Welcome to Novo Fox Clube - Reconhecido oficialmente pela Volkswagen do Brasil

Seja bem vindo ao Novo Fox Clube, um fórum repleto de informações sobre todas as gerações do VW FOX. Faça você também parte dessa família, que cresce cada dia mais. Para ter acesso ao Clube e usufruir de todas as informações, é necessário que o usuário faça um registro no fórum. Lembre-se de informar o e-mail corretamente, pois, logo após o registro um e-mail automático será enviado para sua caixa de e-mail, com um link de verificação de conta. 

Depois que você validar seu e-mail, seu acesso será automaticamente liberado. E você poderá:

  • Criar novos tópicos e responder tópicos existentes
  • Se inscrever nos tópicos de seu interesse, onde a cada mensagem nova você receberá um aviso em seu e-mail
  • Ter sua página pessoal e fazer novos amigos
  • Enviar mensagens privadas para outros membros

Space

Problemas No Câmbio I-Motion / Automatizado

602 posts in this topic

Please login or register to see this link. , o carro é ótimo, assim como eu disse, o meu está com 84 mil km e nenhum problema com o cambio, só essa questão de sensor. se for zeloso vai de boa.

Meu maior receio é instalar lâmpadas de led, som, etc.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, boa noite.

 

Sou novo aqui no fórum. Hoje comprei meu Fox 1.6 Highline com câmbio i-Motion. Vou retirar o carro na concessionária na terça-feira. Como nunca tive carro automatizado, gostaria de algumas dicas:

 

1- Quais os cuidados que, como iniciante, devo ter com o câmbio? O que é errado fazer que as pessoas sem conhecimento costumam fazer?

2- No período de amaciamento do motor, quais recomendações devo seguir? Fiz a pesquisa aqui no fórum e achei esse tópico aqui: Please login or register to see this link.

Porém ele foi trancado e não consegui obter nenhuma resposta. Nesse próprio tópico citam um outro link dizendo que o assunto já foi discutido, porém dá erro ao abrir a página.

 

Quem puder me ajudar com essas dicas, agradeço bastante. Caso alguém queira acrescentar algo importante, por favor, fique a vontade.

 

 

Abraços

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, boa noite.

 

Sou novo aqui no fórum. Hoje comprei meu Fox 1.6 Highline com câmbio i-Motion. Vou retirar o carro na concessionária na terça-feira. Como nunca tive carro automatizado, gostaria de algumas dicas:

 

1- Quais os cuidados que, como iniciante, devo ter com o câmbio? O que é errado fazer que as pessoas sem conhecimento costumam fazer?

2- No período de amaciamento do motor, quais recomendações devo seguir? Fiz a pesquisa aqui no fórum e achei esse tópico aqui: Please login or register to see this link.

Porém ele foi trancado e não consegui obter nenhuma resposta. Nesse próprio tópico citam um outro link dizendo que o assunto já foi discutido, porém dá erro ao abrir a página.

 

Quem puder me ajudar com essas dicas, agradeço bastante. Caso alguém queira acrescentar algo importante, por favor, fique a vontade.

 

 

Abraços

Evitar de segurar o carro com o acelerador em subidas ,segurar com o freio é o correto, acredito que essa é a principal dica!

Quanto ao amaciamento , eu uso o carro normalmente , evitando de forçar ele... andar normal de boa variando as rotaçoes , evitando andar acima de 4 mil rpms até os 1000 kms

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, boa noite.

Sou novo aqui no fórum. Hoje comprei meu Fox 1.6 Highline com câmbio i-Motion. Vou retirar o carro na concessionária na terça-feira. Como nunca tive carro automatizado, gostaria de algumas dicas:

1- Quais os cuidados que, como iniciante, devo ter com o câmbio? O que é errado fazer que as pessoas sem conhecimento costumam fazer?

2- No período de amaciamento do motor, quais recomendações devo seguir? Fiz a pesquisa aqui no fórum e achei esse tópico aqui: Please login or register to see this link.

