Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

salmi

O Primeiro 1Mil Km - Álcool, Gasolina Ou Misto?

56 posts in this topic

Pessoal, bom dia.

 

Não localizei no fórum sobre esse assunto em especifico.

 

Algumas pessoas dizem que o primeiro 1mil km tem que andar no álcool, porém no manual não achei nada dizendo sobre.

Alguém que tem conhecimentos profissionais sobre mecânica, isso procede? É bom andar no álcool os primeiro 1mil km?

 

 

Abs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando retirei o meu na cc, só orientaram a usar etanol no 1º tanque.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso é papo de concessionária, mas optei por fazer o seguinte: meu primeiro tanque foi no álcool, o segundo na gasolina, e daí pra frente estou usando somente gasolina (ocasionalmente Podium ou aditivada).

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu primeiro agora foi na gasolina comum, vou entrar no segundo tanque e fiquei na dúvida...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso Mistura dos dois combustíveis sempre. Mas o primeiro tanque foi Gasolina Supra BR.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu me lembro que a pouco mais de 4 anos atras quando retirei o carro da cc me disseram pra usar os 3 primeiros tanques de gasolina aditivada por um motivo que se for pensar ate tem logica.

 

A gasolina é oleosa com isso acaba meio que lubrificando as partes por onde ela passa enquanto o etanol resseca por ser um combustível que não e feito a partir de óleos e tbm por conter água em sua composição.

 

Mas acho que o mais vc deve se preocupar é que quando vc for fazer a troca de gasolina para o etanol ou vice e versa esteja com o tanque praticamente vazio (na reserva ou entrando na reserva), e que ande pelo menos 7km com o novo combustível para que modulo de injeção reconheça qual o combustível utilizado, e maximize o consumo.

 

Já vi caso de queima do modulo de injeção por terem abastecido com entanol enquanto tinha meio tanque de gasolina.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nobre Please login or register to see this link. ! você mesmo respondeu sua pergunta, se no manual não frisa algo nesse sentido use o combustível que quiser, por isso que é flex?!

 

Existe muito isso ou aquilo, siga o manual e seja feliz com o carro!

 

Grande abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu tirei da CCS gasolina aditivada e estrada (500KM) fui na boa porem rapido.

Na volta Pé no porão trocando a 6000rpms (limite do Imotion) esta com 10mil e soltinho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do primeiro ao último tanque da vida do seu carro, use gasolina.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com o conselho o Kiofera. Nunca coloquei etanol no meu fox, desde zero, só uso gasolina.

Acho que etanol ferra com o sistema de escapamento do carro, enferruja tudo. Talvez esteja falando bobagem, mas creio que metal e água (este último existente no etanol) não combinam.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com o conselho o Kiofera. Nunca coloquei etanol no meu fox, desde zero, só uso gasolina.

Acho que etanol ferra com o sistema de escapamento do carro, enferruja tudo. Talvez esteja falando bobagem, mas creio que metal e água (este último existente no etanol) não combinam.

 Jean,

 

Para evitar esse tipo de coisa no uso do etanol basta vc andar um trajeto de no minimo de 10 km que o motor esquenta o suficiente para a água evaporar. 

 

Se o motor ta reguladinho e tal a queima elimina boa parte da agua. O que vc disse acontece mesmo o escapamento enferruja mas só se vc não andar o suficiente pra esquentar o escapamento e a água evaporar.

 

Quanto a gasolina não se esqueça que no nosso pais a gasolina contem 20% de etanol e que com isso pode acontecer a mesma coisa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , Tá certo, é verdade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,

 

O duro é que andar esses 10km já leva 1 ou 2 litros do álcool né hahahaha. Em cidades menores isso é inviável.

 

E o álcool que é misturado na gasolina é mais puro do que o álcool das bombas.

 

O álcool, juntamente com os motores flex, são as piores desgraças automotivas existentes no país. É um atraso sem igual.

 

Outros países não usam essa merda justamente por ser uma merda.

 

 

Eu tive um Celta 2001, à gasolina, que fazia 14km/l na cidade. Depois tive outro 2012, flex, que não fazia 9. 

