Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Sign in to follow this  
Followers 0
Ronaldo Rocha 82

Crossfox 2006...sem Partida..preciso De Ajuda..

28 posts in this topic

tudo bem, pessoal

Olha estou o com crossfox uns 2meses, e antes de ir levar ele pra revisão...aconteceu os seguintes problemas:

Na terça passada ele começou a não ta partida...ai me disseram e era o motor de arranque ai fiz a troca(foi trocada a menor peça do conjunto) e aparentemente tinha resolvido mas no dia seguinte voltou a acontecer, sem partida..

Ai trocei a bateria por um nova da moura 60w...funcionou dois dias e hoje pela manha ele nao funcionou fiz ele pegar 2x no tranco ai blz...mas o pior aconteceu depois estava andando e do nda ele perdeu a aceleração nao passava dos 30km, e uns metros depois ele perdeu completamente a aceleração...

agora quando giro a chave o Icone da bateria, nao aparece no painel...

O que poder ser? Bateria, Motor de arranque ou alternador...?

vou chamar o quincho e mandar pra concessionaria..mas gostria de saber o poderia ser pra nao ser enrolado..

Ajuda desde ja agradeço...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso é motor de arranque e não bateria. Pode ser defeito no automatico dele (bendix) que não esta subindo para fazer o induzido virar o volante do motor. Se fosse bateria teria resolvido. Ou então é alguma falha no chicote da ignição na parte que vem do acionamento da chave pois voce ta descrevendo que trocaram uma peça do motor de arranque mas não sabe dizer qual peça foi. O ideal seria ter trocado o conjunto completo, automatico (bendix, solenóide) carcaça, escovas e rotor (induzido) pois trocar pela metade não resolve o problema. Deveriam ter deixado seu carro em observação na oficina por pelo menos 1 dia pra ver como se comporta. O carro falou por ele ter sido desligado mesmo em funcionamento por conta do corte da ignição no chicote que passa pelo motor de arranque. Faça com que troquem o conjunto completo do motor de arranque e façam tambem uma verificação no chicote dele pois alem do motor de arranque pode ser defeito nesse chicote a bateria nada tem a ver com isso. Poste o resultado aqui pra sabermos o que deu do seu caso....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this image.

OI will1,

Entao a peça q foi trocada e uma que tem o código (50) marca Volet, (essa ai da imagem com a ponta preta a da esquerda),me custou 200reais, como morro em cidade pequena nao tem recurso algum.

vou procurar esse conjunto completo...nao net pra ter uma noção do preço...

Obrigado..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this image.

OI will1,

Entao a peça q foi trocada e uma que tem o código (50) marca Volet, (essa ai da imagem com a ponta preta a da esquerda),me custou 200reais, como morro em cidade pequena nao tem recurso algum.

vou procurar esse conjunto completo...nao net pra ter uma noção do preço...

Obrigado..

Esse que vc ta citando ai é o automatico (bendix/solenoide) ele deveria ter trocado o conjunto completo novo ou novo a base de troca ou mesmo recondicionado a base de troca. Se for pra pegar recondicionado eu sugiro que vc recondicione o seu, troque as peças como escovas, rotor, bobina de campo, automatico e bucha do rotor.Pois assim vc sabe que é o seu que esta sendo recondicionado e sabe o estado dele, o outro vc ja não sabe. A base de troca só compensa se for novo e obviamente vc dando a diferença de preço..... Essa peça que trocaram é a responsavel por dar o contato da chave quando voce vira ela para o carro pegar, quando ela da defeito o carro fica como se estivesse com a bateria completamente descarregada e o painel de instrumentos fica doidão por sofrer com retorno de aterramento. Quando da esse tipo de problema, trocar somente o automatico de partida não resollve pois normalmente todoo conjunto ja esta desgastado....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this image.

Da uma olhada nessa descrição pra voce ter uma ideia de quais peças teriam que ser trocadas....

