Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

dfox

Baixando Consumo De Etanol

119 posts in this topic

Pessoal, só mais algumas umas dicas para economizar combustível:

1 – Evite andar com o motor em alta rotação.

2 – Mantenha os pneus calibrados.

3 – Mantenha o motor bem regulado (verifique e substitua os filtros de ar, combustível e vela de ignição.)

4 – Use o ar condicionado com moderação.

5 – Evite carregar peso desnecessário no porta-malas.

6 – Janelas fechadas e pouca carga na capota. Nestas condições você melhora a aerodinâmica do carro que se refletirá em economia para você.

7 – Evite encher o tanque até a boca.

8 – Evite rodar com o tanque na reserva.

9 - Pise no acelerador de forma suave. Quanto mais você pisa no acelerador maior é a quantidade de combustível que você envia para o motor.

10 -Respeite seu conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora gasta mais combustível. O ideal é que você fique na rotação de torque máximo do seu carro (no manual do fabricante você descobre isso).

11 - Retire o bagageiro do carro quando não for utilizado. Ele piora a aerodinâmica aumentando o consumo.

12 - Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

13 - Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O ideal é que seu pé pressione o acelerador apenas o necessário para manter a velocidade.

14 - Otimize sua rota! Antes de sair de casa pense qual o melhor trajeto a percorrer, evitando andar mais que o necessário.

15 - Faça sempre a revisão do seu carro. Um motor desregulado pode aumentar em 60% seus gastos com combustível.

Abraços a todos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É com o valor exorbitante do etanol aqui em BH, acho q não vai dar pra arriscar melhorar desempenho/consumo com relação à gasolina!

Meu carro tá com 1450 km rodados e marca comigo dirigindo 11,7 - 11,8 km/l e com minha namorada marcou hj 12,7 km/l. Só na gasosa. No álcool a gente andou pouco, mas como eu uso etanol em viagens no final do mês eu testo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tudo bem que minha raposa é 1.0, porém acho que ela está bem econômica. Eu fiz alguns testes, visto que eu pego o Rodoanel com muita frequencia.

Esse foi o consumo na gasosa que a raposa teve numa média de velocidade de 140 a 160 km/h

Please login or register to see this link.

Please login or register to see this link.

Abaixo dessa velocidade, na estrada a raposa faz na gasosa 15 a 16 km/l e no etanol faz uns 10 km/l

Aqui dentro fica mais ou menos assim: Gasosa 11 km/l e Etanol 8 km/l

Share this post


Link to post
Share on other sites

vix cara...vou ter que discordar...

é errado achar que se vc não passar das 2000 rpm vc estará economizando gasolina...na verdade o motor tem uma rotação de torque máximo , que é o torque que o motor possui um melhor aproveitamento da energia...

ainda não li no manual qual é essa rotação no fox , mas geralmente é bem acima de 2000 rpm...no meu 207 eram 3500 rpm...o certo é tentar manter essa rotação...para fazer um teste , tenta com seu fox , naquele consumo instantaneo , trocar de marcha antes de 2000 e perto de 3000...o perto de 3000 vai marcar mais...o difícil é vc conseguir dosar o pé , pois qdo vc ouve o barulho da rotação subindo atiça vc apertar mais o acelerador , o que estragaria tudo...

outra coisa que discordo é o fato de desligar o carro sempre que der..o combustível gasto para se dar a partida em um carro é de aproximadamente um minuto do carro ligado...logo não vale a pena desligar o carro para paradas de menos de 1 minuto(no caso de um farol fechado)...tirando que sua bateria vai para o saco em pucos meses...

O que esta certo , e mto , é o fato de sempre que estiver reduzindo , esteja com o carro engatado...

quando o carro esta em inércia , e o pé não esta no acelerador (não esta injetando gasolina), o motor usa essa inércia para poder rodar , sem injetar uma gota de gasolina (sistema cut-off)...se vc estiver na "banguela" , o motor não aproveita essa inércia...

