Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

adenilson707

D. I. Y. - Trocando As Velas De Ignição

76 posts in this topic

Oi galera

Estou colocando esse tutorial pra que nós aprendamos a trocar as velas de ignição dos carros

Esse tuto vale pra TODOS os carros com motor EA-111, inclusive o VHT e o TEC 1.0
Eu fiz num gol g5, mas o procedimento é o MESMO para o 1.6.

Bom, vamos lá. Nós precisaremos de:

Chave de vela de 16 mm
Jogo de velas de sua escolha, pode ser comum, platina, iridium e de qualquer marca, como NGK, Bosch, Lucas, Denso, Gauss, DPL, até um China Spark Plug

 

Foto da chave de vela.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Foto das velas. Eu instalei a de Iridium

Uma observação. As velas em uso são para o motor VHT e TEC(1.0), de 2008 em diante

 

Vela NGK BKR7EIX-8

 

Please login or register to see this image.

 

 

Vc pode usar essa aqui. Ela é de 3 eletrodos. Estava no carro antes de colocar as de Iridium
Outra que pode ser usada no VHT. A vela do gol bola/g3 1.0 16V até 2001

 

Please login or register to see this image.

 

 

Vela ORIGINAL do Motor VHT e TEC 1.0

Vela NGK BKR7ESB-9.

 

Please login or register to see this image.

 

 

Vela BKRU7ETB-10

 

Please login or register to see this image. Please login or register to see this link. Please login or register to see this image.

 

 

Vela BKR7EIX

 

Please login or register to see this image.

 

 

Vela LUCAS PRTSB8E6A-10

 

 

Please login or register to see this image.

 

Bom, vamos a parte boa, o DIY. Pra trocar as velas, tem que o motor estar frio, SEMPRE.

Primeiro, puxe o cabo de vela SEGURANDO A PONTA METÁLICA, nunca pelo cabo em si. Faça isso com os 4 cabos. Use um pouco de força. Se ficar muito apertado, use um alicate comum. Puxe 1 por vez.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Depois, use a chave de vela e gire no sentido anti-horário. Pode ser necessário usar um pouco de força. Sugiro que use luvas de pano, pois no motor há uma chapa(essa horizontal preta) que pode cortar as costas da mão. Quando fiz isso pela primeira vez, acabei cortando a mão.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Destarraxe até folgar. Se a vela ficar bem folgada após algumas voltas, gire a chave com a mão

Depois de folgada, puxe a vela do compartimento com a mão.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Faça isso com cada compartimento

Agora vamos instalar as velas. Coloque sua vela tanto na chave ou coloque com a mão mesmo, mas o mais preciso é com a chave.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Foto da vela na chave

 

Please login or register to see this image.

 

 

Depois, gire no sentido horário a chave com a vela até apertar. Quando ela parar de girar, está APERTADA. Não faça mais força pra girar.

 

 

Please login or register to see this image.

 

 

Faça isso com os quatro cilindros

Depois, encaixe os cabos de vela. Um por vez

 

 

As velas que podem ser instaladas no motor VHT

 

 

 

Please login or register to see this image.
 
 
Mais um modelo de velas eu sugiro utilizar

É da marca Lucas

LUCAS? Please login or register to see this image.  

Sim, isso mesmo. Essa marca pertence a TRW, que fabrica o fluido de freio Varga.
A marca Lucas tem mais de 140 anos de existência, é inglesa e é muito bem conceituada na Europa(Fiz uma pesquisa num fórum europeu e me deram boas referências da marca)

Pois bem. SÓ VALE PRO MOTOR VHT

A referência da Lucas é essa aqui

PRTSB8E6A-10

Ei, Peraí, grau 8 pro motor VHT?
Calma. É que o padrão do grau térmico da Lucas é diferente da NGK e Bosch

Na Lucas, as velas de grau 8 equivalem a grau 7 na NGK, e grau 5 na Bosch.
 
