Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Depois de seis meses, voltei a ter problemas com o câmbio, mas desta vez foi pior.

 

Parei no sinal de trânsito e, no verde, quando fui arrancar para sair, só ouvi o motor berrar. O câmbio caiu para o "N" e não voltou mais -- nem no automático e tampouco no manual. Encostei e não tive escolha se não chamar o reboque. Aconteceu no sábado de manhã e, agora, vai passar o Natal na garagem, paradinho.

 

Experimento desligar e ligar. Feito isso e levado o câmbio para a posição "D", "D1" aparece por menos de um segundo e já volta para "N". Também não funciona a ré.

Deve ser mau contato ou falha no joystick, não dá para entender outro problema que acione a posição "N" com a alavanca na posição "D" ou "R".

Já esperimentou dar umas "bombadas" no pedal do freio, lá também tem um sensor que impede a mudança de marcha se o pedal não for acionado.

Quanto ao feriado acho que em capitais, BH no seu caso, deve ter CC aberta na segunda, de repente a solução é rápida e você passa o Natal com o carro em ordem

Share this post


Link to post
Share on other sites
Depois de seis meses, voltei a ter problemas com o câmbio, mas desta vez foi pior.

 

Parei no sinal de trânsito e, no verde, quando fui arrancar para sair, só ouvi o motor berrar. O câmbio caiu para o "N" e não voltou mais -- nem no automático e tampouco no manual. Encostei e não tive escolha se não chamar o reboque. Aconteceu no sábado de manhã e, agora, vai passar o Natal na garagem, paradinho.

 

Experimento desligar e ligar. Feito isso e levado o câmbio para a posição "D", "D1" aparece por menos de um segundo e já volta para "N". Também não funciona a ré.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Deve ser mau contato ou falha no joystick, não dá para entender outro problema que acione a posição "N" com a alavanca na posição "D" ou "R". Já esperimentou dar umas "bombadas" no pedal do freio, lá também tem um sensor que impede a mudança de marcha se o pedal não for acionado. Quanto ao feriado acho que em capitais, BH no seu caso, deve ter CC aberta na segunda, de repente a solução é rápida e você passa o Natal com o carro em ordem

Liguei para três CC e nenhuma atendeu nesta segunda.

 

Voltei ao carro e continua a mesma coisa. Interessante que  ele deu partida mesmo com o joystick nas posições D e R, o que deve indicar que o sistema não reconhece mesmo as posições, mantendo sempre em N.

 

Lembro que em julho eu havia relatado aqui o primeiro problema com o I-motion: ele só funcionava no manual. À época, a CC disse que o problema era um interruptor, que foi trocado. Àquela época, também me disseram na CC que a embreagem estava trepidando. Como eu não havia sentido nada (a despeito de eu reconhecer não ser bom em "sentir" o carro), não autorizei a troca. Será que pode ser algum problema com a embreagem, que provocaria travamento do sistema I-motion?

 

Vejam este relato de um Polo: Please login or register to see this link.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ah, o carro tem 40 mil Km rodados.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Ah, o carro tem 40 mil Km rodados.

A embreagem gasta poderia explicar o fato do carro não andar para frente nem para trás, com ela gasta não há transmissão de movimento entre o motor e cambio, mas não mudaria a posição de D ou R para N, a menos que existe algum sensor de posição do disco de embragem e o mesmo quando apresenta avarias faz com que o robo ( I-motion) por segurança não atue. Mas isto eu não sei se tem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A CC Garra acaba de me ligar. O problema foi um dano no cilindro de embreagem que vazou óleo na embreagem toda. Orçamento: 2900 Reais!!! Mais os outros defeitos que encontraram (correia, etc ), ainda que sem relação com a pane: 5300.

Loucura! Estou quase desistindo. Se alguém conhecer uma alternativa de manutenção i-motion em BH, por favor me avise.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um dos caras mais conhecidos do país ficam ae em BH.

Please login or register to see this link.

Um mundarel de gente do clube do Marea coloca carro na cegonha e manda para ele.

 

Ele tem milhões de vídeos no youtube. O cara realmente é diferente desses "padeiros" que acham ser mecânicos.

Please login or register to see this link.

 

Não se engane, começou muito forte com Fiat, mas ele faz tudo e tem conhecimento muito acima da média dos mecânicos.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Um dos caras mais conhecidos do país ficam ae em BH.

