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Sekiya

[D.i.y] Trocando As Bieletas Da Barra Estabilizadora

8 posts in this topic

Pra quem gosta de por a mão na massa e se divertir com isso, vou tentar ajudar quem quiser se aventurar a trocar as bieletas da barra estabilizadora em casa mesmo. No meu caso, elas ainda não estavam com folgas, mas uma das coifas estava rasgada e resolvi fazer a troca preventivamente.

Coifa rasgada:
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Para realizar o serviço, é possível desde que se tenha as seguintes ferramentas:

- macaco do carro (o ideal é que tenha 2 para elevar as duas rodas dianteiras na mesma altura).
- chave de boca ou estriada 16mm.
- chave torx T-30.
- calço para bandeja/braço suspensão (caso utilize apenas 1 macaco).


1º passo: levantar o carro e retirar roda.

- certifique-se que o carro está com freio de mão puxado ou com rodas calçadas.

2º passo: calçar a bandeja/braço da suspensão.

Como a bieleta fixa a barra estabilizadora, se a troca for feita um lado de cada vez com o carro desnivelado, a bieleta ficará "forçada" pela barra. Assim, para facilitar o serviço, o ideal é ter o carro nivelado, levantando-o os dois lados ou fazer como eu fiz, calçando a bandeja.

Para isso usei uma morsa que eu tenho, virada de ponta cabeça, apenas para dar apoio. Pode ser usado toco de madeira, ou até mesmo um outro macaco, caso prefira assim. Desta forma, coloque o apoio abaixo da bandeja e vá descendo o macaco, até que torre da suspensão fique numa posição que não force a bieleta.

Morsa servindo de apoio:
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3º passo: soltar os parafusos da bieleta.

Neste passo é preciso usar a chave torx T-30 para travar o movimento do eixo da bieleta e usar a chave 16mm para soltar a porca. É um procedimento fácil, pois a porca não é fixada com muito torque. O que atrapalha é soltar a parte inferior, que é virada para o interior do cofre do motor e ainda os plásticos da caixa de roda também reduzem o espaço para movimentar as chaves.

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4º passo: montagem da bieleta.

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No meu caso, usei as bieletas da TRW/Varga, que vieram com porcas autotravantes e neste caso, na medida 17mm. Na verdade, não haveria a necessidade de usar a trava química Loctite 242 (azul), mas comprei e usei por precaução.

Bieleta no local:
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Pingando trava química:
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Bieleta fixada na parte superior:
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Para a montagem, fixe a parte inferior primeiro, dando o primeiro aperto. Depois fixe a parte superior, que nesta sequência a montagem fica mais fácil. Quanto ao torque, não fiz uso de torquímetro dessa vez, por não possuir a informação e nem chave apropriada (precisaria ser aberta e nem sei se aplica tabela de torque para bieleta).

De resto é só dar o aperto nas porcas e refazer o processo de desmontagem. Lembrando que o mesmo procedimento serve para a troca das buchas da barra estabilizadora.

Para finalizar, detalhe da bieleta original, fabricado pela Dana/Nakata (pelo logotipo).
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Fica a dica para quem quiser trabalhar e economizar uma $$$! hehe

NENO TOM likes this

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Cara, foi o melhor DIY que já vi.. Parabéns, vai ajudar bastante. 

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Muito bom!

 

Só um detalhe importante: Nunca entre debaixo do carro utilizando macaco(s) como apoio(s). Já houve diversos casos de pessoas que perderam a vida por um deslize desses.

Sempre use cavaletes para apoiar o carro.

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Sekiya, o torque nesta porca é de 40 N.m, tanto de cima como de baixo. Por ser autotravante, deve ser substituída a cada remoção.

 

Coincidentemente, na inspeção de hoje vi que a minha coifa do lado direito também rasgou :/

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Bom Trabalho Rapaz,

 

A minha coifa tbm já foi pro Saco, terei que trocar as minhas em breve e o seu DIY irá ajudar bastante.

 

Se possível coloque os valores gastos neste DIY, pra que agente possa ter uma noção de Custos!

 

Abraços e mais uma vez Parabéns!!!   :) 

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Obrigado pela informação do torque Danrmp!

Frede_Brutus, com relação a valores, as bieletas me custaram R$46,00 cada uma e o Loctite R$31,90. As ferramentas eu já possuía, mas quem quiser adquirir para fazer o serviço, o custo é baixo.

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Cuidado na compra das bieletas, existem algumas que não veem com o encaixe da chave torx (o buraco para encaixar a chave) nesse caso terá que esmerilhar as laterais da "cabeça" da bieleta, aonde fica a coifa e parafuso, para ficar no formato da chave de boca 17, no meu caso só tinha essa peça e tive que fazer assim. 

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as bieletas da cofab são boas??????????

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