Falou bem tambem de amaciar o motor...mta gente acha que amaciar o motor significa esticar ao máximo...isso arrebenta com o motor!esta escrito no manual do proprietário , não esticar a marcha , nem carregar mto peso , nem fazer qualquer tipo de esforço no motor nos primeiros 1500km...todo motor tem folgas (entre os tuchos e a arvore , entre o pistão e o cilindro , etc)...qdo o motor esta novo , essas folgas são pequenas...a idéia é mantêlas pequenas , para obter uma queima mais perfeita , e um melhor aproveitamento da queima do combustível...qual é o melhor jeito de criar folgas adequadas?em alta rotação ou em baixa rotação?...lógico que em baixa...

acho que é isso...quem tiver coragem de ler essa bíblia acima dê opiniões também...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se não me engano a potência máxima do NF é aos 5250 RPM... ou seja, se andar nos 2000 - 3000 RPM pra economizar combustível, vai perder (e muito) no rendimento do motor, falando assim, q o motor é "manco"!

Bom, o marcador de RPM do NF (1.0) vai até 6,4K RPM antes de chegar no vermelho, eu forcei até o vermelho 2x (sem querer) de 1ª marcha, foi necessário pois esava entrando numa BR e quando eu assustei tinha um caminhão vindo rápido... enfim, até 6K dá pra ir... assim o motor aprende q ele pode acelerar! rs

Q mais...? Desligar o carro, seria (pra mim) o análogo quanto à desligar a lâmpada e reacendê-la com 30 seg. depois, só aumenta a energia, pois, desregula o relógio de força...

Carro na "banguela" é só pra carro sem injeção eletrônica, daqueles velhos, bem velhos... De 90 pra cá é furada fazer isso...

O motor não "sabe" q está em Ponto Morto, a caixa de marchas não comunica isso ao motor! Isso gera um aumento na força q o motor tem q fazer pra continuar ligado e para bombear mais combustível, a injeção, faz seu trabalho, injetando mais combustível, com isso, aumenta o consumo!

Eu fiz isso, passei dos 1500 KM rodados e agora, eu piso bastante! Até os 6K rodados... depois eu manero e abuso quando houver necessidade/vontade! rs

Textículos assim ajudam... I hope so!

Share this post


Link to post
Share on other sites

o que ajuda e mto o rendimento na estrada é o carro lipinho e encerado...

ligar o motor de manhã tb ajuda bastante...

o motor em uma temperatura boa trabalha melhor...o óleo tem a viscosidade ideal , as folgas estão menores (peças dilatadas) , tirando que o óleo ja subiu no motor...

o carro tb tem um sistema que deixa a mistura mais rica qdo o motor liga...isso gasta mais gasolina...imagina o carro injetando mais gasolina no motor em rotação alta...o bolso dói até de pensa né!?

Share this post


Link to post
Share on other sites

.

Acho q isso não ajude muito! hahaha

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossaaa o maximo que fiz foi 16.5

Acho que vc estava rodando no GNV !! :lol::lol::lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link.

olha a autonomia do meu... a uns 2mil km atraz... agora ta até melhor...estava utilizando gasolina em uma viagem de 85 km fazendo uma autonomia de 16.9 km/l com ar condicionado ligado com ar desligado chega facilmente a 20 km/l em condicções de viagem a 100 km/h mantendo a velocidadetenho outro video do final da viagem... depois posto para complementar a filmagem e não ficar impressão que possa ser montagem...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link.

segue ai video do final da viagem 85km media 16,9km/l com ar ligado na gasolina

Share this post


Link to post
Share on other sites

A.Duarte, não é por nada não, mas a média não foi de "85 km/h" e sim, de 95 km/h. Isso interefere (e muito) na economia do consumo.

Em viagem, "eu aprendi" q é melhor andar em velociedade "cruzeiro", q é entre 100 - 120 km/h.