1 - Carcaça

2 - Bendix

3 - Induzido

4 - Bobina

5 - Escovas (carvão)

6 - Automatico (solenóide)

O motor de arranque é alimentado com um cabo positivo diretamente da Please login or register to see this link. e um negativo ligado à carroceria do veículo, e é acionado quando o condutor do automóvel gira a chave totalmente, ele é mantido em funcionamento até que se solte a chave. Durante o funcionamento o Please login or register to see this link. (6) (automático) é alimentado com positivo, proveniente da chave, puxando o conjunto pistão e garfo, que por sua vez desliza o bendix (2) (roda livre) até acoplar com a Please login or register to see this link. (roda dentada no volante do motor de combustão) ao mesmo tempo o solenóide fecha o Please login or register to see this link. energizando a Please login or register to see this link. (4) e o induzido (3) através das escovas (5), criando um Please login or register to see this link. e assim o movimento de rotação. Os mancais (1) são peças importantes e de precisão, eles conservam o induzido centralizado e muito próximo da bobina sem que encostem para garantir o torque necessário para impulsionar o motor do automóvel.

Cuidados com o motor de arranque: Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Se após três tentativas o motor não entrar em funcionamento procure uma oficina. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

entao pelo entendi..se eu trocar a outra peça (por uma nova), (escovas, rotor, bobina de campo, automatico e bucha do rotor), faz parte dessa peça e isso? pode resolver o problema e que torquei a bateria de bobeira...

A parte de nao acelera e a direçao ficar dura e por causa da bateria q esta completamente descarregada?

Share this post


Link to post
Share on other sites

agora ficou mas facil de entender...rs

vou chamar o reboque e levar a autorizada e trocar esse conjunto ai...por uma nova msm...

e torcer para q meus problemas acabe...

obrigado msm Will1.. me ajudou muito...

na segunda posto o resultado...

Share this post


Link to post
Share on other sites

entao pelo entendi..se eu trocar a outra peça (por uma nova), (escovas, rotor, bobina de campo, automatico e bucha do rotor), faz parte dessa peça e isso? pode resolver o problema e que torquei a bateria de bobeira...

A parte de nao acelera e a direçao ficar dura e por causa da bateria q esta completamente descarregada?

Ué....a direção fica dura porque o motor para de funcionar... Se voce estiver com o carro andando e o motor parar ele não vai acelerar e o motor deixa de rodar a bomba da direção hidraulica...por consequencia a direção fica dura.... A bateria foi trocada inutilmente pois PELO QUE VC ESTA DESCREVENDO é o motor de arranque. E pra fazer só pela metade não compensa porque não fica bom, prova disso é que vc ainda esta tendo problema.Outra coisa que seria interessante é voce dar uma olhada se não tem algum alarme ou bloqueador cortando a ignição...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cacildes, colega Will1 dando uma aula, parabens!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom meu amigo, a primeira coisa é sempre levar o carro num eletricista,pois são problemas distintos, uma coisa é o carro girar e não pegar,outra coisa é se o carro partiu pesado,e mais se no caso girou a chave u não acionou o motor de arranque,portanto antes de fazer isto que vc fez de comprar bateria,trocar o motor de arranque e tudo mais era só levar a um eletricista e mecânico para de ajudar a solucionar,lembre-se que suas informações anteriores são de suma importancia para o profissional de ajudar,e outra,uando o carro estiver ligado a primeira coisa é verificar o alternador e ver se ele esta carregando e se a tensão esta no padrao tipo assim acima de 12volts para carregar a bateria,ok

Boa sorte !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Paguei um pau agora pela aula do Will kkk! Num tinha a mínima idéia dos nomes das peças e sabia como funcionava muitoooo superficialmente kkk!! Show ;D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde...

Ontem levei o carro na Concessionara, e chegou no guincho..rs

o Problema aparentemente foi resolvido, testaram as 2 Baterias e elas estão boas. (vou tentar devolver a nova se não o preju fica em 300,00).