 

Essa vela equivale a BKUR7ETB-10, a vela da NGK aplicável a VW do grau térmico do motor VHT(BKR7ESB-9)
A diferença da BKUR para a BKR7 é que a primeira é de 3 eletrodos e a segunda só tem um.

 

 

A Lista das velas aplicáveis ao FOX VHT

 

NGK:

BKR7ESB-9 - Original comum
BKRU7ETB-10 - Três eletrodos
BKR7EIX-8 - Iridium,

Bosch

SP-30(F5DRE2) - Comum. A que vem no carro quando comprado 0 km

Denso

IK-22 - Iridium

 

 

Lucas 

 

PRTSB8E6A-10

 

 

Fica a dica.

ALMIR04SILVA and maxifernandes like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Show!! Ótimas explicações!!!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Excelente DIY adenilson707, valeu meu Rei !!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal a explicação com fotos...parabens pelo DIY.!!!!!

 

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom cara! Daqui 6 meses vem a hora de trocar o do meu e eu queria fazer eu mesmo em casa.

 

Só me diz uma coisa, ela tem algum tipo de trava quando aperta? Não é necessario usar torquimetro?

 

E outra coisa, eu vi as velas BKR7EIX a venda, ela serve no meu (VHT 1.6) ou só a BKR7EIX-8?

 

E sobre a marca Lucas, é muito boa mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Muito bom cara! Daqui 6 meses vem a hora de trocar o do meu e eu queria fazer eu mesmo em casa.

 

Só me diz uma coisa, ela tem algum tipo de trava quando aperta? Não é necessario usar torquimetro?

 

E outra coisa, eu vi as velas BKR7EIX a venda, ela serve no meu (VHT 1.6) ou só a BKR7EIX-8?

 

E sobre a marca Lucas, é muito boa mesmo.

 

A BKR7EIX sem o número atrás é a BKR7EIX-8. Ela serve filé.

 

Eu não entendo que no gol g5 1.0, elas ficaram falhando, e lendo o fórum, descobri que a BKR7EIX-8 funfa certinho no Fox.

O engraçado é que o mínimo de GAP que o motor VHT aceita é 0,9 mm. O máximo é 1,1 mm.

 

O bom é se eu tivesse um torquímetro, Eu sei que ela está apertada quando eu paro de tarraxar a vela. Quando a gaxeta aperta no cabeçote, sei que ela está apertada.

 

Coloquei as velas Lucas, e QUE VELAS.

 

O carro sobe de giro mais rápido e fica lisinho, fora que é mais bonita que as de outras marcas(a cerâmica é de cor amarela). Até a embalagem é bonita(brilhante).

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eai galera blz... troquei minhas velas hoje valor 57,40 comprei no Mercado Car mesmo... modelo NGK Original... até iria de Iridium mas acabei optando pela comum tendo em vista a diferença de valor... sem ter um resultado superior certo com as iridium já que minha raposa é original! Ja aproveitei troquei os cabos de vela, saiu 123,00 NGK! T+

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comprei as BKR6EIX, vou trocar nesse fim de semana.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bkr6eix sao erradas, a correta é bkr7eix.

Cuidado!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Bkr6eix sao erradas, a correta é bkr7eix.

Cuidado!

O GAP é diferente?

Share this post


Link to post
Share on other sites
O GAP é diferente?

 

A vela é quente, se o seu motor for o VHT.

 

O ideal é 5(bosch),22(Denso), 8(Lucas) e 7(NGK)

 

O GAP tem que ser de no mínimo 0,9 mm. O máximo é 1.1 mm

 

E iridium/platina NÃO AJUSTA GAP, sob pena de quebrar o eletrodo.

Share this post


Link to post
Share on other sites
A vela é quente, se o seu motor for o VHT.

O ideal é 5(bosch),22(Denso), 8(Lucas) e 7(NGK)

O GAP tem que ser de no mínimo 0,9 mm. O máximo é 1.1 mm

E iridium/platina NÃO AJUSTA GAP, sob pena de quebrar o eletrodo.

