Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Thiago Romero

Troca De Volante Para Volante Com Paddle Shift

66 posts in this topic

Desculpem "desenterrar" o tópico mas ganhei o volante de um Jetta com os controles do som. Queria fazê-los funcionar na Space, a minha tem airbag mas não é i-Motion e tampouco veio com o som original.

 

Não tenho problema nenhum em conseguir a interface CAN para funcionar com meu multimídia (aftermarket) - aliás, se alguém precisar de ajuda nessa parte, é só avisar.

 

Queria saber mesmo se existe uma maneira pelo menos de puxar de algum lugar - se houver um chicote, melhor, o sinal (CAN HI e CAN LOW) dos controles de volante.  

 

Tks!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desculpem "desenterrar" o tópico mas ganhei o volante de um Jetta com os controles do som. Queria fazê-los funcionar na Space, a minha tem airbag mas não é i-Motion e tampouco veio com o som original.

 

Não tenho problema nenhum em conseguir a interface CAN para funcionar com meu multimídia (aftermarket) - aliás, se alguém precisar de ajuda nessa parte, é só avisar.

 

Queria saber mesmo se existe uma maneira pelo menos de puxar de algum lugar - se houver um chicote, melhor, o sinal (CAN HI e CAN LOW) dos controles de volante.  

 

Tks!

O problema maior é conseguir os chicotes para fazer a conexão, não se consegue fácil na cc, já vi no youtube um cara que usou o próprio controle remoto do som embutindo dentro do volante.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema maior é conseguir os chicotes para fazer a conexão, não se consegue fácil na cc, já vi no youtube um cara que usou o próprio controle remoto do som embutindo dentro do volante.

 

Se o problema for conseguir os chicotes, já é um grande avanço! Minha preocupação era não existir essa ligação.

 

Você sabe quais são esses chicotes ou onde vai a conexão? 

 

Embutir o controle remoto do som dentro do volante eu considero uma bela de uma gambiarra, me desculpe quem fez, mas é a minha opinião. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o problema for conseguir os chicotes, já é um grande avanço! Minha preocupação era não existir essa ligação.

 

Você sabe quais são esses chicotes ou onde vai a conexão? 

 

Embutir o controle remoto do som dentro do volante eu considero uma bela de uma gambiarra, me desculpe quem fez, mas é a minha opinião. 

Eu tinha o código do chicote mas acabei deletando.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu tinha o código do chicote mas acabei deletando.

Achei que vc tinha conseguido resolver esse lance do volante na época que estava correndo atras da instalação. Voce chegou ao menos a colocar o volante ou vendeu???

Share this post


Link to post
Share on other sites

Achei que vc tinha conseguido resolver esse lance do volante na época que estava correndo atras da instalação. Voce chegou ao menos a colocar o volante ou vendeu???

O problema foi encontrar o chicote do volante e do carro, acabei vendendo o volante e deixei por isso mesmo, não vejo graça nenhuma deixar o volante instalado só por estética.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema foi encontrar o chicote do volante e do carro, acabei vendendo o volante e deixei por isso mesmo, não vejo graça nenhuma deixar o volante instalado só por estética.

 

Só por estética realmente não faz muito sentido. 

 

Vou tentar descobrir isso, vamos ver que bicho dá. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só por estética realmente não faz muito sentido. 

 

Vou tentar descobrir isso, vamos ver que bicho dá.

Seria bom se VC tiver algum conhecido que tenha o volante instalado de fábrica, vá até a CC com o número do chassi do carro assim fica mais fácil de saber o código do chicote no seu caso tem que ser o chassi de um Jetta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara depois de ler os posts já to quase desanimando em colocar o volante multifuncional. O meu seria o melhor exemplo para tirar as dúvidas pois não veio nada de fábrica (Volante multifuncional, Raid Disc, Som original). Acho que a unica coisa que tenho e que faz parte em paralelo é o conector C (I-SYSTEM) que liga no som. E até onde pesquisei só fizeram funcionar com interface via IR. Más quero por via cabo. A minha esperança é de não depender de passar pelo tal modulo I-SYSTEM (parece estar instalando dentro do painel de instrumentos). 

Espero que a interface converse com o volante diretamente sem passar por nada de modulo e etc.

 

Ainda na luta. Só falta a interface más irei na casa de som onde o cara so instalou em carros que já possuem o volante multifuncional de fabrica. Vamos ver se eles vão ser gente boa pra fazer isso. Senão, terei que ir até São Paulo Capital onde já conversei com um instalador dessas interfaces e parece que entende bem da coisa. Mesmo que acabe gastando em um novo painel de instrumentos para deixar mais próximo do original provavelmente arriscarei pois não venderei tão cedo o Fox.

