Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

nelsonspfox

Quando Trocar O Líquido De Arrefecimento?

41 posts in this topic

Galera por acaso alguém já trocou o líquido de arrefecimento por conta? Eu mesmo costumo trocar do meu outro carro mais antigo e é fácil, creio de do Fox seja um pouco mais complexo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera por acaso alguém já trocou o líquido de arrefecimento por conta? Eu mesmo costumo trocar do meu outro carro mais antigo e é fácil, creio de do Fox seja um pouco mais complexo.

Só ter o cuidado de remover o ar do sistema quando for encher o sistema novamente que não vai dar problema. Qual o outro carro que voce tinha antes da Space?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só ter o cuidado de remover o ar do sistema quando for encher o sistema novamente que não vai dar problema. Qual o outro carro que voce tinha antes da Space?

Mas como faço para drenar toda água velha? Ouvi dizer que não é bom deixar ar dentro do sistema, qual a melhor forma de remover todo ar? Tenho um Gol 93 dreno toda água soltando o interruptor térmico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas como faço para drenar toda água velha? Ouvi dizer que não é bom deixar ar dentro do sistema, qual a melhor forma de remover todo ar? Tenho um Gol 93 dreno toda água soltando o interruptor térmico.

É isso ai mesmo, só retirar o sensor de temperatura e ir enchendo o reservatório, quando parar de sair ar e começar a sair agua pelo alojamento do sensor voce pode fechar que ja não tem mais ar. E de fato não é bom deixar ar, alias nem pode, com a pressão o motor ferve pois no lugar da agua ficou o ar e acaba não refrigerando devidamente. Se tiver duvidas maiores da uma perguntada pra um mecanico, pois é melhor do que não fazer corretamente e acabar por dar algum problema....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não daria para deixar a tampa do reservatório aberta para sair o ar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não daria para deixar a tampa do reservatório aberta para sair o ar?

Não, é mais complexo,por isto que ele mencionou o ponto do sensor a ser aberto para tirar o ar do sistema,do jeito que vc mencionou não funcionam,pois depende muito da abertura da vávula para a circulação da agua,se haver ar no sistema a válvula nao abrira e ira ferver o motor e consequentemente ferrar a junta do sistema causando prejuizos que vai da sua troca ou ate mesmo uma retifica do cabeçote ou motor em si.

Não te falei que era mais complexo,rsrsrsrsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal é minha postagem por aqui!! estou querendo fazer por conta própria a troca do líquido de arrefecimento. Mas tenho duvidas:

1- quanto de líquido (aditivo + água de destilada) devo colocar na troca?;

2- Como faço pra retirar o líquido velho? e;

3- Para retirar o ar do sistema é somente retirar o sensor de temperatura, e aonde ele se localiza?.

Desde já obrigado;

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quem se habilita a tirar foto da localização do sensor ? Will1,rsrsrsr Aguardando !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dependendo do valor da mão-de-obra leva em uma oficina por segurança parceiro, não compensa?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal é minha postagem por aqui!! estou querendo fazer por conta própria a troca do líquido de arrefecimento. Mas tenho duvidas:

1- quanto de líquido (aditivo + água de destilada) devo colocar na troca?;

2- Como faço pra retirar o líquido velho? e;

3- Para retirar o ar do sistema é somente retirar o sensor de temperatura, e aonde ele se localiza?.

Desde já obrigado;

Faço minha a pergunta, tirando a número 2 hahahahah, mas a principal é a número 1. Sei que a proporção é 40% aditivo e 60% água, mas quantos litros o sistema suporta no total, somando os dois?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faço minha a pergunta, tirando a número 2 hahahahah, mas a principal é a número 1. Sei que a proporção é 40% aditivo e 60% água, mas quantos litros o sistema suporta no total, somando os dois?

Ai vc pegou pesado,rsrsrsrsrsrs

Faça o seguinte,retire primeiro o liquido em um recepiente assim sabera a quantidade do sistema e podera fazer fora a diluição,portanto já se encontra respondida a sua questão !!

Abraços !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal,

 

 

Comprei minha raposa com 33 mil km. Hoje ela esta com 44 mil km. Acontece que já fui umas 3x num posto Ipiranga aqui perto de casa e 3 frentistas diferentes me atenderam e falaram que eu precisava fazer a limpeza do reservatorio do liquido de arrefecimento pois está sujo. E ai que começa minha indagação.

 

Realmente se vc colocar o dedo por dentro,  sai uma fuligem. Porém um amigo me disse que essa limpeza/troca deve ser feita com 60 mil km ou até mais.

 

Posso até mandar uma foto do reservatório pra vcs verem, mas minha pergunta é: Existe uma quilometragem média para se fazer este serviço ou depende muito do estado do reservatório? Normalmente é seguro fazer este serviço em posto ou é melhor levar em alguma oficina mecânica?

Share this post


Link to post
Share on other sites

geralmente 2 anos... a KM não lembro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu fiz uma vez no posto achei maior furada.... cobraram um absurdo e na verdade eu nem precisava ter feito o serviço ainda.

 

Uns 2 meses depois um vazamento no arrefecimento (Algumas mangueira atrás do bloco do motor) começou a fazer desaparecer o líquido do arrefecimento...

 

Consertei na CC em garantia e lá eles provavelmente trocaram o fluído todo, pois devem ter retirado a mangueira para por uma nova.

