Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

dfox

Baixando Consumo De Etanol

119 posts in this topic

Oi galera.

Quem desejar diminuir a sede da sua raposa, segue abaixo algumas dicas:

1-Verifique o nível do óleo pela manhã, antes de dar a primeira partida. Caso esteja no mínimo, complete o óleo para diminuir o atrito do motor - lembre-se que o consumo de óleo ocorre e deve ser acompanhado acada 1.000 km aproximadamente. O meu não precisou ser completado nenhuma vez, mas cada carro é diferente do outro;

2-Verifique a cada 15 dias a pressão dos pneus. Procure calibrar os pneus ainda frios, evitando percurso superior a 500 metros antes de faze-lo;

3-Carro desengatado, pise na embreagem antes de dar a partida;

4-Pise o menos possível no acelerador na saída;

5-Engate a segunda logo que atingir 20 km/h - terceira aos 30 km/h - quarta aos 40 km/h - quinta entre 50 e 60 km/h;

6-Acompanhe o giro do motor e evite ultrapassar as 2.000 RPM;

7-Se o trânsito estiver lento, procure deixar o carro rolar engatado;

8-Se o trânsito parar e não afetar sua segurança e a dos demais, desligue o motor até que os carros comecem a movimentar;

9-Evite arrancadas fortes, acelerações desnecessárias e paradas fortes;

10-Quanto mais suave for sua condução melhor será o consumo;

11-Se antecipe aos acontecimentos do trânsito, ex.: tire o pé do acelerador antes de se aproximar de um sinal fechado mantendo a inércia do veículo;

12-A cada 5.000 km faça o alinhamento com rodízio dos pneus e a cada 10.000 km alinhamento e balanceamento;

O meu Fox é 1.6 está com 5.500 km e neste esquema fez média de 8,8 km/l de Etanol na cidade.

Share this post


Link to post
Share on other sites

8.8km/l na cidade com etanol com 1.6?

Caramba heim... eu com o meu 1.6 agora não faço mais de 6.5km/L na cidade com etanol, isso quando não estava fazendo 5.5km/L chutando com ele um pouco!

Marca boa essa, vamos ver se não melhoro um pouco com as dicas!

Abração

Share this post


Link to post
Share on other sites

Interessante.

Algumas coisas eu ateh jah faço, outras são novidade pra mim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Conduzir o carro com a aceleração abaixo de 2000 RPM é complicado, viu.

É pra quem anda bem devagar mesmo!

Eu tenho o pé pesado, mas nada justifica o atual consumo do meu. 6,8 km/L na gasosa.

Eu dirigia um corolla 2003 com o mesmíssimo pé pesado e conseguia fazer 10 km/L.

Eu acho que a questão é ter sorte com a unidade.

Meu pai tem um corolla 2.0 e consegue fazer 11 km/L.

Eu espero que o meu deixe de ser tão bebedor com o tempo(1900Km)!

Share this post


Link to post
Share on other sites

São dicas interessantes!!

Claro que não dá pra se usar todos itens da lista juntos, o tempo todo. Mas para cada situação diária, basta seguir alguns itens desses que com certeza vai dar resultado satisfatório.

Bela dica, valeu pra colaboração.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Porra, 8,8L de etanol na cidade?

Abasteci o meu 1.6 com etanol, fiz 5,5 com o ar, andando que nem tiozão, trocando em 2.000 rpm, aproveitando as ladeiras, reduzindo gradativamente pra parar...

Coloquei gasolina ontem, zerei o Computador de bordo, tá marcando 10,5 na media. Andando que nem tiozão também.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu estou contente com o consumo do meu 1.6.

Da última vez, tinha uns 7 litros de gasosa no tanque e completei com etanol (R$ 42,00).

Zerei o consumo médio, rodei até agora 430 km, sendo 200 km na estrada e o consumo médio está em 10,8.

Meu car está com 1600 km.

Abs!

Share this post


Link to post
Share on other sites

8.8km/l na cidade com etanol com 1.6?

Caramba heim... eu com o meu 1.6 agora não faço mais de 6.5km/L na cidade com etanol, isso quando não estava fazendo 5.5km/L chutando com ele um pouco!

Marca boa essa, vamos ver se não melhoro um pouco com as dicas!

Abração

Mas qual será a velocidade dele no ciclo urbano? Isto faz toda diferença. O seu fox pode estar igualzinho ao dele.O meu mesmo hoje estava fazendo cerca de 6,4 km/l na GASOLINA (!), porém a velocidade média foi de 9 km/h e levei 40 minutos para rodar apenas 6 km.