 

E em se tratando de motor, a VW é quem mais ta devendo atualmente.

 

Meu próximo carro será com motor mono combustível. A diferença de qualidade é absurda.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Kiofera,

 

 

Andar os 10 km pra quem mora em cidade pequena é osso mesmo, mas pra usar o etanol e não ter esses problemas tem que andar.

 

Meu irmão tem um corsa classic flex, ele andou tanto no etanol que o modulo de combustível ja não tava querendo reconhecer a gasolina e o consumo estava muito alto teve que andar uns 3 tanques pra voltar ao normal.

 

Quanto ao consumo de um carro flex e um mono combustível, acho que é por conta da diferença dos motores, lembro que antigamente um pistão de carro a etanol tinha a forma convexa por conta da compressão que deveria ser feita para a queima ser perfeita enquanto o a gasolina era reto, não sei como fizeram para contornar essa diferença de compressão entre os combustíveis, mas é por isso que nem o etanol nem a gasolina tem a máxima performance.

 

Um primo meu tinha um passat variant 3.2 v6 e ele me mostrou um consumo de 8 km/l aqui em SP o meu 1.6 pra fazer isso preciso andar bem de boa, mas justamente pq o motor mono tem um ajuste pra ter máxima performance somente com aquele combustível enquanto o flex não.

 

Abs.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,

 

O duro é que andar esses 10km já leva 1 ou 2 litros do álcool né hahahaha. Em cidades menores isso é inviável.

 

E o álcool que é misturado na gasolina é mais puro do que o álcool das bombas.

 

O álcool, juntamente com os motores flex, são as piores desgraças automotivas existentes no país. É um atraso sem igual.

 

Outros países não usam essa merda justamente por ser uma merda.

 

 

Eu tive um Celta 2001, à gasolina, que fazia 14km/l na cidade. Depois tive outro 2012, flex, que não fazia 9. 

 

E em se tratando de motor, a VW é quem mais ta devendo atualmente.

 

Meu próximo carro será com motor mono combustível. A diferença de qualidade é absurda.

 

Concordo em gênero, número e grau!

 

Motor Flex é o pior "regresso" que a indústria automotiva pode ter nesse país. Na verdade isso tudo tem por trás um lobby muito forte.. gente com muita grana, LEVANDO muita grana com isso!

 

Tem muito carro em outros países que usa até DIESEL. E carro no estilo esportivo e tal, nada de caminhonetes (como é o caso brasileiro, onde SOMENTE esses carros muito grandes usam DIESEL). Brincadeira?

 

Os carros mono combustíveis eram muito melhores. A gasolina/etanol antigamente eram muito melhores. O preço dos carros antigamente eram muito melhores.

Hoje, tudo vai de mal a pior.

 

*SALMI,

Eu procuro fazer uma "troca" de combustível de tempos em tempos. Uso sempre gasolina aditivada da Shell (V-Power) em um posto que acho bastante confiável.

A cada 4 tanques de Gasosa mais ou menos, quando está na reserva já, troco pelo Etanol V-Power do mesmo posto. Dizem ser bom, pois o etanol de certa forma ajuda a "limpar" as impurezas que a gasolina contém (mesmo colocando aditivada, sabe como é néh, BRASIL.......).

O Etanol nem fica muito tempo no tanque, pois faz uns 9km/l mais ou menos, então em pouco tempo já volto para a gasolina novamente.

 

Acho que é de boa. Não se deve ficar trocando muitas vezes de combustível, a cada tanque uma troca. Isso eu acredito que prejudique o sistema sim (minha opinião).

Mas uma vez a cada 3 ou 4 meses, não acredito fazer mal.

Sem contar que o Etanol até que deixa um "ronco" legal no carro... já reparou? rsrs

 

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

1.0 com gasolina fica sofrível.

 

1.0 com etanol fica menos sofrível.

 

A diferença entre andar no fox 1.0 com gasolina e alcool é a diferença entre querer chorar e estar indiferente.

 

Só ando no alcool com a rapoza manca.

 

Edit: (se fosse 1.6 só usaria gasolina também!)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso mistura dos dois.

 

Gasolina Aditivada + Etanol...