Meu motor é o EA-111, o que acontece se usar o GAP de 0,6mm? o motor não funciona? pode danificar?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Meu motor é o EA-111, o que acontece se usar o GAP de 0,6mm? o motor não funciona? pode danificar?

 

Você vai castigar todo o sistema de ignição, bobina e cabos, além de ter uma faísca insuficiente.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Você vai castigar todo o sistema de ignição, bobina e cabos, além de ter uma faísca insuficiente.

Vi uma tabela não me lembro aonde,corrija se estiver errado, que as 7 eram similar as 6, a única diferença era o pino terminal, a 6 não dá pra desrosquear.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Vi uma tabela não me lembro aonde,corrija se estiver errado, que as 7 eram similar as 6, a única diferença era o pino terminal, a 6 não dá pra desrosquear.

 

Grau 7 NGK=Grau 5 Bosch=Grau 8 Lucas=Grau 22 Denso

 

Ou seja, o grau 7 da NGK é igual ao grau 5 da Bosch, que é igual ao grau 22 da Denso e que é igual a Grau 8 da Lucas

 

Eis o catálogo da NGK atualizado e da Bosch

 

Please login or register to see this link.

 

Please login or register to see this link.

 

É só baixar

 

No seu manual, deve estar escrito nas especificações(geralmente no final dele. Manual não é enfeite)gerais o tipo de vela. Partindo dai, vc usa a vela que corresponda o grau térmico da original.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Grau 7 NGK=Grau 5 Bosch=Grau 8 Lucas=Grau 22 Denso

 

Ou seja, o grau 7 da NGK é igual ao grau 5 da Bosch, que é igual ao grau 22 da Denso e que é igual a Grau 8 da Lucas

 

Eis o catálogo da NGK atualizado e da Bosch

 

Please login or register to see this link.

 

Please login or register to see this link.

 

É só baixar

 

No seu manual, deve estar escrito nas especificações(geralmente no final dele. Manual não é enfeite)gerais o tipo de vela. Partindo dai, vc usa a vela que corresponda o grau térmico da original.

Valeu pelas dicas adenilson, vou providenciar as NGK 7 mesmo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

uma dúvida, ao retirar os cabos das velas, na hora de recolocá-las tem que ficar na mesma ordem que estavam ou não tem nada a ver????

Share this post


Link to post
Share on other sites

esse DIY economiza uma grana pois se leva no mecanico para troca eles ganham no preço do jogo e na mão-de-obra...

 

chegou a hora de trocar do meu e vou seguir o guia.

 

vlw

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

uma dúvida, ao retirar os cabos das velas, na hora de recolocá-las tem que ficar na mesma ordem que estavam ou não tem nada a ver????

 

Sim, isso é essencial porque o motor segue uma ordem específica de explosão entre os cilindros. No caso da linha Fox, se não me engano é 1-3-4-2.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma tecnica boa para colocar as velas novas no lugar é usar um pedaço de mangueira no borne e rosquear. Evita de vc bater acidentalmente a vela no cabeçote, modificando medida e ainda ela pode se soltar da chave. Com a mangueirinha eh controle total. Fica a dica.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complementando o post do colega:

 

O ideal é usar um alicate de cabos de vela:

 

Please login or register to see this link.

 

A folga recomendada dos eletrodos é de 0,8mm, as minhas depois de 48.000km já estavam com mais de 1mm:

 

Please login or register to see this link.

 

 

E o torque de aperto da vela ao cabeçote é de 30 N.m. Uma dica é botar uma gotinha de óleo de motor na rosca para facilitar a remoção futura:

 

 

Please login or register to see this link.
 

 

Abraços

 

 

 
 
 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ae sim! Serviço top. Com direito a torquímetro e tudo. Parabéns!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para o Novo Fox 1.6 (2013) qual é a vela NGK ou Denso?

Share this post


Link to post
Share on other sites

qual é a melhor vela Bosch ou Ngk para fox 1.0 g2????

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now