Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

guik

Problema Alavanca Câmbio Fox G1

24 posts in this topic

Olá galera, tudo bem?

Sou proprietário de um fox G1 2007/2008 e o cujo está apresentando problemas na alavanca de câmbio, o problema é na primeira e segunda marcha, as marchas simplesmente travam na metade do "caminho" e às vezes o cambio fica muito duro e pesado. Alguém já teve esse problema no fox G1?

Obs: Desculpe se postei em lugar errado, pois sou cadastrado no fórum faz tempo mas nunca postei, somente aprendia um pouco mais sobre os fox's.

Agradeço se puderem me ajudar! Um abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, pode ser desde o trambulador (cabos de acionamento) como pode ser problema em luva de engate ou aneis sincronizadores ou embreagem gasta, se o pedal estiver saindo muito embaixo pode seer que o plato esteja sem pressão nas molas. O ideal é voce levar pra um mecanico dar uma olhada.

Antes da uma revisada ai no trambulador voce mesmo, veja como se comporta o mecanismo de acionamento que fica em cima da caixa de cambio mesmo logo abaixo do reservatório do fluido de freio. Mas o ideal é levar mesmo em um mecanico pra ele dar uma boa olhada.

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nossa, pode ser desde o trambulador (cabos de acionamento) como pode ser problema em luva de engate ou aneis sincronizadores ou embreagem gasta, se o pedal estiver saindo muito embaixo pode seer que o plato esteja sem pressão nas molas. O ideal é voce levar pra um mecanico dar uma olhada.

Antes da uma revisada ai no trambulador voce mesmo, veja como se comporta o mecanismo de acionamento que fica em cima da caixa de cambio mesmo logo abaixo do reservatório do fluido de freio. Mas o ideal é levar mesmo em um mecanico pra ele dar uma boa olhada.

abraço

Obrigado por responder Will1, então, o trambulador eu ja dei uma olhada e parece que está normal. O pedal de embreagem está normal ( na altura do de freio) e não está patinando, onde seria esses anéis sincronizadores e luva? Uma outra dúvida, troquei as buchas de bandeja traseira mas continua fazendo barulho na suspensão, poderia ser as buchas da frente? Obrigado mais um vez! Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado por responder Will1, então, o trambulador eu ja dei uma olhada e parece que está normal. O pedal de embreagem está normal ( na altura do de freio) e não está patinando, onde seria esses anéis sincronizadores e luva? Uma outra dúvida, troquei as buchas de bandeja traseira mas continua fazendo barulho na suspensão, poderia ser as buchas da frente? Obrigado mais um vez! Abraço.

Não uma coisa é a suspensão e a outra é o seu problema,mais vamos lá,os aneis ficam dentro da caixa de macha sem chance de vc olhar,vc dever checar se o carro arranca na mesma altura(em relação ao asoalho) que vc acostumava arrancar (do pedal ao ser solto levemente) antes do problema,assim descartamos a embreagem (chapa de pressão) sem sim vamos a outro ponto,o cabo que faz acionamento da embreagem pode ter perdido a sua lubrificação e rasgado a capa que facilitar o deslize do cabo ao duto internamente,ai é trocar o cabo primeiro antes de qualquer coisa,pois é o mais barato de se ver considerando que seu trambulador esteja bom(para isto a alavanca de macha mesmo parado tem que estar firme) não balangando,mole parecente que esta solta,ok

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não uma coisa é a suspensão e a outra é o seu problema,mais vamos lá,os aneis ficam dentro da caixa de macha sem chance de vc olhar,vc dever checar se o carro arranca na mesma altura(em relação ao asoalho) que vc acostumava arrancar (do pedal ao ser solto levemente) antes do problema,assim descartamos a embreagem (chapa de pressão) sem sim vamos a outro ponto,o cabo que faz acionamento da embreagem pode ter perdido a sua lubrificação e rasgado a capa que facilitar o deslize do cabo ao duto internamente,ai é trocar o cabo primeiro antes de qualquer coisa,pois é o mais barato de se ver considerando que seu trambulador esteja bom(para isto a alavanca de macha mesmo parado tem que estar firme) não balangando,mole parecente que esta solta,ok

Olá Juliano, tudo bem?

então, a alavanca ta firme sim, nao está mole. Como posso ver esse cabo que você disse? Outra coisa, a ré está raspando às vezes tambem... Será que pode ser embreagem? o carro ta normal assim, não sinto patinar. Obrigado por me ajudar. Abraço.

