Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Hoje, aos 3.200km com meu iMotion passei por problemas já relatados aqui. Fui almoçar no shopping e o carro estava normal. Ao sair dei a partida e o motor morreu logo em seguida. Dei a partida novamente e pegou. Em seguida andando na avenida senti o motor falhando, quando parado no farol em marcha lenta o motor dava leves soluços querendo morrer. Ao pegar uma subida o motor começou a soluçar de verdade e tive que diminuir a velocidade. No próximo farol fechado o motor morreu. Dei a partida novamente e ligou. Fui andando devagar para sentir a reação do carro que parecia ter normalizado. Tentei dar uma aceleradas e notei engasgadas de forma intermitente, conta giros maluco caindo para 0 RPM em plena marcha e o motor não passava de 3.000RPM. Isto intermitente pois em seguida voltava ao normal subindo os giros acima de 4.000RPM como se nada tivesse acontecido. Abasteço há anos no mesmo posto (com etanol) que considero de confiança mas não descarto eventual problema na qualidade do combustível. O que me deixa inseguro é que nos outros casos aqui relatados não houve um consenso do que causa este tipo de problema, alguns simplesmente voltam ao normal, outros precisam trocar sensores, religar conexões, etc. Alguém tem uma luz para clarear este assunto ? Obrigado !

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje, aos 3.200km com meu iMotion passei por problemas já relatados aqui. Fui almoçar no shopping e o carro estava normal. Ao sair dei a partida e o motor morreu logo em seguida. Dei a partida novamente e pegou. Em seguida andando na avenida senti o motor falhando, quando parado no farol em marcha lenta o motor dava leves soluços querendo morrer. Ao pegar uma subida o motor começou a soluçar de verdade e tive que diminuir a velocidade. No próximo farol fechado o motor morreu. Dei a partida novamente e ligou. Fui andando devagar para sentir a reação do carro que parecia ter normalizado. Tentei dar uma aceleradas e notei engasgadas de forma intermitente, conta giros maluco caindo para 0 RPM em plena marcha e o motor não passava de 3.000RPM. Isto intermitente pois em seguida voltava ao normal subindo os giros acima de 4.000RPM como se nada tivesse acontecido. Abasteço há anos no mesmo posto (com etanol) que considero de confiança mas não descarto eventual problema na qualidade do combustível. O que me deixa inseguro é que nos outros casos aqui relatados não houve um consenso do que causa este tipo de problema, alguns simplesmente voltam ao normal, outros precisam trocar sensores, religar conexões, etc. Alguém tem uma luz para clarear este assunto ? Obrigado !

Tive um problema parecido em um Polo Sedan (não I motion), mais não variava o painl como você descrevveu o carro apenas engasgava e não tinha potencia e foi diagnosticado como sujeira no bico de injeção, eu também usava apenas alcool naquele carro. Foi limpar os bicos e o carro voltou ao normal.

Li uma explicação sobre o uso do etanol hidratado e acho que pode ser correta, segundo o especiaista o teor de agua que existe no alcool quando o carro é pouco usado leva a oxidação do bico injetor fazendo com que o combustivel não seja "borrifado" e sim pingue no cilindro dificultando a queima. Ele fazia uma sujestão para que carros pouco usados sejam abastecidos com gasolina e em um volume que seja consumido em menos de um mês porque a gasolina envelhece.e perde suas propriedades.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tive um problema parecido em um Polo Sedan (não I motion), mais não variava o painl como você descrevveu o carro apenas engasgava e não tinha potencia e foi diagnosticado como sujeira no bico de injeção, eu também usava apenas alcool naquele carro. Foi limpar os bicos e o carro voltou ao normal.

Li uma explicação sobre o uso do etanol hidratado e acho que pode ser correta, segundo o especiaista o teor de agua que existe no alcool quando o carro é pouco usado leva a oxidação do bico injetor fazendo com que o combustivel não seja "borrifado" e sim pingue no cilindro dificultando a queima. Ele fazia uma sujestão para que carros pouco usados sejam abastecidos com gasolina e em um volume que seja consumido em menos de um mês porque a gasolina envelhece.e perde suas propriedades.

Obrigado pela resposta. No meu caso o carro é praticamente zero e uso ele todos os dias, está com apenas 1 mês e 3000km. Vou fazer um teste abastecendo em outro posto. Será que no posto eles conseguem esvaziar o tanque ou tenho que levar na cc ?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após completar o tanque com a Podium (estava como mais de meio tanque) o motor não apresentou mais problemas. Espero que continue assim.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Após completar o tanque com a Podium (estava como mais de meio tanque) o motor não apresentou mais problemas. Espero que continue assim.