A outra peça q já tinha sido trocada que foi o Automático (solenóide)... tbem disseram e não avia a necessitada da troca. ( preju de 190,00).

A peça q faz parte do junto com o Automático (solenóide), não foi preciso trocar ou se arrumada..esta boa.

O que estava causando o problema na partida era o Alternador que não estava carregando a Bateria. Ficou em 160,00.

Tbem estava errado a ligação do Som (ele não desligava as luz), não se foi isso q causou o problema no Alternador, mas isso aconteceu somente apos a instalação do som. Se foi isso msm e de ta raiva o valor do som 80,00 mas instalação 20,00, e tive o prejuízo de 550,00, por uma instalação errada do som.. e brincadeira...

Aproveite a fiz a troca de correia tentaria, a ultima troca foi com 40km e ja estava com 68km...

Agora e testar peguei ele ontem msm a noite a já voltei pra ksa hj..andei uns 150km ate agora esta funcionado perfeitamente, som esta desligando a apagando as luz..rs, correia tentaria trocada, Bateria nova..e uma de reserva..rs e a garantia de 1ano pelo serviço...

Will1, mt obrigado pela ajuda (aula)...

Me ajudou mt e outros que tiverem o msm problema que eu tive... Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelo menos o problema foi resolvido, rapaz o Will1 eu uma aula viu, sabe muito!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde...

Ontem levei o carro na Concessionara, e chegou no guincho..rs

o Problema aparentemente foi resolvido, testaram as 2 Baterias e elas estão boas. (vou tentar devolver a nova se não o preju fica em 300,00).

A outra peça q já tinha sido trocada que foi o Automático (solenóide)... tbem disseram e não avia a necessitada da troca. ( preju de 190,00).

A peça q faz parte do junto com o Automático (solenóide), não foi preciso trocar ou se arrumada..esta boa.

O que estava causando o problema na partida era o Alternador que não estava carregando a Bateria. Ficou em 160,00.

Tbem estava errado a ligação do Som (ele não desligava as luz), não se foi isso q causou o problema no Alternador, mas isso aconteceu somente apos a instalação do som. Se foi isso msm e de ta raiva o valor do som 80,00 mas instalação 20,00, e tive o prejuízo de 550,00, por uma instalação errada do som.. e brincadeira...

Aproveite a fiz a troca de correia tentaria, a ultima troca foi com 40km e ja estava com 68km...

Agora e testar peguei ele ontem msm a noite a já voltei pra ksa hj..andei uns 150km ate agora esta funcionado perfeitamente, som esta desligando a apagando as luz..rs, correia tentaria trocada, Bateria nova..e uma de reserva..rs e a garantia de 1ano pelo serviço...

Will1, mt obrigado pela ajuda (aula)...

Me ajudou mt e outros que tiverem o msm problema que eu tive... Obrigado

Curioso esse diagnostico que deram sobre ser o alternador o causador do problema. Pois se o alternador para e a bomba de combustivel sendo eletrica, logo a alguns quilometros rodados, a bateria estaria fraca pois a bomba estaria funcionando com o motor ligado obviamente e a bateria não estaria sendo carregada. E por consequencia o carro iria parar por falta de energia da bateria....estranho isso... Mas beleza, se resolveu é o que importa. Outra coisa que não entendi é como o instalador fez besteira na instalação do som sendo que o chicote de som ja vem instalado no carro e basta ele puxar o fio direto do chicote original, muito estranho ter afetado o alternador, mesmo que ele tivesse feito alguma besteira na hora de instalar o som.....bom o que é importa é que resolveu....

abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Curioso esse diagnostico que deram sobre ser o alternador o causador do problema. Pois se o alternador para e a bomba de combustivel sendo eletrica, logo a alguns quilometros rodados, a bateria estaria fraca pois a bomba estaria funcionando com o motor ligado obviamente e a bateria não estaria sendo carregada. E por consequencia o carro iria parar por falta de energia da bateria....estranho isso... Mas beleza, se resolveu é o que importa. Outra coisa que não entendi é como o instalador fez besteira na instalação do som sendo que o chicote de som ja vem instalado no carro e basta ele puxar o fio direto do chicote original, muito estranho ter afetado o alternador, mesmo que ele tivesse feito alguma besteira na hora de instalar o som.....bom o que é importa é que resolveu...."