Obs: Quando piso no pedal da embreagem eu ouço um barulho de acionamento, será que é esse tal cabo que voce falou? Isso com o carro desligado né e quando solto o pedal tambem ouço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Juliano, tudo bem?

então, a alavanca ta firme sim, nao está mole. Como posso ver esse cabo que você disse? Outra coisa, a ré está raspando às vezes tambem... Será que pode ser embreagem? o carro ta normal assim, não sinto patinar. Obrigado por me ajudar. Abraço.

Obs: Quando piso no pedal da embreagem eu ouço um barulho de acionamento, será que é esse tal cabo que voce falou? Isso com o carro desligado né e quando solto o pedal tambem ouço.

Fox nunca teve cabo de embreagem nem na versão G1 e menos ainda no G2. O acionamento é hidraulico por meio de atuador, o que existe é somente um tubo onde passa o óleo e faz o acionamento. A regulagem da altura do pedal é automatica, no caso de falta ou vazamento do fluido hidraulico o pedal vai ficar encostado ou próximo ao assoalho mas nunca acima do pedal do freio.

Se for anéis sincronizados ou luva de engate, somente um mecanico que mexa com isso vai resolver pra voce, pois essas peças ficam dentro do cambio e o desgaste se da com o tempo. Mas de uma conferida na embreagem, pois se o plato estiver com as molas gastas ele fara pouca pressão para separar o cambio do motor no momento do engate das marchas.

Mas penso que não adianta fazer suposições visto que o problema que seu carro esta apresentando não é comum de acontecer.

Em relação a suspensão que vc mexeu não tem relação com o cambio, pois não ha necessidade de mexer em nada do cambio para fazer qualquer manutenção que seja.

Outra coisa que voce poderia considerar, é dar uma olhada no fluido de freio, pois é o mesmo fluido que corre no sistema de transmissão e faz o acionamento hidraulico do atuador da embreagem.

Mas faça o possivel pra levar o carro a um mecanico pra ele dar uma conferida geral e te dar um diagnóstico mais preciso, nós aqui estamos fazendo suposições. Estou citando essas coisas que podem estar acontecendo baseadas em experiencias que tive com outros carros e pode não se aplicar ao seu carro isso, só o mecanico vai poder dar um parecer mais exato,

Mas posta aqui o resultado quando tudo estiver resolvido....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fox nunca teve cabo de embreagem nem na versão G1 e menos ainda no G2. O acionamento é hidraulico por meio de atuador, o que existe é somente um tubo onde passa o óleo e faz o acionamento. A regulagem da altura do pedal é automatica, no caso de falta ou vazamento do fluido hidraulico o pedal vai ficar encostado ou próximo ao assoalho mas nunca acima do pedal do freio.

Se for anéis sincronizados ou luva de engate, somente um mecanico que mexa com isso vai resolver pra voce, pois essas peças ficam dentro do cambio e o desgaste se da com o tempo. Mas de uma conferida na embreagem, pois se o plato estiver com as molas gastas ele fara pouca pressão para separar o cambio do motor no momento do engate das marchas.

Mas penso que não adianta fazer suposições visto que o problema que seu carro esta apresentando não é comum de acontecer.

Em relação a suspensão que vc mexeu não tem relação com o cambio, pois não ha necessidade de mexer em nada do cambio para fazer qualquer manutenção que seja.