Acho que vc encontrou a solução, combustivel é FOD.....! Você pensa que comprou alcool e tá levando agua, solvente, querosene....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o painel fica maluco quase certeza que é sensor de rotação.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se o painel fica maluco quase certeza que é sensor de rotação.

Valeu a dica, já vi aqui no fórum algo a respeito. Depois que mudei de posto não voltou a dar defeito (estou torcendo para que não aconteça mais...).

Mas vou continuar atento. E a cada dia estou gostanto mais do iMotion. Agora estou conseguindo controlar as marchas apenas com a pressão no acelerador, sem precisar passar para o modo manual hehe. Portanto ando sempre em D só em locais onde tem descidas e subidas em sequência ou onde quero ter um desempenho mais esportivo eu controlo as marchas manualmente (as borboletas no volante são show pra isso). O modo S uso apenas na estrada, para ultrapassagens é bem legal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

a minha i-motion está com 44 mil km e nenhum problema até o momento. nada de escapar marcha ou não subir marcha.

a única coisa q faz de vez em qdo é um barulho de tec tec qdo o carro pega muito transito qdo o cambio fica em D ou M, mas em N ele para na hora.

Será que pode ser óleo baixo?

abs

Share this post


Link to post
Share on other sites

a minha i-motion está com 44 mil km e nenhum problema até o momento. nada de escapar marcha ou não subir marcha.

a única coisa q faz de vez em qdo é um barulho de tec tec qdo o carro pega muito transito qdo o cambio fica em D ou M, mas em N ele para na hora.

Será que pode ser óleo baixo?

abs

Acho que é o fim de vida da sua embreagem, se prepare para por uma nova.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hoje, aos 3.200km com meu iMotion passei por problemas já relatados aqui. Fui almoçar no shopping e o carro estava normal. Ao sair dei a partida e o motor morreu logo em seguida. Dei a partida novamente e pegou. Em seguida andando na avenida senti o motor falhando, quando parado no farol em marcha lenta o motor dava leves soluços querendo morrer. Ao pegar uma subida o motor começou a soluçar de verdade e tive que diminuir a velocidade. No próximo farol fechado o motor morreu. Dei a partida novamente e ligou. Fui andando devagar para sentir a reação do carro que parecia ter normalizado. Tentei dar uma aceleradas e notei engasgadas de forma intermitente, conta giros maluco caindo para 0 RPM em plena marcha e o motor não passava de 3.000RPM. Isto intermitente pois em seguida voltava ao normal subindo os giros acima de 4.000RPM como se nada tivesse acontecido. Abasteço há anos no mesmo posto (com etanol) que considero de confiança mas não descarto eventual problema na qualidade do combustível. O que me deixa inseguro é que nos outros casos aqui relatados não houve um consenso do que causa este tipo de problema, alguns simplesmente voltam ao normal, outros precisam trocar sensores, religar conexões, etc. Alguém tem uma luz para clarear este assunto ? Obrigado !

Então, no meu carro aconteceu exatamente o mesmo problema a uns 2 meses (carro tem 4 meses), não tiro nem coloco nenhuma palavra em sua descrição do problema.

Como o problema tinha desaparecido deixei quieto achando que era combustivel mas semana passada aconteceu novamente.

Hoje passei na frente da cc, resolvi entrar e relatei o problema, colocaram o carro no scaner e o resuldato foi FALHA NO SENSOR DE ROTAÇÃO, problema que nada tem a ver com o fato de ser iMotion (avisando antes q certa pessoa venha e fale qualquer coisa).

Agendada a troca do tal sensor para terça-feira.

Abraço!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, 5000km depois de reconectarem as tomadas e conectarem novamente, não houve mais nenhum problema.

Está tudo bem.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal sou novo aqui e queria pedir ajuda a vcs. Em junho/12 comprei um fox prime iMotion, até o dia 12/11/2012 estava tudo bem até que neste dia fui sair com o carro e o mesmo não engatava marcha alguma ele foi guinchado para a cc e até agora não chegaram a nenhuma conclusão concreta, hoje ele está com 5900 Km. O que mais me assustou é que fiquei sabendo que a vida útil da embreagem deste cambio é muito curta, tem pessoas que estão trocando-a com apenas 30, 40 000 Km. Estou realmente assustado com esta informação e gostaria de saber se tem alguem aqui que tem o carro com mais de 50 000 Km e se ja teve que trocar a embreagem, estou com a sensação que comprei uma bomba, quem tem o carro um pouco mais rodado por favor esclareça minha dúvida.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Parceiro para alguns esse "imotion" é um paraíso, para outros é uma "bomba" realmente... como esse assunto é polêmico eu opinarei a favor da "bomba"... mas sem prolongar... para não "chatear" alguns aqui... então espero que alguem que tenha imotion alivie essa sua sensação...!