Please login or register to see this link.

Um mundarel de gente do clube do Marea coloca carro na cegonha e manda para ele.

 

Ele tem milhões de vídeos no youtube. O cara realmente é diferente desses "padeiros" que acham ser mecânicos.

Please login or register to see this link.

 

Não se engane, começou muito forte com Fiat, mas ele faz tudo e tem conhecimento muito acima da média dos mecânicos.

Obrigado pela preciosa dica. Tentei ligar hoje, mas não atenderam. Vou insistir. Não dá pra autorizar um serviço com orçamento deste sem tentar outra saída.

Share this post


Link to post
Share on other sites
A CC Garra acaba de me ligar. O problema foi um dano no cilindro de embreagem que vazou óleo na embreagem toda. Orçamento: 2900 Reais!!! Mais os outros defeitos que encontraram (correia, etc ), ainda que sem relação com a pane: 5300. Loucura! Estou quase desistindo. Se alguém conhecer uma alternativa de manutenção i-motion em BH, por favor me avise.
E a garantia do câmbio acabou?? não é de 3 anos?

Share this post


Link to post
Share on other sites
E a garantia do câmbio acabou?? não é de 3 anos?

O problema é na embreagem.

 

De todo modo, não me atenderiam na garantia, já que, com muita raiva da VW, depois de três vidros elétricos estragarem logo após a garantia, deixei de fazer as revisões na CC.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vejam este vídeo. Parece o mesmo problema.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

O meu apresentou o mesmo problema, colocava no D ele voltava para o N, colocava no R ele voltava para o N. Isso aconteceu dia 12 de novembro de 2012, foi diagnosticado problema no atuador do câmbio, como o carro estava com apenas 6000 KM foi trocado todo o câmbio, o carro foi entregue dia 22 de dezembro, eu me arrisquei e no mesmo dia fui viajar, rodei 1700 km até agora tudo normal, mas perdi a confiança no carro. Só por curiosidade perguntei na cc se não fosse a garantia quanto custaria o serviço, me orçaram:

-kit de atuadores 5000 reais.

-Embreagem nova 2200 reais.

Me assustei e não entendi, pois paguei 1000 reais a mais da versão imotion quando comprei o carro, como pode agora uma peça custar 5000 reais na reposição, isto é um roubo. Agora vou tentar quitar o carro o mais rápido possível, serei obrigado a fazer todas as revisões mesmo sabendo que são trocadas peças antes do tempo de sua vida útil e tentar vende-lo assim que quita-lo.

ajlmoraes likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
O meu apresentou o mesmo problema, colocava no D ele voltava para o N, colocava no R ele voltava para o N. Isso aconteceu dia 12 de novembro de 2012, foi diagnosticado problema no atuador do câmbio, como o carro estava com apenas 6000 KM foi trocado todo o câmbio, o carro foi entregue dia 22 de dezembro, eu me arrisquei e no mesmo dia fui viajar, rodei 1700 km até agora tudo normal, mas perdi a confiança no carro. Só por curiosidade perguntei na cc se não fosse a garantia quanto custaria o serviço, me orçaram:

-kit de atuadores 5000 reais.

-Embreagem nova 2200 reais.

Me assustei e não entendi, pois paguei 1000 reais a mais da versão imotion quando comprei o carro, como pode agora uma peça custar 5000 reais na reposição, isto é um roubo. Agora vou tentar quitar o carro o mais rápido possível, serei obrigado a fazer todas as revisões mesmo sabendo que são trocadas peças antes do tempo de sua vida útil e tentar vende-lo assim que quita-lo.

 

 

Parceiro não existe isso de trocar peça antes da sua vida útil... vc não é obrigado realizar substituição de coisa que não deve... faça só as revisões de fábrica para manter a garantia do veículo, mínimo do mínimo, valores expostos no site da VW de acordo com modelo, km etc... copie e leve na cc e fala quero que faça isso! Consultor é vendedor de peças, recebendo % de comissão, por isso empurram tudo quanto é coisa... manda uma mensagem privada a mim, que vou te dar umas indicações, te dar uma força se possível! Já vi que vc desanimou do veículo, deve estar achando que fez a pior burrada do mundo rsrs, quer quitar logo e tudo rsrs... Por isso não boto fé, não curto e não recomendo i-motion, mas opinião não se discute rsrs, Abraço qualquer coisa no aguardo!

clausant likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom acabei de pegar a minha, mas não tenho como falar já que tem apenas 90 km rodados, se tiver novidades estarei postando aqui, por enquanto estou curtindo esse câmbio e muito!