Outra coisa que voce poderia considerar, é dar uma olhada no fluido de freio, pois é o mesmo fluido que corre no sistema de transmissão e faz o acionamento hidraulico do atuador da embreagem.

Mas faça o possivel pra levar o carro a um mecanico pra ele dar uma conferida geral e te dar um diagnóstico mais preciso, nós aqui estamos fazendo suposições. Estou citando essas coisas que podem estar acontecendo baseadas em experiencias que tive com outros carros e pode não se aplicar ao seu carro isso, só o mecanico vai poder dar um parecer mais exato,

Mas posta aqui o resultado quando tudo estiver resolvido....

abraço

Ok Will, vou levar a um mecânico mesmo, o fluido de freio nunca foi trocado, eu nunca troquei pastilhas de freio do carro ainda, será que poderia ser ele? o carro está com 52000km, para ver a embreagem só abrindo mesmo né? Obrigado pela atenção. Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só abrindo o cambio pra saber. Em relação a quilometragem do seu carro. pode ser que seja necessario trocar o kit de embreagem. Se for isso voce tera um gasto ai de uns 550 ou 600 reais. Mas não pra precisar exatamente que seja isso, leva no mecanico e pede pra ele dar uma olhada e dizer o que é. Se sair com a solução do problema, posta aqui pra sabermos o que aconteceu,....,.

Share this post


Link to post
Share on other sites

É will do G1 eu não sabia sobre a inexistência do cabo,rsrsrs foi mau,rsrsrrsr pois no G2 eu já sei !!

Bom só mesmo estes itens que vc mencionou,mais é bom checar também o suporte de caixa apos estas avaliações que vc disse, sobre o arranhar das machas tem muito haver sim o conjunto de embreagens e boa sorte camarada !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É will do G1 eu não sabia sobre a inexistência do cabo,rsrsrs foi mau,rsrsrrsr pois no G2 eu já sei !!

Bom só mesmo estes itens que vc mencionou,mais é bom checar também o suporte de caixa apos estas avaliações que vc disse, sobre o arranhar das machas tem muito haver sim o conjunto de embreagens e boa sorte camarada !!

A embreagem é hidraulica em todos os modelos de Fox, pra falar a verdade nunca vi vantagem nisso pois se realmente fizesse alguma diferença como faz no caso da direção seria valido. Para mim isso só serve para aumentar o custo da peça e por consequencia o custo de manutenção. Pois um kit de embreagem de um carro 1.0 comum gira em torno de 200 a 250 reais, disco, plato e rolamento. No caso do Fox um kit de embreagem com plato, disco e atuador hidraulico custa de 450 a 550 reais e esses valores tanto no G1 como no G2 sem contar a mão de obra de troca que varia muito de mecanico pra mecanico.

Seria ótimo mesmo se esses carros usassem o bom e velho cabo de embreagem que alem de ter um custo bem mais baixo ainda por cima tem a mesma resistencia de um sistema hidraulico.....

Share this post


Link to post
Share on other sites

A embreagem é hidraulica em todos os modelos de Fox, pra falar a verdade nunca vi vantagem nisso pois se realmente fizesse alguma diferença como faz no caso da direção seria valido. Para mim isso só serve para aumentar o custo da peça e por consequencia o custo de manutenção. Pois um kit de embreagem de um carro 1.0 comum gira em torno de 200 a 250 reais, disco, plato e rolamento. No caso do Fox um kit de embreagem com plato, disco e atuador hidraulico custa de 450 a 550 reais e esses valores tanto no G1 como no G2 sem contar a mão de obra de troca que varia muito de mecanico pra mecanico.

Seria ótimo mesmo se esses carros usassem o bom e velho cabo de embreagem que alem de ter um custo bem mais baixo ainda por cima tem a mesma resistencia de um sistema hidraulico.....

Então, o cambio fica bem duro pra passar de primeira pra segunda (não é toda hora), e as vezes nem engata, me obrigando a colocar em ponto morto, tirar o pé da embreagem e aperta-la de novo para engatar. Será a embreagem? O carro nao patina, mas pode ser uma "parte" da embreagem com defeito? Ou algo do tipo?