Porém ele foi trancado e não consegui obter nenhuma resposta. Nesse próprio tópico citam um outro link dizendo que o assunto já foi discutido, porém dá erro ao abrir a página.

Quem puder me ajudar com essas dicas, agradeço bastante. Caso alguém queira acrescentar algo importante, por favor, fique a vontade.

Abraços

Sobre o amaciamento, eu sigo o manual e só.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sobre o amaciamento, eu sigo o manual e só.

Beleza, vou seguir o manual. Obrigado.

Evitar de segurar o carro com o acelerador em subidas ,segurar com o freio é o correto, acredito que essa é a principal dica!

Quanto ao amaciamento , eu uso o carro normalmente , evitando de forçar ele... andar normal de boa variando as rotaçoes , evitando andar acima de 4 mil rpms até os 1000 kms

Tranquilo, o esquema então é usar o freio e quando puder andar, acelerar aos poucos. Fora isso, mais alguma recomendação importante?

The_Walrus likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cara tenho um imotion desde zero hoje ele está com 38000 km. Quando ele fez 3000 km o cambio travou não engatava nada então foi trocado todo o câmbio. Quando me entregaram o carro o consutor deu uma volta comigo e me esplicou o seguinte:

1- jamais segure o carro no acelerador na subida, só acelere quando for realmente sair.

2- Ao parar no farol coloque a alavanca na posição N. Pois na posição D a embreagem fica acionada o tempo todo desgastando rolamento e atuador da embreagem.

No começo vc pode estranhar um pouco o funcionamento do câmbio mas depois que pegar o jeito vai que é uma beleza. Antes desse tive um c3 automático no começo achava o c3 mais suave, hj mudei totalmente o conceito, boa sorte amigo !!!!

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Valeu, clausant. Obrigado pelas dicas. Dei uma lida em todo o tópico e estou vendo os relatos da galera.

 

Mas todo sinal serial para colocar no "N"? E nos engarrafamentos? Ficar trocando para o "N" já tira um pouco o conforto do automático/automatizado, creio eu. Acho que isso se aplica mais para as situações que você sabe que realmente vai demorar. 

Se entendi algo errado, me corrija, por favor. Não quero sair da css fazendo besteira.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu particularmente só coloco no N quando vejo que vai ficar muito tempo parado, no mais deixo sempre no D mesmo. Um abraço !!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cuidado com esse papo de consultor.

 

O meu vai para 94 mil km, nunca troquei a embreagem e nunca coloquei em "N" no sinal.

 

Tem um monte de vídeo no youtube explicando o funcionamento do sistema robotizado. Só parar um pouco para vê-los e não cair na lábia de "consultores". 
 

Às vezes eu vejo que o trânsito parou à frente, jogo para o N, não para poupar a embreagem, mas para poupar engates de redução desnecessários e aliviar coxins e suportes, assim que o carro pára, volto para D/M

brunoff likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Desabafo !!!!

Como todos sabem meu imotion já deu problema mas foi consertado em garantia, hoje gosto muito do carro, na minha opinião é melhor que automático pois não tem aquela patinada do converssor de torque (quem teve c3 sabe do que estou falando) e a troca manual das marchas dá um toque de esportividade principalmente com as borboletas no volante. Mas o que estraga é a falta de mão de obra especializada, ficamos então refém das ccs, uma elétrovalvula custa R$ 350,00 valor na ccs e queriam me cobrar mais de R $ 1500,00. Agora estou no dilema gosto do carro mas a garantia está acabando e o medo de ficar com ele e dar pau. E um carro hj com os opcionais compatível a ele esta por volta de 55 dilmas, está difícil !!!!! Um abraço a todos e desculpem o testo longo.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só para concluir o abuso das ccs, um amigo tem um golf com câmbio dsg, ao sair com o carro ele trepida muito a ponto do painel fazer barulho, foi reclamar na ccs, então falaram que era a embreagem e disseram que a garantia não cobre, passaram um orçamento de R$ 12000,00 isso mesmo 12 mil, resultado está vendendo o carro e lascando pau na marca, tem reclamação dele até no reclame aqui.

