Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Boa noite pessoal! Fica aqui o meu relato do problema que tive com o imotion mês passado. O Fox é 2010/2011 esta com 26.000km. Dirigindo normalmente, percebi que ele travou o cambio em 4 marcha, e nao subia mais marcha.

Parei, coloquei em neutro, nada, troca só manual, e com um baita tranco. Levei na concessionária, expliquei toda a situação, primeira pergunta do consultor, tem alguma lâmpada queimada no carro? Sim, tinha uma da luz de freio.

Segundo o consultor poderia ser este problema, ja que o sistema protege o cambio de um eventual problema elétrico, quando identifica alguma pane elétrica.

Pane era essa mesmo, troca de lâmpada, reprogramar o cambio, e identificaram um "mastigado" no chicote na parte traseira, 200 reais.

Carro rodando normal até agora, rsrsr!

Abraço!

Luiz

 

Tive esse problema em julho, mas trocaram um interruptor do próprio sistema I-motion, com orçamento mais caro: 300 reais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pesquisei alternativas, mas não encontrei. Em uma oficina credenciada pelo meu seguro, me disseram que, ao final, provavelmente eles acabariam terceirizando o serviço para uma concessionária. Tinha também uma oficina "especializada em câmbio automático" que encontrei por meio de seu site bonitinho, mas, quando cheguei lá, era uma galpão pequeno, escuro e bagunçado. O cara disse que teria condições de me atender, mas não botei fé...

 

Então, autorizei o serviço na CC.

 

Voltando ao assunto, o problema foi o óleo do câmbio que vazou e contaminou de imediato o cilindro de embreagem e, depois, o resto do conjunto de embreagem. Conversei com o mecânico: "por que vazou?", "foi por mau uso ou foi um acaso?". Segundo ele, foi por acaso (eu coloquei um asterisco acima da cabeça dele: "foi má qualidade da peça, que não durou três anos") e nada tem a ver com mau uso. Ele me mostrou um outro carro com caso parecido, mas não tão sério (o óleo não vazou tanto).

 

Alerta: estejam de olho em vazamentos.

 

Aproveitando a conversa, eu perguntei a ele e ele confirmou que o correto é usar N quando o carro estiver parado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não entendi.

óleo do câmbio vazou na embreagem?

ou óleo do imotion vazon na embreagem?

 

aliás... quanto óleo no carro.

óleo de freio (fluído hidráulico na verdade)

óleo de motor

óleo da direção hidráulica (fluído hidráulico de novo)

óleo da caixa de marchas

óleo do iMotion (fluído hidráulico novamente)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Não entendi.

óleo do câmbio vazou na embreagem?

ou óleo do imotion vazon na embreagem?

 

aliás... quanto óleo no carro.

óleo de freio (fluído hidráulico na verdade)

óleo de motor

óleo da direção hidráulica (fluído hidráulico de novo)

óleo da caixa de marchas

óleo do iMotion (fluído hidráulico novamente)

Quis dizer óleo do I-motion

Share this post


Link to post
Share on other sites
Quis dizer óleo do I-motion

ahhhh... muito mais lógico. Mas é muito difícil ver vazamentos ali.

Ficar atento no chão da garagem e olhe lá

Share this post


Link to post
Share on other sites
ahhhh... muito mais lógico. Mas é muito difícil ver vazamentos ali.

Ficar atento no chão da garagem e olhe lá

Se o chão da garagem for piso frio beleza, agora se for "cimentão" e já tiver meio escuro, é conveniente colocar um papelão embaixo do carro para perceber vazamentos.

E não é só no I motion que tem vazamento não, o Polo de um amigo meu ficou sem oleo na caixa de cambio porque os parafusos da juntação da caixa estava com baixo toque e vazou, já o Astra do meu irmão com 30.000 km vazou os quatro amortecedores. A cc GM não soube explicar o porquê.

Vazamento é coisa séria, precisa ficar atento para corrigir o problema cedo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom galera, ajudaram pacas esses últimos relatos dizendo a forma correta de utilização do I-motion, de qualquer forma, ficar foda toda hora ficar trocando a marcha para neutro quando para no farol. Por esse motivo me decidi, quando parar no farol fica no D/M trânsito parou ai sim coloca em N (na verdade desligo o carro).

 

Achei legal a parte das panes devido a lâmpada queimada, mais uma dica que vai para o caderninho para tratamento rápido de problemas em caso de pane.

 

Vlw

Share this post


Link to post
Share on other sites
Afunda o pé no acelerador... o câmbio ao invés de jogar para a 3ª marcha e subir o giro, como seria o certo, ele joga a 5ª marcha, vê que fez merda e depois cai para a 3ª. Durante esse tempo, o acelerador está morto.

Com o Dualogic PLUS, não existe mais essa falha. Graças à Deus no iMotion, isso sempre foi muito bem calibrado. Até no manual, se você afundar o pé de vez, ele desce uma marcha.

Tenho o Imotion e já dirigi alguns Dualogic (geração 1), não dá para comparar, além deste tempo na redução de marcha o efeito "gangorra" no Dualogic é muito mais acentuado que no Imotion.Quem acostuma com Dualogic nem percebe a "gangorra" do Imotion.

Share this post


Link to post
Share on other sites
ahhhh... muito mais lógico. Mas é muito difícil ver vazamentos ali.

