela manhã após um tempo parado, o motor falha ao dar partida e depois que pega fica engasgando e ou morre ou continua dando falha até normalizar. Isso geralmente acontece umas 2~3x pela manhã e depois normaliza e não faz mais. Ou seja, depois que esquenta, para. Quando dou partida com o motor quente não faz.

Eu tenho o mesmo problema. Só que falha bem rápido até normalizar. Sempre no primeiro funcionamento do dia. Onde o carro está parado a mais tempo. Depois disso durante o dia não acontece mais. O que leva a crer que o problema está relacionado ao motor está frio. E quando você vai arrancar com o carro quando está frio, na troca de marcha ele da tipo uma recuada. Não sei explicar direito. Como se você fizesse uma redução. O meu é 1.0 10/10 Logo um dos primeiros e o motor já foi trocado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O fox daqui hoje ficou desse jeito, liguei e custou andar, sem força e engasgando, foda viu, tá abastecido no Alcool, outro detalhe, a temperatura do carro não subiu, geralmente fica em 90 graus, so que fico em 50 no minimo mesmo, achei estranho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, esse problema do barulho de ferro com ferro, conforme vcs descreveram, infelizmente é comum em todos modelos Fox, Gol, etc... 

E pelo que eu percebi, não tem nada a ver com o combustível utilizado, mas sim com alguma coisa na caixa de câmbio. Pra vcs terem uma idéia o meu Fox tem apenas dois meses de uso e também faz esse grilado nas arrancadas. E olha que só ando com álcool!

O meu vizinho tinha comprado um Fox zero 1 ano antes de eu comprar o meu. E toda vez que ele subia a rampa da garagem do prédio, dava para ouvir esse barulho de panela batendo na outra.

Na verdade ele sempre está fazendo esse barulho quando força a marcha numa subida, por exemplo; O que acontece, é que vcs não percebem isso, por causa do barulho do rádio ou do som dos outros carros andando pela rua. Mas se vcs pararem o carro numa subida, abrir os vidros e tentar arrancar fazendo a meia-embreagem, vcs vão ouvir essa grilagem vinda do câmbio.

 

Não sei se tem solução, pois até o meu que é novo faz. Acho que isso é um daqueles defeitos que só serão resolvidos quando houver uma nova restilização... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now