Share this post


Link to post
Share on other sites

É amigo, realmente estou preocupado e o pior sem o carro! Se soubesse desses problemas tinha comprado um manual mesmo. Estou no aguardo para saber se tem alguém com um mais rodado para dar seu parecer, pois o meu só tem 5900Km, sempre comprei 0KM para não ter problemas, mas este me chateou.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, meu carro está com 44kk, desde quando saiu da cc anda nas 17" sendo que por quase um ano nas 18" e cada vez mais baixo.

Pra quem me conhece sabe que tenho uma "mania" de andar um pouco "agressivo" rs

Acho que quase nunca deixei no Drive, ando praticamente o tempo todo nas borboletas e em giro alto.

Para não falar que nçao tenho nenhuma relclamação, o iMotion é uma bomba qndo vc pega transito em ladeira íngreme ou uma mogi-bertioga por exemplo parada. Pode ter certeza que o carro uma hr vai feder embreagem, vai aparecer o aviso de cambio sobreaquecido no painel e uma hr ele não sai do lugar, pode parar e esperar um pouco. ¬¬'

Agora tirando isso, não tenho absolutamente nada para reclamar. Depois dos 40kk senti que a embreagem começou a dar sinais de cansaço, raramente trepida mas já noto uma patinada na troca das marchas e as vezes na saida.

Considerando que sempre usei um aro maior que o original, o carro mais baixo e ando como se estivesse em interlagos, a embreagem aguentou muito bem. Pra falar a verdade, se eu não demorar muito pra trocar de carro ano que vem acho que não vou precisar nem trocar ela.

A única coisa que tem desgaste exagerado são as buchas originais da bandeja que são um lixo, e msm as de 4 pts já abriram o bico com +/- 25kk de uso. Ok considerando as condições que elas tem que suportar.

Bom, para resumir, para quem acabou de comprar um iMotion ou está pensando em, eu não tenho do que reclamar. Se ele me aguentou até hj, para quem anda normalmente acho difícil ter problema.

E como uma dica para quem possa vir a ter, um amigo aqui do trabalho tem um Polo e o cambio dele colocou N do nada e não engatou mais nenhuma marcha. Opinião da CC, modulo do cambio estragado, valor, R$7000,00!!!

Ele levou a outro mecânico que abriu completamente o cambio e a central. Sabendo que ela estava recebendo sinal e que o mesmo dela saia fraco começou a fuçar. Localizou nela 4 "bobinas", sendo que uma não enviava sinal. E a bomba do cambio tbm estava queimada. Trocou a bomba, fez reparo na central e o carro está normal. Total: R$1200,00.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vc quem deu sorte Rafaz... e vc não judia da raposa não... anda bem sutilmente kkk!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Meu carro fez 33 mil km. Deu um susto nos 12 mil km, mas besteira. A concessionária desconectou os plugs e reconectou novamente e nunca mais tive 1 stress com o câmbio.

Quem for fazer a primeira revisão, peça com ênfase para desconectar e reconectar os plugs elétricos do câmbio.

Se o montador não apertar direito, nossas ruas esburacadas vão afrouxá-los e como eu já vi em vários outros casos de montagem de computadores, mal contato é uma desgraça para componente eletrônico. NÃO CUSTA NADA PEDIR E É RÁPIDO.

Na próxima revisão, vou pedir de novo para ser feito a mesma coisa.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Meu está com 16.000 e até agora nada no câmbio. Já tive problemas no farol, junta do bloco..., pedais folgados, pense. Gosto muito do carro e principalmente do câmbio, mas não sei se meu próximo será um Volks devido a esses problemas com tão pouco tempo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Meu está com 16.000 e até agora nada no câmbio. Já tive problemas no farol, junta do bloco..., pedais folgados, pense. Gosto muito do carro e principalmente do câmbio, mas não sei se meu próximo será um Volks devido a esses problemas com tão pouco tempo.