The_Walrus likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só para concluir o abuso das ccs, um amigo tem um golf com câmbio dsg, ao sair com o carro ele trepida muito a ponto do painel fazer barulho, foi reclamar na ccs, então falaram que era a embreagem e disseram que a garantia não cobre, passaram um orçamento de R$ 12000,00 isso mesmo 12 mil, resultado está vendendo o carro e lascando pau na marca, tem reclamação dele até no reclame aqui.

Ele tentou enviar uma reclamação via SAC direto na VW? ultimamente é só assim pra resolverem os problemas. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concessionária no Brasil, tirando a Honda e Toyota, no geral praticam um desserviço à marca e aos clientes.
Tudo bem que a embreagem do Golf DSG é importada da Alemanha, que a desmontagem é mais complicada...
Mas 12 mil paga a passagem para comprar ela lá na Europa.

Eu não sei como foi a história, acredito que ele não desistiu na primeira tentativa, mas não desistiria de um Golf tão facilmente. Ainda mais se for o Alemão.

Share this post


Link to post
Share on other sites

clausant/Marcel_16V,

 

Valeu pelas dicas. Vou usar as recomendações aqui do tópico.

 

 

Agradeço pela atenção.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estamos aqui para um ajudar o outro, afinal só assim para escapar dessas espertesas das ccs!!!! Em relação ao golf do meu amigo primeiro ele apresentou ruidos ao trafegar em rua de paralelepipedo eu até cheguei andar com ele e também ouvi parecia que tinha algo solto ele então levou na ccs eles falaram que era normal, ele chegou a andar com o do test drive e também ouviu o barulho, falaram que era característica do câmbio de dupla embreagem e agora com aproximadamente 20 mil km a embreagem foi embora. Segundo ele o carro ficou na ccs para avaliação ficou duas semanas deram até carro reserva para ele mas segundo ele foi a fábrica que negou o conserto. Muito triste e olha que ele pagou 98 mil dilmas e com menos de um ano está passando por isso.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Só para concluir o abuso das ccs, um amigo tem um golf com câmbio dsg, ao sair com o carro ele trepida muito a ponto do painel fazer barulho, foi reclamar na ccs, então falaram que era a embreagem e disseram que a garantia não cobre, passaram um orçamento de R$ 12000,00 isso mesmo 12 mil, resultado está vendendo o carro e lascando pau na marca, tem reclamação dele até no reclame aqui.

Se o carro ainda está na garantia, se for comprovado que o problema ocorreu devido a defeito de fabricação e não decorrente de mau uso do veículo, ele deveria tentar algumas opções que ajudam a resolver/amenizar o problema:

- Abrir chamado no SAC da VW (tanto no Brasil quanto no da Alemanha)

- Ouvidoria da VW

- Reclame aqui

- Tribunal de pequenas causas

 

Se puder fazer todos juntos, melhor. Hoje em dia, o consumidor deve parar de ser bobo e ir atrás de seus direitos. Se todo mundo fizesse isso ao mesmo tempo, com certeza as montadoras iriam oferecer carros com melhor qualidade, as concessionárias iriam parar de brincar com a cara dos proprietários de automóveis e seríamos tratados com mais seriedade, não com essa palhaçada que fazem conosco nos dias de hoje.

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Galera, peguei o carro ontem.. Muito bom. Curti muito e achei bem bacana a resposta do câmbio. Muito confortável.

 

1- Quando paro em sinais, normalmente estou deixando no N. A não ser os sinais "específicos" que eu sei que demoram muitos minutos. Acredito que esteja correto.

2- Parado em ladeiras, devo segurar o câmbio com o FREIO, isso eu entendi. Porém, enquanto eu seguro com o freio, o câmbio deve ficar em N ou D?

