Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Rburiti

Ajuda Com Relação Marcha X Velocidade

2 posts in this topic

A começar não sei se este é o local certo para posta isto. Mas vale a tentativa ;D

Galera, mês passado fiquei tentando formular uma fórmula (óbvio) pois não encontrei na internet para saber, em teoria, a velocidade do carro em cada marcha e rotação. Para isso considerei a relação de marcha, o diferencial, o pneu e a rotação do motor, tudo pra encontrar a velocidade. Tudo isso com a teoria que não há deslizamento na embreagem e outras partes móveis do motor, ou seja, uma relação linear.

No caso estava conferindo a fórmula no carro de pai, um 2008 Renault Megane 2.0 6Marchas. E os cálculos tanto do velocimetro como da fórmula bateram, testei até 152km/h (4mil rpm), subindo a cada 500 rpm começando a 76km/h (2mil rpm). Só tinha uns erros de no máximo 2-3km/h pois acho que foi em relação ao erro do velocímetro que todo carro tem.

E conferi meus cálculos com esse vídeo (ainda vou testar no meu, falta tempo)

Para isso, peguei a ficha técnica do carro

I-motion

Please login or register to see this link.

Normal

Please login or register to see this link.

Em off: Podemos ver que a 2 3 e 4 do imotion são mais curtas que o normal. (interessante, pensei que eram só as 3 primeiras)

Aqui está o arquivo do excel. Please login or register to see this link. Meu pedido é: alguém está disposto a ver se os cálculos bateram também? Pra quem mudou o pneu sugiro ver a velocidade de um GPS. Pode ser na primeira, segunda...tanto faz a marcha. Só queria ver se com vocês também deram certo.

acho que auxilia quem queira um dia pesquisar sobre o carro ou mudar a transmissão.

Share this post


Link to post
Share on other sites

interessante, quando to dirigindo fico pensando nisso

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now