Obrigado por me ajudarem. Vou levar no mecanico essa semana.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, o cambio fica bem duro pra passar de primeira pra segunda (não é toda hora), e as vezes nem engata, me obrigando a colocar em ponto morto, tirar o pé da embreagem e aperta-la de novo para engatar. Será a embreagem? O carro nao patina, mas pode ser uma "parte" da embreagem com defeito? Ou algo do tipo?

Obrigado por me ajudarem. Vou levar no mecanico essa semana.

O fato dela não patinar não sginifica que a embreagem esteja boa, pois o disco pode estar em bom estado mas se o plato estiver com problema com as molas gastas ou mesmo a pista dele esteja com desgaste o engate das marchas fica com dificuldade. A embreagem patinaria se o disco estivesse gasto o que não parece ser o caso pois voce mesmo disse que não acontece.

Se for o caso de trocar, bom, ja comece a fazer a cotação nas auto peças e opte por kits de embreagem novos, nem pense em comprar recondicionado pois embora o preço seja bem mais baixo que um kit novo, a durabilidade não chega nem a metade do que um kit novo vai durar. Mas isso se for realmente o caso de trocar, só o mecanico mesmo pra te dar o diagnóstico....

Share this post


Link to post
Share on other sites

O fato dela não patinar não sginifica que a embreagem esteja boa, pois o disco pode estar em bom estado mas se o plato estiver com problema com as molas gastas ou mesmo a pista dele esteja com desgaste o engate das marchas fica com dificuldade. A embreagem patinaria se o disco estivesse gasto o que não parece ser o caso pois voce mesmo disse que não acontece.

Se for o caso de trocar, bom, ja comece a fazer a cotação nas auto peças e opte por kits de embreagem novos, nem pense em comprar recondicionado pois embora o preço seja bem mais baixo que um kit novo, a durabilidade não chega nem a metade do que um kit novo vai durar. Mas isso se for realmente o caso de trocar, só o mecanico mesmo pra te dar o diagnóstico....

Entendi, o fato de nao patinar nao tem nada haver se está boa né. Quanto o mecanico cobraria só para abrir e ver o estado dela? Tem alguma marca pra me recomendar? Eu li sobre a LUK. É boa? Teve alguma experiencia desse tipo? Com outro carro talvez. Obrigado mais uma vez! Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Entendi, o fato de nao patinar nao tem nada haver se está boa né. Quanto o mecanico cobraria só para abrir e ver o estado dela? Tem alguma marca pra me recomendar? Eu li sobre a LUK. É boa? Teve alguma experiencia desse tipo? Com outro carro talvez. Obrigado mais uma vez! Abraço

O mecanico só de manusear ja sabe dizer se é embreagem ou não, pois ele tem mais experiencia nesse diagnóstico e até agora estou fazendo suposições baseadas em experiencias anteriores com outros carrros que tive.

Em relação a valor praticado da mão de obra, isso varia de profissional pra profissional, mas pode colocar ai um valor acima de 150 reais só a mão de obra. Pois ha necessidade da separação do cambio e motor para retirada da peça e consequente troca. Em relação as marcas, tem a LUK e a Sachs que são marcas originais e fornecedores para a maioria das montadoras e dificilmente mesmo apresentam algum problema posterior.

São peças com qualidade superior e garantidas pelos fabricantes contra defeitos de fabricação, até por serem componentes relativamente de alto custo, precisam realmente ter qualidade pra não trazer dor de cabeça posterior a montagem.

Eu posso perguntar ao mecanico que sempre levo o carro o valor que ele cobra de mão de obra pra troca de um kit de embreagem para Fox G1 só pra voce ter uma idéia de valores.

