Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Dupiruka

Subwoofer (Tipo De Caixa, Sintonia, Sintonia Do Carro,...) Help!!!

4 posts in this topic


Prezados,

Como dizem "a ignorância é uma dádiva"... Fui inventar de ler sobre caixas acústicas pq quero fazer uma caixa bem legal pra um sub de 12". O sub provavelmente será um pioneer W309D4 e não queria aquela caixa básica trapezoidal com um duto de 4"... e agora fiquei cheio de dúvidas. Se não tivesse lido nada, teria feito uma caixa qualquer e estaria feliz da vida!

Pensei numa caixa com aquele duto que parece uma fenda, também pensei num band-pass com uma face em acrílico, caixa em fibra na lateral do carro ou uma caixa bem diferente mas que otimize o espaço da mala do fox.

Achei alguns projetos no autoforum que tem uma caixa "vented", acho que é isso, com frequência em 63hz... ai pesquisando mais, vi que você tem que casar com a frequência do carro!! Isso se quiser SPL

Alguém sabe a frequência de ressonância do fox? Essa frequência ajudará em alguns decibéis na potência do sub. Por uma pesquisa na net, não achei fox, mas achei carros com tamanho parecido, e deve ficar perto dos 63hz.

Então, pelo meu leve conhecimento eu descobri isso: (corrijam-me se estiver errado)

- Fs do Subwoofer: Frequência em que o sub tem maior potência.
- Fs da Caixa: Frequência em que a caixa vai ajudar o sub a tocar dando mais db.
- Fs do carro: Frequência em que a acústica do carro vai ajudar o sub a tocar ainda mais alto.

Fs da caixa = Fs do carro : SPL Alto
Ex: 50hz da caixa e 50hz do carro, um grave bastante reforçado nesta frequência.
Dizem que uma caixa assim é boa pra SPL, graves que descem mais e tocam mais forte, porém não é uma caixa muito versátil, tocando mais Hip-Hop

FS do carro > FS da do carro: Caixa Mista
Ex: caixa sintonizada em 40hz e carro com sintonia em 60hz, uma caixa que vai tocar bem com sintonias diversas.


Enfim... queria saber se alguém pode me ajudar. Quero uma caixa mista, mas com grave bem forte. A caixa será desse modelo:

Please login or register to see this link.

Se alguém tiver projetos no google sketchup eu agradeço.
Aqui tem alguns que eu achei:

Please login or register to see this link.


valeu galera!!

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só pra ver o que um sub bem sintonizado faz!!!



2 subs de 4" que fazem o limpador do video tremer.

Share this post


Link to post
Share on other sites

esse cara faz umas caixas por encomenda da hora... Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu luiz.

 

mas eu quero saber qual é a melhor caixa, se o formato do duto vai influenciar, como definir a frequência da caixa...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0