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Hedi

Roda Torta Se Comparada Ao Para-Lamas (Dúvida Sobre Correção)

15 posts in this topic

Boa noite, sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida martelando aqui na cabeça.

Possuo um Fox 2012/2013 com 2000KM rodados. Fiz um viagem em uma estrada com muitos buracos e ao retornar notei que o volante estava torto e a roda dianteira esquerda estava mais para trás se vista de lado e comparada com o para-lamas. Levei o carro a um centro de alinhamento e alinharam o volante e a roda.

Minha dúvida é sobre o alinhamento da roda no centro do para-lamas, pesquisando na internet vi que não é recomendado o uso do cyborg para esta operação e acompanhando o alinhamento tenho quase certeza que ele foi utilizado. Não sei se o fox possui alinhamento do caster.

Alguém já teve este problema?

Será que devo procurar uma concessionária ou espero a revisão dos 10.000KM?

Abraços

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Teoricamente o uso do cyborg de fato não é indicado pois é como se ele apenas esticasse a suspensão para o carro voltar ao parametro correto de alinhamento. Porem, se ja foi feito isso no seu carro, não vai adiantar muito voce levar na CC para que eles confiram visto que se o alinhamento voltou a parametro correto, a maquina de alinhamento da CC vai indicar isso.

O ideal seria ter feito o alinhamento em uma oficina que tivesse equipamento apropriado para esse serviço de correção de caster. Normalmente a oficina que tem esse tipo de ferramenta é a de alinhamento técnico.

Uma coisa é certa, a estrada que voce rodou realmente tem muitos buracos, pois afetar dessa forma a suspensão não é comum, e olha que aqui em SP as ruas são uma buraqueira danada e nem assim nunca fiz esse tipo de serviço em carro nenhum que tive,

Mas o que seria interessante voce fazer, seria procurar uma outra oficina de alinhamento, mas que trabalhe com alinhamento tecnico e pedir uma segunda opinião deles, pois com certeza saberão te informar corretamente sobre o que fazer e se deve fazer algo em relação ao reparo que a oficina anterior fez em seu carro....

 

abraço

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Trabalho com alinhamento, e o sintoma indicado por você (roda mais pra trás) é de Setback (é a diferença entre as rodas em um mesmo eixo) e pode ter sido causado pela pancada sofrida pela roda. O problema de convergência (volante torto) é o problema mais comum, mas você já corrigiu e por isso o problema não é grande.

 

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Uma máquina de alinhamento pode indicar essa diferença, o setback ideal é 0°00', mas uma diferença pequena é tolerável. Se o Setback estiver muito acentuado você vai perceber diferença durante a frenagem do veículo e também pode sentir o veículo puxar para o lado da roda com setback diferente. Se você não sentir isso é porque o valor é insignificante e portanto não deve se preocupar, será só uma questão estética. Mas diferença de desgaste de pneus pode resultar em veículo puxando, por isso só alinhando para fazer um diagnóstico correto.

 

Essa diferença também pode ser vista no cáster, que ficará diferente de uma roda para a outra...se a diferença entre o cáster das rodas dianteiras for menor que 20 minutos (0°20') você não vai ter problemas.

 

Please login or register to see this image. Exemplo Cáster, normalmente positivo

 

Finalmente, o uso de ciborgue não é recomendado, você pode danificar o amortecedor e a despesa ficará ainda maior. Normalmente o ajuste de cáster é muito pequeno, mas é muito provável que no seu caso o problema seja de Setback.

 

Abraços!

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Ae Marcel!!! Agora sim, uma opinião de alguem da area e com explicação tecnica... É isso ai, ótimo post e explicação, inclusive com ilustrações. Acredito que agora o Hedi tera uma noção melhor e sabera o que fazer exatamente.....

 

abraço

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Ae Marcel!!! Agora sim, uma opinião de alguem da area e com explicação tecnica... É isso ai, ótimo post e explicação, inclusive com ilustrações. Acredito que agora o Hedi tera uma noção melhor e sabera o que fazer exatamente.....

 

abraço

 

Vlw Will, você tbm manja pra caramba de muitas coisas, principalmente das raposas! Espero que nosso amigo consiga resolver o problema ou pelo menos ficar mais tranquilo!

 

Abraços!