 

Se ainda alguém está na briga e sabe de algo seria bom alimentar este tópico ou outro do parecido aqui do Forum.

 

 

Continua...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olhei por cima esse tpc, é de um Jetta, em inglês mas acho que pode dar uma base:

 

Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,

 

Olhei por cima esse tpc, é de um Jetta, em inglês mas acho que pode dar uma base:

 

Please login or register to see this link.

 

Cara depois de ler os posts já to quase desanimando em colocar o volante multifuncional. O meu seria o melhor exemplo para tirar as dúvidas pois não veio nada de fábrica (Volante multifuncional, Raid Disc, Som original). Acho que a unica coisa que tenho e que faz parte em paralelo é o conector C (I-SYSTEM) que liga no som. E até onde pesquisei só fizeram funcionar com interface via IR. Más quero por via cabo. A minha esperança é de não depender de passar pelo tal modulo I-SYSTEM (parece estar instalando dentro do painel de instrumentos). 

Espero que a interface converse com o volante diretamente sem passar por nada de modulo e etc.

 

Ainda na luta. Só falta a interface más irei na casa de som onde o cara so instalou em carros que já possuem o volante multifuncional de fabrica. Vamos ver se eles vão ser gente boa pra fazer isso. Senão, terei que ir até São Paulo Capital onde já conversei com um instalador dessas interfaces e parece que entende bem da coisa. Mesmo que acabe gastando em um novo painel de instrumentos para deixar mais próximo do original provavelmente arriscarei pois não venderei tão cedo o Fox.

 

Se ainda alguém está na briga e sabe de algo seria bom alimentar este tópico ou outro do parecido aqui do Forum.

 

 

Continua...

Amigo tudo bem?

 

vc conseguiu resolver o problema da instalação do volante? Ou desistiu?

 

 

estou com o mesmo problema

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please login or register to see this link. ,

 

 

Amigo tudo bem?

 

vc conseguiu resolver o problema da instalação do volante? Ou desistiu?

 

 

estou com o mesmo problema

Eai Rafa blz

 

Não desisti não, estou estudando a possibilidade de confeccionar um circuito que simula o controle da Pioneer para executar as funções más o que achei na net apenas funcionaram algumas funções corretamente. Preciso achar a resistência certa para uma determinada função para os DVD-Players PIONEER. Acabei de comprar alguns componentes que me darão a possibilidade de descobrir quais valores de resistência preciso.

A minha outra chance é um instalador de som que mexe com volante também que encontrei perto da minha casa em São Paulo - Capital. Vou ter que levar lá para ele avaliar a situação.

 

Abraços.

Rafa-ABC likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se já tem airbag é o mesmo slip ring pra todos, com 5 pinos.

Olá, tenho um FOX prime 10/11 já veio com computador de bordo e Airbag, acabei de comprar o volante multifuncional coloquei e nada!...nem as luzes nem a buzina ligaram!...ainda por cima ficou acendendo a luz do Airbag...tive que ir na CC e paguei R$80,00 pra eles tirarem o aviso!...já procurei bastante sobre o tópico e nada!...já to aflito!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá, tenho um FOX prime 10/11 já veio com computador de bordo e Airbag, acabei de comprar o volante multifuncional coloquei e nada!...nem as luzes nem a buzina ligaram!...ainda por cima ficou acendendo a luz do Airbag...tive que ir na CC e paguei R$80,00 pra eles tirarem o aviso!...já procurei bastante sobre o tópico e nada!...já to aflito!

Amigo, já conseguiu fazer o volante multifuncional em seu carro? Na concessionária, quando eliminaram o erro da luz do airbag não te passaram nenhuma informação?

 

Alex

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah, e os carros que vem sem paddle shift não possuem o chicote necessário, ou seja, não é plug and play.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tentaram habilitar as funções via VagCom?

E aí Gui, tudo blz?

 

Você tem volante multifuncional em sua Spacefox?

 

Tenho uma Spacefox Sportline 2011 completa com airbag, e instalei um volante multifuncional mas não consegui fazer funcionar ainda. Pois creio que seja necessário habilitar a função pelo software VAG VCDS, o qual comprei no mercado livre, porém não contempla informações específicas de codificação de módulos de carros brasileiros. Consegui escanear todos os módulos do carro, verifiquei que o módulo I-system fica embutido dentro do próprio painel, ao contrário da linha Gol/Voyage. O painel do carro tem dois conectores de códigos J879 e J285. O J879 (conector de 10 pinos) é ligado o fio que vem da chave do limpador de pára-brisa responsável por comutar as funções do computador de bordo. O J285 é ligado o fio da rede LIN-Bus quando o veículo vem equipado com volante multifuncional, neste caso, a chave do limpador de pára-brisa não tem o botão e o comutador das funções do computador de bordo.

