Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

nelsonspfox

Quando Trocar O Líquido De Arrefecimento?

41 posts in this topic

Gostaria de obter informações sobre a limpeza e troca do aditivo G13, achei um video no youtube:

 

01 -  sera que a limpeza procede nessas condições do video?

02 - Para limpar, usa se água corrente mesmo da torneira?

03 - depois pode misturar o aditivo G13 com água corrente da torneira no reservatório?

 

OBS: O mesmo procedimento a tomar na limpeza do sistema, tanto em casa, ou no mecânico e a mesma coisa?

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo visto ele não adicionou 50% de aditivo, eu uso água de torneira porém filtrada e não tem necessidade de ligar o ar de ventilação do carro basta apenas deixar na posição quente.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esses métodos a quente, eu não recomendo a ninguém pelo risco de queimaduras. Melhor drenar o liquido quantas vezes forem preciso, usar aqueles fluidos de limpeza (tipo RadClean) e depois fazer a troca definitiva a frio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou querendo trocar o fluído de arrefecimento em casa, o processo parece ser simples, minha preocupação é quanto a ficar bolhas no sistema.

Da forma que mostra no vídeo da mangueira, sem desmontar as mangueiras, não entra ar no sistema? não tem problema colocar a água da mangueira por ser gelada no motor quente?

 

Minha intenção é fazer da seguinte forma:

 

1) Passar água corrente pelo sistema com o ar quente ligado até sair transparente

2) Fechar o reservatório somente com água e deixar o carro ligado até até abrir a válvula e liberar o restante de fluído velho.

3) Passar água corrente novamente.

4) Colocar a proporção de água desmineralizada + aditivos e fechar o sistema.

 

Pelo que vi a capacidade do fox é de 7.2L, então a proporção de aditivo (40%) é de 2.88L.

 

É correto fazer dessa forma?

 

Obrigado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou querendo trocar o fluído de arrefecimento em casa, o processo parece ser simples, minha preocupação é quanto a ficar bolhas no sistema.

Da forma que mostra no vídeo da mangueira, sem desmontar as mangueiras, não entra ar no sistema? não tem problema colocar a água da mangueira por ser gelada no motor quente?

 

Minha intenção é fazer da seguinte forma:

 

1) Passar água corrente pelo sistema com o ar quente ligado até sair transparente

2) Fechar o reservatório somente com água e deixar o carro ligado até até abrir a válvula e liberar o restante de fluído velho.

3) Passar água corrente novamente.

4) Colocar a proporção de água desmineralizada + aditivos e fechar o sistema.

 

Pelo que vi a capacidade do fox é de 7.2L, então a proporção de aditivo (40%) é de 2.88L.

 

É correto fazer dessa forma?

 

Obrigado!

O ideal seria ter uma máquina para a troca do líquido de arrefecimento assim não precisaria ficar soltando e encaixando a mangueira e nem esperar a água esfriar para abrir o reservatório ,  comprei uma da Kitest e uso em dois carros.

Antes fazia dessa forma como vc citou e não tem erro, as únicas coisas chata e ter que ficar soltando a mangueira de retorno do reservatório para drenar o líquido velho e ter que esperar baixar a temperatura.

Se vc deixar esvaziar o reservatório entra ar no sistema .

Share this post


Link to post
Share on other sites
Oi Nelson,

Eu vi essa máquina no ML, mas custa 550 dilmas e só vou utilizar nesse fox, então pra mim não compensa.

A proporção que vc usa de aditivo é essa mesmo (2.88L) + agua (4.32L)? 

Sobre esperar baixar a temperatura, posso esperar esfriar um pouco até ser possível abrir o reservatório com segurança ou da zica se jogar a água fria com o motor quente?

Obrigado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Oi Nelson,
Eu vi essa máquina no ML, mas custa 550 dilmas e só vou utilizar nesse fox, então pra mim não compensa.
A proporção que vc usa de aditivo é essa mesmo (2.88L) + agua (4.32L)? 
Sobre esperar baixar a temperatura, posso esperar esfriar um pouco até ser possível abrir o reservatório com segurança ou da zica se jogar a água fria com o motor quente?
Obrigado!

 

Dessa vez usei 3L de aditivo e o restante de água filtrada, testei  com o termodensimetro e a proporção de etilenoglicol  deu um pouco acima do recomendado, nada alarmante.

Sobre abrir o reservatório recomendo esperar uns 30 minutos com o capô aberto, se for executar esse serviço num dia de temperatura ameno é melhor.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Opa, próximo fds vou fazer a troca do fluído.

Obrigado pelos esclarecimentos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá!

 

Realizei um teste com o líquido de arrefecimento do meu carro que não troquei e tem 2,5 anos.

 

Retirei uns 10ml e coloquei em um copo com um pedaço de esponja de aço por uma semana. Resultado: Não enferrujou!