 

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Rmonge, espero que o seu não apresente problemas, mas se apresentar poste aqui para sabermos quais as soluções que a cc tomou e nos previnirmos enquanto o nosso ainda está na garantia, tome muito cuidado com a embreagem pois ela se desgasta muito rápido e a garantia não cobre, evitar segurar  o carro numa ladeira acelerando e segundo o consultor sempre qdo parar no farol colocar no N pois enquanto está no D a embreagem fica acionada ocasionando o desgaste prematuro eu questionei falando que no manual diz que não precisa mas segundo a explicação dele que enquanto está no D ela está acionada é bem facil que ele está certo. GiBa muito obrigado pelas dicas, quando for fazer as revisões vou tomar muito cuidado e realmente me desanimei com o carro, não é facil ver seu carro com apenas 6 meses na cc todo desmontado para trocar o cambio sempre que pude comprei carro 0 km para evitar problemas meu último carro foi um fiesta sedan, fiquei 6 anos rodei 120000 Km e só gastei com óleo, filtros e desgaste nos freios que é normal este eu financiei em 36 meses, pretendo quitar o mais rápido possivel e troca-lo. Um abração a todos e muito obrigado pelas dicas !!!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Clausant,

 

Vlw pela informação, pois tirou a minha dúvida já que no manual constam informações contraditórias. Tem uma parte diz que pode ficar no D quando parado no farol, mas no capítulo especifico do câmbio consta a informação que deve se colocar o câmbio em neutro!

 

O complicado para a Volks que isso faz muita gente use o carro de forma errada acarretando descontentamento e desconfiança com o câmbio e custo para Volks com outros problemas que serão cobertos pela garantia.

 

Abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estou ainda pesquisando uma alternativa de manutenção em BH, mas tenho receio de que não encontre gente preparada. O consultor da CC falou que isso seria provável, já que a manutenção depende de ajustes que demanda ferramentas especiais. Vou tentar mais um pouco. Se não conseguir, vou ter que pagar a conta salgada.

 

De todo modo, eu também desanimei com o carro e penso em comprar outro. Se eu não tivesse assumido novos compromissos de trabalho, pensaria até em ficar sem carro. Acho que se a CC quiser comprar estragado por um preço razoável, vai levá-lo de mim.

 

Essa recomendação de deixar em N enquanto parado também me desanima, pois comprei o automatizado justamente para evitar trocas de posições a todo momento trafegando pela cidade. Já estou revendo afirmações que fiz no passado de que nunca mais voltaria para um câmbio mecânico.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Clausant,

 

Vlw pela informação, pois tirou a minha dúvida já que no manual constam informações contraditórias. Tem uma parte diz que pode ficar no D quando parado no farol, mas no capítulo especifico do câmbio consta a informação que deve se colocar o câmbio em neutro!

 

O complicado para a Volks que isso faz muita gente use o carro de forma errada acarretando descontentamento e desconfiança com o câmbio e custo para Volks com outros problemas que serão cobertos pela garantia.

 

Abs

Está havendo engano nestas informações, não há necessidade de trocar para N quando parar no farol, o fato de pisar no freio já desaciona a embreagem e ela só volta a acoplar quando acelera.

Pode esperimentar colocar o carro em uma rua plana com em D, solte o pedal do freio e ele não vai andar, pois a emberagem não está acoplada! quando acelerar o veiculo ai o sistema vai acoplar a embreagem.

 

Resumindo parar no farol com a posição D é o mesmo que em um cabio manual parar com a 1ª marcha engatada, se você não soltar a embreagem o carro não anda e não desgasta a mesma.

 

O que vai fazer o i-motion gastar embreagem  na posição D é se você estiver parado em uma subida e ao invés de pisar no freio ficar segurando o carro com "pisadinhas" no acelerador.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Está havendo engano nestas informações, não há necessidade de trocar para N quando parar no farol, o fato de pisar no freio já desaciona a embreagem e ela só volta a acoplar quando acelera.

