Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
fox16

Arrefecimento- Um Tal De Petroplus (Stp) Serve Como Aditivo?

11 posts in this topic

Pessoal, acabo de comprar um fox (zero) e enquanto aguardava para ire buscá-lo na concessionária Recreio Tijuca me cadastrei neste clube. Infelizmente tive problemas ao recebê-lo. Na entrega do carro, ao vistoria-lo notei que o liquido de arrefecimento estava muito alto no reservatório, acima da marca MAX. A Concessionaria se prontificou a troca-lo, mas usou para isso um aditivo da stp, chamado petroplus, e que não segue a recomendação/código alternativo que está no manual (na verdade na embalagem nã está escrito nem a espécificação dele!). Reclamei disso, mas eles disseram que esse petroplus é homologado pela VW, e substitui o G12 sem problemas.... além disso, colocaram 2 litros de petroplus e um litro de água (da torneira). Essa proporção não dá 40% indicado no manual....E o uso de água de troneira também não é incorreto?

Liguei para o SAC da VW e o atendente me infromou que o aditivo correto é o G12, e que desconhecia esse petroplus...

Alguém tem conhecimento se esse Petroplus é homologado pela VW? Qual aconselhamento me dão?

O aditivo é STP - Petroplus "All season"  long life.

Obrigado.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O caso da marca do aditivo voce não precisa levar em consideração mas sim se atende a especificação da fabrica. O que fizeram de errado ai de fato e voce deve levar em consideração é terem completado o nivel com agua comum. Agua comum de torneira vai fazer com que a agua do liquido de arrefecimento fique enferrujada em pouco tempo. Dando a impressão que a agua esta cheia de terra, contaminando o aditivo e inutilizando a função dele que é aumentar o ponto de ebulição da agua (fervura) e lubrificar a bomba da agua.

Peça que façam a troca do agua de todo o sistema, não tanto pelo aditivo mas sim pela agua que colocaram que é de torneira e não a desmineralizada.

De uma olhada no link do fabricante de produtos para arrefecimento sobre a agua que citei acima.

Please login or register to see this link.

Ou o aditivo que sempre usei e vou usar no meu carro para fazer a troca da agua do sistema, embora o manual recomende a troca a cada 5 anos, a agua do radiador ja começa a apresentar um pouco de detritos de ferrugem, mesmo passados 3 anos que comprei o carro, não vou esperar completar 5 anos.

Da uma olhada no aditivo que uso sempre.

Please login or register to see this link.

Inclusive na descrição do produto tem a especificação que ele atende bem como a forma a proporção da aplicação....

Tudo isso que escrevi é só para ilustrar, ja que seu carro é novo e esta na garantia, volte la e exija seu direito de ter o carro com as especificações de fabrica com o produto para arrefecimento recomendado.

O fato de terem colocado agua no radiador não ira causar problemas a curto prazo, no entanto é obrigação deles fazer direito o serviço ja que não aceitam que ninguem fora da rede autorizada execute serviços no carro, mesmo voce sabendo que oficina particular com bons equipamentos e ferramentas bem como treinamento do mecanico, trabalha muito melhor que qualquer concessionaria.

Abraço e bom final de semana....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo pronta resposta, Will 1. O manual indica que é possivel usar (além do G12) outro aditivo que atenda a especificação "TL 774G", o que NÃO é o caso do petroplus. Aliás, no frasco não vem nehuma especificação!! Já entrei com uma ligação para o SAC da VW, e eles me pediram mais informações..Vocês sabem se eles (SAC) fazem bom atendimento? Posso ter alguma esperança?.  Realmente fico pensando que seria melhor fazer o serviço numa mecânica de confiança, pois as concessionárias não me passam segurança...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Obrigado pelo pronta resposta, Will 1. O manual indica que é possivel usar (além do G12) outro aditivo que atenda a especificação "TL 774G", o que NÃO é o caso do petroplus. Aliás, no frasco não vem nehuma especificação!! Já entrei com uma ligação para o SAC da VW, e eles me pediram mais informações..Vocês sabem se eles (SAC) fazem bom atendimento? Posso ter alguma esperança?.  Realmente fico pensando que seria melhor fazer o serviço numa mecânica de confiança, pois as concessionárias não me passam segurança...

