Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Eu acredito que a VW podia ter brigado mais com o New Fiesta, colocando pelo menos na versão top um cambio de dupla embreagem com  marchas, foi um puta vacilo mesmo.

 

 

Tecnicamente seria um vacilo mesmo, mas o dsg tá dando pau pra caramba (o powershift tbm dá, mas não é o caso a comentar aqui), por isso o Golf nacional provavelmente virá com câmbio automático convencional tiptronic igual ao do Golfão g4, dsg agora só no gti. Seria muito melhor se o Fox fosse tiptronic tbm.

The_Walrus likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tecnicamente seria um vacilo mesmo, mas o dsg tá dando pau pra caramba (o powershift tbm dá, mas não é o caso a comentar aqui), por isso o Golf nacional provavelmente virá com câmbio automático convencional tiptronic igual ao do Golfão g4, dsg agora só no gti. Seria muito melhor se o Fox fosse tiptronic tbm.

Tiptronic que vai vir no Mk7 é bem mais moderno que o do Mk4, mas ainda é um retrocesso trocar DSG por Tiptronic. Problemas mesmo com o DSG vi mais nos importados da Alemanha.. Mas há reclamação sobre barulhos em todos (que de fato existem em algumas situações, mas não são nada de mais).

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tiptronic que vai vir no Mk7 é bem mais moderno que o do Mk4, mas ainda é um retrocesso trocar DSG por Tiptronic. Problemas mesmo com o DSG vi mais nos importados da Alemanha.. Mas há reclamação sobre barulhos em todos (que de fato existem em algumas situações, mas não são nada de mais).

 

Só acho que o Fox no modelo topo de linha deveria sair do automatizado ou ao menos usar um automatizado de dupla embreagem...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal, gostaria de uma ajuda.

 

Ontem ao engatar a marcha Ré do carro e acelerar em um cruzamento de uma avenida movimentada em Sp...rsrs o mesmo parecia estar em ponto morto, a aceleração apenas subiu sem o carro se mexer, no painel estava marcando R e no câmbio também, sem nenhum erro de procedimento de engate da marcha.

 

Depois de uns 2 segundos, ao pisar no acelerador novamente o carro atendeu ao comando,,,

 

O carro ficou normal após o incidente, mas fiquei encucado pois quase um ônibus arrebentou meu carro no meio...

 

Fui a cc e o scanner não identificou nenhum problema, seria normal isso acontecer esporadicamente?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu percebi que a ré ou mesmo a primeira só engatam se vc estiver com o pé no freio. Quando isso acontecer é só dar uma pisada rápida no freio que engata a marcha. Nem precisa colocar em N.

Share this post


Link to post
Share on other sites

No manual diz que para engatar as marchas (D ou R), você precisa acionar o freio e a velocidade não pode ser superior a 5 km/h (não lembro exatamente a velocidade, se alguém puder confirmar, agradeço), se não me engano. Mas eu, particularmente, só troco as marchas com ele parado.

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Exato... este fato foi com eke parado... pisei no freio, engatei a ré e o mesmo não engatou de primeiro momento,

Agora parece que esta nornal, engatando na hora...rsrs

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já aconteceu comigo, a diferença é que o meu não acelera. Quando troca rápido d+ do drive para a ré e volta para o drive, ele fica um tempo sem engatar nada e corta o sinal do acelerador, pode afundar o pé que ele não levanta o giro. Mas uns segundos depois ele engata, deve ser algum sistema de proteção.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não sei é o tópico certo, mas vou postar.

Estou com uma segunda rapoza e essa agora é imotion,só que estou com muito medo desse cambio mesmo não tendo problema nenhum.

Como sou muito cabreiro com meus carros, gostaria de saber onde posso achar dicas pra aumentar a vida útil do cambio, quando posso trocar a embreagem, como saber se o aquele óleo do cambio esta legal ou precisa colocar mais.

Estou pesquisando muito sobre o caso, mas só vejo gente reclamando, mesmo achando bem legal a proposta.  

 

Desculpem se postei no lugar errado ._. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho um gol G5 I motion com 92.000 km e um Fox com 30.000 km, nenhum dos dois apresentou problemas até hoje. Não fique com medo.