Chatão mesmo, mas tenho uma triste notícia para te dar. Tirando as japonesas, todas as nacionais estão fazendo besteira. Aceleraram muito a fabricação para ter carro no mercado, mas não investiram no aumento de qualidade. Controle de qualidade está horrível. Amigo aqui do trabalho comprou um New Fiesta e quando recebeu o carro, estava cheio de bolhinhas na pintura do teto. Não assinou a entrega do carro, a concessionária queria repintar o teto, mas ele não aceitou. Está brigando na justiça pela troca do carro ou da devolução do dinheiro. Isso vai demorar muito para se resolver, mas se todo mundo fizesse a mesma coisa, eles teriam mais cuidado no controle de qualidade. O problema é que nego aceita o retoque e morre o assunto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chatão mesmo, mas tenho uma triste notícia para te dar. Tirando as japonesas, todas as nacionais estão fazendo besteira. Aceleraram muito a fabricação para ter carro no mercado, mas não investiram no aumento de qualidade. Controle de qualidade está horrível. Amigo aqui do trabalho comprou um New Fiesta e quando recebeu o carro, estava cheio de bolhinhas na pintura do teto. Não assinou a entrega do carro, a concessionária queria repintar o teto, mas ele não aceitou. Está brigando na justiça pela troca do carro ou da devolução do dinheiro. Isso vai demorar muito para se resolver, mas se todo mundo fizesse a mesma coisa, eles teriam mais cuidado no controle de qualidade. O problema é que nego aceita o retoque e morre o assunto.

Pintar teto é sacanagem, melhor ficar com as bolhinhas. Se pintar o teto na hora de vender vai ter problemas, todos vão desconfiar de capotagem. Eu iria pedir uns R$ 4 mil (10%) de desconto e ficaria com o carro.

Eu acho que não salva nem as japonesas, lembrando do recall do acelerador do Corolla.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Chatão mesmo, mas tenho uma triste notícia para te dar. Tirando as japonesas, todas as nacionais estão fazendo besteira. Aceleraram muito a fabricação para ter carro no mercado, mas não investiram no aumento de qualidade. Controle de qualidade está horrível. Amigo aqui do trabalho comprou um New Fiesta e quando recebeu o carro, estava cheio de bolhinhas na pintura do teto. Não assinou a entrega do carro, a concessionária queria repintar o teto, mas ele não aceitou. Está brigando na justiça pela troca do carro ou da devolução do dinheiro. Isso vai demorar muito para se resolver, mas se todo mundo fizesse a mesma coisa, eles teriam mais cuidado no controle de qualidade. O problema é que nego aceita o retoque e morre o assunto.

Concordo com vc, as montadoras estão mais visando o lucro e por isso também que nunca tem peças de reposição disponíveis em estoque, temos que aguardar meses por uma peça simples.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Comparação de consumo:

Pessoal passei uma semana dirigindo com o cambio em M ( manual )o mesmo percurso que faço normalmente no modo D e comparei o consumo médio.

Calculei que usando o modo manual meu carro foi 7% mais econômico que em modo D, usei as trocas de marcha em rotações menores que os normalmente utilizados pelo robô. ( 7.1 km/l em M x 6,6 km/l em D)

Proxima semana vou fazer o mesmo com o modo S e posto o resultado.

Lembrando que o percurso é urbano.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Próxima semana vc vai flar que a raposa fez 4,5 km/l então kkk... brincadeira!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Próxima semana vc vai flar que a raposa fez 4,5 km/l então kkk... brincadeira!

Até agora 5.8km/l e parei o teste, chega de jogar combustivel fora. rsrsrs... Mas o desempenho é legal, para que gosta de andar "chutado" e não liga para consumo eu recomendo.

A impressão que tive é que o carro não desacelera o motor durante as trocas que sempre ocorrem acima dos 5000 RPM

Share this post


Link to post
Share on other sites
Meu I-motion tem 33000 Km rodados em 2 anos e meio de uso. Hoje, parei o carro por menos de um minuto para deixar o passageiro descer e, então, quando parti, o câmbio deixou de subir as marchas sozinho. Tive que seguir viagem usando o câmbio manual, que funcionou corretamente, salvo pelo tranco na troca, que, no meu sentir, ficou pior que antes. Voltando do trabalho, a situação se repetiu e o câmbio não voltou a subir as marchas sozinho, nem no D e tampouco no S.

Alguma experiência parecida? Alguma opinião sobre o que houve?

 

Depois de seis meses, voltei a ter problemas com o câmbio, mas desta vez foi pior.

 

Parei no sinal de trânsito e, no verde, quando fui arrancar para sair, só ouvi o motor berrar. O câmbio caiu para o "N" e não voltou mais -- nem no automático e tampouco no manual. Encostei e não tive escolha se não chamar o reboque. Aconteceu no sábado de manhã e, agora, vai passar o Natal na garagem, paradinho.

 

Experimento desligar e ligar. Feito isso e levado o câmbio para a posição "D", "D1" aparece por menos de um segundo e já volta para "N". Também não funciona a ré.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now