 

Por exemplo 80,00 ou 85,00 de gasosa aditivada para 15,00  ou 20,00 de alcool. Faço isso para evitar as batidas do motor quando está puro na gasolina...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pessoal pelas respostas.

 

Coloquei gasolina no segundo tanque agora, andei 500k no primeiro tanque na cidade, média de 11km por litro. Semana que vem volto das férias e será somente estrada, andando uns 70km por dia, acredito que a gasolina irá valer mais a pena $, acho que dá para fazer uns 15km por litro.

 

Eu tinha um Uno Vivace 1.0 e ele fazia 12,5 km na estrada com gasolina, e esse na cidade 11km sendo 1.6, e ainda é motor novo e o primeiro tanque. Carro 1.0 nunca mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu uso mistura dos dois.

 

Gasolina Aditivada + Etanol...

 

Por exemplo 80,00 ou 85,00 de gasosa aditivada para 15,00  ou 20,00 de alcool. Faço isso para evitar as batidas do motor quando está puro na gasolina...

 

 

Já li recomendações para não ser feita essa mistura. Nossa gasolina já tem etanol até demais!

 

"

Os problemas dos Flexíveis

Please login or register to see this image.

Na mistura álcool + gasolina o álcool tende a formar uma goma, que pode obstruir e até entupir o filtro de combustível. Quando entra gasolina (que atua como solvente) no sistema de alimentação, ela costuma desgrudar essa goma, o filtro de combustível é a primeira vítima. Se ele é danificado, a bomba de combustível é obrigada a trabalhar mais sem resultado já que o combustível não passa pelo filtro. A bomba queima. A sujeira também pode impregnar os bicos injetores, reduzindo sua condição ideal de trabalho. Além disso o carro bicombustível não pode ficar parado por muito tempo. A mistura se separa devido a densidade variada dos elementos. Assim a água é o primeiro líquido a ir ao motor quando ele é ligado. O módulo que controla o funcionamento flex não reconhece a água. O motor falha. Portanto procure rodar apenas com um combustível. Quem roda pouco deve usar gasolina. Os flexíveis que usam ou só álcool ou só gasolina têm menos problemas que os abastecidos com a mistura dos dois.

Sempre que mudar de gasolina para álcool, rode com o carro de 7 a 10 quilômetros para que a sonda lambda reconheça a troca e faça a reprogramação da injeção eletrônica. Assim, o combustível acumulado entre o tanque e o motor será queimado. Caso contrário, você pode ter problemas para ligar o veículo no dia seguinte em temperaturas baixas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Peguei a raposa antes de ontem, e saindo da cc completei o tanque com v-power......o custo do etanol não compensa, então prefiro pagar um pouco mais caro e colocar uma gasolina de qualidade. Boa sorte com a viatura ! Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

ah cara, eu só abasteço na gasosa... não confio mto no arcool não...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Abasteça COM CERTEZA a melhor gasolina que tiver!! Sempre coloquei PODIUM ou V Power nos primeiros tanques!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

não sabia dessa do etanol + gasolina...

 

parei de abastecer com álcool então...só fazia isso para evitar as antigas e clássicas batidas de tucho qnd usa gasosa pura... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Também não gosto de misturar os combustíveis... tanto que quando vou trocar de Gasolina pra Etanol, deixo o tanque esvaziar bem pra encher com outro combustível.

 

Mas a melhor mesmo é a PODIUM! O carro transparece uma melhora bacana quando colocamos ela... o ruim é o preço (R$ 3.70 o litro, com 100 Réis dá só meio tanque.... rs).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, cuidado com o que estão escrevendo... Não é a mistura do álcool + gasolina que forma uma espécie de goma, e sim o uso prolongado do álcool, somente ele. Isso acontecia muito nos carros a alcool dos anos 80 e 90.

Outra coisa: troca de combustível em carro flex não queima módulo de injeção. O que queima módulo, é problema elétrico e defeito de fabricação. Quando dá problema no funcionamento do veículo durante a troca de combustível, não culpem o primeiramente o módulo e sim os sensores que com o uso, "sujam" e mandam informações imprecisas, prejudicando o funcionamento.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now