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara o meu deu problema com 3mil km, fiquei preocupado pensei em trocar o carro mas como estava financiado acabei ficando com ele, hj ele está com 40 mil km e está uma beleza, terminei o financiamento ainda não troquei devido essa crise, mas quando trocar até cogito outro imotion, uma coisa é certa manual eu não pego. Voltando ao câmbio o maior problema é que a maioria das ccs não entendem do câmbio e oficinas pior ainda e quando dá problema querem trocar tudo. Automatizado é uma tendencia nos caminhões já é de serie (extrapesados) e câmbio manual é opcional e olha que também são monoembreagens mas a caixa tem 16 marchas e não dá problema. Para vc ter noção como as ccs abusam na troca da embreagem eles trocam tudo, meu amigo tem um polo, foi trocado plator disco, atuador e volante. Sendo que o correto é só plator e disco. Por isso que o imotion fica queimado por culpa da própria vw. Em relação aos óleos o do câmbio não se troca só em caso de vazamento pois é o mesmo câmbio do fox manual o do robô (imotion) é um óleo hidráulico específico custa na faixa de 120 reais e se troca a cada 60 mil km, essa informação não tem no manual ( eu não achei) foi o consultor que me passou. Na europa o automatizado é a maioria e são em todas marcas automatico com conversor de torque está em desuso devido ao consumo de combustível até marcas de luxo como a mercedes aderiu ao automatizado (de dupla embreagem), então acredito que seja uma tendência.

[email protected] likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá pessoal, primeiramente eu sou novo no forum, aliás gostei muito da organização e diversidade de assuntos encontrados aqui, organização de parabens!!

Enfim eu comprei um Fox 1.6 Imotion ano 2013 com 43000KM que teve passagem por leilão, enfim, carro está com tudo funcionando normal, mas como eu não gosto nem um pouco de ficar na mão revisei o carro, troquei varias peças de varias partes do carro, enfim deixei o carro "novinho" do meu gosto. A única coisa que eu não consegui ate agora é revisar o meu cambio Imotion, fui em uma oficina confiável para mexer nesse tipo de cambio e o rapaz me explicou o seguinte: esse cambio Imotion é eletrônico-automatizado, nao tem o que ele ficar olhando ou revisando um sistema que não está apresentando problema algum que é o meu caso. Na concessionaria não fui ainda conversar sobre o assunto, enfim como eu sou detalhista ainda sim quero saber da opinião de vocês sobre o assunto visto que eu andei pesquisando na internet e encontrei que alguns carros com esse cambio apresentaram problemas de microvazamento do fluido, perca na pressão da bomba entre outros possíveis problemas que ainda não encontrei.

Então resumindo: Eu gostaria de saber se tem alguma maneira de revisar esse cambio (limpar, repor fluido, testar pressão) alguma coisa que me deixe com a cabeça tranquila que esse cambio nao vai me deixar na mão por falta de cuidado. 

Agradeço desde já.😃

victormag likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, se serve de alguma coisa, vai me relato. Tenho um fox imotion 2012/2013 com 70k rodados - nenhum problema até agora, tudo normal. Esse problema de desengatar e engatar rápido é do funcionamento do câmbio, ele não é ágil pra fazer essas manobras, se vc trocar muito rápido ele vai se perder mesmo - o que não é um problema. Gilmar, realmente entendo que é difícil alguem querer abrir sua caixa de câmbio só para verificar - é mais fácil vc observar o comportamento do carro pra identificar algum possível problema, como a embreagem patinando. Um teste interessante é: ponha primeira, segure o carro a uns 3000 giros e acelere forte - se a embreagem não patinar é bem provável que ela esteja saudável. Essa é uma das situações que é gerado mais torque, portanto se a embreagem está gasta ela não vai acompanhar o motor. Espero ter ajudado!! Abs

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, eu tenho uma dúvida, e quem tem cambio Imotion talvez consiga ajudar com isso...