Eu achava que realmente era o motor de arranque, eles fizeram o teste vou tentar explicar: Ligaram o carro, ai retiraram o cabo da bateria e ai carro desligou, se o alternador tivesse bom o carro era pra permanecer ligado, como ele desligou logo em seguida disseram que era o alternador.

Em relação o som tava instalado errado msm: 1ª ele não apagava as luz do painel. 2ª tinha um cabo que vai na bateria tbem tava ligado ao contrario. 3ª e tbem tava saindo um som tipo o tipo assobio quanto acelerava o carro. Na primeira vez que o carro nao quis pegar foi logo apos a instalação questão de um dia... ai retirei o som. instalei ele depois mas o ai ele so funcionava com o carro ligado...mas as luz continuava a acesa.

Nao sei se foi devido ao som, ou ao desgaste msm da peça, ou outra coisa... E que agente tenta achar a causa, e logo pensa na ultima modificação q foi feita e ja acha que e isso msm, rs

agora e esperar pra ver....

Share this post


Link to post
Share on other sites

"Curioso esse diagnostico que deram sobre ser o alternador o causador do problema. Pois se o alternador para e a bomba de combustivel sendo eletrica, logo a alguns quilometros rodados, a bateria estaria fraca pois a bomba estaria funcionando com o motor ligado obviamente e a bateria não estaria sendo carregada. E por consequencia o carro iria parar por falta de energia da bateria....estranho isso... Mas beleza, se resolveu é o que importa. Outra coisa que não entendi é como o instalador fez besteira na instalação do som sendo que o chicote de som ja vem instalado no carro e basta ele puxar o fio direto do chicote original, muito estranho ter afetado o alternador, mesmo que ele tivesse feito alguma besteira na hora de instalar o som.....bom o que é importa é que resolveu...."

Eu achava que realmente era o motor de arranque, eles fizeram o teste vou tentar explicar: Ligaram o carro, ai retiraram o cabo da bateria e ai carro desligou, se o alternador tivesse bom o carro era pra permanecer ligado, como ele desligou logo em seguida disseram que era o alternador.

Em relação o som tava instalado errado msm: 1ª ele não apagava as luz do painel. 2ª tinha um cabo que vai na bateria tbem tava ligado ao contrario. 3ª e tbem tava saindo um som tipo o tipo assobio quanto acelerava o carro. Na primeira vez que o carro nao quis pegar foi logo apos a instalação questão de um dia... ai retirei o som. instalei ele depois mas o ai ele so funcionava com o carro ligado...mas as luz continuava a acesa.

Nao sei se foi devido ao som, ou ao desgaste msm da peça, ou outra coisa... E que agente tenta achar a causa, e logo pensa na ultima modificação q foi feita e ja acha que e isso msm, rs

agora e esperar pra ver....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais era o regulador de tensão ou interno ds escovas ???

Share this post


Link to post
Share on other sites

vou olhar a nota...mas me parece q tinha algo do regulador de tensão sim....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Agu

vou olhar a nota...mas me parece q tinha algo do regulador de tensão sim....

Aguardando então !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, boa tarde!! 