3- Conforme diz no manual, para estacionar o carro, coloco na posição R e puxo o freio de mão. Depois desligo o carro... Pelo que entendi, essa é a recomendação. Estou certo?

 

Uma dúvida offtopic:

Eu comprei o carro e estava incluso bancos de couro, porém eu precisava tirar o carro antes de viajar e não daria tempo para colocar os bancos de couro. Fui autorizado a voltar na concessionária após a viagem para a colocação dos bancos de couro. Me deram duas opções de couro, claro e escuro. Alguém tem fotos de como são os bancos de couro no Fox 1.6 Highline i-Motion 15/16?

 

Agradeço quem puder ajudar.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não sou dono da verdade, longe disso, mas de acordo com a minha experiência, não precisa se importar em colocar no N. Numa ladeira, segura no freio e mantenha no D/M. Muito risco de vc se enganar com o tempo, achando que o Carro está no D/M e ele está no N, vai deixar o carro descer.

Muito cuidado com isso.

 

É minha opinião de usuário, ok.

 

Tenho o carro à 3,5 anos e já andei mais de 90 mil km com ele e pesquisei muito sobre o funcionamento do câmbio.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Beleza Marcel, agradeço as dicas. Foi o que eu fiz.. Segurei com o freio e mantive o câmbio no D/M.

Sobre estacionar, estou seguindo a recomendação do manual, coloquei no R, freio e mão e depois desliguei.

 

Abraços

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu não sou dono da verdade, longe disso, mas de acordo com a minha experiência, não precisa se importar em colocar no N. Numa ladeira, segura no freio e mantenha no D/M. Muito risco de vc se enganar com o tempo, achando que o Carro está no D/M e ele está no N, vai deixar o carro descer.

Muito cuidado com isso.

É minha opinião de usuário, ok.

Tenho o carro à 3,5 anos e já andei mais de 90 mil km com ele e pesquisei muito sobre o funcionamento do câmbio.

E ai marcel tudo bem ! Legal saber que vc já rodou 90 mil km, se possível me tira uma dúvida, a embreagem ainda é original, o câmbio está de boa? O meu está fazendo 3 anos agora más estou com dó de trocalo, para achar um compatível a ele com o mesmo nível de opcionais está por volta de R$55 mil e nessa crise tá dificil para mim, mas estou com medo de ficar com ele e dar algum problema. O situação kkkk.

Marcel_16V likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

E ai marcel tudo bem ! Legal saber que vc já rodou 90 mil km, se possível me tira uma dúvida, a embreagem ainda é original, o câmbio está de boa? O meu está fazendo 3 anos agora más estou com dó de trocalo, para achar um compatível a ele com o mesmo nível de opcionais está por volta de R$55 mil e nessa crise tá dificil para mim, mas estou com medo de ficar com ele e dar algum problema. O situação kkkk.

Mestre, tive uma pane assim que comprei gerada por mal contato em um conector de uma eletroválvula assim que comprei. Tiraram todos os conectores e colocaram novamente. Nunca mais tive nada.

A embreagem ainda é a original, estou para passar o carro no scanner e ver o quanto ainda me resta de Embreagem.

O módulo do carro tem essa informação.

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mestre, tive uma pane assim que comprei gerada por mal contato em um conector de uma eletroválvula assim que comprei. Tiraram todos os conectores e colocaram novamente. Nunca mais tive nada.

A embreagem ainda é a original, estou para passar o carro no scanner e ver o quanto ainda me resta de Embreagem.

O módulo do carro tem essa informação.

Quando o meu deu pau na elétrovalvula o mecânico me mostrou o scaner e segundo ele no atuador de embreagem tem um sensor que verifica o desgaste da mesma para o atuador ter referência para acionar de forma uniforme a embreagem a minha estava ok. Meu medo é que meu carro já deu problema duas vezes como já relatei aqui, mas acho que foi falta de sorte. Nessa última revisão o consultor me disse que está vendendo muito imotion principalmente fox e up. Um abraço amigo !!!!