 

Coloquei no freezer por uma noite (+/- -10 graus). Resultado: Não congelou!

 

Não realizei o teste pra ver em que temperatura o liquido ferve por falta de equipamento.

 

Conclusão: Após 2,5 anos continua eficaz mas com cheiro de bun... suja he!he!he!

 

 

Please login or register to see this image. /monthly_03_2015/post-6339-0-40630000-1426164041_thumb.jpg" data-fileid="4082" class="ipsImage ipsImage_thumbnailed" alt="post-6339-0-40630000-1426164041_thumb.jp">

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria bom testar com termo densimetro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou fazer a troca de óleo e filtros até o fim do mês e dessa vez quero fazer a limpeza e troca do fluido de arrefecimento, o carro está com 3 anos e meio e nunca fiz a limpeza/troca do sistema de arrefecimento. Visualmente o reservatório está sem sujeiras e com o liquido de aparencia normal.

 

A grande dúvida está em relação a qual marca de fluído de arrefecimento eu vou usar, já que vou fazer o serviço no mesmo local da troca de óleo e preciso confirmar mas acho que não trabalham com o VW G13 original (aquele que compramos na CC), então estou pesquisando qual marca atende ao G13 original, já vi que o STP Petroplus parece atender, mas foi reprovado no teste do Inmetro já que apresentou mais de 70% de água na composição e o limite é 5%, está muito acima, e hoje encontrei o Total Glacelf Auto Freeze que atende a norma da ABNT NBR 15927 e consta que atende a norma VW TL 744 D/F, mas não encontrei nada sobre essa norma VW.

 

Alguém indica uma marca que atende a norma VW G13?

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

No manual diz que o aditivo tem que atender a noma VW TL 774 F, recentemente troquei o liquido de arrefecimento e utilizei o aditivo da marca Wurth, que atende a essa norma e custa menos da metade do preço (paguei R$24,80 em cada frasco) em relação ao G13 da VW.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os melhores são coolant da Petronas e Delphi.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ideal seria ter uma máquina para a troca do líquido de arrefecimento assim não precisaria ficar soltando e encaixando a mangueira e nem esperar a água esfriar para abrir o reservatório ,  comprei uma da Kitest e uso em dois carros.

Antes fazia dessa forma como vc citou e não tem erro, as únicas coisas chata e ter que ficar soltando a mangueira de retorno do reservatório para drenar o líquido velho e ter que esperar baixar a temperatura.

Se vc deixar esvaziar o reservatório entra ar no sistema .

assiste esse video 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 06/11/2012 at 22:49, Rossini disse:

Faço minha a pergunta, tirando a número 2 hahahahah, mas a principal é a número 1. Sei que a proporção é 40% aditivo e 60% água, mas quantos litros o sistema suporta no total, somando os dois?

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/08/2013 at 00:44, GSFreitas disse:

Estive fuçando em alguns vídeos por aí e encontrei algumas informações interessantes.

 

Em um deles, a dica do mecânico era verificar o volume total da solução nova (água + aditivo) justamente medindo o volume da solução velha retirada do sistema,

exatamente como o Juliano MG disse. Mesmo que no fim das contas haja alguma diferença, deverá ser pequena em relação ao volume total e pode ser completado depois.

 

Vi uns procedimentos para a limpeza que, resumidos, seriam o seguinte:

1) Drenar a solução velha.

2) Desconectar e remover o reservatório e lavá-lo à parte, para evitar sujar mais o sistema.

3) Passar água limpa no sistema para limpeza,

4) Reconectar tudo e encher com a solução nova.

 

Uma dica que eu vi foi a de deixar o controle de temperatura da ventilação no aquecimento, para liberar o circuito da serpentina do aquecedor de ar, para que o líquido que estiver ali dentro seja trocado também.

 

Mas, de tudo que eu vi, o que eu achei mais interessante foi um vídeo que mostra uma maneira de circular água limpa no sistema, com o motor ligado.

Em outros tópicos vi algumas dúvidas sobre a real troca da solução do sistema, pois todo o sistema só é efetivamente aberto com o motor na temperatura de trabalho. Uma das maneiras de resolver é o uso do equipamento específico para a operação. Mas acho que o sistema apresentado neste vídeo pode ser bastante eficiente.

 

Basicamente consiste em desviar a recirculação da solução de arrefecimento, fazendo o sistema despejar a solução suja em um reservatório (balde) externo e puxar água limpa de outro reservatório (outro balde). Segue o link do vídeo:

 

 

Acho que seria legal fazer essa limpeza em duas etapas:

1) Passar água limpa no sistema até ela sair limpa no retorno do reservatório.

2) Depois passar a solução nova (água + arrefecimento) até a água sair colorida no retorno.

 

Não tenho experiência no assunto, mas este método me pareceu interessante!

 

Abraços!

Boa tarde,

 

Eu também não tenho noção no assunto mas achei bem válida esta hipótese.

Um abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now