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Marcel Assarim e Will,

muito obrigado pelas explicações, vejam só:

Creio que não foi utilizando cyborg (pelas fotos que pesquisei na internet vi que é um equipamento enorme). O que vi o mecânico fazendo foi colocar algo entre a bandeja (não sei se era bem nela) e o para-lamas e empurrar para frente (tipo um macaco), não parecia estar fazendo força, parecia até fácil, mas não sei lhe dizer exatamente o que foi realizado.

Que me recorde, não sentia o carro puxando, somente volante torto mesmo, apesar de ser bem visível a roda para trás.

Qual seria o procedimento para ajustar o Setback?

 

Até agora esta  tudo normal.

Quando for fazer revisão peço para darem um olhada.

Abraços

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Marcel Assarim e Will,

muito obrigado pelas explicações, vejam só:

Creio que não foi utilizando cyborg (pelas fotos que pesquisei na internet vi que é um equipamento enorme). O que vi o mecânico fazendo foi colocar algo entre a bandeja (não sei se era bem nela) e o para-lamas e empurrar para frente (tipo um macaco), não parecia estar fazendo força, parecia até fácil, mas não sei lhe dizer exatamente o que foi realizado.

Que me recorde, não sentia o carro puxando, somente volante torto mesmo, apesar de ser bem visível a roda para trás.

Qual seria o procedimento para ajustar o Setback?

 

Até agora esta  tudo normal.

Quando for fazer revisão peço para darem um olhada.

Abraços

 

Foi utilizado um equipamento semelhante à este?

 

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Se sim, este é "ciborgue" que mencionamos, uma ferramenta para ajuste "forçado" de camber/cáster etc.

 

Olha, é muito difícil dizer como ajustar o Setback no seu caso, pois precisamos saber qual peça da suspensão foi danificada, e pra sanar o problema só trocando a peça que entortou, pois não há ajuste específico de Setback.....mas se não afetar muito a aparência, mantenha como está, eu faria isso, pois vai ser difícil saber o que entortou.

 

abraços!

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Não foi esse equipamento não, ele nem tirou a roda. 

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Boa tarde!

 

Desculpa incomodar, mas gostaria que se pudessem me esclarecer dúvida também! Meu fox é rebaixado(não muito está 2 dedos do pneu), corro risco de empenar o Monobloco? Quais dicas para que isso não ocorra? Posso passar em desníveis devagar? 

 

Obrigado!

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Boa tarde!

 

Desculpa incomodar, mas gostaria que se pudessem me esclarecer dúvida também! Meu fox é rebaixado(não muito está 2 dedos do pneu), corro risco de empenar o Monobloco? Quais dicas para que isso não ocorra? Posso passar em desníveis devagar? 

 

Obrigado!

 

Valter, não sou especialista em chassi, mas acredito que não há risco de empenar o monobloco. O que pode acontecer são trincas estruturais, se a torção for muito grande. Por exemplo, se puder, evite passar em diagonal nas lombadas, pois como a suspensão está mais baixa ela não pode compensar adequadamente a torção.

 

Se a sua suspensão for fixa, o risco de danos é menor, pois uma suspensão adaptada (molas cortadas etc) altera muito a construção original da suspensão.

 

Abraços!

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Este bate papo esta sendo muito útil a muita gente,rsrsrsrs

Vamos que vamos nos esclerecimentos !!!!

Abraços !!!

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Tirei o chapeu agora ao pessoal pela boa vontade em ajudar ao camarada... parabens ;D

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Aoo quase-conterrâneo, valeu ai pela aula, ajudou e muito com certeza! 

e Hedi, apresenta a raposa pra gente na sessão "garagem" quando der cara, e seja bem vindo!
 

abraços

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Aoo quase-conterrâneo, valeu ai pela aula, ajudou e muito com certeza! 

e Hedi, apresenta a raposa pra gente na sessão "garagem" quando der cara, e seja bem vindo!

 

abraços

 

Que bom que gostou, vizinho! kkkkkk

 

Reforçando o coro, quando puder posta umas fotos da caranga Hedi!

 

Abraços!

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Opa, com a preocupação nem postei nada lá, mas assim que puder irei postar as fotos. Tenho que dar uma lavada no bichinho rsrsrs.

Abraços

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