 

Não sei se tem relação a troca ter sido feita no posto e o vazamento depois, só sei que não tem motivo algum fazer no Posto. Eu não faço mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara, eu não acho que vale a pena pagar mais barato para fazer esses tipos de serviços. Prefiro ir na CC e pagar lá, pelo menos sabem o que estão fazendo e tem garantia o serviço. Troca de óleo, trocar fluido, correia e etc.. vale a pena fazer na CC msm que seja mais caro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu fiz uma vez no posto achei maior furada.... cobraram um absurdo e na verdade eu nem precisava ter feito o serviço ainda.

 

Uns 2 meses depois um vazamento no arrefecimento (Algumas mangueira atrás do bloco do motor) começou a fazer desaparecer o líquido do arrefecimento...

 

Consertei na CC em garantia e lá eles provavelmente trocaram o fluído todo, pois devem ter retirado a mangueira para por uma nova.

 

Não sei se tem relação a troca ter sido feita no posto e o vazamento depois, só sei que não tem motivo algum fazer no Posto. Eu não faço mais.

 

vc lembra quanto pagou no posto e quanto pagou na CC?

 

 

tavam querendo me cobrar 100 reais no posto, seria só o valor do fluido, segundo o frentista.

Share this post


Link to post
Share on other sites

vc lembra quanto pagou no posto e quanto pagou na CC?

 

 

tavam querendo me cobrar 100 reais no posto, seria só o valor do fluido, segundo o frentista.

Estão roubando então rsrs quanto que gasta? Pois uma garrafinha do DOT 4 está na média de 16,00.

Share this post


Link to post
Share on other sites

po bixo, liguei na CC aqui e pra fazer o serviço completo com troca do reservatorio fica 380 ¬¬

 

fala sério, a VW enfia a faca nas manutenções.

Share this post


Link to post
Share on other sites

po bixo, liguei na CC aqui e pra fazer o serviço completo com troca do reservatorio fica 380 ¬¬

 

fala sério, a VW enfia a faca nas manutenções.

 

Sempre...

Share this post


Link to post
Share on other sites

po bixo, liguei na CC aqui e pra fazer o serviço completo com troca do reservatorio fica 380 ¬¬

 

fala sério, a VW enfia a faca nas manutenções.

Enfia sim, tudo lá é caro até acessórios. Mas sei lá cara, as vezes o barato sai muito caro!

Share this post


Link to post
Share on other sites

A troca do líquido de arrefecimento eu mesmo faço a cada 2 anos independe da quilometragem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A troca do líquido de arrefecimento eu mesmo faço a cada 2 anos independe da quilometragem.

 

qual procedimento que vc usa cara? somente solta a mangueira e espera escorrer todo liquido, depois completa com a proporção agua/liquido, 60/40 ?

 

 

não é necessário trocar o reservatório?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Trocar fora da CC não tem problema...mas procure um centro automotivo de referência, se não for fazer na CC.

 

Não faça no posto...paguei 120,00 no posto e não gostei do resultado.

 

 

Na CC fiz na garantia, não paguei nada absolutamente...mas na NF-e de garantia estavam descritos "INCRÍVEIS" R$ 700,00 pela manutenção do vazamento.

Share this post


Link to post
Share on other sites

qual procedimento que vc usa cara? somente solta a mangueira e espera escorrer todo liquido, depois completa com a proporção agua/liquido, 60/40 ?

não é necessário trocar o reservatório?

Pra falar verdade vou trocar do Fox primeira vez esse ano, sempre troquei do meu outro carro um Gol 93 eliminando a água velha soltando o interruptor térmico .

Desta vez penso em comprar um equipamento pra fazer a troca do líquido de arrefecimento dos 2 carros Please login or register to see this link.

Sempre uso a proporção 50/50 e água filtrada, quanto ao reservatório só troco se apresentar algum vazamento ou se estiver muito sujo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estive fuçando em alguns vídeos por aí e encontrei algumas informações interessantes.

 

Em um deles, a dica do mecânico era verificar o volume total da solução nova (água + aditivo) justamente medindo o volume da solução velha retirada do sistema,

exatamente como o Juliano MG disse. Mesmo que no fim das contas haja alguma diferença, deverá ser pequena em relação ao volume total e pode ser completado depois.

 

Vi uns procedimentos para a limpeza que, resumidos, seriam o seguinte:

1) Drenar a solução velha.

2) Desconectar e remover o reservatório e lavá-lo à parte, para evitar sujar mais o sistema.

3) Passar água limpa no sistema para limpeza,

4) Reconectar tudo e encher com a solução nova.

 

Uma dica que eu vi foi a de deixar o controle de temperatura da ventilação no aquecimento, para liberar o circuito da serpentina do aquecedor de ar, para que o líquido que estiver ali dentro seja trocado também.

 

Mas, de tudo que eu vi, o que eu achei mais interessante foi um vídeo que mostra uma maneira de circular água limpa no sistema, com o motor ligado.

Em outros tópicos vi algumas dúvidas sobre a real troca da solução do sistema, pois todo o sistema só é efetivamente aberto com o motor na temperatura de trabalho. Uma das maneiras de resolver é o uso do equipamento específico para a operação. Mas acho que o sistema apresentado neste vídeo pode ser bastante eficiente.

 

Basicamente consiste em desviar a recirculação da solução de arrefecimento, fazendo o sistema despejar a solução suja em um reservatório (balde) externo e puxar água limpa de outro reservatório (outro balde). Segue o link do vídeo:

 

Acho que seria legal fazer essa limpeza em duas etapas:

1) Passar água limpa no sistema até ela sair limpa no retorno do reservatório.

2) Depois passar a solução nova (água + arrefecimento) até a água sair colorida no retorno.

 

Não tenho experiência no assunto, mas este método me pareceu interessante!

 

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now