Todas as vezes que ele vai reduzindo, quando vai reduzir de 2° para 1° ele só reduz em uma velocidade muito baixo, tipo uns 11 ~ 10 KM/H, o meu problema é quando ele não reduz e eu retomo no acelerador, ainda em 2° nessa velocidade reduzida... é nítido para mim, quando estou em subidas que o carro não tem força nessa em 2° a 10 ~ 11 KM/h, ai ele fica dando aqueles "socos" até subir um pouco a velocidade e boa... Alguém tem problema parecido?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 05/06/2016 at 08:04, paul02005 disse:

Galera, eu tenho uma dúvida, e quem tem cambio Imotion talvez consiga ajudar com isso...

Todas as vezes que ele vai reduzindo, quando vai reduzir de 2° para 1° ele só reduz em uma velocidade muito baixo, tipo uns 11 ~ 10 KM/H, o meu problema é quando ele não reduz e eu retomo no acelerador, ainda em 2° nessa velocidade reduzida... é nítido para mim, quando estou em subidas que o carro não tem força nessa em 2° a 10 ~ 11 KM/h, ai ele fica dando aqueles "socos" até subir um pouco a velocidade e boa... Alguém tem problema parecido?

Bom dia amigo,

Sim, o i-motion é um tanto burro nesse sentido. O que eu faço é diminuir manualmente, dando um toque no - do câmbio, ou pisando bem fundo para o câmbio fazer o "quick down"

paul02005 likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites
9 minutos atrás, Renan Löw disse:

Bom dia amigo,

Sim, o i-motion é um tanto burro nesse sentido. O que eu faço é diminuir manualmente, dando um toque no - do câmbio, ou pisando bem fundo para o câmbio fazer o "quick down"

Bom dia Renan! blz?

 

Cara acho isso muito foda! muito mesmo... nem era preciso tanta inteligência assim... bastava reduzir para 1° a 15Km/h e resolveria isso... Aliás.. também uso o quick-down... no meu é só dar uma pisada rápida no fundo que baixa as marchas...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eh pessoal infelizmente estou abandonando a marca pois fui muito infeliz na minha aquisição de um Fox 1.6 8v versão Prime com o câmbio imotion. Ano 2010/ 2011

Fiquei 7 dias sem o carro, trocaram a bateria e depois de 1 dia, ocorreu o mesmo problema, relatado aqui por alguns usuários, e comento abaixo minha má experiência:

1 - o câmbio começou ficando bobo em marchas baixas e depois da troca da bateria continuou o problema.

2 - 1 revisão do câmbio na autorizada Distac VW (não entendi nada pois informaram que foi trocado duas eletroválvulas) logo em seguida no mesmo dia voltando para casa usando o modo manual, quando fui passar da 4 marcha para a quinta o câmbio desarmou, então escutei o carro roncando alto, e logo em seguida a mensagem no painel informando que precisaria encaminhar o veiculo a uma autorizada VW.

3 - 2 revisão do câmbio na autorizada Distac VW (já não estou mas com o carro pois devolvi a concessionaria que comprei por não confiar mais na marca e no modelo com este cambio imotion) compromete e muito a integridade física dos passageiros que estão neste veículo e não queria que acontecesse algo com minha família por não confiar mais no carro.

 

Resolução final: Carro muito bom com vários mimos que gostei muito foi por isso que adquiri apesar de não ter escolhido ele de imediato por ter ficado acima do que eu poderia comprar mais somente seria bom se tivesse o câmbio manual, pois este automatizado foi um tiro no pé.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
50 minutos atrás, rgrenan7 disse:

Eh pessoal infelizmente estou abandonando a marca pois fui muito infeliz na minha aquisição de um Fox 1.6 8v versão Prime com o câmbio imotion. Ano 2010/ 2011

Fiquei 7 dias sem o carro, trocaram a bateria e depois de 1 dia, ocorreu o mesmo problema, relatado aqui por alguns usuários, e comento abaixo minha má experiência:

1 - o câmbio começou ficando bobo em marchas baixas e depois da troca da bateria continuou o problema.