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Voltando ao assunto sobre amaciamento do motor, li para não ultrapassar 4.000 RPM e não passar de 3/4 da velocidade máxima do carro. Tem algum problema pegar uma estrada (pouca coisa, cerca de 110km o trajeto todo de ida e 110km de volta)?

 

Pergunto isso pois dizem que não é muito bom manter a mesma velocidade por muito tempo. Isso é verdade, vai prejudicar em alguma coisa levando em consideração essa distância que citei?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi pessoal, sou novo aqui  no fórum e tive 2 problemas com meu fox imotion. Bem tenho ele a mais de 4 anos e já rodei mais de 153.000km. O primeiro problema foi com o desgaste da embreagem, troquei ela 1 vez quando atingiu 87.000km e fiz o serviço na propria concessionaria, na época desembolsei R$ 2.000,00 entre mão de obra e peças. O segundo problema foi com cilindro de acionamento da embreagem quando estava com 130.000km onde os sintomas era apos ficar parado por mais de 30 segundo no transito ou em semaforos ao acionar o acelerador o cambio não engatava a primeira marcha foi quando comecei a pesquisar sobre o assunto e verificar quais os problema que mais ocorria neste cambio. Descobri que este problema poderia ser por varios fatores como por perda de pressão ou eletrico, no meu caso foi por perda de pressão no cilindro de acionamento da embreagem, Depois de muito pesquisar consegui apostilas e videos de manutenção do cambio imotion principalmente no site "noticias da oficina vw". Passei todo esse material para meu mecanico de confiança que resolveu mexer no cambio sem ter nunca ter mexido em um. Ele realizou a troca do cilindro atuador e fez os ajustes com o scanner mas teve que usar outro scanner de um amigo que trabalha em uma concessionária vw. gastei R$700,00 entre troca do cilindro ajuste com scanner e revisão (troca de oleo e filtros). Estou rodando a mais de dois meses e o carro ficou perfeito (ficou igual quando peguei ele zero quilometro) estou muito satisfeito com meu fox com cambio imotion.

de_toni likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi pessoal, sou novo aqui no fórum e tive 2 problemas com meu fox imotion. Bem tenho ele a mais de 4 anos e já rodei mais de 153.000km. O primeiro problema foi com o desgaste da embreagem, troquei ela 1 vez quando atingiu 87.000km e fiz o serviço na propria concessionaria, na época desembolsei R$ 2.000,00 entre mão de obra e peças. O segundo problema foi com cilindro de acionamento da embreagem quando estava com 130.000km onde os sintomas era apos ficar parado por mais de 30 segundo no transito ou em semaforos ao acionar o acelerador o cambio não engatava a primeira marcha foi quando comecei a pesquisar sobre o assunto e verificar quais os problema que mais ocorria neste cambio. Descobri que este problema poderia ser por varios fatores como por perda de pressão ou eletrico, no meu caso foi por perda de pressão no cilindro de acionamento da embreagem, Depois de muito pesquisar consegui apostilas e videos de manutenção do cambio imotion principalmente no site "noticias da oficina vw". Passei todo esse material para meu mecanico de confiança que resolveu mexer no cambio sem ter nunca ter mexido em um. Ele realizou a troca do cilindro atuador e fez os ajustes com o scanner mas teve que usar outro scanner de um amigo que trabalha em uma concessionária vw. gastei R$700,00 entre troca do cilindro ajuste com scanner e revisão (troca de oleo e filtros). Estou rodando a mais de dois meses e o carro ficou perfeito (ficou igual quando peguei ele zero quilometro) estou muito satisfeito com meu fox com cambio imotion.

Uma ótima experiência Nilson. Obrigado por compartilhar.

Não dá nem pra chamar isso de problema né, foi somente desgaste natural das peças.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now