Pode esperimentar colocar o carro em uma rua plana com em D, solte o pedal do freio e ele não vai andar, pois a emberagem não está acoplada! quando acelerar o veiculo ai o sistema vai acoplar a embreagem.

 

Resumindo parar no farol com a posição D é o mesmo que em um cabio manual parar com a 1ª marcha engatada, se você não soltar a embreagem o carro não anda e não desgasta a mesma.

 

O que vai fazer o i-motion gastar embreagem  na posição D é se você estiver parado em uma subida e ao invés de pisar no freio ficar segurando o carro com "pisadinhas" no acelerador.

 

Entao, o que justificaria o desgaste prematuro da embreagem, que alguns tem relatado?

 

Veja bem, se a VW nao se entende quanto as recomendaçoes sobre o carro, isso nao lhes tira credibilidade? Nao demonstra insegurança em relaçao ao produto comercializado?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Entao, o que justificaria o desgaste prematuro da embreagem, que alguns tem relatado?

 

Veja bem, se a VW nao se entende quanto as recomendaçoes sobre o carro, isso nao lhes tira credibilidade? Nao demonstra insegurança em relaçao ao produto comercializado?

 

Depende do modo de dirigir e do seu percurso se usa mais ou menos a embreagem ( paradas e arrancadas frequentes e em rampas), já é conhecido que embreagens de Polo e Fox são "delicadas", já vi em Polo sedan manual perder embreagem com apenas 8000 km, também já li na net mecânicos não recomendando a compra de Polo 2.0, pois com o aumento da potência aumenta o risco de estragar a embreagem em uma arrancada. Para quem já viu as peças é só comparar as embreagem do Polo/ Fox com as da GM , por exemplo do Monza, a da GM é muito mais robusta.

 

   

 

 

 

Segue a equivalência de operação entre o manual e o I motion:

 

Manual                                                                                                 I motion 

 

Parada no farol:

1. Câmbio em 1ª marcha pé esquerdo fundo na                                 1. Cambio na posição D pé direito fundo no freio. (não gasta embreagem, o cambio 

embreagem e direito no freio ( não gasta embreagem, o cambio        está engatado porém não a fricção na embreagem)

está emgatado porém não a fricção na embreagem)

 

2. Cambio no N, pé direito no freio e pé esquedo sem acionar           2. Cambio em N e pé direito no freio ( não gasta embreagem, cambio desengatado

embreagem ( não gasta embreagem, cambio desengatado mas          mas embreagem acionada)

embreagem acionada)

 

3. Cambio em 1ª marcha e embreagem acionada parcialmente e      3. Cambio em D e acionamento parcial do acelerador ( gasta embreagem, o cambio 

pedal freio não acionado, está segurando o carro na embreagem         está engatado e há fricção na embreagem)

( gasta embreagem, o cambio está engatado e há fricção na

embreagem) 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Blz Alex, me recuso falar do imotion... chega de conflito c/ membros nesse assunto kkk! Mas em relação ao cambio manual, eu sinto muito mas não concordo contigo em relação: se o carro estiver parado se estiver engatado em 1ª marcha, pisando fundo na embreagem, não vai acelerar os desgastes das peças do conjuntos comparando se o veículo estiver desengatado e o pé fora do pedal da embreagem... infelizmente o trânsito de são paulo não permite fazer muito isso, mas o ideal é sempre desengatar o carro... prolonga a vida útil do conjunto, pelo menos nos tensores, acionares... não somente do disco em si, mas aqui na capital, no trânsito vc nem tira o pé da embreagem já tem que utilizar denovo, só 1ª e 2ª e assim vai desgastando tudo kkk! Abraço

Share this post


Link to post
Share on other sites
mas o ideal é sempre desengatar o carro... prolonga a vida útil do conjunto, pelo menos nos tensores, acionares... não somente do disco em si

 

Giba está certo. Ficar pressionando a embreagem com o carro parado desgasta, além da embreagem, o conjunto.

Quando você pisa na embreagem ou quando a bomba hidráulica fica "pisando" na embreagem para você, o processo é idêntico.

Gera desgaste se ficar parado segurando a embreagem com o pé, assim como gera desgaste ficar parado com o iMotion no D/M!

 

O certo é colocar no Neutro.