Bom, se voce for olhar pelo lado do direito que voce tem, é até desaforo ter que pagar um mecanico pra fazer um serviço que a concessionaria tem a obrigação de fazer sem te cobrar nada, visto que, alem de tudo o erro deles tem implicação em fazer cair a durabilidade do sistema de arrefecimento.

Por outro lado, se quer um serviço bem feito como realmente deve ser feito, com prazo de execução sem enrolação, voce leva em um mecanico que voce tenha confiança e explica pra ele a situação e como deve ser feito. Tenho certeza que alem dele resolver pra voce o problema, ainda por cima voce não passa raiva e ele vai te atender de forma decente.sem ter que parecer que voce esta pedindo favor. No caso, voce ja esta passando raiva só com o fato de estar entrando em contato com o SAC, pois eles apenas informam o superficial. Volto a dizer, é desaforo voce ter que pagar por um serviço ao qual voce tem direito, só que para resolver de uma vez por todas que seja assim. Voce fica tranquilo, vai saber que o carro teve o serviço executado de forma correta e ainda por cima mantem a garantia do carro pois mesmo o mecanico fazendo o serviço, não ha alteração nenhuma na originalidade do carro, bem como não causa nenhum dano nas abraçadeiras das mangueiras que ele tera de remover para esvaziar o sistema e completar com a agua correta. Essas abraçadeiras são de pressão, ele vai utilizar um alicate para remover, esvaziar a agua e reabastecer com a agua correta e a proporção correta do aditivo. Alias com a vantagem que voce nem vai precisar ficar la pra ver se ele realmente vai fazer o serviço do jeito que voce quer, bastando explicar a ele que voce quer que seja feito dessa forma. 

Bom, é isso, espero ter ajudado....

 

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nessas horas eu vejo o qto sou zé mané nestes negocios, ja faz anos que não olho nivel de água e óleo dos meus carros (desde o Fox Vermelho), o maximo que faço,

qdo estou de otimo humor e a frentista é muito gostosa, pergunto se esta tudo no nivel...rsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para trocar o liquido de arrefecimento tem que soltar mangueiras? Porque eu acompanhei o serviço da autorizada e eles apenas abriram um tubinho na parte de baixo do radiador e deixaram a água sair por ail. Só isso...Depois fecharam e colocaram o novo liquido.

Eu li alguns dizendo que precisa soltar a valvula de retenção (que só abre em certas temperaturas, fazendo com que o liquido circule no sistema), porque senão o liquido que está no bloco do motor não é eliminado...Realmente, se pensarmos, há tres lugares onde o liquido circula (oou fica parado): 1) o reservatório de expansão; 2) o radiador e 3) o bloco do motor. 

Quando o motor está frio, a válvula de retenção prende a água no motor até o sitema aquecer, depois vai deixando a água do sistema começar a circular pelas aletas do radiador e dessa forma controla a refrigerção.

Será que alguém tem os passos corretos de como proceder (o que abrir/ retirar) para trocar esse fluido?

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites
O caso da marca do aditivo voce não precisa levar em consideração mas sim se atende a especificação da fabrica. O que fizeram de errado ai de fato e voce deve levar em consideração é terem completado o nivel com agua comum. Agua comum de torneira vai fazer com que a agua do liquido de arrefecimento fique enferrujada em pouco tempo. Dando a impressão que a agua esta cheia de terra, contaminando o aditivo e inutilizando a função dele que é aumentar o ponto de ebulição da agua (fervura) e lubrificar a bomba da agua.