 

Acabei comprando dois volantes por desconhecer que existiam três tipos de encaixe de airbag. Comprei o primeiro volante com comandos dos dois lados e mais paddle shift, função que não usaria pois meu câmbio não é i-motion, mas meu airbag não encaixava. Acabei comprando outro volante multifuncional completo com airbag o qual está instalado em meu carro.

 

Depois de tanta enrolação peço se o amigo pode me ajudar, caso tenha volante multifuncional em seu carro e, tenha também o VAG-VCDS, para me informar qual o código de programação de seu painel de instrumentos. O meu tem código 0010016, conforme dados do VCDS abaixo:

 

Address 17: Instruments Labels: 5Zx-920-xxx-17.lbl

Part No SW: 5Z0 920 860 J HW: C06 05

Component: KOMBIINSTRUMENT 1007

Coding: 0010016

Shop #: WSC 07456 790 50316

VCID: 4280FD621E58C70ED91

 

 

Alex

Share this post


Link to post
Share on other sites

E aí Gui, tudo blz?

Você tem volante multifuncional em sua Spacefox?

Tenho uma Spacefox Sportline 2011 completa com airbag, e instalei um volante multifuncional mas não consegui fazer funcionar ainda. Pois creio que seja necessário habilitar a função pelo software VAG VCDS, o qual comprei no mercado livre, porém não contempla informações específicas de codificação de módulos de carros brasileiros. Consegui escanear todos os módulos do carro, verifiquei que o módulo I-system fica embutido dentro do próprio painel, ao contrário da linha Gol/Voyage. O painel do carro tem dois conectores de códigos J879 e J285. O J879 (conector de 10 pinos) é ligado o fio que vem da chave do limpador de pára-brisa responsável por comutar as funções do computador de bordo. O J285 é ligado o fio da rede LIN-Bus quando o veículo vem equipado com volante multifuncional, neste caso, a chave do limpador de pára-brisa não tem o botão e o comutador das funções do computador de bordo.

Acabei comprando dois volantes por desconhecer que existiam três tipos de encaixe de airbag. Comprei o primeiro volante com comandos dos dois lados e mais paddle shift, função que não usaria pois meu câmbio não é i-motion, mas meu airbag não encaixava. Acabei comprando outro volante multifuncional completo com airbag o qual está instalado em meu carro.

Depois de tanta enrolação peço se o amigo pode me ajudar, caso tenha volante multifuncional em seu carro e, tenha também o VAG-VCDS, para me informar qual o código de programação de seu painel de instrumentos. O meu tem código 0010016, conforme dados do VCDS abaixo:

Address 17: Instruments Labels: 5Zx-920-xxx-17.lbl

Part No SW: 5Z0 920 860 J HW: C06 05

Component: KOMBIINSTRUMENT 1007

Coding: 0010016

Shop #: WSC 07456 790 50316

VCID: 4280FD621E58C70ED91

Alex

Então, o meu veio com volante multifuncional de fábrica e não tenho o Vagcom ainda, mas pretendo comprar. Sabe se, pelo VAG, dá pra acessar o i-motion? Queria saber se dá pra calibrar a embreagem do imotion pelo vag.

O vag que vc comprou deve ser um paralelo (o original custa 250 dólares), talvez por isso não tenha compatibilidade com o carro nacional. Acho que o original possa ser atualizado para ter total acesso aos carros nacionais.

Desculpe não poder ajudá-lo.

Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, o meu veio com volante multifuncional de fábrica e não tenho o Vagcom ainda, mas pretendo comprar. Sabe se, pelo VAG, dá pra acessar o i-motion? Queria saber se dá pra calibrar a embreagem do imotion pelo vag.

O vag que vc comprou deve ser um paralelo (o original custa 250 dólares), talvez por isso não tenha compatibilidade com o carro nacional. Acho que o original possa ser atualizado para ter total acesso aos carros nacionais.

Desculpe não poder ajudá-lo.

Abraço

Pois é, comprei o paralelo, mas ele tem as mesmas funcionalidades do original, exceto não pode ser atualizado e não tem o suporte do fabricante. No site português do fabricante o cabo custa R$ 999,00, mas a versão em nosso idioma é desatualizada (maio de 2011) conforme pode comprovar no link (Please login or register to see this link. ).