Só não caia na tentação de trocar somente a peça do sistema que esta com problema, tipo, trocar só o atuador, ou trocar só o plato ou só o disco, pois a enconomia não compensa e o valor da mão de obra sera o mesmo pois independente de qualquer coisa para se fazer a troca não tem como ser feito sem separar o cambio do motor....

Share this post


Link to post
Share on other sites

O mecanico só de manusear ja sabe dizer se é embreagem ou não, pois ele tem mais experiencia nesse diagnóstico e até agora estou fazendo suposições baseadas em experiencias anteriores com outros carrros que tive.

Em relação a valor praticado da mão de obra, isso varia de profissional pra profissional, mas pode colocar ai um valor acima de 150 reais só a mão de obra. Pois ha necessidade da separação do cambio e motor para retirada da peça e consequente troca. Em relação as marcas, tem a LUK e a Sachs que são marcas originais e fornecedores para a maioria das montadoras e dificilmente mesmo apresentam algum problema posterior.

São peças com qualidade superior e garantidas pelos fabricantes contra defeitos de fabricação, até por serem componentes relativamente de alto custo, precisam realmente ter qualidade pra não trazer dor de cabeça posterior a montagem.

Eu posso perguntar ao mecanico que sempre levo o carro o valor que ele cobra de mão de obra pra troca de um kit de embreagem para Fox G1 só pra voce ter uma idéia de valores.

Só não caia na tentação de trocar somente a peça do sistema que esta com problema, tipo, trocar só o atuador, ou trocar só o plato ou só o disco, pois a enconomia não compensa e o valor da mão de obra sera o mesmo pois independente de qualquer coisa para se fazer a troca não tem como ser feito sem separar o cambio do motor....

Ok Will, se for trocar, troco tudo de uma vez. Essa semana não vai dar pra mim levar, só semana que vem. Deve ser a embreagem mesmo né? Tem chance de ser os anéis sincronizadores? Acho que não né? Obrigado Will, assim que resolver, eu posto aqui pra dizer qual foi o problema e solução! Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ok Will, se for trocar, troco tudo de uma vez. Essa semana não vai dar pra mim levar, só semana que vem. Deve ser a embreagem mesmo né? Tem chance de ser os anéis sincronizadores? Acho que não né? Obrigado Will, assim que resolver, eu posto aqui pra dizer qual foi o problema e solução! Abraço!

Anel sincronizador é mais dificil de ser porque voce reclama das marchas estarem entrando com dificuldade. Quando o problema é anel sincronizador as marchas raspa no momento da troca. Pela quilometragem que voce informou é quase certeza que seja embreagem mesmo. Não tenho como precisar por não estar vendo o carro pessoalmente mas se o mecanico ver e for bom ele ja acerta e te da o orçamento. Se for embreagem é serviço de 1 dia caso ele não tenha outros serviços na frente. Dependendo do mecanico leva até menos tempo, coisa de algumas horas pra fazer a troca. Mas ficamos no aguardo da sua postagem com a solução do problema....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sei não mais com baixa km,pode ate ser que sim ,mais esta muito baixa de km para ser embreagem (isto não quer disser nada teoricamente pois depende mais do motorista do que da pç em si) ainda acho que pode ser sim alguma regulagem na haste do sistema do trambulador,mais vamos ver o que se dá !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então galera, levei no mecanico hoje, ele deu uma olhada por "cima" e disse que embreagem não é, disse que pode ser trambulador ou algo do tipo, mas como estava ocupado, nem deu pra ele ver. Marquei horario pra semana que vem! Depois venho aqui postar o que era. Um abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ae galera! Acabei de chegar do mecanico, ele regulou o trambulador e agora está bem melhor! Só mais uma coisa, as vezes quando voces engatam a primeira marcha, ela trava no meio? tipo, forcando engatar outra marcha pra acionar a primeira? Um Abraço e até mais!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ae galera! Acabei de chegar do mecanico, ele regulou o trambulador e agora está bem melhor! Só mais uma coisa, as vezes quando voces engatam a primeira marcha, ela trava no meio? tipo, forcando engatar outra marcha pra acionar a primeira? Um Abraço e até mais!