Estou passando por um problema parecido. Recentemente, o meu Crossfox 2008, começou apresentar perda de potência e morrendo direto. Fizemos uma viagem de mais ou menos 400km e o carro rodou de boa. Em determinado momento, quando paramos na estrada, ele morreu e demorou mais de meia hora para pegar. Deixei aos cuidados de uma oficina e fizeram uma varredura no sistema elétrico dele. Minha esposa foi buscar o carro e, chegando próximo de nossa casa, parou para abastecer e o carro não pegou mais. Somente no final do dia, meu cunhado conseguiu trazê-lo para casa, mas, só pegou no tranco. Já me disseram que pode ser a bobina (que esquenta e corta a carga elétrica), bateria ou o relé da bomba de combustível. Estou em viagem a trabalho e somente quando voltar poderei ver a situação. Alguém pode dar uma dica do que pode ser o problema? Ah, o veículo possui GNV.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Amigos, ontem fiz o post acima e, claro, ainda estou aguardando ajuda dos companheiros do fórum. Depois de fazer o post, falei com minha esposa pelo telefone e ela disse que tentou ligar o carro na garagem mas, o que acontece agora é que ele, quando ela tenta dar a partida, o carro apaga geral. Ou seja, chave na ignição e todas as luzes do painel acesas. Girou a chave para dar partida, apaga tudo. De cara, achei que poderia ser, claro, a bateria, mas, segundo ela, meu cunhado fez a chupeta e mesmo assim ele não pegou e apagou do mesmo jeito. Alguém poderia opinar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , este tipo de problema é um dos mais chatos para se encontrar a causa, pois pode ser muita coisa. No seu caso, a coisa piora, pois o carro tem GNV e não se sabe como foi feita a instalação (principalmente chicotes elétricos).

Como o carro está apagando todas as luzes do painel, é sinal que o motor de partida está puxando corrente e o comutador de partida (onde vai a chave) está ok.
Primeiramente, comece testando a bateria. Um simples multímetro já dá para ver se ela está carregada ou se ela está sendo carregada caso o motor funcione. A tensão da bateria em repouso varia um pouco, mas entre 12-12.4V ela, a princípio, está ok. Com o motor ligado, a tensão é de cerca de 13,8-14V. Tem que verificar também, qual é a tensão na hora que se dá a partida. Se cair muito (abaixo de 10V), é sinal que a bateria já era.

Se a bateria estiver ok, retire a mesma, e verifique as conexões do cabo massa (negativo). Tanto o cabo que sai da bateria e se liga na torre de amortecedor esquerdo, e o cabo que fica abaixo da bateria que liga a longarina até o bloco do motor. O Fox tem problemas recorrentes no aterramento e pode ser este o seu problema. É limpar e verificar o aperto.

Aproveite que o carro está sem bateria é já verifique o aperto/conexão do positivo no motor de arranque. É o fio mais grosso que sai direto do positivo da bateria.

Bobina, pode até ser também. Ideal seria testar com outra, antes de condená-la. Relê da bomba, poderia ser também, já que o carro tem GNV (poderia ser o próprio ou problemas na alimentação do mesmo). Bomba de combustível também poderia ser, já que ela funciona apenas durante as partidas e isso pode ter causado problemas. De qualquer forma, todos estes não tem ligação com o fato das luzes se apagarem durante a partida.
 

Jose Carlos Cunha likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , obrigado pelas informações. Ainda demoro mais de uma semana para voltar pra casa. Mas, assim que chegar, farei todas as verificações conforme você orientou. Obrigado pela atenção!!! Darei feedback assim que verificar. Abraço!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. , obrigado pelas informações. Mas tenho uma outra dúvida. Como disse-lhe, meu cunhado tentou fazer uma chupeta. Se fosse a bateria, o carro deveria pegar, correto? Como não pegou, pode indicar que também não é bateria?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Depende de como foi feita a "chupeta". Se os cabos não forem adequados, se foi feito com o carro desligado, se a bateria doadora não estiver boa ou tiver um CCA baixo (corrente de arranque a frio) pode ser que o motor de arranque não funcione.

Como eu não tenho a informação de como foi feito o procedimento, citei verificar com um multímetro que é mais garantido.

Agora, se foi feito com o motor do carro doador ligado, esperado um pouco para carregar a bateria do Crossfox, e tentado dar a partida, mas não funcionou, então a bateria pode não ser a causa do problema.

Jose Carlos Cunha likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now
Sign in to follow this  
Followers 0