Quanto as dicas só não desligaria o carro num semáforo , pois a bateria iria ter a vida útil comprometida (aumento do ciclo de carga /descarga), uma vez a corrente exigida na partida ser bastante alta. O sistema start stop ,se não me engano, utiliza uma bateria dedicada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E ai pessoal, boa noite.

Fiquei impressionado com o consumo do meu carro na estrada. Fox 1.6 i-motion, fiz 13,4km/L numa viagem de 320 entre Porto Alegre e Rio Grande a etanol e media do PC de bordo de 78km/h.... Muito bom achei. Mas na cidade estou fazendo em media 5,6.

Share this post


Link to post
Share on other sites

minha raposa está completou 5000Km essa semana, desde que comprei sempre utilizei gasolina aditivada ... seguindo a maioria dessas dicas faço uma média de 12 a 14 km/L, andando sem me preocupar o consumo vai para 10km/L, em estrada já cheguei a fazer 20km/L ( todas as médias com ar desligado e minha raposa é 1.0 )

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda não completei nem 1.000 km com minha raposa, mas sou muito criterioso na condução para maximizar a eficiência do motor. Não "estico" marcha (até porque está no período de amaciamento), calibro os pneus semanalmente e também procuro diminuir a velocidade (sem parar) caso vejo um sinal fechado para dar tempo dele abrir até que o alcance.

As dicas são ótimas e devem ser levadas em consideração por quem tem amor ao próprio bolso. Só não entendi a dica (3).

Por que pisar na embreagem antes de dar a partida se o carro está desengatado??? Não entendi a relação aí...

Só não concordo com a dica (6) que diz para evitar ultrapassar as 2.000 rpm. A informação procede, mas não é possível dirigir somente abaixo das 2.000 rpm. Rodar abaixo das 3.000 rpm até que é possível, mas 2.000 rpm...

Abraços!

Share this post


Link to post
Share on other sites

boas dicas essas..

pra quem tem 1.6 então.. são bem validas pois o bixo bebe mais..

O meu sempre faço as médias de consumo.. mas ando tranquilo.. moderado sem pisar muito e nem arrastar demais heheh..

acho que nisso dos 2.000 rpm talvez o kra quis dizer logo nos primeiros km's quando se liga o carro pela manhã por exemplo..

sempre fico na media de 10,5 a 11,5 na gasosa.. e ja fiz até 9,4 no alcool.. isso tudo na cidade. 1.0 4p.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Acho que agora entendi porque tanta gente anda devagar na cidade. 2000 RPM. Putz!!! hehehehehehe.

[]'s

Alessandro

Share this post


Link to post
Share on other sites

realemnte tem que andar que nem velhinha pra baixar consumo tá loco ahhahaha 2000rpm.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia galera.

Então, a dica de pisa na embreagem com o carro desengatado para dar a partida, realmente não influencia no consumo. Porém é uma recomendação da VW para tornar a partida mais leve para o motor de arranque e poupar o mecanismo como um todo. No final acaba tendo relação com economia.

Realmente é difícil ficar abaixo de 2.000 rpm, mas é possível. Pricipalmente apartir da terceira engatada, o coração da raposa é forte! Faça o teste.

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas qual será a velocidade dele no ciclo urbano? Isto faz toda diferença. O seu fox pode estar igualzinho ao dele.O meu mesmo hoje estava fazendo cerca de 6,4 km/l na GASOLINA (!), porém a velocidade média foi de 9 km/h e levei 40 minutos para rodar apenas 6 km.

Quanto as dicas só não desligaria o carro num semáforo , pois a bateria iria ter a vida útil comprometida (aumento do ciclo de carga /descarga), uma vez a corrente exigida na partida ser bastante alta. O sistema start stop ,se não me engano, utiliza uma bateria dedicada.

Bom dia Fred.

A velocidade máxima nas vias principais é de 60 km/h e na minha cidade na marginal é de 80 km/h. Meu deslocamento, na maioria das vezes, esta dentro destes limites. Olha, como fico ligado e buscando me antecipar ao trânsito ando legal, sem irritar os apressadinhos. Aliás, normalmente estes caras saem arrancando forte, ultrapassando um monte de carro e algumas quadras depois estou parado com ele do meu lado, ou até atrás de mim no semáforo. Deslocando na cidade o máximo que esses apressadinhos ganham são 5 minutos em relação a outro motorista.

Quanto a desligar o carro, realmente não dá para fazer isso em todo semáforo, a dica é valida para situações onde a gente saca que o trânsito vai demorar a voltar a rodar. Nesta situação é melhor desligar.