Ficar atento no chão da garagem e olhe lá

O mecânico também disse que teria sido possível perceber a escassez (e, portanto, o vazamento) do óleo do sistema I-motion pelo barulhinho que o sistema faz quando a chave gira.

 

Para os insensíveis, como eu, deve ser impossível distinguir o barulho.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Por acaso todos os câmbios i-motion são iguais? por exemplo do Tiguan, Fusca, Jetta, etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Por acaso todos os câmbios i-motion são iguais? por exemplo do Tiguan, Fusca, Jetta, etc.

Não o I-motion é o cambio ASG Automatizado com 1 embreagem, o do jetta 2.0 é o tiptronic automatico com 6 marchas (não tem embreagem), o fusca e o jetta TSi usam o cambio DSG automatizado com 2 embreagens. Tiguan eu não tenho certeza, mas acho que é o tiptronic automatico de 6 marchas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não são imotion não...Por isso Jetta e Tiguan funcionam de vdd rsrs!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Não são imotion não...Por isso Jetta e Tiguan funcionam de vdd rsrs!

Tem muito preconceito neste comentario. rsrs... vou te responder com uma frase adaptada dos anos 80!

Imotion é como carro a alcool, um dia você ainda vai ter um!! rsrs...

PThiers likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
Tem muito preconceito neste comentario. rsrs... vou te responder com uma frase adaptada dos anos 80!

Imotion é como carro a alcool, um dia você ainda vai ter um!! rsrs...

 

Se você vai ter um, pode ter o meu, pois quando sair da oficina vou tentar trocar por um manual. :thumbsu:

Share this post


Link to post
Share on other sites

O problema principal do câmbio i-motion na minha opinião é nego falar errado.

kkkkkkkk

não tem um que fale certo...

i = inteligent

motion = movimento

fonéticamente é aimoxão

E tudo que é lugar, até dentro da VW nego chama de ihmoxão que fica igual a palavra emotion (sentimento).

 

KKKKKKKKKKKKKK

 

só para quebrar o clima.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu está com 1 ano e 2 meses. Até agora sem problemas. Próximo carro pego outro Automatizado ou Automático. Depois que acostuma pra pegar um manual fica ruim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

To com o meu a 2 anos e 2 meses e até agora nenhum problema, só a embreagem que ta trepidando ja, logo logo pede arrego. Ele tá com 40.000km

 

Amanha vou colocar xenon nos milhas torcendo para o mito do xenon queimar o modulo seja só um mito! rs

Cansei de ficar nas leds^^

Share this post


Link to post
Share on other sites
Se você vai ter um, pode ter o meu, pois quando sair da oficina vou tentar trocar por um manual. :thumbsu:

 

 

Auhah comedia!

 

Mas nem é preconceito não... só tou enchendo a paciência mesmo ;D

Share this post


Link to post
Share on other sites
To com o meu a 2 anos e 2 meses e até agora nenhum problema, só a embreagem que ta trepidando ja, logo logo pede arrego. Ele tá com 40.000km

 

Amanha vou colocar xenon nos milhas torcendo para o mito do xenon queimar o modulo seja só um mito! rs

Cansei de ficar nas leds^^

 

Num poem tabajara não hein man... vá de k2 duma vez então rsrs qualquer coisa me dá um toque!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nem sabia dessa.

Tenho xenon chinês em cima e embaixo.

Já tem 1 ano de instalados.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Nem sabia dessa.

Tenho xenon chinês em cima e embaixo.

Já tem 1 ano de instalados.

Temos até tópico falando desse lance do xenon interferir no funcionamento da central do cambio I-motion, estou estudando para descobrir as causas e postar algumas considerações sobre essa ocorrencia polemica que ja é relatado a algum tempo pelo pessoal aqui do forum. Mas quem tiver informações a respeito pode postar....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois é. Perdi esse tópico.

Já li sobre luzes da lanterna. Alertei até meus amigos aqui do trabalho que tb compraram imotion.

 

Obrigado pelo aviso.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Nem sabia dessa.

Tenho xenon chinês em cima e embaixo.

Já tem 1 ano de instalados.

Do lado do meu, na oficina, tinha um parado por causa do Xenon (que $%$# é essa?). O mecânico me mostrou só para levar o resto da conversa. Se me lembro bem, ele disse que a instalação puxa muita energia e o sistema I-motion trava tudo, interpretando o Xenon como uma espécie de parasita que está roubando a energia do carro. O sistema faz isso para se proteger.

 

Vou lá pegar meu carro hoje, depois de mais de três semanas esperando peças.

Share this post


Link to post
Share on other sites
To com o meu a 2 anos e 2 meses e até agora nenhum problema, só a embreagem que ta trepidando ja, logo logo pede arrego. Ele tá com 40.000km

 

Amanha vou colocar xenon nos milhas torcendo para o mito do xenon queimar o modulo seja só um mito! rs

Cansei de ficar nas leds^^

Não consigo entender como a volkswagen lança um sistema que a embreagem dure tão pouco assim. Isto está realmente me deixando preocupado, o meu como já relatei aqui teve que trocar todo o câmbio. Realmente a qualidade da volks despencou, os motores 1.0 de 2009 e 2010 com problema de lubrificação e agora este câmbio Imotion com durabilidade duvidosa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só lamento amigo... ficou quanto para arrumar o câmbio do seu fox?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now