Peça que façam a troca do agua de todo o sistema, não tanto pelo aditivo mas sim pela agua que colocaram que é de torneira e não a desmineralizada.

De uma olhada no link do fabricante de produtos para arrefecimento sobre a agua que citei acima.

Please login or register to see this link.

Ou o aditivo que sempre usei e vou usar no meu carro para fazer a troca da agua do sistema, embora o manual recomende a troca a cada 5 anos, a agua do radiador ja começa a apresentar um pouco de detritos de ferrugem, mesmo passados 3 anos que comprei o carro, não vou esperar completar 5 anos.

Da uma olhada no aditivo que uso sempre.

Please login or register to see this link.

Inclusive na descrição do produto tem a especificação que ele atende bem como a forma a proporção da aplicação....

Tudo isso que escrevi é só para ilustrar, ja que seu carro é novo e esta na garantia, volte la e exija seu direito de ter o carro com as especificações de fabrica com o produto para arrefecimento recomendado.

O fato de terem colocado agua no radiador não ira causar problemas a curto prazo, no entanto é obrigação deles fazer direito o serviço ja que não aceitam que ninguem fora da rede autorizada execute serviços no carro, mesmo voce sabendo que oficina particular com bons equipamentos e ferramentas bem como treinamento do mecanico, trabalha muito melhor que qualquer concessionaria.

Abraço e bom final de semana....

Will, o ideal não seria a troca a cada 2 anos? essa água demineralizada é igual a destilada? eu costumo usar água da torneira mas filtrada.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Para trocar o liquido de arrefecimento tem que soltar mangueiras? Porque eu acompanhei o serviço da autorizada e eles apenas abriram um tubinho na parte de baixo do radiador e deixaram a água sair por ail. Só isso...Depois fecharam e colocaram o novo liquido.

Eu li alguns dizendo que precisa soltar a valvula de retenção (que só abre em certas temperaturas, fazendo com que o liquido circule no sistema), porque senão o liquido que está no bloco do motor não é eliminado...Realmente, se pensarmos, há tres lugares onde o liquido circula (oou fica parado): 1) o reservatório de expansão; 2) o radiador e 3) o bloco do motor. 

Quando o motor está frio, a válvula de retenção prende a água no motor até o sitema aquecer, depois vai deixando a água do sistema começar a circular pelas aletas do radiador e dessa forma controla a refrigerção.

Será que alguém tem os passos corretos de como proceder (o que abrir/ retirar) para trocar esse fluido?

Obrigado

Se soltar a mangueira superior e a mangueira inferior do radiador a agua do sistema esgota, a que tem no reservatório basta soltar a mangueira inferior. No Fox não sei dizer ao certo o procedimento para remoção da agua que circula na parte interna do motor.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Will, o ideal não seria a troca a cada 2 anos? essa água demineralizada é igual a destilada? eu costumo usar água da torneira mas filtrada.

A agua que é usada sei que é desmineralizada, mas não sei se é o mesmo que agua destilada. Quanto a agua filtrada, acredito que seja uma agua comum só que limpa e livre de residuos, mas não serve para abastecimento de arrefecimento do motor. Ao menos desde que aprendi sobre isso evito de usar agua comum no sistema de arrefecimento....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realizei a troca do líquido de arrefecimento porém o reservatório de expansão não foi possível ou o mecânico não limpou muito bem e outra, o aditivo foi dos comuns.
Pretendo eu mesmo realizar muito breve a troca do reservatório de expansão e líquido com aditivo bom e água desmineralizada como recomendado.

Muito já procurei saber sobre os procedimentos, mas de fato nunca são tão esclarecedores.

Se alguém souber descrever a maneira correta favor compartilhar a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, água destilada e desmineralizada são a mesma coisa no final. Apenas são obtidas por processos diferentes.

Realmente apenas soltar as mangueiras não permite a troca total do fluido que está dentro do bloco do motor (so troca o do reservatório e do radiador). Há um outro post falando sobre isso...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0