Bom, se vc manter nessa velocidade um pouco acima, vc verá a diferença...

Share this post


Link to post
Share on other sites

A.Duarte, não é por nada não, mas a média não foi de "85 km/h" e sim, de 95 km/h. Isso interefere (e muito) na economia do consumo.

Em viagem, "eu aprendi" q é melhor andar em velociedade "cruzeiro", q é entre 100 - 120 km/h.

Bom, se vc manter nessa velocidade um pouco acima, vc verá a diferença...

não disse que foi velocidade de 85 km/h foi uma viagem de 85 km rodados, 95 km/h foi a media da velocidade porque tem 2 pedagios no trecho por isso que baixou de 100km/h, sempre andei entre 100 -120 km/h porem com as paradas do pedagio diminui na media de velocidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, me desculpe pela confusão!? rs

Certo, certo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok, me desculpe pela confusão!? rs

Certo, certo.

tranquilo....

Senti um certo sarcasmo? ou é porque o 1.0 não tira essa média na estrada?

Share this post


Link to post
Share on other sites

As duas coisas...!?!? hahaha Brincadeia...

Não tinha pensado assim, é pq o 1.0 não rende como o 1.6!

Mas uma coisa compensa outra pra mim. Eu não quis pegar um 1.6 por segurança, minha, da minha família, amigos e outréns! Pra mim tá ótimo o 1.0, ele me leva onde eu quero e eu chego tranquilo...

Ele tá dando 13.8 km/l... comigo. Com a D. Mª dá um pouco mais... quase 16 km/l. Sempre de 90 - 120 km/h...

Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vcs tão demais hein, colocando média de consumo de gasolina em tópico pra economia de etanol eehh laiáá

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vcs tão demais hein, colocando média de consumo de gasolina em tópico pra economia de etanol eehh laiáá

Foi mal Tunak, mas é pra terminar o assunto! rs

Só pra não ficar no ar a idéia nossa.

Abraço e vai dormir...! rs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do jeito que eu ando isso é absurdamente impossível... não vou nem tentar aiuhaiuhaiuha.... mas de fato... excelentes dicas.... com meu Ka 1.6 eu fazia perto de 10 na cidade nesse esquema....

Ainda mais... regime de marchas 1 - 3 - 5 melhora mais ainda (pulando a 2ª e a 4ª marcha!)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faz um tempo que fui para a capital fazer um serviço. Na ida consegui manter 18km/l a 90km/h sem ar pois estava só e o clima aqui é bem frio. Porém fui ver quão poderia mudar o consumo médio então resolvi ir a 120km/h após cerca de 30% do percurso, fiz 15km/l, lembrando que não zerei o consumo médio. Fui denovo domingo com 2 caronas, ar ligado e a 100-110km/h, fiz cerca de 14.5km/l o que achei muito bom. Lembrando que o carro só viu álcool um tanque apenas.

Na cidade chego a 8.5-9.5km/l sem ar ligado. Uma vez fui almoçar e consegui fazer 10.5km/l na cidade, acho que por ser num feriado e ter pouco transito.

Enquanto isso vou acompanhando o consumo, estou satisfeito, está dentro do que esperava.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou começar a andar com um tanque de alcool para ver estes dados !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou pensando em voltar para o etanol, ando mais na cidade que na estrada, e pelo menos no etanol o carro fica mais espertinho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu medo é colocar etanol e escutar barulhos como posts destacados !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualmente eu to rodando no etanol. Não há barulho nenhum, o motor está redondinho e acelerando que é uma beleza, parece até um relógio, hehe.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Atualmente eu to rodando no etanol. Não há barulho nenhum, o motor está redondinho e acelerando que é uma beleza, parece até um relógio, hehe.

Então tá fazendo tic-tac tic tac, ai não ,rsrsrsrsrrsrsr

Share this post


Link to post
Share on other sites

Huhauahuahua. Esse Ju-ju é fogo mesmo, kkkkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now