2 - 1 revisão do câmbio na autorizada Distac VW (não entendi nada pois informaram que foi trocado duas eletroválvulas) logo em seguida no mesmo dia voltando para casa usando o modo manual, quando fui passar da 4 marcha para a quinta o câmbio desarmou, então escutei o carro roncando alto, e logo em seguida a mensagem no painel informando que precisaria encaminhar o veiculo a uma autorizada VW.

3 - 2 revisão do câmbio na autorizada Distac VW (já não estou mas com o carro pois devolvi a concessionaria que comprei por não confiar mais na marca e no modelo com este cambio imotion) compromete e muito a integridade física dos passageiros que estão neste veículo e não queria que acontecesse algo com minha família por não confiar mais no carro.

 

Resolução final: Carro muito bom com vários mimos que gostei muito foi por isso que adquiri apesar de não ter escolhido ele de imediato por ter ficado acima do que eu poderia comprar mais somente seria bom se tivesse o câmbio manual, pois este automatizado foi um tiro no pé.

 

Eu não gosto muito de falar isso aqui, até pq já falei uma vez, mas todos os câmbios automatizados empregados no Brasil dão muito problema e prova disto é que a próxima geração do Fox vai ser equipado com o legítimo automático AT6 tiptronic, já empregados no Audi A3 sedan e Golf ambos nacional, fabricados na mesma unidade do Fox.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa noite, tenho um Fox prime I motion, e ele apresentou o seguinte problema:

Quando fui sair, liguei o carro "freio" "N", e passei para "D" para sair, porém quando acelerei o carro ele simplesmente travou. Estava ligado e não respondia, tive que tentar desligar umas 3 vezes, ai que ele conseguiu engatar "D" e sai.

Será se fiz essas passagens rápido demais ou estou com um sério problema?

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já deu aquela conferida nas luzes do carro? De freio principalmente, já vi relatos de pessoas que tiveram problemas em seus câmbios e que foram resolvidos com a mera substituição das lâmpadas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sim, todas as lâmpadas estão boas!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Thiago, vê  qdo você engata o D a luz fica acesa fixa no D, pq dependendo da manobra, a marcha não entrar e o D fica piscando, exigindo uma nova manobra

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como já citei aqui aos 30 mil km meu câmbio deu problema na elétrovalvula, a cc me passou um orçamento de quase 4 mil reais recorri a garantia e a fábrica concedeu, quando assinei a nota da fábrica uma surpresa a elétrovalvula custa 398,00 reais. Fiquei indignado com a cc, pois iriam me roubar. Pois bem, comecei a perceber que a bomba de pressão estava ligando direto (aquele estalo do relê vindo do painel do lado direito) e com o veículo parado da para escutar o barulho da bomba do lado de fora. Pois bem fui verificar o nível de óleo do robô ( imotion), para isso é só retirar a caixa do filtro de ar e com um espelho colocar atrás do reservatório do câmbio que se enxerga a marca max e min. E para minha surpresa estava muito abaixo do min, quase no nível da bomba. Então comprei o óleo 158 reais na cc, completei e o câmbio voltou ao normal, já rodei 2 mil km e o nível não abaixou, conversando com um amigo que é mecânico ele me disse, que ao trocar a elétrovalvula perde óleo e no mínimo eles não completaram. Mais uma vez eu falo o câmbio é bom, muito gostoso de dirigir mas o que mata ele é a Volkswagen, com preços abusivos e mão de obra desqualificada. Imagina se eu tivesse gasto 4 mil reais e ainda ter esse problema do nível de óleo !!! Abraço a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Somente atualizando:

59.000 kms rodados e nada de problema. Uma coisa que percebo aqui é que muitas pessoas relatam a tal da mensagem "Falha no câmbio, levar a uma CCS VW" quando ligam o carro. Essa mensagem aparece no meu quando desligo o carro em alguma posição que não seja a N. Experimentem toda vez desligarem o carro com o câmbio na posição N que o problema desaparecerá. Digo isso pois fazem uns dois anos que tal mensagem não aparece.

Uma dúvida, preciso trocar o óleo do câmbio? Se sim, com qual quilometragem? 

Se alguém puder indicar uma oficina de confiança na zona norte de SP eu agradeço.

Valeu galera!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now