 

Creio que você consiga calibrar o acionamento da embreagem do câmbio i-motion pelo Vag, pois ele tem inúmeras funções como reset de falhas, adaptações, diagnósticos, etc. Deve ser utilizado com muito cuidado, pois é muito fácil cometer erros, ainda mais que não tem material didático explicativo de forma detalhada de uso do mesmo. Já garimpei muito na internet e não achei muita coisa. Percebi que tem informações mais detalhadas de carros estrangeiros.

 

Quando você executa a função de scanner automático, ele apresenta todos os módulos instalados em seu veículo com seus códigos do fabricante, códigos de programação (que é o mais importante) e falhas, caso houver alguma.

 

Para cada módulo, existe um arquivo *.lbl onde constam informações do mesmo, no que diz respeito a leitura, adaptação e codificação. Nos arquivos *.lbl dos módulos de minha Spacefox, não haviam informações detalhadas de como codificar as funções dos mesmos. Já em arquivos de outros carros como Jetta, Golf, as informações são bem mais claras. Por exemplo, li num post aqui do fórum que na linha Fox aqui do Brasil, a função anti-vácuo dos vidros elétricos das portas é desativada. Se tivéssemos arquivos *.lbl mais detalhados para nossos nacionais, seria muito fácil habilitar essa função em ter que ir numa concessionária, muitas vezes sendo atendidos com certo desleixo.

 

Passei o Vag também no novo gol de um amigo, e aconteceu a mesma coisa, arquivos sem muita informação. Já meu irmão usou no golf GTI 2008 dele, e os arquivos eram bem detalhados.

 

Acho que vou abrir um post no fórum, sobre o Vag VCDS para ver se consigo uma luz na minha empreitada!

 

Abraço

 

Alex

Share this post


Link to post
Share on other sites

vou tentar fazer scan no meu carro esse findi (space 13.13 sem volante) e em um fox rock in rio 13.13 com volante para voces. tentarei postar até sabado.

abs!
 

Share this post


Link to post
Share on other sites

vou tentar fazer scan no meu carro esse findi (space 13.13 sem volante) e em um fox rock in rio 13.13 com volante para voces. tentarei postar até sabado.

abs!

 

Bah, se você conseguir vai ajudar e muito! Agradeço desde já tua atenção!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse video da para ter uma idéia da instalação!

 

 

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu tem airbag... dai nao da ne

 

Esse video da para ter uma idéia da instalação!

 

 

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

é um otimo video mas.....

 

Este video é com uma central aftermarket... entao nao da p considerar nenhuma informacao nele postada, ao menos para quem deseja ficar 100% original.

:(

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal venho aqui expor a minha experiência em instalar um volante multifuncional (MFSW) no meu antigo Fox trend iMotion 2010/11.

Foram uns 6 meses pesquisando ate a instalação final através de uma concessionária.

Pra quem não tem iSystem pode preparar para trocar ate o painel pois o iSystem no Fox não e como nos gol, voyage e polo que fica num módulo atrás do painel, no caso do Fox fica dentro do próprio painel. Esta troca do painel só fica perfeito numa CC pois em muitos chaveiros que pesquisei eles até trocam o painel mas desabilitam o sistema de codificação da chave, sem contar que esta troca numa CC sai mais barato que nos próprios chaveiros pois a CC me cobrou 1h:20m de servico.

Como a comunicação dos VW nacionais e por Linbus com o novo painel basta ligar o pino 14 do conector de 26 pinos do novo painel no pino da dados do volante multifuncional, lembrando que devera ser alimentado por um pos chave + terra nos demais pinos. Pra quem tem airbag e raid disk com 5 pinos fica bem mais facil pois o airbag so utiliza duas conexoes.

No total esta brincadeira nao ficou por menos de 2000,00, muitas horas de pesquisa e downloads.

Muitas das pecas comprei pelo ML, como:

- volante;

- raid disk;

- conectores;

- painel novo (virgem) pois as CC nao trabalham com painéis usados;

- um cabo VCDS que não me foi muito util, pois a codificação da caixa de marchas com o volante só foi possível após o auxílio da área técnica da fábrica com a CC.

Na CC comprei:

- Tampa da buzina;

- chicote interno do volante;

- mão de obra;

Hoje não estou mais com o Fox, montei num Jetta que em nível de tecnologia está a mil anos luz em relação aos veículos de fabricação nacional, existem modulos ate nas portas que controlam desde o vidro elétrico ate as sinaleiras dos retrovisores e tudo atraves da rede CanBus (Can high + Can low) e gerenciado exclusivamente por um modulo para a rede de bordo.!

E boa sorte a todos que quiserem fazer a mudança do volante, quando ouvirem um não, principalmente de algumas CC's sintam-se mais motivados! Pois nada é impossível para quem tem determinação.

Espero ter ajudado!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now