Rsrsrsrsr de fato foi o que eu imaginava tambem rsrsrsr,sobre a sua pergunta acima é normal não só no fox como em qualquer outro carro,tem que engatar a segunda e depois colocar a primeiro ou soltar o carro um pouquinho e engatar a primeira,coisas deste tipo,mais é normal mesmo !!!

Abraços !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Rsrsrsrsr de fato foi o que eu imaginava tambem rsrsrsr,sobre a sua pergunta acima é normal não só no fox como em qualquer outro carro,tem que engatar a segunda e depois colocar a primeiro ou soltar o carro um pouquinho e engatar a primeira,coisas deste tipo,mais é normal mesmo !!!

Abraços !!!

Pois é Juliano, foi uma regulagem nos cabos do trambulador, mas foi uma pequena regulagem, o mecanico disse que é bem sensivel a regulagem, senao comeca a atrapalhar as outras marchas. É isso aí! Abraço galera e obrigado pela ajuda =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é Juliano, foi uma regulagem nos cabos do trambulador, mas foi uma pequena regulagem, o mecanico disse que é bem sensivel a regulagem, senao comeca a atrapalhar as outras marchas. É isso aí! Abraço galera e obrigado pela ajuda =)

Tamo junto e misturado aqui no forum,meu velho,Abraços !!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 29/08/2012 at 21:30, Juliano MG disse:

Rsrsrsrsr de fato foi o que eu imaginava tambem rsrsrsr,sobre a sua pergunta acima é normal não só no fox como em qualquer outro carro,tem que engatar a segunda e depois colocar a primeiro ou soltar o carro um pouquinho e engatar a primeira,coisas deste tipo,mais é normal mesmo !!!

Abraços !!!

Juliano, bom dia.

Tenho um GII e há muito tempo ele tem esse sintoma, troquei a embreagem há uns 10 meses e na época comentei com o mecânico que as vezes acontecia isso e ele também disse que é normal.

Porém, atualmente o problema está acontecendo com mais frequência, quase sempre que o carro passa mais tempo desligado (primeira vez no dia por exemplo) ele dá isso, a primeira marcha só vai até a metade (arranhando se arrancar) e para conseguir engatar o resto tenho que soltar um pouco a embreagem ou colocar a segunda e voltar à primeira.

Na época achei que a troca da embreagem diminuiria a ocorrência do problema, porém continuou na mesma, acontecendo as vezes, só que atualmente com maior frequência.

Realmente é normal?

Tem como resolver?

Pra mim da até pra conviver, porque já acostumei, o problema é quando alguém vai manobrar na garagem ou precisa usar meu carro e tenta arrancar assim mesmo, ai da aquela arranhada cabulosa...

Valeu!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 16/01/2017 at 10:44, Iago MG disse:

Juliano, bom dia.

Tenho um GII e há muito tempo ele tem esse sintoma, troquei a embreagem há uns 10 meses e na época comentei com o mecânico que as vezes acontecia isso e ele também disse que é normal.

Porém, atualmente o problema está acontecendo com mais frequência, quase sempre que o carro passa mais tempo desligado (primeira vez no dia por exemplo) ele dá isso, a primeira marcha só vai até a metade (arranhando se arrancar) e para conseguir engatar o resto tenho que soltar um pouco a embreagem ou colocar a segunda e voltar à primeira.

Na época achei que a troca da embreagem diminuiria a ocorrência do problema, porém continuou na mesma, acontecendo as vezes, só que atualmente com maior frequência.

Realmente é normal?

Tem como resolver?

Pra mim da até pra conviver, porque já acostumei, o problema é quando alguém vai manobrar na garagem ou precisa usar meu carro e tenta arrancar assim mesmo, ai da aquela arranhada cabulosa...

Valeu!

Você conseguiu achar a solução estou com o mesmo problema o carro já foi 5x no mecânico e problema não resolve

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now