 

Não comprei iMotion para parar de ter o trabalho de trocar marcha. Continuo trocando marcha, mesmo pq o iMotion no "D" é muito lesado. Trocas de marcha muito cedo que melhoram o consumo, mas causam uns sustos no trânsito. Quem nunca foi trocar de faixa rapidamente e o câmbio resolveu trocar de marcha bem na hora que vc precisava de aceleração?

Eu comprei iMotion para me livrar da embreagem! Trocar marcha eu gosto e prefiro. Mas ficar fazendo leg-press odeio.

 

Enfim, vai ficar muito tempo parado (sinal, trânsito pesado) joga para o N e salve sua embreagem, seu plató, seu disco, sua mola e principalmente, a coisa mais cara do câmbio iMotion, poupar a bomba hidráulica e os acionadores elétricos.

 

Acabei de fazer 35 mil KM. Tirando o susto do "osmar", tudo certo até aqui.

 

Para efeito de curiosidade, dirigi o Punto 2013 com o Dualogic PLUS. Corrigiram todas as falhas! Ficou muito bom e ainda incluiram um bônus, ele se desloca que nem carro automático agora. Só de levantar o pé do freio, ele já anda devagarzinho. Excelente para estacionar!

No dualogic antigo, tinha uns bugs assustadores, risco sério de criar acidentes.

Quando vc dava pé no porão, ele subia uma marcha para depois descer 2... nesse tempo, um tempão sem acelerador. Imagine você ultrapassando uma carreta e um carro vindo na contra-mão, vc fica uns 2 segundos sem acelerador até o câmbio acertar a marcha. Pode ser a diferença de conseguir fazer a ultrapassagem ou dar de cara com o carro na contra-mão.

Quem não entendeu... imagine... você vai fazer uma ultrapassagem, está andando 70km/h com a 4ª marcha. Afunda o pé no acelerador... o câmbio ao invés de jogar para a 3ª marcha e subir o giro, como seria o certo, ele joga a 5ª marcha, vê que fez merda e depois cai para a 3ª. Durante esse tempo, o acelerador está morto.

Com o Dualogic PLUS, não existe mais essa falha. Graças à Deus no iMotion, isso sempre foi muito bem calibrado. Até no manual, se você afundar o pé de vez, ele desce uma marcha.

 

Acho que o desgaste prematuro da embreagem é uma soma entre ficar o tempo todo com o carro engrenado e parado, mais a patinada programada da 1ª marcha. Ele fica muito tempo até acoplar completamente a embreagem. Mas nesse caso, achismo meu.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite pessoal! Fica aqui o meu relato do problema que tive com o imotion mês passado. O Fox é 2010/2011 esta com 26.000km. Dirigindo normalmente, percebi que ele travou o cambio em 4 marcha, e nao subia mais marcha.

Parei, coloquei em neutro, nada, troca só manual, e com um baita tranco. Levei na concessionária, expliquei toda a situação, primeira pergunta do consultor, tem alguma lâmpada queimada no carro? Sim, tinha uma da luz de freio.

Segundo o consultor poderia ser este problema, ja que o sistema protege o cambio de um eventual problema elétrico, quando identifica alguma pane elétrica.

Pane era essa mesmo, troca de lâmpada, reprogramar o cambio, e identificaram um "mastigado" no chicote na parte traseira, 200 reais.

Carro rodando normal até agora, rsrsr!

Abraço!

Luiz

Share this post


Link to post
Share on other sites
Para efeito de curiosidade, dirigi o Punto 2013 com o Dualogic PLUS. Corrigiram todas as falhas! Ficou muito bom e ainda incluiram um bônus, ele se desloca que nem carro automático agora. Só de levantar o pé do freio, ele já anda devagarzinho.

 

Espero que a FIAT tenha projetado este disco de embreagem para durar, imagine o tanto que vai gastar se cada vez que você solda o freio ele já vai engatando parcialmente a embreagem, e friccionando, e aquecendo....

Share this post


Link to post
Share on other sites
Espero que a FIAT tenha projetado este disco de embreagem para durar, imagine o tanto que vai gastar se cada vez que você solda o freio ele já vai engatando parcialmente a embreagem, e friccionando, e aquecendo....

Realmente, pensei a mesma coisa. Fazer isso no conversor de torque é mole, pois não há desgaste de nada. Agora fazer isso na embreagem...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now