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

As dicas sao otimas, e sempre bom dar um toque na galera de como ministrar bem a direcao para melhorar o consumo.

Creio que nosso amigo tenha se equivocado em dois casos.

1-Verifique o nível do óleo pela manhã, antes de dar a primeira partida. Caso esteja no mínimo, complete o óleo para diminuir o atrito do motor - lembre-se que o consumo de óleo ocorre e deve ser acompanhado acada 1.000 km aproximadamente.

OBS: Nunca complete o oleo do carro em postos apos parar para abastecer, o oleo demora 10 min para descer completamente do motor para a caixa onde e medido, o local precisa ser completamente plano. Adicionar oleos com especificacoes diferentes estragam a vida util do motor, o frentista so quer vender o oleo para vc pq ganha em cima da venda, ele nao se preocupa com seu carro . Recomendado trocar todo o oleo a cada 5.000km rodados mantendo se possivel o mesmo padrao pedido pela fabrica.

6-Acompanhe o giro do motor e evite ultrapassar as 2.000 RPM;

OBS:Nos motores a combustão o melhor rendimento está no melhor ponto de torque, em muitos casos em torno 40% da potencia maxima. Este seria o mellhor rendimento da maquina. Por volta de 90 km/h (depende da aerodinamica do veiculo) 50% da potencia é gasto para vencer a resistencia do ar, e dai pra cima sobe exponencialmente; portanto outro fator determinante é a velocidade.

40% 8.000rpm = 3.200rpm

Na pratica quanto mais fundo o pé no acelerador mais gasta. Parece obvio mas na pratica não é, ou seja troque as marchas de forma a manter uma aceleração o mais constante possivel e dentro de uma faixa de bom rendimento do motor.

Share this post


Link to post
Share on other sites

concordo com a dica do oleo.

Oleo errado, ou não trocado nos prazos corretos acarretam maior consumo, além de problemas mais graves...

Share this post


Link to post
Share on other sites

As dicas sao otimas, e sempre bom dar um toque na galera de como ministrar bem a direcao para melhorar o consumo.

Creio que nosso amigo tenha se equivocado em dois casos.

1-Verifique o nível do óleo pela manhã, antes de dar a primeira partida. Caso esteja no mínimo, complete o óleo para diminuir o atrito do motor - lembre-se que o consumo de óleo ocorre e deve ser acompanhado acada 1.000 km aproximadamente.

OBS: Nunca complete o oleo do carro em postos apos parar para abastecer, o oleo demora 10 min para descer completamente do motor para a caixa onde e medido, o local precisa ser completamente plano. Adicionar oleos com especificacoes diferentes estragam a vida util do motor, o frentista so quer vender o oleo para vc pq ganha em cima da venda, ele nao se preocupa com seu carro . Recomendado trocar todo o oleo a cada 5.000km rodados mantendo se possivel o mesmo padrao pedido pela fabrica.

6-Acompanhe o giro do motor e evite ultrapassar as 2.000 RPM;

OBS:Nos motores a combustão o melhor rendimento está no melhor ponto de torque, em muitos casos em torno 40% da potencia maxima. Este seria o mellhor rendimento da maquina. Por volta de 90 km/h (depende da aerodinamica do veiculo) 50% da potencia é gasto para vencer a resistencia do ar, e dai pra cima sobe exponencialmente; portanto outro fator determinante é a velocidade.

40% 8.000rpm = 3.200rpm

Na pratica quanto mais fundo o pé no acelerador mais gasta. Parece obvio mas na pratica não é, ou seja troque as marchas de forma a manter uma aceleração o mais constante possivel e dentro de uma faixa de bom rendimento do motor.

Bom dia Digjones.

Não compreendi o equivoco sobre o óleo. Não sugeri que o óleo fosse verificado em posto de combustivel e muito menos que fosse usado óleo não especificado. Quando sugiro que seja verificado pela manhã, antes da primeira partida é exatamente para evitar erro na medição. Mas é sempre bom lembrar estes riscos.

Quanto a questão das troca de marcha e giro de motor x consumo, gostei do comentário feito aqui por um outro membro, sobre o teste da Saab que obteve economia de 10% usando a Primeira, terceira e quinta com pé em baixo. Meu cunhado inclusive já havia feito este teste no carro dele, um Corsa Classic flex 1.0 L e disse que o resultado foi muito bom. Porém tenho receio que a longo prazo essa forma de condução comprometa a vida útil do motor. Prefiro usar todas as marchas em sequencia. Concordo com você que a velocidade influa diretamente no consumo.

Valeu pelos cometários.

Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

"5-Engate a segunda logo que atingir 20 km/h - terceira aos 30 km/h - quarta aos 40 km/h - quinta entre 50 e 60 km/h;"

Puts, se eu for fazer isso meu motor vai cair no chão de tanta vibração...

4ª marcha a 40km/h é força demais pra pouca rotação...

Considero o mais certo é manter sempre entre 3000 rpm...

Share this post


Link to post
Share on other sites

só pra constar, fica o meu relato....

prime 1.6 manual

nunca segui nenhuma recomendação de andar abaixo das 2000rpm, ou não pisar forte nos primeiros kilometros, como mando a manual

nunca conferi oleo antes de ligar o motor.. etc

hoje estou com pouco mais de 4000km

minha média no etanol no último tanque foi de 8,1(cidade com 20% ar ligado)

porque?

o que muitos dizem, é que hoje não precisa mais amaciar o motor do carro..

bom eu fiz exatamente ao contrário...

Share this post


Link to post
Share on other sites

AE amigo Dfox ! Olha queria deixar bem claro que de forma alguma tive intencao de te difamar ou sujar seu topico que por sinal achei otimo !!

Acho que um topico desse explica e deixa bem claro a todos alguns parametros de conducao do veiculo visando menor consumo !

Entao relatei sobre o oleo mais como uma indginacao quanto aos frentistas e classe que exerce a acao de influencia sobre os motoristas quanto a completadinha de oleo !!

Tinha um gol 1.0 16v 2005, cujo o motor a galera repudiava e afirmava dar problema. Na verdade o motor era otimo , mto melhor que o 1.0 8v que o pessoal amava e valorizava, o unico problema eh que brasileiro nao troca de oleo no tempo certa e da maneira certa ! Os pao duros faziam tudo errado e dava borra no motor e com isso houve a desvalorizacao do carro de forma indevida por mau uso do carro e mau aplicacao das manutencoes !! rsrs

Entao é isso , fica as dicas do nosso amigo DFox com as resalvas minhas para o pessoal nao dar mole e manter a raposa sempre rapida !!!

Sempre tento andar no embalo, e otimo para consumir pouco ! E nao importa acelerar mto se deixar no embalo o carro economiza haehea o meu 1.0 eh assim

abracow meninos !!

Digjones likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

"5-Engate a segunda logo que atingir 20 km/h - terceira aos 30 km/h - quarta aos 40 km/h - quinta entre 50 e 60 km/h;"

Puts, se eu for fazer isso meu motor vai cair no chão de tanta vibração...

4ª marcha a 40km/h é força demais pra pouca rotação...

Considero o mais certo é manter sempre entre 3000 rpm...

Jonas.

Não tem problema no caso do motor 1.6 (para um leque maior de carga) que possui mais torque e a quarta pode ser passada tranquilamente aos 40 km/h. É o caso do imotion, a 4ºmarcha entra por volta de 40 km/h (quando se anda na maciota). E no 1.0 também não há problema desde que não cause vibração ,ou seja, depende da carga imposta ao motor, por exemplo numa via plana, cuja carga no motor é pequena com certeza o motor não vibrará.

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde..

eu troco as marchas sempre dentro de 3.200 rpm para melhor aproveitar o torque do motor...

e deixo uma dica sempre abastecia apenas com alcool e de uns 3 tanques pra cá coloco tipo uns 10 reais de gasolina junto,

melhorou o consumo dele tambem antes fazia uns 380 km com um tanque hoje faço 420 a 430 km com um tanque...

obrigado.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode até ser que essas dicas consigam baixar o consumo de álcool hidratado, mas quanto a completar óleo do automóvel, isso não é recomendado. O que muitos motoristas ainda não sabem é que a troca de óleo não é tão simples quanto se imagina. Ao completar o nível do lubrificante, deve-se considerar a marca, tipo e viscosidade. Ao adicionar óleo com aditivos diferentes do que já está no motor, ele se deteriora imediatamente. Misturar lubrificante sintético com mineral é ainda mais prejudicial para o motor. Seria necessário, para mudar de marca ou tipo de óleo, esgotar todo o óleo velho, substituir o filtro e depois colocar o novo lubrificante.

Cada marca de carro tem uma recomendação diferente de um tipo de óleo. O tempo de troca também varia de modelo para modelo. Quando o óleo é adicionado por causa de uma baixa natural (não proveniente de vazamentos ou defeitos no sistema de lubrificação) vai ocorrer desperdício do lubrificante, que é expelido pelo escapamento. O melhor mesmo é seguir o manual do carro, coisa que poucos brasileiros fazem e preferem o método da tentativa e erro/acerto para afinar seu precioso carro.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now